aquele post em que tudo da errado manja e mesmo assim fica grande bem vindos amigos flatoutianos a marabilhosa segunda parte do project cars 204 aquele da parati preta do crime ou because racefamilydumptruckcar sabe quando voce le uma sequencia de outros pcs em que eles evoluem compram peças melhoram o carro em algum aspecto que bom entao esquece porque esse post e daqueles em que nada da necessariamente certo e prefacio mas tudo que nao esta e facil han han pegaram o trocadilho como disse no final do primeiro incrivel cosmico e fenomenal post apareceu uma ruiva 204f no meio do caminho marina ruy barbosa bem que eu queria aaaaa essa ai fazendo uma troca de oleo na minha garagem benzadeus cof cof enfim a ruiva e uma honda cb400 1984 e a historia dela começou com meu pai lembra que ele tinha rd dt e essas coisas velhas entao vendeu a dt pro mesmo cara de quem comprou a lead alias e nao aguentou nem seis meses antes de querer comprar uma outra tranqueira velha to achando que meu problema de acumulo de inutilidades e genetico como ele era molecotes na decada de 1980 a bola da vez era a cb que ele nao tinha grana pra comprar naquela epoca e nem agora e nem eu entramos naquele acordo de cavalheiros voce paga metade eu pago metade ja era e nois #ousadiaealegria começou a caça e o processo foi bem parecido com a epoca em que achei possivel ter uma escort sw nada de bom aparecia so que meu pai e rato de site de venda comentei isso quando todo mundo desiste meu pai vai la e tira um coelho da cartola eu ja estava dando graças a deusa a culpa nao e minha eu sou pagao que nao teria um sexto peso de papel bem caro a duas quadras da nossa casa um rapazola das speedeiras tinha comprado a ruiva para servir de daily rider sim cunhei o termo agora e vou patentear wtf todo mundo sabe que uma cb 400/450 e uma pessima moto pra usar no dia a dia esquenta bebe muito da manutençao o tico e o teco os dois carburadores nunca se entendem enfim pos a venda e r$ 4 500 era seu preço do lado positivo ela estava bem original tanque laterais e para lamas eram da honda apesar de bem cansados o ronco estava bom e tudo mais mas eu devia ter desconfiado do valor antes sai para um pequeno teste drive no quarteirao me lembro desses 78 segundos com muita saudade ronco encorpado aceleraçoes rapidas uma esgasgada e puf a moto apagou e nao pegava mais logo a bateria zerou e eu fiquei parado com uma moto que nao e minha no meio da rua nesse momento qualquer pessoa com um pingo de juizo na cabeça ia largar a moto la e ir embora eu eu devo ter dormido com a boca no escapamento da valquiria… sim comprei o desafio me pareceu interessante e uma moto dessas inteira vale ao menos r$ 7 000 ganancia cia cia cia e agora começam os problemas tiramos o oleo do motor mas o que saiu nao dava pra chamar de oleo colocamos lubrificante descente e ela começou a vazar por todos os lugares possiveis que um cabeçote poderia vazar na tampa no meio nos coletores na base do bloco soluçao levar pro motoclube e la na sede abrir o motor da bicha e trocar as juntas esse processo levou alguns meses mas se finalizou descobrimos que o motor havia sido retificado ha pouco tempo pois os pistoes estavam limpos e que na hora de prender os prisioneiros alguem conseguiu inverter suas posiçoes e quebrar o parafuso que tensiona a corrente de comando de valvulas nesse momento eu fiz ieeeeeei uhuuuu #sqn arruma as peças as juntas sincroniza os comandos equaliza os carburadores e… continua falhando e vazando oleo eebaaaa #sqn x2 ai desistimos e aplicamos a formula s=p+$$$$ soluçao = problema + dinheiro e deixamos num mecanico de confiança o vazamento do cabeçote finalmente fora resolvido ai começou o vazamento pelo retentor do pinhao ai a moto esquentava e parava de dar a partida algo que descobri ao dar uma volta na marginal pinheiros avistar um radar de velocidade escondido chuta lo como manda o protocolo subir na moto e nada acontecer ja trocamos a bateria o rele de partida estamos para abrir o motor de arranque e passar um multimetro em todo o chicote eletrico a fiaçao esta esquentando