foram longos e dolorosos meses de espera pela nova geraçao do ford mustang que foi revelada no ano de seu 50º aniversario mas em vez de remeter ao passado — o que ja foi feito na geraçao passada de 2005 — o mustang 2015 olha para o futuro abandonando o visual retro e adotando ate mesmo um motor quatro cilindros turbo e finalmente a aguardada suspensao traseira independente dito isso o carro chefe em todos os sentidos ainda e o mustang gt com seu renovado v8 de cinco litros mas como o novo mustang anda bem ainda nao pudemos passar um tempo a sos com ele — ao menos por enquanto — mas a imprensa especializada do mundo todo ja teve contato intimo e como ja fizemos com a laferrari e com o dodge challenger hellcat vamos separar algumas impressoes da imprensa estrangeira sobre a mais recente e revolucionaria geraçao do muscle car favorito de muita gente as maiores novidades do mustang sao o visual o motor ecoboost 2 3 turbo e a suspensao traseira independente e talvez ao ler isso voce sinta alguns arrepios — e normal e e provavel que voce ja saiba o que o v8 continua la mas nos te entendemos e por isso vamos começar deixando isso bem claro o mustang gt v8 ainda e um muscle car e dos bons o motor continua sendo o coyote de cinco litros que equipava a geraçao anterior desde 2010 contudo novos componentes vindos do atual mustang boss 302 valvulas e bielas por exemplo garantem um aumento na potencia que passou de 425 cv para 441 cv o torque tambem cresceu passando de 53 9 para 55 3 mkgf o consenso geral e que o aumento de força nao foi exatamente substancial — ousamos dizer que foi meramente simbolico visto que segundo a motor trend o tempo de 0 a 100 km/h e o quarto de milha sao bastante proximos do mustang anterior o zero a 100 km/h e feito em 4 4 segundos enquanto o quarto de milha 402 metros e cumprido em 12 8 segundos a 180 5 km/h — para efeito de comparaçao o mustang gt anterior faz o mesmo em 4 5 segundos e 12 7 segundos a 179 7 km/h equipado com o performance package que inclui entre outras coisas uma relaçao de diferencial mais agressiva outras publicaçoes conseguiram resultados semelhantes quanto ao visual o jalopnik us definiu bem o novo mustang parece um novo mustang a ford rompeu boa parte dos laços com o passado e em vez de tentar reinterpretar o visual do mustang classico da decada de 1960 com uma roupagem moderna decidiu se por um visual totalmente contemporaneo ao mesmo tempo que manteve a identidade do mustang — ha uma diferença [gallery columns= 4 link= file ids= 23548 23537 23539 23552 ] os mais implicantes dirao que o novo mustang parece o ford fusion e bem e inegavel que os dois carros compartilham a mesma identidade visual mas as proporçoes sao bem diferentes e ao olhar para o carro voce nao tem duvida de que se trata de um mustang — na dianteira na lateral repare no perfil fastback ainda mais acentuado e na traseira com as lanternas de tres segmentos sequenciais e um mustang sem duvida agora uma opiniao deste escriba talvez — talvez — a ford tenha moderado demais na agressividade o jalop us concorda comigo mas isto devera ser resolvido com as ediçoes especiais e ate mesmo por oficinas de customizaçao para quem curte este tipo de coisa a primeira versao do mustang de quinta geraçao ainda que tenha sido aprovada de forma unanime tambem nao era um poço de agressividade — porem envelheceu muito bem obrigado isto devera acontecer com o novo mustang tambem outra grande mudança foi feita para trazer o mustang para o seculo 21 de uma vez por todas — talvez ate mais que o visual a suspensao independente nas quatro rodas algo que ja foi adotado por seus concorrentes diretos o chevrolet camaro e o dodge challenger caso voce por alguma razao tenha esquecido ha algum tempo a dianteira usa um sistema mcpherson com molas helicoidais e barra estabilizadora enquanto a traseira ganhou o chamado sistema integral link que traz dois braços sobrepostos e outra barra estabilizadora foi uma tradiçao de 50 