ola amigos meu nome e gustavo loeffler e muitos de voces ja me conhecem do project cars #43 o focus colin mcrae nao sei se e muito facil contar 16 anos de historia com um carro em tres capitulos mas vou fazer o possivel como contei na primeira parte da historia do focus esse passat ja foi o pivo do termino de um noivado e como um filho pra mim meu fiel escudeiro parceiro de todas as horas e muitas historias a maioria delas boas sempre gostei de passat meu primeiro carro foi um lse quatro portas ano 1980 com o qual aprendi todo tipo de coisas mecanica preparaçao cavalos de pau ate 360 eu tinha 16 anos quando comecei a assistir a arrancadas com ele e andava no sabado na epoca em que era treino livre mesmo sem habilitaçao e logicamente sem minha mae saber ja que o carro ainda era dela eu tinha autorizaçao dela para ir ate o autodromo mas acabei fazendo amizade com o organizador da epoca 1991 faz tempo e andava no sabado um belo dia volto pra casa tranquilo como sempre fazia com aquela cara de inocente e minha mae pergunta — e ai tava legal a arrancada — ah mae legal um monte de carro bacana bem legal — ficou em que lugar — como assim mae eu nem posso andar nao tenho carteira e hoje era so treino — engraçado passou uma noticia na tv e mostrou um carro igualzinho ao nosso bom mudei de cor umas 20 vezes fui escovado e fiquei tres meses sem botar a mao no carro e assim começou minha historia com as maquinas alguns anos depois tive um outro passat um gl village 1987 era um 1 6 bielao a alcool todo original aro 13 cara de bobo andei quase seis meses com uma passagem de agua para o cilindro com uma junta queimada ate que tirei o cabeçote meu grande amigo marcelo sprenger da ghryd componentes especiais de curitiba me pediu pra levar o cabeçote pra ele fazer algumas coisinhas ja que estava fora baixamos 1 5 mm do cabeçote ele fez um retrabalho em sedes e em dutos instalei um famoso 049g demos umas tres voltas no distribuidor pra mandar ponto no motor e esse carro foi a pedra no sapato de muita gente na epoca fiz muitos amigos alguns inimigos muitas historias engraçadas com o carro de senhora eu dizia que o carro era da minha mae e era original me diverti muito e bati em gente grande na epoca das brincadeiras de rua virou o carro de senhora mais rapido de curitiba era uma comedia depois esse carro foi pro meu irmao comprei um gol 1000 que hoje tambem e do meu irmao ja que o village foi roubado e um ano depois estava desesperado com o motor de garelli do golzinho decidi que ou trocava o motor ou vendia o carro porque do jeito que estava nao tinha condiçoes fiquei com a segunda opçao e o gol foi embora depois voltou pra familia por falta de pagamento do comprador e por isso acabou com meu irmao apareceu entao um passat ts 1976 de um amigo branco lindo e comecei uma negociaçao com tudo certo meu amigo vendeu o carro pro vizinho dele me deixou na mao e voltei a estaca zero ja conhecia o pointer ha alguns anos ja que os dois donos anteriores eram meus amigos mas era um carro que jamais me passou pela cabeça conseguir comprar como estava com o dinheiro pro ts e sem o ts fiz a pergunta sem pretensao luigi vende o pointer quando ele disse que sim e falou o valor fechei na hora e fui em casa pegar a grana antes que ele mudasse de ideia [gallery link= file ids= 35662 35663 35665 ] entao começou minha historia com o carro la em 1998 com o luigi o carro havia sido turbo entao o motor era o famoso milinove sem o turbo e andando com gasolina como sempre adorei aspirados comprei um comando engle 288 troquei um blocante que tinha em um par de solex 40 horizontais e montei o motor menos de um ano depois subindo a serra voltando do litoral numa brincadeira na estrada o motor explodiu nao quis parar mesmo com a fumaça e a falhadeira que estava resolvi