aceito sugestoes e interessados na moto que atualmente esta guardando vaga num apartamento o dia que eu tinha cinco veiculos parados quebrei o sexto e precisei pegar uma honda lead emprestada em algum momento no final de janeiro a valquiria estava no auto eletrico instalando alarmes e outras coisas meu br800 estava encostado com uma junta de cabeçote queimada o ninho fusca… voce nao leu o 1º post estava esquentando a bobina e parando a ruiva com o motor aberto e a minha intruder que sempre salvou minha pele finalmente se cansou precisava fazer ambos os freios comecei a rodar com a harley ai choveu ai eu freiei em cima da faixa de pedestres ai eu cai e a moto tambem alias tive as manhas de cair antes da moto entao a cena foi a harley caindo em camera lenta e ao se espatifar no chao fez aquele efeito sonoro do sonic quando ele perde as argolas so que era o meu dinheiro voando moral da historia perdi um pisca ralei o escapamento entortei o guidao e esmerilhei o pedal do freio traseiro o manete do dianteiro e o espelho os comandos de freio e o espelho eu disse pra todo mundo que tinha feito um rat look e ficaram por isso mesmo o guidao troquei por um aftermarket mais alto e mais largo e o pisca que custa r$ 505 instalado na concessionaria comprei um generico por r$ 32 o par e ta de quebra galho ate agora todas as peças foram adquiridas graças a honda lead 110 pequena mas ironicamente coube tudo embaixo do banco mas o melhor foi o escapamento arranjei um par de screamin’ eagle a linha de performance da hd e arranquei os miolos fora ficou ilegal questionavel ficou muuuuuito badass com certeza fiquei meio surdo oi nao te ouvi dia desses fui comparecer a um evento em mogi das cruzes sp cujo o caminho a prova de idiotas e rodovia ayrton senna pedacinho de suzano sp e mogi segui o gps que eu amarrei com silver tape no guidao e fui pela zona leste itaquaquecetuba e suzano e detonei o rolamento da roda traseira nas avenidas dessas cidades sem brincadeira peguei cinco quilometros de asfalto riscado sabe quando vao recapear e nao recapeiam mas e claro que nao percebi na hora obvio percebi quando a correia estava quase pulando fora da polia nao sobrou nem limalha do rolamento pra contar a historia volta no motoclube troca o rolamento problem solved apos duas horas marretando pra fora o que sobrou da peça os project divida o gurgel desde que eu comprei o gurgel iniciei a cruzada em busca dos 145/80 ha dois anos encontrei um par que joguei nas rodas da frente que estavam piores os de tras continuaram os os 155/80 ressecados e que perdem pressao em uma semana conforme visto no video cansado dos preços abusivos e da falta de oferta ou seja estava sem dinheiro e de saco cheio olhei para as rodas velhas da parati encostadas e pensei por que nao nao e mesmo detalhe as rodas originais do br800 eram fabricadas pela mangels e tinham medida 4 5 j x 13 com pneus originalmente 145/80 os que eu ia colocar eram 5 5 j x 13 com pneus 175/70 como da pra ver nas imagens de nossa equipe de reportagem as ultimas sao mais altas dois dos meus dedos mais altas para ser cientificamente preciso antes do processo de troca duas observaçoes primeiro a escolha nao foi aleatoria eu sabia que as pontas de eixo do gurgel nos dois eixos eram no padrao do chevette e sabia tambem que nessa epoca vw e gm usavam o mesmo padrao de furaçao de rodas entao de gurgel = gm e gm = vw logo gurgel = vw com furaçao em tese nao teria problema segundo o sr gurgel o genio o idolo o magnanimo inventivo prevendo que eu terceiro dono de um carro que ele fez decadas antes iria trocar as quatro rodas bolou um ponto de apoio para o macaco em posiçao central entao quando voce ergue de um lado poe logo duas rodas no ar o que me adiantou muito serviço aqui nao houve segredo e mais suor que que tecnica basta lembrar que na maioria dos carros as porcas abrem no sentido anti horario e fecham no horario meu deus eu dei uma dica nem acredito bem coloquei as rodinhas e o gurgel ganhou uns 20 mm de altura instantaneamente algo que so percebi quando tive duas rodas novas de um lado