ola novamente amigos do flatout no meu primeiro texto contei um pouco da minha historia ate chegar na compra do carro agora finalmente chegou a hora de falar sobre ele relembrando e um gol cl 1 8 1993 cinza que muita gente acha que e verde o carro chegou em casa praticamente original andei com ele alguns dias para poder senti lo e estava muito bom tudo em ordem para um uso normal mas como nao era essa minha intençao logo comecei a botar a mao na massa e importante lembrar que quase sempre tudo foi feito junto com varios amigos os quais tentarei citar durante toda historia [gallery columns= 5 link= file ids= 54159 54160 54161 54162 54163 ] desmontei praticamente todo o carro externamente e internamente queria verificar todas as peças a estrutura e tudo mais que fosse importante nas fotos estao uma parte da desmontagem mas no final ficou so na lata ele nao tinha nenhum problema era muito integro e a estrutura estava perfeita farois lanternas grade e demais itens de acabamento eram todos originais fiz uma lavagem geral inclusive por baixo para deixa lo totalmente limpo a lataria estava boa com exceçao do cofre manutençoes feitas sem o devido cuidado durante seus anos de vida deixaram muitos riscos como o carro estava desmontando a soluçao foi procurar a cor original e pintar escolha da cor correta e original cofre antes da pintura isolando as partes que nao precisam de tinta cofre apos pintura um amigo que trabalha na area me ajudou com o serviço e o resultado final ficou muito bom assim o carro estava pronto para começar a montagem o processo de definiçao de que peças usar a compra e instalaçao sempre e longo exige muita pesquisa e ate sorte para que tudo saia bem ate a peça estar instalada e funcionando nem sempre tudo sai como planejado mas faz parte da brincadeira vou descrever sobre como tudo foi pensado e feito nessa primeira etapa a suspensao original teve os amortecedores substituidos por outros de maior carga e as molas por modelos esportivos e menores tambem foi adotado o sistema de regulagem de altura com rosca para que fosse possivel regular um pouco a suspensao ja que eu queria usar o carro em situaçoes diferentes na rua na arrancada e no circuito as buchas foram substituidas por outras de poliuretano e foi instalada uma barra inferior para auxiliar na rigidez suporte do cambio em poliuretano os freios originais utilizavam pequenos discos na dianteira e tambor na traseira com certeza esse sistema original seria pouco eficiente para a nova configuraçao do carro entao os discos dianteiros foram substituidos por outros de 288mm juntamente com uma pinça maior na traseira o tambor foi substituido por um sistema de disco ambos os kits sao da empresa powerbrakes a adaptaçao foi facil o kit ja vem com suportes prontos na traseira e necessaria uma modificaçao no acionamento do freio de mao mas nada complicado tambem kit de freio dianteiro comparaçao do disco de freio kit de freio traseiro com a modificaçao na traseira e necessario a adoçao de uma valvula reguladora de pressao pois com o disco adaptado a tendencia e sempre travar mais cedo que a dianteira tambem realizei a troca do fluido de freio por um melhor afim de evitar o superaquecimento as rodas utilizadas foram as famosas orbitais no aro 15 com pneus radiais convencionais na medida 195/50 r15 independentemente de ser moda ou nao sempre gostei da roda por equipar a versao esportiva do gol entao esse foi o primeiro conjunto do carro e para finalizar o chao do carro demais terminais buchas e rolamentos foram trocados por peças novas sempre fui fa de motores turbo entao nesse caso a preparaçao seria essa nada de muito diferente foi feito o original motor ap 1 8 recebeu pistoes forjados de maior diametro da iapel e bielas forjadas da scat para conseguir o famoso milenove o cabeçote 8v recebeu poucas modificaçoes e um comando 49g velas ngk mais frias tambem fazem parte do pacote embreagem de 6 pastilhas com plato de 1200lbs peças basicas para se montar o kit turbo lembro que no momento da compra da turbina existia um modelo 50x48 e outro 50x70 por algum motivo achei que a primeira seria pequena e a segunda grande pedi a troca da parte quente e acabamos montando uma 50x58 ela ficou excelente tendo uma pegada desde baixas rotaçoes sem restringir nos altos giros utilizei a alimentaçao por carburador uma 2e o carro foi ajustado inicialmente com 1kg de pressao e ficou muito bom tudo que foi feito estava funcionando de acordo mas uma coisa me incomodava muito o tal carburador para usar o carro era preciso esperar esquentar bastante o motor antes disso nao era possivel nem arrancar com o carro e em determinados momentos o carro ficava otimo em outros ruins em wot era uma maravilha mas em meio acelerador se quisesse dosar o negocio nao ficava legal as vezes dava excesso as vezes falta isso começou a me irritar nao era isso que esperava foi nessa epoca que começaram a aparecer as primeiras injeçoes programaveis pesquisando descobri que essa era a soluçao para meu caso comprei uma fueltech racepro 1fi e atraves da internet com meu amigo rafael saba de sp um kit de injeçao para ap mi tudo era novidade e tive que pesquisar bastante para fazer a instalaçao no final deu tudo certo agora o carro era injetado e muito melhor funcionava bem mesmo frio nao tinha buracos na aceleraçao era mais forte e economico foi uma revoluçao hoje em dia isso e normal mas numa epoca onde todo mundo so sabia andar de 2e e ate tirar injeçao eletronica original para poder turbinar foi incrivel ter feito isso a regulagem da injeçao tambem foi um grande aprendizado com a mudança na alimentaçao troquei o tanque de combustivel original por um da imohr feito de polietileno com catch tank embutido dessa maneira iria evitar qualquer falta