andar ate ele parar totalmente pois assim o guincho sairia mais barato ja estava quebrado mesmo que se dane vai andar ate parar inacreditavelmente andei quase 70 km ate a oficina do grande fabio ditzel r i p e cheguei rodando la capengando mas rodando quando ele desmontou o motor perguntou onde eu tinha quebrado exatamente porque ele nao sabia como aquele motor tinha rodado ate a oficina mas como sempre o passatao nunca me decepcionou e nunca me deixou na mao quebraram dois pistoes um pedaço de uma valvula moeu velas uma desgraça partimos entao pra um motor 1 950 cm³ com pistoes gm fizemos um cabeçote gigante pra epoca e que uso ate hoje foi preparado em 1999 e usei as solex ainda ate o amaciamento do motor depois de amaciado instalamos um par de weber dcoe 40 que tambem tenho ate hoje que comprei zero do marcelo sprenger usei toda a rescisao de uma empresa que eu trabalhava em 1994 e elas ficaram cinco anos guardadas no armario ate a instalaçao em 1999 de 1999 a 2004 usei o carro com esse motor diariamente era meu unico carro entao viajava ia trabalhar ia para as arrancadas em sc rodando ia para as brincadeiras noturnas de curitiba fazia tudo confiavel e rapido dava trabalho principalmente pros importados do final dos anos 1990 e começo de 2000 que eram febre nas ruas bmw mercedes eclipse audi muita gente foi pra casa triste nessa epoca que por sugestao de um amigo fiz os adesivos de abatidos que uso na porta ate hoje foi uma brincadeira logicamente mas antes que perguntem a quantidade e meramente ilustrativa nesse tempo desenvolvemos um trabalho de suspensao com o amigo walter lee o famoso chines como eu viajava com o carro ele desenvolvia sets de amortecedores e ajustes de alinhamento que eu testava na estrada foram alguns sets ate o acerto perfeito as molas tambem usamos molas de linha de outros carros pois em 99/2000 nao existiam kits esportivos ainda tinha que se virar com o que existia de linha usei molas dianteiras da quantum com ar e traseiras da chevy 500 os amortecedores dianteiros foram encurtados e os quatro recalibrados no cambio foi a mesma coisa nao havia opçoes de cambios especiais ou se haviam eram carissimos entre quebras e testes foram seis cambios diferentes duas quebras de cambio foram perda total nem a carcaça salvou ate que encontramos uma relaçao de balcao boa pro motor que eu tinha bem escalonada e resistente usamos um cambio pv original do gts e trocamos terceira quarta e quinta pelas engrenagens dos gol 1000 16v nunca mais quebrei cambios e a relaçao ficou excelente boa pra largar e bem escalonada de terceira para cima mantendo o giro sempre la no alto sempre nos meus carros tive uma preocupaçao grande com suspensao e freios antes de fazer motorzao pra se ter ideia em 1999 eu ja usava disco traseiro dos golf mexicanos e dianteiros dos santana de 256mm o maior da epoca o passat foi o meu primeiro laboratorio aprendi e desenvolvi muita coisa nele e hoje acabo usando o mesmo principio nos outros carros enquanto a mecanica ia se desenvolvendo meu amigo/irmao narcizo civiero da zongara pinturas especiais ia dando um trato na lataria o carro tinha pouquissimas coisas pra fazer alguns pontos de corrosao nas portas e num paralama nada grave resolvido facilmente refiz toda a parte eletrica eliminando muitos fios sobrando e começando a organizar a coisa como eu gosto nas modificaçoes que o carro precisou mandei fazer um radiador com tres carreiras de agua em vez de duas motor de arranque mais potente alternador de 90a e muitos detalhes em todo o carro essa 1ª fase como eu costumo chamar durou de 1998 a 2004 em 2004 o carro tomou um rumo diferente mas vou contar no proximo capitulo grande abraço e ate a proxima por gustavo loeffler project cars #200
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.