caros pilotos virtuais bem vindos ao simracer house a nova seçao semanal do flatout integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro do gran turismo ao iracing do forza ao assetto corsa noticias lançamentos de mods softwares e hardwares de volantes a placas de video atualizaçoes campeonatos recordes voce ira encontrar tudo aqui acelere conosco project cars 2 em pre venda slightly mad studios anunciou oficialmente que o project cars 2 ja esta disponivel para pre venda no xbox one playstation 4 e pc alem da versao padrao slightly mad studios tambem oferece a opçao de pre venda de tres versoes premium diferentes sendo a ediçao limitada ediçao de colecionador e ediçao ultra todas as ediçoes premium incluem conteudo exclusivo e vem em um case steelbook embora ainda nao tenha sido confirmado oficialmente ao que tudo indica estas ediçoes limitadas so estarao disponiveis na europa as versoes padroes de playstation 4 e xbox one serao vendidas por r$ 241 30 enquanto a versao para pc custara r$ 206 82 valores em conversao direta ate o momento o preço das versoes premium ainda nao foi comunicado para mais informaçoes consulte a pagina oficial de pre venda do project cars 2 alem disso a slightly mad studios divulgou uma serie de imagens do project cars 2 com bmw m6 gt3 mclaren p1 gtr e aston martin vulcan project cars 2 deve ser lançado para xbox one playstation 4 e pc no final de setembro desse ano american truck simulator e euro truck simulator 2 receberao atualizaçao com double trailers a scs software revelou imagens de double trailers que devem chegar para ambos os simuladores como parte da proxima atualizaçao recentemente a scs software confirmou que os reboques duplos estao chegando ao american truck simulator e ao european truck simulator 2 trazendo para a simulaçao uma forma muito diferente de transporte e algo que foi esperado por muito tempo entre os caminhoneiros virtuais fas destes jogos foi confirmado que os double trailers e as mudanças fisicas associadas que vem com eles serao lançados como uma atualizaçao livre e ficara disponivel como parte da configuraçao na proxima versao dos simuladores a ser lançada nos proximos meses rfactor 2 com mais conteudo atualizado para dx11 o studio 397 lançou uma nova atualizaçao para rfactor 2 incluindo varias melhorias de desempenho com carros e pistas preparados para directx 11 para obter o ultimo o conteudo oficial atualizado para dx11 inscreva se aqui lista de conteudo atualizado no steam workshop pistas silverstone 2012 mores 2013 indianapolis 2013 nola motorsports park 2016 atlantamp 2014 tobanrp 2016 millsmetro 2011 portugal 2009 palm beach 2012 malaysia 2007 carros stockcar 2015 howston g4 1968 howston g6 1968 indycar dallara dw12 2014 nissan gt500 2013 usf2000 2016 ac cobra 427sc 1967 chevrolet camaro gt3 2012 corvette c6r gt2 2009 kart cup honda civic btcc 2013 falkenberg chegando ao raceroom o sector3 studios anunciou oficialmente que o circuito sueco falkenberg passara a fazer parte do raceroom para nos empolgar com o novo conteudo o sector3 studios compartilhou um conjunto de screenshots do jogo falkenbergs motorbana e um circuito situado em bergagård suecia o circuito original de 1 833 km foi inaugurado em 1967 ele se tornou o circuito mais rapido na suecia em 2004 uma chicane foi adicionada no final da reta para melhorar a segurança da relativamente perigosa curva 1 a pista de falkenberg e mais conhecida por sua etapa do campeonato escandinavo de carros de turismo stcc e por receber varios eventos de carros e motos ate o momento nenhuma data de lançamento oficial foi divulgada sparco evolve racing cockpit por aussiestig em dezembro de 2016 a sparco que e uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos de alta performance para automobilismo anunciou oficialmente a criaçao de sua propria divisao de jogos a nova sub marca ira desenvolver produtos para pilotos virtuais casuais e experientes mark puc conhecido por aussiestig teve a oportunidade de ser o primeiro piloto virtual a revisar oficialmente o novo cockpit sparco evolve racing simulator o sparco evolve racing simulator por aussiestig uma das marcas de automobilismo mais conhecidas do mundo decidiu mergulhar no mercado de simuladores de corrida introduzindo um punhado de cadeiras de jogos roupas e o cockpits de simulaçao com o evolve eu sou muito sortudo de ter a oportunidade de produzir esta primeira revisao oficial de seu novo cockpit o cockpit evolve esta aqui ha cerca de 6 semanas e o que se segue e uma cronica do meu tempo com ele em primeiro lugar a caixa bastante grande 42 kg chegou em uma palete de madeira seu peso exigia o entregador e eu proprio para leva lo fisicamente do caminhao para casa embalagem