fala galera meu nome e giovanni grigolo e vou contar a minha historia com o meu volkswagen gol primeiro gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do project cars e tambem a todos que votaram para que isso fosse possivel antes de escrever sobre o gol que atualmente esta comigo preciso contar sobre outro gol e como tudo aconteceu eu desde muito cedo fui apaixonado por esse mundo de motores combustiveis pneus fumaça e demais coisas que so nos entendemos ainda criança tive um walkmachine e uma scooter que ja consertava modificava e cuidava o que considero meu ponto de partida para esse mundo gearhead mas e claro que sempre ficava sonhando com os meus 18 anos momento em que poderia finalmente dirigir legalmente esse dia chegou mas eu ainda nao tinha o principal meu primeiro carro conversando com meu amigo e parceiro meu pai a orientaçao era de que eu buscasse algo zero km moderno para que tivesse um veiculo confiavel economico mas nao adiantou muito eu queria mesmo um gol e ainda da geraçao quadrada pois queria modificar o carro e a diferença de dinheiro que sobraria me serviria para isso mas por que um gol na epoca lembro que na minha mente havia varios motivos começando pelo fato do meu pai ter tido um gol 1993 zero km modelo cl motor 1 6 que me marcou muito na epoca lembro que ele trocou as rodas e pneus colocou um bom som modificou as lanternas pelo modelo do gti e mais alguns detalhes na cabeça de uma criança de 10 anos isso era o maximo outro fator era ver a quantidade de gols na arrancada se tinham varios andando la devia ser bom tambem por ser fa da marca e gostar visualmente do modelo quadrado e finalmente por ter uma leve noçao de que era um modelo mais facil e barato de modificar com maior acesso as peças dia em que o gol chegou em casa março de 2002 e esse foi o escolhido meu primeiro carro um gol gl 1 8 1993 bordo procuramos muito e achamos esse que julgamos estar em boas condiçoes com praticamente tudo original entao aos poucos fui modificando o carro algumas coisas que fiz na epoca nao faria novamente hoje mas isso a gente aprende com o tempo nossos gostos mudam as peças como previsto nao eram tao caras entao foi relativamente facil fazer as modificaçoes gol com as modificaçoes agosto de 2003 apos a revisao de todos os itens basicos e a troca de algumas peças esteticas chegou a hora de realizar o sonho turbinar sempre fui fa de carros turbo mas nao tinha muito conhecimento de como funcionava o que precisava mas tentava pesquisar e aprender era uma epoca em que estudava e ainda fazia estagio entao a grana era curta e a unica forma que encontrei para turbinar o carro foi comprando um kit completo usado lembro que tudo custou menos que uma turbina nova e ja tinha inclusive escapamento e bomba de combustivel um otimo negocio so que nao e ai ja vai uma dica nunca comprem um kit turbo usado a nao ser que tenham certeza do que estao comprando e uma loteria procurei uma oficina relativamente boa para o que poderia pagar e instalei o kit logo de cara descobrimos que a turbina estava condenada tinha que retifica la ou comprar uma nova decidi por comprar uma nova parcelada em 3x o que custou mais que o kit todo mecanica do gol ainda esperando a turbina nova agora com a turbina nova o carro podia rodar ate que ele ficou bom mas a bomba de combustivel cansada ja nao mandava pressao suficiente a embreagem original nao dava conta e patinava mas mesmo assim fui usando o carro tudo era novidade e estava curtindo mesmo com os detalhes mas em pouco tempo o carro começou a soltar muita fumaça pelo respiro da tampa de valvulas hoje eu sei que a falta de combustivel e um superaquecimento fizeram uma canaleta de pistao quebrar usei o carro assim por incriveis seis meses quebrado ate que o motor chegou no limite e decidi tirar o kit montar o motor original e vende lo assim poderia comprar um carro original e parar de me incomodar um pouco foi cansativo mas faria tudo novamente a experiencia foi importante voltando para a oficina para montar a mecanica original maio de 2004 nessa fase acredito que seja feita a separaçao entre quem realmente ama e quem simplesmente gosta quem so gosta ja abandona tudo e nunca mais quer ver essas coisas na frente quem ama segue adiante para o proximo capitulo coloquei na minha cabeça que naquele momento nao poderia ter um carro modificado mas faria tudo para ter outro da maneira correta no futuro e assim foi o gol foi embora e comprei um corsa hatch 1 6 2001 completo que era do meu pai desde 0km como nao podia deixar de ser fiz algumas modificaçoes cheguei ate a participar de um trackday o primeiro de muitos que estavam por vir mas mantive o motor totalmente original para evitar gastos e problemas corsa no 2º tuning day yokohama novembro de 2006 paralelamente e aos poucos aproveitei para aprender procurava informaçoes em revistas e livros comecei a participar de grupos de e mail que eram mais comuns nessa epoca e alguns foruns e sites algumas pessoas nao ajudam e te ignoram mas outras tem muita boa vontade em ensinar e ajudar e incrivel fiz amizades verdadeiras que duram ate hoje tentei tambem melhorar financeiramente pois ja sabia que nesse mundo de performance nada e facil e barato outro ponto importante de ser comentado e que eu pretendia nao depender mais de mecanicos somente em casos onde nao tivesse conhecimento suficiente ou na falta de uma ferramenta adequada queria gastar o valor de mao de obra em ferramentas que podiam ser minhas para sempre e como personalizaçao e preparaçao sao coisas muito pessoais queria muito fazer as coisas do meu jeito eu iria montar meu carro o tempo passou e aos poucos a possibilidade de comprar um outro carro para modificar foi tomando forma e mais uma vez eu e meu pai saimos a caça de outro gol dessa vez queria um modelo cl com o minimo de opcionais possiveis afinal seria um carro para andar rapido entao nao fazia questao de conforto muito menos de peso extra nao foi uma busca facil pois queria um carro muito integro acabamos vendo um anuncio interessante e fomos ver o carro assim que entrei na garagem da casa ja sabia que seria aquele o escolhido um gol cl 1 8 1993 cinza em otimo estado o carro estava bem original estrutura e lataria perfeitas forros de porta sem furos so nao tinha a roda original boca de fogao aro 13 mas no lugar tinha um jogo de orbital aro 14 estava bom lembro como se fosse hoje a sensaçao que tive quando entrei naquela garagem e assim foi compramos o carro e a partir desse dia começou o projeto e as historias do gol que esta comigo ate hoje o que vou contar em detalhes no proximo texto ate la por giovanni grigolo project cars #199
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.