depois de pronta a primeira parte do projeto e agora com o motor devidamente acertado havia chegado o momento de ir para a pista chacoalhar as peças e ver se tudo ficaria no lugar era a hora do shakedown como eu disse no post anterior dessa vez eu quero compartilhar com voces a evoluçao do kadett nos eventos de trackday o que deu certo e o que deu errado as novas peças e as ideias que foram surgindo no meio desse caminho minha primeira participaçao em trackdays nao foi com o kadett alguns anos antes na epoca do marea turbo entre os anos de 2004 e 2009 eu ja tinha experimentado o gostinho das pistas em eventos organizados pelo fiat clube e pelo proprio clube do marea nos autodromos de goiania e brasilia voltando ao kadett a estreia estava planejada para acontecer no circuito brasiliense distante 200 km da capital goiana nao tinha mencionado antes mas a proposta do meu trackcar tambem incluia a capacidade de rodar a distancia da viagem de ida andar o dia todo na pista e voltar inteiro para casa na viagem de volta um desafio nao acham logico que bateu aquela ansiedade na estreia por isso caprichei no ritual preparatorio carro abastecido revisado ferramentas no porta malas muita fe no coraçao e pe na estrada tudo correu certinho nos primeiros quilometros mas nao demorou muito e um barulho estranho apareceu o amortecedor traseiro direito tinha perdido a carga e estava molenga causando uma batida seca e irritante resolvi continuar a viagem mesmo assim com o plano de ir para a pista e ver se mais alguma coisa iria abrir o bico percorridos os 200 km da viagem de ida cheguei ao autodromo sem maiores problemas depois de confirmar inscriçao realizar a vistoria e a adesivagem era chegada a hora do teste verdadeiro na primeira bateria apos algumas voltas de aquecimento e ambientaçao com o carro percebi um problema dificuldade de engatar 3ª e 4ª marchas acima de 5 000 rpm mesmo assim continuei na pista consciente de ter que trocar marcha mais lentamente e talvez com giro mais baixo afinal de contas era o shakedown e eu precisava continuar por causa desse contratempo tive que pular de 3ª para 5ª marcha varias vezes matando a tocada do carro nao pude me concentrar mais no traçado da pista por causa disso pois fiquei olhando para o conta giros tentando acertar as marchas mesmo com essas dificuldades na 1ª bateria consegui virar 2 45 858 [youtube id= 9zml8lcu0jo width= 620 height= 350 ] no intervalo o caroneiro que aparece no video um amigo bastante experiente em trackdays me deu dicas muito valiosas sobre pressao dos pneus observando a temperatura e o desgaste da borda estava com pressao em excesso nos pneus dianteiros entao tiramos algumas libras o pneu traseiro direito tambem estava raspando na lata dai fizemos um trabalho de funilaria na base da martelada depois dessas dicas a partir da segunda bateria me senti mais confiante e tentei uma tocada mais agressiva mas como nem tudo sao flores apos duas ou tres voltas senti que tinha perdido a 4ª marcha que nao entrava mais de jeito nenhum nao adiantava insistir encostei o carro no box e encerrei o dia no geral esse evento foi pra mim um otimo aprendizado no desenvolvimento e no conhecimento do carro que apresentou muito potencial depois que sai do autodromo as marchas para frente passaram a engatar inclusive a 4ª resolvi encarar a viagem de volta assim mesmo abasteci o carro recalibrei os pneus e bora pra goias mesmo com os problemas no amortecedor e no cambio que nao incomodaram no trajeto de retorno cheguei em casa sao e salvo na sequencia devido aos problemas decidi internar o carro para descobrir o defeito do cambio o primeiro suspeito foi o plato da embreagem dando pouco curso e nao debreando o suficiente troquei por outro da displatec fabricado em lona hd heavy duty nao resolveu o proximo suspeito seria o acionamento do cambio atraves de trambulador por varao meu pai teve dois monzas um sl 1984 e um classic 1990 e quando eu os dirigia sempre achava aqueles engates gm imprecisos agora era minha vez com o kadett entao resolvi atualizar o sistema para um mais moderno o bom desses motores e cambios familia 1 e 2 da gm e que eles tem muitas