bom dia confrades gearheads primeiramente gostaria de dizer que para mim e uma honra poder participar do project cars com mais um representante de minha prole de metal desta vez com um carro all stock ou quase isso hoje eu irei apresentar voces o meu primeiro carro foi com ele que tudo começou apelidado carinhosamente de panzer uma vez que e uma maquina de sangue alemao este carro deu muitas provas de sua resistencia e durabilidade como um verdadeiro tanque de guerra de acordo com o que foi proposto nesta seçao de project cars rapidos irei descrever sucintamente minha convivencia com o classico de motor ap da volkswagen neste topico irei abordar sobre a compra do carro e minhas primeiras impressoes no post seguinte irei contar os detalhes da leve restauraçao e veneno que ele recebeu a partir de 2011 para encerra no ultimo post farei um video de como o carro ficou apos a restauraçao e tambem minhas pretensoes futuras de colocar a placa preta digo a tal placa de letras cinza que passara a valer a partir de 2018 entao vamos adiante espero que a historia ou bate papo desperte o interesse principalmente daqueles que estao para escolher um primeiro carro para chamar de seu de uma compra racional ao despertar para vida gearhead se hoje eu posso me considerar um gearhead eu atribuo grande parte desse apelo ao meu primeiro carro tudo bem que eu tambem tive meu avo e minha mae como grandes influencias da cultura automotiva na infancia e que ja cultivava aquele sonho de ter um mitsubishi eclipse gs t na garagem desde moleque mas vamos separar os fatos a menos que voce seja muito sortudo de ter quem financie o seu primeiro carro dos sonhos ou entao seja filho de algum piloto ou mecanico seu primeiro contato real com a maquina geralmente ocorre quando voce consegue comprar o seu primeiro carro este sim e o marco de entrada na sua nova vida de gasolina oleo e metal e porque eu acho que o primeiro carro e um marco importante porque podemos ate um dia vende lo mas ele nunca sera esquecido ele deixa uma marca permanente em seu dono gearhead sem duvida nenhuma antes de prosseguir vamos regressar para uma epoca quando as pessoas desfrutavam dos prazeres da simplicidade oferecidos pelos carros quando carro tinha menos gadgets do que mecanica e porque nao uma homenagem em video [youtube id= lck mlsnqyq width= 620 height= 350 ] [youtube id= bhurbn4_8jg width= 620 height= 350 ] continuando sou daqueles caras que acreditam que carro e sim uma extensao de nossos proprios corpos e que por isso transmitem personalidade na epoca em que eu estava a procura de meu primeiro carro eu tinha isso muito solidificado em minha cabeça obviamente eu nao tinha grana para comprar um carro zero — eram tempos dificeis e naquele ano de 2005 eu estava no segundo ano do colegio naval cn em angra dos reis/rj estudava pesado em um colegio em regime de semi internato por isso eu so voltava para casa aos fins de semana como eu morava na regiao de resende/rj e o cn ficava em angra dos reis eu tinha que acordar muito cedo na segunda feira para ir estudar saia de casa as duas da manha minha mae me levava ate a rodoviaria de barra mansa uma viagem de 45 minutos saindo de resende para pegar um onibus as 3 00 e chegar ate as 9 00 no cn minhas passagens de onibus eram bancadas por um adicional de vale transporte ao meu soldo simbolico de r$290 entao ate ai tudo bem eu tinha meios para ir e vir do colegio e tbm contava com a ajuda da minha mae so que no inicio do ano seguinte alguem da administraçao do cn resolveu cortar todos os subsidios de vale transporte dos alunos e desta maneira eu praticamente pagava para ir e vir estava na hora de eu colocar meu plano em execuçao ja que eu deveria de pagar para chegar ate o cn entao porque nao aproveitar duas felizes coincidencias a primeira e que eu havia completado os 18 anos e estava em posse de uma cnh fresquinha em minha mao a segunda e que somando minhas economias