uma vez dentro eu começo a esvaziar o conteudo da caixa e inspecionar os varios componentes o que mais me impressionou foi o cuidado com que as peças foram empacotadas individualmente o assento de fibra de carbono foi escondido em plastico bolha superdimensionado a caixa do cockpit continha materiais de embalagem de espuma de poliestireno juntamente com sacos de espuma para cada componente estes proporcionaram uma proteçao excelente durante o transito primeira inspeçao dos componentes na primeira inspeçao os componentes principais nao mostraram sinais de quebras ou danos nos acabamentos de alta qualidade em preto acetinado e semi lustroso em geral o acabamento foi de uma qualidade muito boa sem imperfeiçoes evidentes todos os componentes descritos no manual do usuario foram entregues com o cockpit o manual de instruçoes estao atualmente na lingua italiana somente presumo que havera uma versao apropriadamente traduzida para cada pais as instruçoes foram em sua maior parte claras e concisas com 21 passos ilustrados para guiar me atraves do processo de montagem *isençao de responsabilidade desde que recebemos o evolve algumas alteraçoes de design menores foram feitas essas mudanças sao esteticas e consistem em marcas extras da sparco estrategicamente colocadas bem como uma alteraçao de sub montagem de volante e preparo do deck do pedal ou lateral do piloto o que ha na caixa e montagem parte da emoçao e antecipaçao de receber qualquer novo cockpit e a perspectiva de desembalar e montar voce mesmo sendo capaz de ajustar as coisas para o seu gosto pessoal isso e certamente uma verdade para os esforços da sparco e eles permitiram uma variada gama de ajustes embutidos ao projetar o evolve o cockpit chega semi montado com isso quero dizer que os trilhos do assento ja estao montados na metade traseira do quadro o resto dos componentes separados eram facilmente reconheciveis quando seguindo as etapas da instruçao de montagem alem disso havia varios sacos de plastico contendo todas as porcas e parafusos necessarios para prender tudo junto dica se voce e como eu e quer tudo parafusado o mais firmemente possivel a sparco fornece parafusos suficientes para substituir os botoes apertados manualmente em areas chave vou elaborar mais sobre isso durante a revisao instruçoes de montagem os passos de 1 a 6 começam com a fixaçao das peças com malha vermelha as secçoes da estrutura da frente e da traseira parafusando os pes ajustaveis as partes inferiores da estrutura e montando o sistema de articulaçao o passo 6 tem as duas metades do cockpit sendo anexado em seu ponto de articulaçao tornando o quadro inteiro as etapas de 7 a 9 exigem a fixaçao das seçoes do quadro dianteiro e traseiro com botoes ou parafusos apertados manualmente e as seçoes de suporte do volante a serem conectadas ao chassi principal neste ponto o cockpit assumiu a sua largura maxima de 700 mm o comprimento total da moldura incluindo o assento montado e o deck de pedais quando ajustado para seu ajuste maximo e de 1620 mm a altura do assento quando montado pode variar mas com ele montado nos furos mais elevados do ajuste e 995 mm nos passos 10 a 15 concentram se no subconjunto da plataforma de volante e ligam na aos suportes de volante o sub conjunto de volante compreende um total de tres peças que permitem ajustes de altura inclinaçao e alcance ao montar seu volante de corrida dica ao montar seu volante e mais facil montar a placa de volante separada na parte inferior do volante posicionando a plataforma do volante e a distancia entre eixos no subconjunto do volante ja montado os passos 16 a 18 concentram se no sub conjunto de deck de pedal e de mobilidade o processo e semelhante ao subconjunto da plataforma do volante desta vez ha apenas duas peças para serem anexadas ao suporte de pedal soldado de fabrica localizado na parte frontal do quadro as duas rodinhas pequenas sao para transportar facilmente o equipamento quando voce deseja armazena lo ou move lo em outro lugar em sua casa dica 1 eu substitui todos os botoes de aperto manual necessarios para porcas e parafusos pessoalmente eu nao tenho nenhum problema ficar ajoelhado para ajustar o deck de pedal com uma chave a maioria dos proprietarios so precisara ajustar suas plataformas um punhado de vezes de qualquer maneira de modo que a segurança extra de usar porcas e parafusos e uma vantagem definitiva na minha opiniao dica 2 certifique se de que ao usar os pes de estabilidade fornecidos para a frente do pedaleiro os parafusos apertados manualmente estao assentados na parte inferior do orificio por onde passam a diferença entre a parte inferior dos pes e a superficie do chao pode ser ajustada usando as duas porcas de travamento