peças intercambiaveis algumas delas ate mesmo plug n play por isso baseado nas dicas de alguns colegas comprei o trambulador do prisma de acionamento a cabo e a tampa do cambio para completar o sistema os engates ficaram perfeitos; melhorou 300% o engate da re e uns 50% os outros engates considero que valeu muito a pena a adaptaçao fiz os testes na rua porem nao resolveu a dificuldade de engatar acima de 5 000 rpm descartada hipotese do acionamento por varao agora a suspeita recaia sobre o oleo de cambio e os aneis sincronizados dessa vez levei a caixa de mudanças para o especialista que trabalha para as equipes de competiçao aqui da regiao os sincronizados estavam zerados mas havia dois erros de montagem nas engrenagens a re estava montada errada uma das minhas dificuldades e tinha uma trava montada desnecessariamente a mais no conjunto essa trava limitou uma folga e acabou fundindo em resumo o cambio foi remontado corretamente com embreagem juntas e retentores novos alem disso usamos o oleo recomendado pela gm isafluido 556 peguei o carro e testei uma puxada de 1ª ate 5ª marcha trocando tudo a 6500rpm o resultado voces podem ver no video [youtube id= g0onzc soky width= 620 height= 350 ] nao tinha mencionado antes mas trata se de um cambio com capa seca f16 e engrenagens do kadett gsi com as seguintes relaçoes 1ª 3 55 2ª 2 16 3ª 1 48 4ª 1 12 5ª 0 89 diferencial 4 19 vencida a batalha contra o cambio agora era necessario resolver o problema dos amortecedores os dianteiros ainda estavam bons entao decidi enfiar o pe na jaca e importei os traseiros da bilstein aproveitando a mao na massa troquei tambem as molas e instalei outras mais rigidas com 600 lb de carga na dianteira e 900 lb na traseira como se pode ver nas fotos as molas ficaram um pouco menores que as originais correndo risco de pularem do encaixe entao providenciamos uma corrente para limitar o eixo e revestimos a base das molas dianteiras com mangueira para nao girarem no prato o carro ficou com a traseira bem baixa com o pneu entrando 5 cm no paralama a frente baixou 2 5 cm alem do que eu ja usava e passou a responder as ondulaçoes do asfalto sem flutuar e sem ficar travada demais e como uma coisa puxa a outra ja que o carro estava erguido mandei instalar tambem uma barra estabilizadora traseira mais grossa de 19 mm a original mede 16mm guarnecidas por buchas de pu na foto abaixo da para perceber a diferença de espessura e consequentemente de rigidez entre as barras estabilizadoras na sequencia das modificaçoes necessarias a uma melhor performance na pista instalei dutos de ar para refrigerar os freios que superaquecem em situaçao de corrida comprei dois dutos de duas polegadas aprox 5 cm numa loja de som automotivo aqueles de caixa de grave dutada e um tubo de aluminio marquei a posiçao furei com serra copo encaixei o duto e o cano prendi com abraçadeira posicionei com tireup cinta hellerman para alguns e pronto a principio achei o duto estreito mas o resultado final ficou bastante funcional e aceitavel esteticamente e para coroar o pacote importei um diferencial de deslizamento limitado lsd da quaife engineering finalizados os upgrades era hora de testa los na pista a primeira oportunidade que surgiu foi uma etapa do campeonato centro oeste de arrancada que ocorreu em agosto de 2012 confesso que o quarto de milha nao e muito minha praia mas resolvi testar o kadett frente a frente com o pinheirinho resultado 3º lugar na categoria rua aspirado olhem a alegria da criança no podio ficaram para tras um chevette ap um logus um corsa 2 0 e um audi r8 v10 que se inscreveu na categoria errada e foi desclassificado regras sao regras trofeu na prateleira decidi alçar voos mais altos um trackday na fazenda capuava para quem nao conhece e um autodromo construido no meio de uma fazenda no interior de sao paulo em indaiatuba se nordschleife e chamado de green hell a fazenda capuava bem que poderia ser apelidada de green heaven aquilo e um paraiso digo isso porque andar em capuava foi simplesmente a experiencia mais fantastica que tive numa trackday em resumo piloto carro pista sem frescuras sem publico so um dia para voce