fala galera do flatout estou de volta para contar alguns detalhes da restauraçao do meu passat pointer e as pequenas modificaçoes que fizemos visando maior desempenho ou confiabilidade mas sem alterar a aparencia original vamos nessa neste post vamos começar pelo motor que saiu do carro nos primeiros dias da desmontagem desse jeito estava bem cansado e ja nao era o original que deve ter explodido ao atingir 3kilimei de pressao talvez quando ainda era relativamente novo havia uma amassado feito com marreta na longarina bem onde deveria estar a turbina por isso nem olhamos direito pra ele desmontamos tudo e mandamos as peças da parte de baixo para a retifica os cilindros foram abertos em 0 50 mm e o virabrequim 0 25 mm no fixo munhao e movel moente usamos pistoes e bronzinas metal leve jogo de juntas sabo bomba de oleo schadek e todo conjunto movel foi balanceado ate com a embreagem montada pra ficar 100% ja no cabeçote houve mais mudanças mandei para o preparador mais conhecido aqui da regiao que fez e ainda faz muitos dos ap que rodam em arrancadas estado afora nao consegui arrancar dele exatamente o que foi feito ele disse apenas para confiar e que eu iria me surpreender sei que foi baixado pra ter taxa de 13 1 dutos de escape polidos e as valvulas pareceram ter mais angulos nos assentamentos o sistema de igniçao e original mas agora usa velas ngk iridium br8eix que o preparador mesmo mandou o comando mantive o 49g que e o original dele posso dizer que realmente me surpreendi com o desempenho isso que mantive todos coletores e escapamento originais e o carburador 2e nao da nem graça comparar com meu outro pointer que tem motor 100% original e pouco rodado na arrancada e na estrada o vermelhao some na frente o cambio usado foi o pv original apenas mudei a terceira e quarta para a relaçao do gol 1000 16v a maioria usa a quinta tambem mas eu nao queria ouvir o motor berrando mais ainda quando andasse em estrada e como a diferença e pouca 0 8 pra 0 83 nao ficou buraco nem nada fora isso na parte do cofre apenas usei um alternador bosch 90a novo — afinal e um carro que nao e usado todo dia e quando uso quero que carregue a bateria o maximo possivel — motor de arranque tambem e bosch e novo e o compressor do ar condicionado veio do santana que consome muito menos potencia e gela a mesma coisa o que vinha de fabrica e o mesmo do galaxie mesmo com essas mudanças consegui o que queria que era o cofre ficar com aparencia original aqui uma foto dele pronto agora vamos as modificaçoes mais visiveis começando com a suspensao originalmente a dianteira e mais alta que a traseira o que faz a aparencia nao ficar tao boa entao seguindo a dica de um amigo usei molas dianteiras do gol 1 8 com ar condicionado que sao um pouco menores mas apenas o suficiente para deixar o carro nivelado como resultado o carro ficou mais bonito sem parecer rebaixado e sem sacrificar o conforto alem disso tive que mandar preparar um jogo de amortecedores porque com os que vendem hoje para os passat que tem menos carga do que vinha de fabrica em qualquer arrancada faziam o carro empinar e sair patinando mais um indicativo de que o motor ficou mais forte porque com os mesmos amortecedores e motor original nao acontece isso na mesma proporçao nao queria nada que causasse perda de conforto e conversando com o preparador do cabeçote ele disse que tinha um amigo que mexia com amortecedores e que de novo era apenas pra confiar nele novamente ficou exatamente como eu queria nao afetou o conforto ficou melhor nas curvas e parou de empinar em arrancadas perfeito agora a modificaçao que mais se destaca e pode ser vista na foto acima as rodas e sempre a primeira coisa que alguem repara quando ve a primeira vez na hora nao percebem o que mudou apenas notam que parecem um pouco diferentes sempre imaginavamos como ficaria se as rodas originais fossem aro 15 mas nao tinhamos esperança de conseguir nem imaginava que existia alguem que fabricasse uma roda em pequena quantidade ate que vi uma empresa de curitiba que fazia isso no catalogo deles ate consta essa roda mas aro 17 entrei em contato conversei com eles e no fim toparam fazer as de 15 polegadas aproveitei e aumentamos tambem a tala de 6 para 6 5 ja que iria usar pneus 195/50 para manter o raio original e queria manter a roda mais quadrada sem espremer o pneu por sorte o cara que produziu as rodas me mandou fotos do processo entao da pra entender um pouco como e feito aqui abaixo o primeiro molde usando de base uma roda original como da pra perceber foi aumentada nos raios mantendo o aro externo e o miolo da mesma largura depois disso e criado o molde negativo pra cada roda e despejada a liga metalica e a roda sai do molde assim e que aqui entra uma desvantagem desse tipo de roda que inclusive me deixou com um pouco de receio no inicio que e a possibilidade da mesma ficar porosa por dentro deixando a liga mais fraca nas rodas normais o aluminio e injetado com pressao nao deixando que isso aconteça mas o molde para esse tipo de injeçao e muito mais caro nao tornando viavel a produçao em pequena quantidade e por isso e usada a fundiçao comum mesmo perdi um pouco o medo ha pouco mais de um mes quando peguei um buraco bem grande na estrada e as duas rodas que cairam nele apenas entortaram sem aparecer nenhuma rachadura e sem fazer os pneus perderem pressao da pra dizer que sao seguras pra uso normal mesmo que se queira andar mais animado numa estrada por exemplo mas nao usaria num carro que se busca desempenho ou que seja usado maior parte do tempo em estradas com velocidades mais altas ai melhor ficar com uma feita no metodo tradicional com todos testes realizados conforme deve ser mas voltando ao assunto principal poucos dias depois recebi as rodas foi muito bom ver elas prontas depois de quase ter desistido da procura apenas achei a pintura nao muito bem feita o que foi resolvido quando mandei desentortar as que peguei no buraco e pintei as quatro novamente aqui uma foto logo que sairam da caixa claro que a ansiedade era grande entao logo depois levei para a oficina em que estava o passat e ja montamos os pneus aqui uma foto comparando as rodas de 15 polegadas com as originais fora isso ainda mudamos o sistema de freios para o do santana com discos ventilados de 239 mm queria o de 256 mm mas encontrei essas pinças ja revisadas e novinhas e nao quis deixar passar no final acho que atingi o objetivo a maioria das mudanças nao sao visiveis mas fazem uma boa diferença na hora de dirigir e a unica mudança no visual as rodas pode ser revertida em poucos minutos com um elevador e uma chave de rodas bom por hoje e so no proximo post contarei como foi a montagem e finalizaçao o crescimento da familia e mais algumas historias pra finalizar ate la por guilherme deitos project cars #198
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