Saudações, parceiros do Flatout! Meu nome é Denis Schiavon, atualmente sou auxiliar administrativo e… bem… o que eu sou não é tão relevante, mas o que estou fazendo você talvez ache interessante. Quem nunca em algum momento de tédio começou a construir uma réplica de um Lamborghini Diablo?
Talvez nem todo mundo pensou desta maneira, mas foi quase isso que aconteceu comigo, e posteriormente meu pai quis abraçar a loucura (abraços, pai!) com aquela rotina de pesquisar carros que não podemos comprar, só pra dar uma checada sabe? Certo dia deparei com um anúncio interessante: um kit de carroceria do Lamborghini Diablo VT 6.0, no Brasil!
Era isso que faltava para dar ignição à nossa loucura. Negociamos com o vendedor e, como se fosse a coisa mais normal do mundo, pegamos um caminhão emprestado. Bem no dia do meu aniversário fomos de Londrina/PR até São Paulo buscar a carroceria. Que presente!
Carroceria e acessórios carregados, voltamos para casa. Os detalhes da carroceria contarei em breve, quando estiver ajustando-a no chassi. É sobre ele que iremos falar neste primeiro post.
Adquirimos um projeto do chassis de um Lamborghini Diablo com descrição das medidas e peças usadas, além da liga do metal e diâmetro dos tubos. Mesmo com quase nenhum parâmetro de como iriamos fazer isso — apenas nossa experiência em fabricação de máquinas industriais — fomos à obra.
Chassi
Não queria fazer uma réplica que simplesmente se parecesse com um Diablo usando chassi adaptado de outro veículo. Eu queria algo que fará me sentir dentro de um Lambo, e é por isto que escolhi este chassi chamado NAERC. Ele é exatamente o mesmo que o Diablo original utiliza, feito em aço. Você pode vê-lo melhor neste cutway de um original:
Repare a similaridade nas treliças laterais e estrutura ao redor do motor
Comprados os tubos que precisamos, começamos a montagem do quebra-cabeça. O projeto nos deu todas as medidas dos tubos e chapas, e ainda que possa parecer fácil assim dizendo, foi algo que me fritou os neurônios legal, afinal eu não sou nenhum engenheiro. Ainda não.
Eu no começo da montagem
Tenho certa experiência com cortes e solda, também tenho o maquinário necessário, o que ajudou muito a montagem. Ela foi seccionada em partes, antes de ser montada por inteiro. Para facilitar, dividimos em frente, cockpit e traseira.
Com os tubos montados e secções juntadas, chegou a hora da soldagem das chapas que tem a função tanto de impedir entrada de ar na cabine no cockpit, quanto de reforçar a estrutura do chassi, travando os tubos por meio de solda Mig.
O chassi montado:
Como se nota, é um chassi bem reforçado, com treliças generosas nas laterais e bem equilibrado, ainda falta eu construir a estrutura do teto, que servirá tanto a gaiola de proteção quanto a estrutura que fixará o teto na carroceria.
Suspensão, direção e freios
Assim como o chassi, as bandejas, offset das rodas, carga dos amortecedores e diâmetro das molas também são réplicas exatas do Diablo original. Por exemplo, este é o braço inferior dianteiro de um Diablo:
E este é o nosso braço:
Todos os braços da suspensão “made by Schiavon Industries”, note os do meio para comparar a similaridade.
Algumas mudanças foram feitas. Tendo em vista que este é um projeto com orçamento limitado, algumas peças não foram viáveis, como a manga de eixo do Corvette, então utilizamos a da S10, que usa pivôs nos dois braços, e assim ficou:
Os suportes dos braços da suspensão precisaram ser alterados para compensar o tamanho extra da manga de eixo, com um pouco de trabalho conseguimos fazer a suspensão trabalhar corretamente, a roda não pode alterar sua cambagem ao subir e descer dos braços para evitar o “lixamento” dos pneus, ocasionando desgaste prematuro dosmesmos, o funcionamento precisa ser como neste vídeo:
A suspensão traseira, assim como a dianteira, também é feita aos moldes do Diablo original, com braços triangulares sobrepostos. Aqui as mangas de eixo precisaram ser fabricadas:
As barras estabilizadoras, são do Opala seis-cilindros, a caixa de direção vêm de um Santana 2000 e a coluna, de um Alfa Romeo 164 (esta coluna também é utilizada no Diablo original). A caixa de direção foi instalada em uma posição na qual as barras de direção deverão ficar niveladas na altura certa do carro para aumentar a precisão na direção, além de deixá-la mais suave.
Freios
Os freios, apenas para teste, são provenientes de uma S10 — a mesma que desmontamos para poder utilizar das mangas de eixo e cubos de roda. Futuramente pretendo instalar um jogo Brembo, com quatro pistões na frente e dois pistões atrás, mas como já disse, dinheiro é um grande problema neste projeto. Aceito doações se você tiver um jogo sobrando.
Nota: se você tiver um Diablo e precisar trocar os cubos de roda, os da S10 são praticamente a mesma peça! Acho que o Diablo é um verdadeiro Frankenstein.
Motor e câmbio
O motor escolhido foi um V6 2.8 30V vindo de um Audi A4, com 193cv a 6.000 rpm e 28,6 mkgf de torque a 3200 rpm. Ele foi escolhido por ser o motor acessível com o ronco mais similar a um V12 e está conjugado com um câmbio manual original Audi de cinco marchas — um tanto raro no Brasil. Pense em um drama para encontrar a embreagem!
Inicialmente o motor terá apenas modificações básicas, injeção programável Injepro, piltros e escapes esportivos em inox. Pretendo deixar o ronco parecido com este:
Potência, ao menos por enquanto, não é prioridade, tendo em vista que é a primeira vez que monto um carro. Tenho outras coisas a me preocupar primeiro. Mais adiante estarei realizando outras modificações, porém irei mantê-lo aspirado, questão de gosto pessoal mesmo.
Um problema: pelo fato do motor ser muito largo devido ao ângulo entre os cabeçotes, (V6 90º), e nós não termos medido o chassis antes para dimensionar o berço do motor, ele não entrava!
Para solucionarmos isto, o berço do motor precisou ser um pouco alargado, e com um tanto de trabalho, o motor está no lugar, com uma folga minúscula de 30 mm para cada lado:
Por enquanto é isso galera! No próximo post vou contar detalhes da carroceria e o processo de fixação da mesma no chassi. Até mais!
Por Denis Schiavon, Project Cars #225