e o seu carro sai de goiania rodei 1 700km ida e volta andei forte por 26 voltas e nao amarelei pra ninguem o traçado e bem tecnico e travado exigindo bastante do piloto inclusive fisicamente meu carro nao tem direçao hidraulica abs e ebd ou seja zero de assistencia entao me senti literalmente brigando com o carro o tempo todo quase igual a sensaçao do kart sem contar que alguns trechos exigem atençao redobrada na pilotagem pois errar pode significar um prejuizo enorme rodei tres vezes em pontos diferentes sendo uma delas por extrapolar o limite do carro mas foi um otimo aprendizado; se eu tivesse mais tempo e pudesse arriscar mais com o carro sem ter que preserva lo para a volta pra casa eu teria certamente buscado um traçado melhor e beliscado uns decimos a menos no meu tempo sobre o carro me surpreendi com o resultado confesso que tinha uma visao negativa dele pelas experiencias anteriores em brasilia agora com o cambio arrumado foi a vez de testar a suspensao e o resultado foi bem otimista achei o carro mais neutro com leve caracteristica dianteira o alinhamento foi feito para rua sem cambagem negativa e sem acerto de caster tambem foi a estreia do diferencial quaife que me deu bastante confiança para abusar das curvas pois mesmo em se tratando de um carro com traçao dianteira o diferencial reduziu bastante o efeito do understeering ou saida de frente [youtube id= 4n9ueiqe5a8 width= 620 height= 350 ] no mais o carro foi e voltou inteiro nao esquentou nao baixou pressao de oleo nao fez barulho nas fotos o kadett aparece sujo mas a culpa nao e minha ate tentei jogar agua mineral nos pneus mas 1 roda consumiu 1 garrafinha ai desisti por obvio a estrada que da acesso a casa sede e de terra e nao ha boxes ou paddock so tem mesmo um acesso pra pista e um calibrador roots de volta para casa aproveitando o embalo da viagem acabei me inscrevendo em outro trackday dessa vez no mes de outubro de 2012 na minha cidade mesmo no autodromo internacional de goiania andei muitas voltas interagi bastante com o carro onde pude conhecer algumas reaçoes como freada de alta saida de traseira entre outras para terem uma ideia meu tempo oficial foi 1 53 935 os corsas do campeonato de marcas e pilotos viram 1 50 na corrida e na tomada de tempo o pole position crava 1 46 um amigo tinha virado 1 56 numa audi s4 e 1 54 numa bmw m5 ou seja o kadett nao fez feio nao esse tempo de 1 53 935 veio com o mesmo setup de capuava sem cambagem so mesmo acerto de calibragem [youtube id= 0yz5lpsjaau width= 620 height= 350 ] depois dessa sequencia de tres eventos tinha chegado a hora de internar o carro para uma revisao aproveitei para fazer aletas no carter para evitar que numa curva acentuada o oleo subisse para as laterais deixando o pescador puxando ar aproveitei o pit stop e acrescentei polimento dos dutos de lubrificaçao do bloco para o oleo descer mais rapido para o carter; bomba de oleo nova; radiador de oleo do kadett gsi com flange tipo termostatica que abre so a 82ºc; cambagem de 2 5 graus negativos na frente; e instalei um scoop da s10 no capo visando captar ar frio para a admissao depois da revisao novamente me inscrevi em outro trackday na fazenda capuava isso em dezembro de 2012 fiz a viagem de ida e volta de goiania a indaiatuba viajando com a esposa e o carro lotado de tralhas rodas reservas com pneus slicks caixa de ferramentas malas etc o carro foi e voltou lisinho fazendo 7 km/l de etanol minha expectativa era baixar o tempo anterior de 1 49 935 na pista seca com pneus r888 dessa vez com novo acerto de suspensao e slicks eu queria entrar na casa dos 1 45 mas a chuva nao deixou isso mesmo a chuva nao foi chuva torrencial mas tivemos aquela garoa constante a maior parte do dia isso mudou bastante os planos mas o kadett novamente surpreendeu logo na primeira rodada de baterias a b e c divididas por potencia eu ja cravei o melhor tempo na segunda sequencia de baterias eu me mantive em 5º lugar a chuva continuou caindo alguns carros fortes foram marcando bons tempos outros abandonaram por quebras ou batidas e o kadett foi caindo ate a 9ª colocaçao no final do dia tivemos um momento de pista