ola amigos gearheads que acompanham assim como eu todas as atualizaçoes do flatout meu nome e henrique mitsushi murakami tenho 33 anos casado e com um casal de filhos e moro em curitiba/pr a partir deste post irei contar a historia do meu project cars um chevette sl 1982 com preparaçao turbo vamos nessa minha historia com carros mais especificamente com o chevette começou na familia ja que meu pai comprou um chevette basico 1 4 com quatro marchas ano 1978 comprado zero km em janeiro de 1978 e foi o unico carro da nossa familia ate 1993 ou seja ate eu ter 11 anos de idade nesse tempo inicio dos anos 80 ate inicio dos anos 90 lembro me das inumeras viagens de ferias que fizemos em familia meu pai mae e meus dois irmaos mais velhos nesse chevette com o porta malas cheio e o bagageiro no teto saindo de curitiba/pr para a cidade onde morava minha avo materna cassilandia/ms um trecho de mais 1 000 km que percorriamos em 15 ou 16 horas todos da minha familia aprenderam a dirigir nesse chevette que infelizmente foi vendido em 1995 por r$ 1 200 00 na epoca era um bom dinheiro e lembro me muito bem da tristeza que senti ao ve lo partir com seu novo dono ao completar 18 anos tirei minha cnh e como ja trabalhava tinha um dinheiro guardado e pedi ajuda financeira ao meu pai para comprar meu primeiro carro e claro nao poderia ser outro eu queria um chevette depois de alguma procura comprei um chevette junior 1 0 ano 1992 cor dourada que foi meu carro de uso diario por cerca de um ano e apos sofrer um acidente leve com ele no dia da minha formatura do curso tecnico o arrumei e o vendi em 2003 com 21 anos e com um emprego melhor fui atras de outro chevette e apos ver o carro estacionado sempre no mesmo lugar descer do onibus coletivo so para deixar um bilhete no carro o dono nao me ligar e eu ficar um dia esperando ele aparecer ao lado do carro comprei um chevette sl 1 6/s ano 1989 cor verde com 53 000 km originais nessa epoca ja estava começando a me tornar um gearhead e ja desejava ter um carro preparado e personalizado portanto logo coloquei rodas aro 15 rebaixei suspensao andei um tempo com ele aspirado com comando de valvula 286° e acerto de carburaçao e depois turbinei com 1 0 bar de pressao em 2004 participei da primeira ediçao da categoria desafio em uma das etapas do campeonato paranaense de arrancada no aic autodromo internacional de curitiba essa categoria havia sido criada e permanece ate hoje com algumas mudanças com o intuito de motoristas proprietarios de carros de rua preparados pudessem acelerar com segurança no autodromo e como uma forma de tentar diminuir os rachas na cidade essa categoria tinha limite de tempo onde os carros nao poderiam percorrer os 402 metros em menos de 15 segundos com esse meu chevette turbo meu melhor tempo foi 15 3 segundos passando a 148 km/h lembro me que ali tive minha primeira quebra onde na ultima bateria de domingo a tarde enquanto fazia o burn out quebrei meu diferencial alguns meses depois tive que vender o carro por dificuldades financeiras no periodo em que tive esse chevette passei a frequentar os encontros e atividades do clube chevetteiros curitiba do qual sou membro ativo ate hoje assim que a situaçao se ajeitou em 2005 comprei um chevette dl 1 6/s a alcool ano 1993 raro de achar dl desse ano mas com o conhecimento adquirido nesse tempo sobre os modelos de chevette passei a admirar mais o modelo hatch de 1979 a 1982 chamado carinhosamente de chevette codorna entre os todos os chevetteiros pouco tempo depois vendi esse chevette dl e comprei um chevette hatch sl 1 4 ano 1981 com seu motor 1 4 ja turbinado com 1 5 bar de pressao em 2006 participei pela primeira vez de um trackday com esse chevette hatch aqui no aic e apos isso sempre que posso eu participo nenhum gol conseguiu passar em 2007 resolvi experimentar outros tipos de carro e entao vendi esse chevette hatch e prometi a mim mesmo que eu ainda teria outro chevette hatch mas ano 1982 ano do meu nascimento e que iria legalizar o turbo acabei comprando um kadett gsi 2 0 ano 1994 que tinha preparaçao aspirada andei em um trackday com ele e experimentei a sensaçao de desbielar um motor comprei outro motor e logo vendi o kadett gsi em 2008 comprei um celta