e duas originais do outro ai o carro ficou torto com as quatro rodas novas parecia um br800 adventure locker escapade cross mas ate que ficou bacana em termos de dinamica apesar de se tratar de um gurgel de 34 cv nao e piada o carro nao ficou mais duro para ser bem sincero nem sei que calibragem esta naqueles pneus eu rodava com 32 psi na parati mas a ultima vez que calibrei tem uns cinco meses de curva malandro voce cai do banco antes de o carro começar a cantar pneu nao me perguntem como descobri ai pra fechar a pataquada com chave de ouro peguei as tres calotas que sobraram da parati comprei a que faltava e joguei por cima e nao e que ficou bacana e nao e que os meus camaradas do clube do gurgel de sp que tem por baixo 12 membros wow me falaram que aquele modelo de calotas vinha originalmente na versao de entrada do supermini o sucessor do br so vi vantagens e upgrades a custo zero no gurgel mentira a calota custou r$ 8 90 e os dois refris que tomei durante a troca foram patrocinados pela minha vo que tambem cedeu o espaço e as ferramentas por enquanto o gurgel ta nessa sucesso total e absoluto so da uma raspadinha na caixa de roda quando eu esterço tudo pra esquerda ooops antes das rodas o br estava vazando agua eu so nao sabia por onde ate que deu uns cinco minutos em mim e resolvi levar pra arrumar ate porque ele tambem estava ruim de pegar de manha levei na unica oficina especializada em gurgel deste plano material a yamauto ex concessionaria da marca que tem os unicos tres mecanicos formados pela fabrica que eu conheço e algumas peças salvadoras tambem entrar la e como entrar num museu ainda tem o letreiro da gurgel varios catalogos batidos em maquinas de escrever e fotos antigas tambem e o unico lugar que eu consegui contar mais de tres br800 juntos sem ser encontro especifico da gurgel enfim cheguei la achando que o problema era a tampa do reservatorio mangueira enfim qualquer coisa simples o mecanico abraço seu miguel abriu o capo e abriu o reservatorio acelerou o carro duas vezes quero ver voce fazer isso no seu carro novo e algumas bolhinhas subiram e a junta dos cabeçotes estragada ta passando agua pro cilindro por isso desce o nivel e fica ruim de pegar com a condensaçao la dentro pronto mais r$ 600 pro ralo pelo menos o carro voltou um reloginho de uma maneira que nunca tinha visto nem mesmo quando eu comprei como da pra ver no video ele e bem silencioso de marcha lenta e ficou ainda mais so o consumo que ainda nao medi so sei que desregulado fazia 11 km/l em ciclo urbano agora sinceramente nem lembro quando foi a ultima vez que eu coloquei gasolina nele o fusca dia desses fiz uma viagem mais longa pra sao caetano do sul em um dia de muito calor chegando la o carro apagou no farol mas pegou de novo na volta porem nao apagou e ficou liga pra um liga pra outro so nao liga pro guincho porque eu me recuso a nao conseguir arrumar um fusca o diagnostico era bobina quente se voce nunca parou na rua com seu fusca com um pano molhado sobre a bobina enquanto ela esfria voce e poser antes de condenar sumariamente a peça chamei um camarada para ver se o problema nao eram as velas ou cabos fomos la tirar a vela do cilindro tres a que fica mais pra dentro do carro no lado esquerdo segundo o camarada e o cilindro que mais sofre logo se fosse vela a do tres seria a primeira a dar problema ai ele entrou com a chave de vela e ela estava mal apertada desrosqueou na mao mesmo assim como a dos demais cilindros ai ele matou se as velas estao soltas prejudica o sinal da vela força a bobina ela esquenta e para ai fomos diagnosticar as velas uma com o eletrodo muito aberto outro muito fechado e um com carbonizaçao excessiva so uma delas estava normal so que entre ele parar da primeira vez e eu chamar meu amigo eu viajei para o litoral sul com o ninho entao vamos la ele desceu e subiu a serra com quatro velas soltas sendo que tres estavam fora do padrao ideal de funcionamento como diabos esse carro nao parou no meio do caminho expliquem essa ateus na verdade e simples e porque e um fusca e fusca nao para quando