livre o asfalto ja tinha um traçado quase seco mas ainda havia muitas areas molhadas nessa ultima bateria consegui dar umas 9 voltas mais no intuito de me divertir com o kadett porque a esta altura do campeonato os carros das baterias a b e c ja estavam todos misturados entao na ultima volta antes de finalizar aquela sessao eu consegui botar o carro no trilho e cravei 1 50 103 foi um mega tempo — pulei de 9º para 4º lugar e assim fiquei ate o final depois disso a chuva caiu de vez e a pista foi fechada quem tinha marcado tempo marcou quem nao conseguiu ficou pra proxima vejam a lista dos sete primeiros 48 nissan gt r r35 1 41 152 58 porsche 914/6 1 48 223 61 mitsubishi lancer evo viii 1 48 449 34 chevrolet kadett 1 50 103 15 bmw m3 1 52 088 44 honda civic 1 52 566 39 volkswagen jetta 1 52 811 e aqui esta o video desta proeza que expressa muito bem como o carro estava animal esse vale a pena assistir inteiro [youtube id= tlbtlhsey9i width= 620 height= 350 ] depois de capuava o evento seguinte ocorreu novamente em brasilia em março de 2013 no periodo de ferias aproveitei para instalar pinças wilwood de quatro pistoes na dianteira e discos de freio ventilados de 284 mm nem preciso dizer os motivos ne sem outras novidades mecanicas com exceçao dos freios o grande momento desse trackday foi uma disputa com um civic si registrada pelas cameras dos dois carros o primeiro video contem minha visao e o segundo tem a perspectiva do civic [youtube id= tzshqhdoe7o width= 620 height= 350 ] [youtube id= nqt0jf6ih20 width= 620 height= 350 ] e para fechar com chave de ouro o ano de 2013 tive o privilegio de participar de um trackday no autodromo construido pela mitsubishi o velocitta em mogi guaçu sp a viagem de goiania a mogi foi bem tranquila sem stress no sabado de manha cheguei cedo no autodromo por volta das 07 10 e ja marquei meu territorio na area coberta pista liberada deu aquela ansiedade por nao conhecer nada mas ainda assim fui para uma volta de reconhecimento no meu feeling achei tres curvas dificeis a curva tres depois de fazer varios testes vi que eu tinha de frear bastante para entrar muitas vezes eu entrei rapido demais e o carro arrastava a frente infelizmente so descobri isso no final do dia mas foi bem interessante o aprendizado a curva da entrada dos boxes e um parabola que quebra de uma vez entao se voce vier no traçado instintivo que e pelo meio o carro espalha demais e acaba indo pra grama a ideia e fazer bem aberto como se estivesse entrando para os boxes matar a velocidade e entrar no apexi a curva da vitoria achei bem malandrinha no inicio mas depois que acertei a calibragem comecei a fazer dando um toto no freio no meio da curva para deliberadamente deslizar um pouco a traseira e ja entrar apontando o temido s apos a descida dos macacos na minha opiniao nao foi dificil achei uma telemetria da porsche cup que vazou na internet uns dias antes do evento e que me ajudou a ver que devia dar um leve toque no freio na segunda perna da curva ajudando a frente a apontar tambem nao achei a descida apavorante meu cambio cortava 4ª marcha na placa de 150 m se eu passasse 5ª chegaria vendido e teria que reduzir 2 marchas e frear muito tarde correndo serio risco de perder o carro entao escolhi chegar no corte da 4ª deixar 50 m de freio motor e frear na placa dos 100 m quando o carro ja estava mais devagar acho que por isso nao senti tanto medo nesse trecho para ilustrar segue a listagem com a cronometragem do dia mais um vez o kadett ficou entre os ponteiros e aqui esta o registro da minha melhor volta com direito ao caroneiro segurando a moldura dos instrumentos que resolveu cair bem na hora [youtube id= by_vyxqjwfk width= 620 height= 350 ] no mais acho que valeu cada centavo e cada quilometro rodado that s all folks no proximo post falarei mais sobre os acertos que me permitiram melhorar bastante os tempos na cronometragem nos eventos que se seguiram e tambem os erros que me levaram a sair da pista literalmente e como tudo isso vai influenciar no futuro do projeto kadett evolution abraços por weiler junior project cars #16
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