super 1 4 ano 2005 com ele resolvi fazer uma preparaçao aspirada que rendeu comprovados e bons 125 cv em dinamometro com ele participei tambem de trackdays no aic onde meu melhor tempo foi de 1 54 279 minutos e de eventos de arrancada em 201 metros para carros de rua onde meu melhor tempo foi de 10 02 segundos passando a 117 km/h vendi esse celta em 2011 para meu cunhado que ate hoje se diverte com ele e surpreende proprietarios desavisados de carros 1 6 1 8 e ate mesmo os 2 0 modernos [youtube id= ioydgx9bxgs width= 620 height= 350 ] em 2010 ainda proprietario desse celta consegui finalmente cumprir a promessa citada anteriormente comprei um chevette hatch sl ano 1982 ano de meu nascimento com motor 1 6/s ja turbinado e o melhor de tudo com as alteraçoes de caracteristica do turbo farois de xenon e suspensao rebaixada todas legalizadas no documento do carro mas nao foi nada facil comprar desse chevette meu amigo marcio tambem membro do clube chevetteiros curitiba era o proprietario desse chevette e eu tive o imenso prazer de acompanhar toda a evoluçao dessa codorna desde que o marcio entrou no clube em 2005 quando o carro ainda era original ate o momento em que comprei o carro com o motor turbo injetado e com as legalizaçoes das alteraçoes ja feitas ele resolveu vender o carro e eu nao tinha todo o dinheiro para compra lo pense no meu desespero de nao poder comprar um chevette hatch que eu ja conhecia exatamente do ano que eu queria e ja legalizadas as alteraçoes em menos de 02 semanas o carro estava vendido e eu nao tinha conseguido todo o dinheiro para compra lo mas assim que consegui com a ajuda financeira dos meus queridos pais paulo e iza procurei saber do meu amigo marcio quem tinha comprado o chevette e fui atras da pessoa para tentar comprar dela depois de alguma insistencia de minha parte — por dois meses — a pessoa me vendeu o chevette pensem na minha felicidade mas alegria de gearhead pobre dura pouco no segundo dia com o chevette hatch um sabado fui dar uma volta com o carro e numa acelerada que dei queimou a junta de cabeçote e o motor começou a falhar voltei pra casa assim mesmo e na segunda feira o carro foi guinchado ate a oficina do meu preparador na epoca e resolvemos desmontar o motor e revisa lo por inteiro afinal o motor 1 6/s todo original funcionava turbinado ha mais de 04 anos com o motor desmontado foram trocados apenas os aneis dos pistoes e todo o bronzinamento alem de revisao do cabeçote e instalaçao de o´rings no bloco do motor para a vedaçao dos cilindros e com isso nao usariamos mais junta de cabeçote a turbina de geometria variavel modelo t2 que equipava o motor do chevette hatch oriunda de uma van mercedes benz sprinter cdi ja apresentava folga no seu eixo e com isso resolvi trocar por uma turbina nova e maior uma master power modelo 802188 com eixo de 49 5 mm e rotor de 46 mm e usa la com 1 2 bar de pressao como o motor revisado e turbina nova passei o a usar o carro diariamente mas no inicio de 2011 ao receber a noticia de que tinha conseguido um novo e melhor emprego ao me dirigir para a empresa em que trabalhava para pedir minha demissao de tao feliz que estava pela noticia resolvi dar uma bela acelerada com o carro mas o motor começou a fumacear eu parei o carro e motor nao funcionou mais chamei o guincho levamos o chevette pra oficina do meu preparador e ao abrirmos o motor descobrimos que o quarto pistao pediu pra sair e acabou riscando profundamente a camisa do quarto cilindro como eu ainda tinha o celta para usar diariamente o chevette acabou ficando parado na oficina por meses e eu tive tempo para entao idealizar e traçar o meu objetivo para esse carro e entao iniciar o meu project car um chevette hatch turbo de rua com 350 cv e no maximo 2 bar de pressao de turbo com a versatilidade para participar de eventos de carros antigos sempre representando o clube chevetteiros curitiba correr em trackdays e exporadicamente em provas de arrancada nos proximos posts contarei sobre todas as mudanças esteticas e mecanicas que fiz no meu chevette hatch turbo fiquem a vontade para comentar um abraço a todos e ate breve por henrique murakami project cars #238
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.