chegar o apocalipse as baratas andarao de fusca eu aproveitei que ja tinha alugado meu amigo e pedi pra ele trocar o interruptor da luz de freio que fica na ponta do cilindro de freio o meu estava travando e deixando a luz de freio acesa direto identifizierung der bremsschalter ihrer kafer identificando o cilindro de freio de seu fusca encontre a roda dianteira esquerda de seu volkswagen o bom senso em automovel nao e dificil voce so tem quatro e uma delas delas e a certa quando encontrar a roda correta passe a mao por tras da roda e voce vera o cilindro com uma ou duas linhas de freio depende do ano do seu carro e um plug com dois fios pendurados essa porca gigante de onde saem os fios e o interruptor quando trocar vai vazar fluido e voce vai precisar limpar a bagunça na garagem da sua vo e sangrar os freios nessa ordem e a intruder coitada a intruder sinto informar nao esta mais entre nos desde que eu cai de cabeça sim de cabeça com a harley ela se transformou num gremilin logo eu que prezava tanto pela originalidade da minha primeira moto coloquei um guidao alto de cb sim o da cb que eu comprei troquei os piscas por paralelos modelo honda ml 82 e fiz quatro furaçoes no escape com broca de 5 mm para aço so pra dar uma encorpada no som o mais incrivel e que eu esperava que ela virasse um frankenstein mas ela respondeu super bem pra falar a verdade se voce olhar rapido nem vai perceber as modificaçoes o escape ficou bacana e o guidao deixou a pilotagem bem mais confortavel e olha que ela ja era pra mim a 125 mais confortavel do pedaço so os piscas que sao pessimos trincam com facilidade e o aterramento das lampadas na carcaça fica prejudicado e o banco dela apos sete anos pegando sol e chuva começou a se rasgar nada serio o vazamento de oleo e mas vem ou do retentor do pinhao ou do sensor de marcha algo comum nessa moto por enquanto e pouco e estou sem tempo pra mexer nisso agora estou ouvindo voces dizerem vai esperar ficar ruim pra mexer pela tela do computador sim e o que tem pra hoje essa foto incrivel que tirei dela foi em bragança paulista num dia que eu precisei madrugar pra voltar pra sao paulo mesmo assim a intruderzinha tem quebrado varios galhos pro motoclube pois como tenho rodado mais com a harley quando alguem do grupo tem um pepino com a respectiva moto e a minha intruder que vai ao resgate o que e muito legal passando a paixao gearhead pra frente ano passado uma amiga minha de longa data longa data = ensino medio resolveu que ia tirar habilitaçao pra moto mas queria começar com uma custom 250 ou mais de preferencia porque ela mora fora de sao paulo mas volta muito pra cidade entao começamos uma peregrinaçao entre yamaha virago 250 e suzuki intruder 250 usadas o que a filha da mae fez alguns dias depois da mensagem uhuu chegou a carteira veio a to indo ver harleys bjo se tem alguem mais retardado que eu e ela tentei convence la de que nao era uma boa porque ela nunca tinha andado de moto e as harley sao pesadas obviamente que falhei de forma miseravel nessa missao e me vi indo buscar a moto que ela comprou uma iron 883 pelo menos foi a mais leve e a mais facil de pilotar da hd eu contei essa anedota tambem porque eu quero fazer minha amiga ficar envergonhada porque muitas vezes nos pensamos apenas em nossos carros projetos clubes mas esquecemos que existem pessoas ao nosso redor que de uma maneira ou de outra se espelham no que estamos fazendo essa minha amiga e um exemplo disso nao precisei convencer que a harley era a moto que ela queria o pai dela diz que isso ela queria desde os 12 anos mas boa parte dos toques de como andar na rua e como aproveitar a sua moto passaram de mim para ela e fui bem util quando ela precisou de ajuda pra levantar a moto do chao o que acharam que alguem com vinte dias de carta nao ia passar por isso entao colegas gearheads pensem nos que estao a sua volta aquela criança que olha seu carro seus amigos que vao te pedir conselhos porque voce e o unico da turma que entende de carro enfim por isso que eu nao tenho do de usar os meus veiculos se por meio deles