que prendem os pes as pernas certifique se de dar aos pes algum ajuste positivo ou seja os pes elevados a frente do cockpit por um ou dois milimetros depois de aproximadamente duas horas de montagem chegamos as etapas finais 19 a 21 essas etapas abrangem montagem dos suportes do assento e o assento de fibra de carbono para o cockpit quase concluido os suportes de montagem do banco oferecem furos pre perfurados para ajustes de altura e inclinaçao como os suportes estao ligados aos trilhos de assento pre montados isto tambem cobre o ajuste longitudinal do assento de uma peça nota existem duas alças adicionais soldadas no interior de cada suporte de assento estas alças facilitarao a fixaçao de futuros como a montagem de freio de mao e cambio lateral no chassi do cockpit evolve evolve totalmente montado alteraçoes no design como mencionado no aviso de isençao no inicio desta revisao houve varias pequenas alteraçoes na versao final do evolve a maioria destes sao logotipos da marca sparco estrategicamente colocados no entanto existem mudanças fisicas para sub montagem do volante e deck de pedais a esquerda e a sub montagem do volante do evolv e como eu tenho aqui a direita e ilustrada a versao final as principais diferenças sao os logotipos nos botoes e furos apertados manualmente no lugar do sulco em forma de c a esquerda e a placa de plataforma de pedais evolve como eu tenho a direita e ilustrada a versao final a principal diferença e o lado quadrado do lado do piloto e uma dobra de metal extra nao visivel aqui na parte inferior da borda do lado do piloto posiçao no pilotagem a sparco afirmou que seu cockpit foi projetado usando humanetics® que garante que os pilotos conseguirao uma posiçao de conduçao imersivamente confortavel ate 95% semelhante ao real para auxiliar nisso o assento monobloco de fibra de carbono foi projetado com estofamento removivel o tamanho padrao entre as almofadas de assento laterais removiveis e de 360 mm remover estas duas almofadas adiciona 60 mm de largura para o assento cabeça ombro e almofadas de assento tambem sao removiveis estas almofadas sao presas ao tecido de assento preto respiravel por meio de tiras de velcro muito fortes uma vez que os controles sao montados no cockpit o que lhe resta e muito proximo de uma verdadeira posiçao de pilotagem de um carro gt o design minimalista oferece excelente entrada e acesso de saida do cockpit a sparco fornecera algumas correias de velcro para a gestao de cabos uma vez que nao existem disposiçoes para ocultar os cabos dos seus perifericos eu usei alguns tie rips pretos que fazem o trabalho adequadamente conseguir uma posiçao de pilotagem muito boa para mim foi muito facil com um minimo esforço necessario para ajustar as coisas ao meu gosto meus ajustes foram os seguintes o assento e montado na sua posiçao mais baixa a sub montagem do volante e ajustada a sua posiçao mais alta com um furo mais baixo do lado do piloto permitindo assim o angulo da distancia entre eixos do piloto thrustmaster ts pc o deck de pedais e colocado em uma posiçao plana o fanatec csp v3s tem as faces do pedal de corrida o mais proximo possivel da vertical o estofamento do removido todos os outros preenchimentos permanecem no lugar resultado posiçao de pilotagem muito semelhante de uma verdadeira posiçao assento gt como e dirigir companheiro como eu mencionei anteriormente eu ajustei o cockpit para como eu gostaria de dirigir o resultado e uma posiçao de assento extremamente confortavel que desmente o design rigido do assento muitos fabricantes nao investem em cockpits estaticos principalmente porque eles sao nao ajustaveis / reclinaveis a sparco tem seu pedigree corrida confirmado neste cockpit para mim e extremamente confortavel com um ajuste e mantem a minha parte inferior do corpo firmemente no lugar em termos de rigidez do quadro o chassi e rigido a torçao com movimento zero os apoios de volante e pedais oferecem plataformas estaveis para seus perifericos de escolha sem movimento perceptivel embora dependendo de como configurou seu ajuste voce pode experimentar o movimento minimo eu tenho o ts pc racer e csp v3s com ajustes de force feedback muito fortes isso resulta em cerca de um a dois milimetros de movimento enquanto simulando o assento de fibra de carbono oferece um bom suporte as posiçoes do volante e do pedal sao muito boas oferecendo a imersao otima usando o monitor ou no meu caso vr na verdade se voce estiver usando monitor o design evolve permite que voce coloque literalmente a tela montada em um suporte contra a parte traseira de seu volante de corrida este nao e o caso com alguns dos outros cockpits estaticos disponiveis no mercado hoje pilotar no cockpit com sua pegada