e ai galera obrigado pelos comentarios no meu primeiro post fiquei muito feliz com o entusiasmo de voces pelo meu projeto naquele post falei um pouco da historia do meu opala e como surgiu essa paixao por carros nesse post vou falar por que decidi turbinar o motor quatro cilindros em vez de fazer o que a maioria dos donos de opala quatro cilindros fazem o swap para o famoso seis canecos alem de algumas modificaçoes esteticas e mecanicas que ja foram realizadas no trator ss4 eu decidi fazer a preparaçao do motor quatro cilindros por dois motivos um foi aquele motivo vergonhoso e engraçado que comentei no meu primeiro post o outro e por que nao se ve muitos motores quatro cilindros preparados em opala alem das inumeras porradas que ja levei dos carros dos meus amigos marea weekend turbo do rafael golf glx e uno 1 5r do guilherme focus duratec do sathya entre outros o motivo vergonhoso e engraçado foi quando fui ultrapassar um taxi movido a gnv joguei a terceira marcha e nada de conseguir ultrapassa lo foi so quando joguei a segunda e afundei o pe direito que consegui realizar a ultrapassagem foi ai que percebi como meu carro e manco essa cena ficou na minha cabeça por dias entao fui conversar com uns amigos sobre preparar o motor quatro cilindros pois como meu carro e um ss original nao gostaria de fazer o swap para o motor seis cilindros e sim preservar a identidade do meu carro e manter o motor original mas com uma pimenta a mais claro que todos os meus amigos donos de opala felipe sathya leonardo entre outros falaram a mesma coisa joga fora esse motor de trator e coloca o seizao 4100 mesmo assim mantive a decisao de deixar o carro original ai vem aquela duvida classica de quem quer preparar um carro turbo ou aspirado tinha semana que decidia pela preparaçao aspirada na semana seguinte eu queria a preparaçao turbo fiquei nessa duvida por um mes ate decidir pela preparaçao turbo porque quero um numero exato 250 cv no motor e para isso a preparaçao aspirada custaria muito mais que a preparaçao turbo uma simulaçao rapida com um numero um pouco menor do que eu quero 180 cv preparaçao aspirada dois carburadores weber 40 coletor de escapamento dimensionado tuchos mecanicos comando de valvulas preço r$ 4 000 00 preparaçao turbo kit turbo turbina com pressao em torno de 1 bar preço r$ 2 400 00 vendo essa simulaçao obviamente decidi turbinar o trator mas como voces verao nos proximos posts nao irei apenas colocar o kit turbo entao com o modo de preparaçao decidido eu comecei pelas outras partes do carro como suspensao diferencial freios retifica do motor e kit turbo e turbina eu diria que o projeto esta na metade dessa parte porque ja mexi em diferencial e quase toda a suspensao algumas peças de performance para o motor estao compradas e outras serao adquiridas daqui a algumas semanas na parte estetica me aprofundarei mais sobre esse assunto em um proximo post ganhei de presente do meu amigo sathya landa as rodas originais dos opalas ss 1978 1979 — as chamadas rodas repolho um tempo depois eu mandei abrir as rodas traseiras para tala 7 5 polegadas e as da frente ficaram com a medida original de seis polegadas comprei pneus novos de medidas 195/70 r14 dianteira e 215/70 r14 traseira e quando coloquei no carro fiquei maluco me apaixonei pelo stance do carro rodas originais do meu opala ss tala 7 5 para as rodas traseiras rodas e pneus instalados fiquei muito feliz com o resultado em relaçao ao diferencial a gm nao tinha um padrao de qual diferencial sairia em determinado tipo de carro entao qualquer opala poderia vir com o temido braseixos ou com o queridinho de todos os opaleiros dana e o meu carro veio com o braseixos certo dia desci para a garagem e percebi que o retentor do semi eixo estava vazando entao decidi que iria reformar o diferencial todo mas meu amigo felipe santos disse nao gaste dinheiro nesse braseixos e compre um dana entao preciso agradecer esse grande amigo que sempre me ajuda nas operaçoes do ss4 voltando a historia comprei um diferencial dana relaçao 3 54 por um excelente preço e tambem novos retentores dos semi eixos retentor do pinhao rolamentos de roda originais dana juntas novas e um bela pintura em preto brilhante aproveitei tambem e troquei todas as buchas da suspensao traseira dana 3 54 pronto trabalho de restauro feito pelo meu amigo felipe mas quando iamos instalar o diferencial no carro descobrimos que o carda do dana e 3 cm mais curto que o do braseixos por sorte consegui com um conhecido um carda e colocamos no carro e tudo ficou certo dana no lugar com isso eliminei um problema de vibraçao a partir dos 80km/h que o carro estava apresentando com o braseixos foi a hora de trocar o carburador solex 40 por um carburador melhor no meu opala comprei um coletor com um desenho para admissao de ar muito melhor do que o coletor original do meu opala e um carburador weber 40 americana uma replica identica aos weber originais coletor de admissao feito sobre medida para weber 40 meu belissimo weber 40 mas no caminho para casa do meu amigo felipe onde nos iriamos instalar a weber 40 sofri um pequeno acidente um carro parou no sinal amarelo e eu nao esperava essa atitude e nao consegui frear a tempo o resultado foi esse trator ss faltando algumas peças felizmente eu estava a menos de 40km/h e meu prejuizo foi pequeno em relaçao ao carro da frente o opala destruiu a traseira do carro mas ficou so com a grade e o batente direito do para choque quebrados e um amassado na parte logo acima da grade por sorte meu suporte para o farol de milha estava inteiro se tivesse quebrado teria uma dor de cabeça pois essa peça e muito dificil de se encontrar esse acidente foi bom por um lado porque fez perceber que preciso melhorar freios e suspensao do meu carro o mais rapido possivel mas isso eu vou deixar para contar no proximo post ate la galera abraçao por hugo pompeo project cars #21
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