eu conseguir passar a paixao gearhead pra frente vou ficar feliz mais que correndo ou encerando os carros aqui o negocio e diversao dar risada com o carro aprender e se aperfeiçoar enquanto amante de carros nao e trabalho nem compromisso e passar com o gurgel na rua e as crianças darem tchauzinho ou com o fusca e o taxista do lado lembrar do que ele teve ou de parati e o frentista elogiar o carro ou aproveitar os 30 segundo que a cb funciona bem ou disparar os alarmes dos vizinhos no predio quando eu ligo harley ou ainda sentar na intruder e me sentir em casa p s se voces acham dificil passar essa paixao pra frente lembrem que sempre pode ser pior poderia ser um lada esse sim nao ia dar pra passar pra frente e a parati no meio disso tudo para os que nao sabem estou enrolado com um casamento a noiva gosta do gurgel e nao me deixa vender a harley gostei dela uma mudança e uma viagem para o inferno verde a trabalho no meio desse turbilhao de coisas acontecendo a valquiria deu uma de gotica se enfiou num canto so veste preto e finge de morta nao serio nos ultimos meses ela começou a vazar agua por uma conexao de agua do lado das velas acho que chama cavalete d agua que esta fazendo uma meleca no bloco; o carburador ta vazando gasolina pelas juntas e dizem os entendidos a lubrificaçao das minhas trizetas que eu nao sei quem sao aonde vivem ou o que comem esta prejudicada depois de uma hora de estrada ela começa um tlec tlec tlec na roda parecendo homocinetica mas e em linha reta em altas velocidades e com o carro engrenado dito isso pensei de maneira logica vou diminuir os roles com ela pra nao quebrar de vez ne e isso virou nao sei quando foi a ultima vez que ela saiu da garagem nao lembro onde larguei a chave e a bateria esta zerada bem hora da visita ao mecanico nao naaaao hora de colocar pecinhas cromadas de fake performance como o filtro de ar e ponteira de escape ambos dicurrida preparaçao so se for preparaçao de bolso voces viram que a valquiria entrou nos project cars como preparaçao por enquanto so estou preparando meu bolso a ideia era que a parati fosse meu carro de uso diario mas que nao fizesse feio em track days/hotlaps [youtube id= oettib54wqy width= 620 height= 350 ] como ja corri de fusca divertido mas nao recomendo que seja constante para um carro original e nem sei se o gurgel chega num lugar que tenha hot lap era a val mesmo que teria que quebrar essa desde que eu comprei o carro sabia que o carburador mesmo sendo um solex 2e nao um weber tldz como imaginei seria um obstaculo o carro engasga quente as juntas nao duram nada o desempenho em rotaçoes elevadas e meio ruizin entao as opçoes eram 1 manter o carburador adotando apenas o comando 049g e escape dimensionado 4x1 2 mesma coisa mas retrabalhando o fluxo do carburador numa preparadora 3 adotar uma injeçao original monoponto para acrescentar apenas confiabilidade 4 adotar injeçao multiponto original para confiabilidade e um ganho minimo de desempenho 5 opçoes 3 ou 4 com 49g e escape dimensionado 6 turbao treiskilimei veeeiii so que assim a unica opçao em que eu gasto menos de r$ 1 000 r$ 950 a mais do que deveria estar gastando e a 1 o resto vai de r$ 1 500 pra cima e exige alguem disposto a mexer no carro de verdade nao so trocar peças sinceramente gosto da opçao dois pois ja tenho indicaçao de um local para otimizar o cansado 2e mas eu queria saber a opiniao de voces lembrando que eu nao quero a ultima palavra em performance quero so uns 20 poneis extras com rendimento melhor tambem em altas rotaçoes em baixas e medias o motor esta otimo e que eu tenha certeza que uma das minhas bielas nao va fazer uma cratera na lua a opçao 6 esta praticamente descartada porque eu nao quero ter que ficar me enrolando com policial folgado me enchendo o saco por causa de uma turbina que claramente e um crime hediondo por aqui se degladiem cordialmente abaixo e talvez eu possa ou nao levar a opiniao de voces em consideraçao ou nao depende da minha conta bancaria por thiago moreno project cars #204
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.