relativamente pequena nao e um problema e bastante estavel em todas as situaçoes e reflete o pensamento e cuidado que a sparco tem investido na produçao de um cockpit que acomoda tantos tipos de pilotos enquanto tambem se encaixam no menor dos espaços o maior ponto positivo para mim e a posiçao de conduçao estilo gt e como eu sou capaz de interagir com o evolve de uma forma imersiva em vr me sinto em um gt como eu faço em um carro de formula este cockpit oferece um nivel de estabilidade conforto e utilidade para quase todos os tipos de corridas de simulador preço o preço e fixado a partir deste momento e nao ha add ons disponiveis para o evolve embora eu acredite que havera uma montagem de cambio a ser lançado em algum ponto no futuro proximo o preço para o evolve como testado e €1 390 00 incluindo o iva na europa r$ 4 750 00 em conversao direta para obter informaçoes adicionais sobre preços entrega e envio consulte o site do sparco gaming pros design compacto e minimalista boa estabilidade construçao leve assento de fibra de carbono boa adaptabilidade proximo de uma verdadeira posiçao de assento de gt acomoda praticamente qualquer piloto acabamento de alta qualidade para todos os componentes quadro dobravel armazenamento facil facil entrada e saida do cockpit estofamento de assento removivel pes ajustaveis esquema de cores vermelho / preto instruçoes claras do manual de instruçoes permite a maioria dos combos de controle contras preço sem alavanca de mudança de marchas ou freio incluida o deslocamento e a montagem do freio de mao serao liberados dentro de um mes ou dois gestao de cabos poderia ser melhor design compacto pode ser visto como nao substancial os botoes manualmente apertados podem ficar soltos ao longo do tempo conclusoes e pensamentos finais o problema e sempre o preço e valor percebido obviamente a inclusao de um assento de fibra de carbono tem um efeito no preço alguns potenciais proprietarios do evolve podem ve lo como uma enorme vantagem e outros podem ver um assento como nada mais do que um extra desnecessario pessoalmente acho que a construçao de assento de fibra de carbono evolve e um vencedor definitivo e esta em consonancia com a qualidade do resto dos materiais utilizados na sua construçao a grande questao e vale a pena o preço de € 1 390 00 minha resposta e ambigua pois e dependente de varios fatores chave ao decidir comprar um cockpit fatores como orçamento espaço disponivel flexibilidade e acabamento influenciam no que alguem esta disposto a investir em um cockpit dito isto a sparco fez uma entrada muito solida no mercado de cockpits independentemente do preço ha sempre espaço para melhorias como o gerenciamento de cabos que poderia ser melhor pensado a vinculaçao de quaisquer cabos para o quadro requer tie rips no minimo a sparco me disse que havera algumas correias de velcro incluidas no cockpit um cambio ou montagem de freio de mao esta neste momento nao disponivel para o evolve no entanto me disseram que serao lançados dentro de um mes ou dois eu tambem vi que uma plataforma para o monitor tambem esta em desenvolvimento a sparco produziu um cockpit compacto confortavel e sem pretensoes que aumenta muito minha escala de imersao a abordagem minimalista esconde muitos detalhes finos que nao serao perdidos nas pessoas que procuram um cockpit estavel e flexivel com uma pegada extremamente pequena claro nem todos irao compartilhar a visao da sparco sobre o que um cockpit deve ser e isso e absolutamente bom para mim a sparco conseguiu um design muito limpo e executado usando materiais de alta qualidade e acabamentos assinando mark puc aka aussiestig espero que tenha gostado da revisao para mais artigos e videos do aussiestig confira o canal aussiestig no youtube nota a comunidade do automobilismo virtual no brasil possui diversos clubes e ligas independentes neste espaço iremos divulgar o maximo possivel os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabetica nos resumos e uma ordem cronologica na agenda de eventos qualquer clube liga equipe e piloto virtual pode nos enviar seu release via portal do 3wide para divulgarmos semanalmente aqui no flatout h2o race challenge da semana no proximo dia 15 de maio a h2o motorsport organizara mais um h2o race challenge com as ferrari 312t do do assetto corsa em nurburgring a partir das 21hrs a h2o race challenge sao corridas organizadas abertas a pilotos dos simuladores assetto corsa e live for speed toda semana a h2o promove um desafio entre pilotos virtuais com a seriedade de um evento oficial mas sem o compromisso de um campeonato em varias etapas para participar basta se inscrever no site da h2o motorsports
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.