reunidas ate entao eu tinha algo proximo dos r$6 500 que era uma mixaria mas ja dava para bancar um carro desta maneira iniciei minhas buscas meu plano inicial envolvia a compra de um carro de manutençao barata peças faceis de encontrar resistente e que possuisse um motor minimamente adequado para realizar viagens curtas na estrada pegando serra e ladeiras que fosse confortavel e espaçoso na medida certa para eu carregar minha bagagem roupas e material de estudo semanais com essas caracteristicas eu sai em busca de um gol quadrado gl 1 8 uma parati quadrada um voyage ou seus equivalentes da ford o problema e que com a grana que eu tinha ate mesmo na epoca encontrar um destes em boas condiçoes nao era tarefa facil a busca terminou quando minha mae foi reparar o para brisas de seu carro que havia sido trincado na dutra por causa de pedriscos eu acompanhei ela ate a oficina de reparaçao de para brisas e la deparei com um incrivel gol gti amarelo e cinza neste momento voce deve estar perguntando o cara nao tinha grana nem para um gol cl e agora tava querendo um gti pior nem a venda o carro estava de fato o carro era do dono da oficina e nao estava a venda minha mae ate entrou na brincadeira de ofertar dinheiro para convencer o proprietario a vender o gti pois caso nao estejam recordados meu avo teve um desses e por isso ate minha mae se interessou pelo carro so que a resposta foi um sonoro nao ate o momento nao sabiamos que o cara nao tinha apenas o gti depois de muito insistir reparamos encostado num canto com a traseira toda desmontada outro vw branco e quadrado o carro tinha duas portas seu interior bancos recaro seria um raro modelo de santana nao lhe interessa vender esse gti entao que tal uma oferta pelo santana ali no canto ele e seu quer vender a resposta do homem foi com um sorriso de fato o carro era dele e como havia ocorrido com o gol ele provavelmente nao me venderia se nao fosse por um feliz comentario de um amigo do mecanico que estava assistindo aquela cena curiosa sem se pronunciar ate entao ah cara vende o santana pra eles voce ainda nao montou o som nele e ta precisando de grana se eu fosse voce eu vendia receoso de inicio aquilo foi uma brecha que precisavamos para uma negociaçao o carro estava muito inteiro de lata e de mecanica e desta forma fechamos negocio por r$9 000 50% a mais do meu orçamento inicial meu primeiro carro e tambem minha primeira divida ao menos as dividas em familia sao muito mais faceis de pagar e ela seria paga no decorrer dos anos seguintes o carro que eu tinha em maos a parte boa como eu disse o carro estava muito inteiro de lata e de mecanica marcava 42 000 km no momento da aquisiçao e o interior cheirava um pouco a cigarro mas nada que uma limpeza e um odorizador nao resolvessem [gallery columns= 4 link= file ids= 35087 35084 35085 35086 ] carroceria do carro selada sem badges sport o motor ap 2 000 agrada tem bom torque e combinado com o cambio um pouco curto nas quatro primeiras marchas o comportamento do carro fica mais esperto nas aceleraçoes ja a quinta marcha e o que conhecemos como um overdrive — sua finalidade e economizar combustivel em viagens em alta velocidade mantendo o giro do motor mais baixo totalmente adequado para o proposito de fazer minhas viagens para o colegio nao e mesmo todos os meus amigos e familiares que andavam no carro diziam que o carro andava bem com seu valente motor de 116 cv mecanica semelhante a do gol gti a diferença na performance basicamente e em decorrencia na diferença de peso entre os dois carros consideravelmente maior no santana — 1 180kg contra os 990kg do gol gti entretanto ele tinha como no gti direçao hidraulica e isso era muito util para quem estava com cnh provisoria ainda nas maos o conforto tambem nao era deixado de lado o santana sport e dotado de fabrica com os bancos recaro de abas largas muito confortaveis e que oferecem apoio nas curvas sua distribuiçao de