de combustivel nas situaçoes criticas de força g rsrs instalei duas bombas de combustivel da spa de 12 bar cada com um filtro de alto fluxo no interior tentei criar um cockpit para o piloto apesar da quantidade de instrumentos todos eles tem funçao importante para ler informaçoes de todo sistema utilizei iluminaçao no mesmo padrao do carro e instrumentos com cores discretas tudo para tentar manter um aspecto original processo de montagem do interior mediçoes para perfeito alinhamento dos instrumentos interior montado na parte esquerda temos um instrumento para ler a mistura ar/combustivel atraves do fator lambda junto com ele foi colocado um shift light para alertar o tempo certo das trocas de marcha o painel de instrumentos basico foi trocado para outro da versao gl com relogio digital e conta giros o volante original e de plastico duro e tem a pegada fina entao acabei trocando pelo volante original da linha g4 que e de uma borracha mais macia e tem uma pegada melhor nao optei por um volante esportivo pois ainda queria tentar manter o visual original na parte direita superior temos 3 manometros pressao do turbo pressao de combustivel e pressao de oleo logo abaixo temos 3 termometros temperatura do escape temperatura da agua e temperatura do oleo originalmente o carro ja tem a informaçao de temperatura da agua no painel mas um mostrador digital acaba sendo mais preciso ja a temperatura do escape ajuda bastante para o acerto fino e tambem para nao derreter o motor no console central ficou um botao para o corte de arrancada e duas chaves uma para o sistema eletrico e outra para as bombas de combustivel basicamente essa foi a primeira montagem do gol claro que existem varios detalhes menores que nao comentei mas nao sao importantes para entender o projeto com o carro pronto pude começar a me divertir o objetivo de ter um carro misto divertido e confiavel estava concluida motor finalizado na epoca fiz 2 anos do curso tecnico em automobilistica no senai me ajudou a aprender algumas coisas e principalmente fazer grandes amizades que conservo ate hoje la aproveitamos para fazer uma inspeçao veicular completa no gol mais a titulo de curiosidade e oportunidade comecei a participar das provas de trackday no autodromo de curitiba claro que nao era um carro exclusivamente de pista mas ficou muito divertido para pilotar gerando bons resultados e muitos sorrisos [gallery columns= 5 link= file ids= 54176 54178 54179 54180 54181 ] tambem usei bastante o carro na rua para passear e curtir so me aproximei para tirar a foto da ferrari eu juro e ainda nas provas de arrancada desafio [gallery columns= 5 link= file ids= 54182 54183 54184 54185 54186 54187 54188 54190 54189 54192 ] torcida organizada so faltou a faixa com relaçao a arrancada vale a pena contar uma breve historia meu amigo ramon sempre me disse que o fulano queria acelerar comigo ja tinha me visto na rua e queria muito me dar um pau nao sou adepto de marcar racha na rua entao sempre neguei ate que num desses eventos o cara estava la participando entao meu amigo perguntou o fulano esta aqui hoje posso avisar que voce tambem esta pensei um pouco e disse que sim afinal la era o lugar certo para isso e nao teria nenhuma desculpa para negar quando fui alinhar fiquei esperando minha vez na fila e quando chego la vejo o carro me esperando logo ao lado na grama ou seja ja tinham avisado ele que eu estava la ele pediu a vez e entrou ao meu lado era uma simples prova de arrancada na modalidade desafio com meus amigos assistindo de pe na mureta mas para mim se tornou uma final do nhra com a arquibancada lotada o carro dele era bem parecido com o meu fiquei nervoso mas tive que me concentrar para nao errar principalmente nessa puxada afinal a torcida dele tambem estava la arranquei bem o carro dele era rapido mas consegui ganhar voltando aos boxes meus amigos vieram me cumprimentar lembro que o ramon estava ate emocionado e queria abraçar o carro agradecendo por ele ser tao especial para nos e o fulano sumiu tempo depois ele me esperou de volta para uma revanche pela demora eu deduzi que ele tinha alterado algo no carro ou aliviado peso arrancamos novamente e nessa vez ele perdeu muito tempo destracionando acredito que tenha aumentado a pressao do turbo e consegui ganhar novamente dessa vez com um pouco mais de folga ai fiquei mais tranquilo e com a sensaçao de dever cumprido nossa cria montada em casa nao fez feio frente a muitos carros de oficinas nesse dia arranquei incriveis 31 vezes com o carro o melhor tempo nos 201m foi de 8 6s o que acredito ser um tempo muito bom para um carro de rua sem suspensao especial para arrancada e pneus comuns de todas vezes que arranquei ganhei 29 e perdi duas uma para uma caravan que arranquei uma segunda vez e consegui ganhar depois e outra para um bugue traçao traseira turbo e muito leve impossivel competir entao fiquei extremamente feliz com todo o resultado abaixo o video desse dia com os melhores momentos [youtube id= qloqxhinoni width= 620 height= 350 ] esse foi o começo da historia do gol usei o carro desse jeito por um bom tempo me diverti muito aos poucos fui parando de andar nas arrancadas e comecei a me empolgar mais com as provas de trackday o custo da inscriçao era maior mas era possivel aproveitar muito mais tempo de pista e de uma forma muito mais dinamica sentindo o carro em diversas situaçoes explorando frenagem saidas de curva traçado e varias coisas que uma volta no circuito proporciona com esse pensamento em mente e com o a primeira quebra do cambio ainda original o gol começou a tomar um novo rumo o qual vou contar no terceiro e ultimo texto em breve forte abraço e ate la por giovanni grigolo project cars #199
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