anos rompida — e foi bom agora o mustang esta totalmente nivelado com a concorrencia neste aspecto e isto transparece na pista a revista car and driver americana sintetizou bem a mudança em seu teste atacar uma curva era natural no antigo mustang mas a traseira parecia levemente desconectada como se nao tivesse certeza se queria seguir a dianteira agora ao fazer curvas voce sente segurança e firmeza o chassi do novo mustang esta em total harmonia e isto tambem pode ser sentido em numeros a motor trend comparou o antigo e o novo mustang e conseguiu um tempo de 24 7 segundos em sua pista de testes com o modelo 2015 contra 25 segundos cravados da geraçao anterior mas eles tambem disseram que o mustang 2015 nao passa a sensaçao de maior agilidade como deveria embora seja de fato mais agil — e apontou como provavel causa a direçao que poderia ser mais firme e responsiva a car and driver nao reclamou neste sentido — pelo contrario eles elogiaram a comunicatividade do sistema de direçao agora estas mudanças tambem valem para as outras duas motorizaçoes do mustang v6 e ecoboost 2 3 a primeira usa uma versao atualizada do duratec de 3 7 litros chamado aqui de cyclone com comando variavel nas valvulas de admissao que agora entrega 304 cv a 6 500 rpm ante os 309 cv da geraçao anterior enquanto o torque manteve se nos mesmos 38 7 mkgf a 4 000 rpm a leve queda certamente se deu por causa da nova versao intermediaria do mustang — parte da estrategia da ford de torna lo um carro mundial [gallery columns= 4 link= file ids= 23538 23555 23561 23562 23563 23564 23565 23566 ] obviamente estamos falando da versao ecoboost com motor de 2 3 litros turbo no cofre do mustang o motor entrega 314 cv a 5 500 rpm e 44 2 mkgf de torque a 3 000 rpm — uma curva de desempenho claramente superior com o modelo equipado com cambio automatico de seis marchas e borboletas atras do volante a motor trend conseguiu um tempo de 0 a 100 km/h de 5 6 segundos virando o quarto de milha em 14 1 segundos a 157 4 km/h — belos numeros se querem saber mas sera que o menor peso na dianteira ajudou no comportamento dinamico — afinal menos peso na frente e igual a uma distribuiçao mais favoravel bem a resposta vem da motor trend poderia ter sido melhor esperavamos um pouco mais de agilidade do que este mustang ofereceu ele para com autoridade e te deixa atacar as curvas com agressividade as saidas sao divertidas tambem; o carro sai das curvas com muita estabilidade mas o comportamento no meio da curva desaponta com um subesterço dificil de ajustar por outro lado a economia de combustivel compensa sao 9 3 km/l na cidade e 13 2 km/l na estrada — para efeito de comparaçao o modelo v6 faz 7 2 km/l e 11 9 km/l respectivamente tudo isto custando apenas us$ 1 570 r$ 4 280 em conversao direta a mais us$ 25 995 r$ 62 615 contra us$ 24 425 r$ 59 753 ah o mustang gt parte de r$ 32 925 r$ 80 547 todas as versoes do mustang receberam freios atualizados e oferecem dois tipos de cambio manual da getrag e automatico com paddle shifters ambos de seis marchas [youtube id= gw884ga_jrw width= 620 height= 350 ] ao acompanhar as analises da imprensa especializada com o novo mustang sentimos que houve um equilibrio entre evoluçao e revoluçao a ford transformou a cara do mustang para os novos tempos e deu a ele a suspensao traseira independente — ja havia passado da hora se querem saber — alem e claro de tornar a equipa lo com um motor de quatro cilindros pela primeira vez desde a decada de 1980 quando a terceira geraçao usava um motor que tambem deslocava 2 3 litros turbo ou de aspiraçao natural estas foram as revoluçoes a evoluçao e mais sutil no fim das contas o mustang que se vai nao era um carro ruim so estava defasado ante a concorrencia agora ele nao esta mais — e estamos enxergando potencial para uma briga epica em pouco tempo — no brasil inclusive [gallery columns= 4 link= file ids= 23549 23547 23541 23542 ]
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