peso e algo que merece a atençao dos desavisados eu percebi isso na pratica por deixar a traseira do carro um pouco mais solta do que muitos motoristas iniciantes gostariam apesar disso nao e um problema para nos gearheads apenas uma caracteristica do carro outros acessorios que vinham no carro eram farol de milha ar condicionado trio eletrico e painel com grafia avermelhada semelhante ao do gol gti em relaçao as rodas o carro originalmente viria com as famosas orbital de 14 polegadas igual ao gol gti mas quando eu comprei estavam usando rodas scorro de 15 polegadas que na minha opiniao combinavam perfeitamente [gallery columns= 6 link= file ids= 35088 35089 35090 35091 35092 35093 35094 ] interior bancos recaro painel de instrumentos em termos de imagem o carro basicamente tem um estilo sobrio alguns poderao dizer que o carro e de tiozao de taxista muitos amigos meus o chamavam de taxi porem hoje em dia considero discreto na medida certa para se tornar um belo classico o carro que eu tinha em maos a parte ruim porem nada era perfeito o carro tinha alguns problemas que fui perceber um pouco depois de comprar coisas que eu poderia ter visto no momento da compra mas que provavelmente nao iriam mudar a decisao de comprar curioso que depois de comprar o carro fiquei sabendo da pior maneira possivel de algo que pode ter motivado a venda do santana ele havia sofrido um acidente com a queda de um tronco de arvore sobre o porta malas o antigo proprietario tinha acabado de consertar o estrago e estava remontando o som automotivo esta herança maldita estava fazendo com que o porta malas do carro se abrisse repentinamente ao passar um quebra molas por exemplo descobrimos isso ao levar o carro na vw de resende para reparo um funcionario de la disse que havia visto esse carro com o antigo dono ele havia feito um orçamento de algumas peças e da funilaria mas desistiu de fazer o serviço e nao voltou a autorizada por isso o trabalho de funilaria nao havia sido muito bem feito e o porta malas estava com a tampa desalinhada felizmente o reparo nao foi dos mais dificeis apenas uma correçao e solda nas hastes das dobradiças da tampa e o problema foi eliminado de vez o segundo problema cronico de um santana e a tradicional goteira no porta malas no inicio pensei que pudesse tambem estar relacionado com a avaria na tampa contudo depois de algumas pesquisas na internet verifiquei que trata se de uma coisa comum no modelo e que felizmente isso e algo facil de resolver usando silicone e algumas borrachas bem posicionadas os demais problemas que tive ate 2011 foram causados apenas pela degradaçao mecanica natural do uso diario e olha que ele foi meu carro principal de junho de 2005 a 2011 segundo meus calculos o odometro quebrou na casa dos 60 000km percorri cerca de 140 000 km com este carro a maioria deles indo e vindo na dutra trocando apenas oleo pneus pastilha de freios um jogo de correias dentadas bomba de combustivel bomba de agua radiador e uma tampa de distribuidor certamente minha escolha nao podia ser mais acertada sempre que o carro dava um problema uma das melhores caracteristicas mecanicas dele era essa simplicidade e espaço no cofre dianteiro o que tornava tudo mais facil olha que espaçao para trabalhar e aprender a mecanica nao e bem mais tranquilo assim e o que veio em seguida nesses 140 000km muitas vezes com o carro lotado de passageiros peguei bastante estradas de terra sofri uma colisao na linha vermelha no rio de janeiro andei em enchentes alguns arranhoes em estacionamento carreguei muita tralha na mala desgaste e mais desgaste assim chegou o ano de 2011 e o velho guerreiro estava definitivamente exaurido de sua antiga vitalidade era necessaria uma pausa para a restauraçao — que sera o assunto do proximo post espero que tenham gostado nos vemos em breve ate la por leandro amorim correa project cars #206
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.