estamos de volta com a historia do meu chevette hatch com projeto voltado para as pistas no ultimo post falei sobre como iniciei essa aventura sem fim e de como me sai na primeira experiencia em uma arrancada e um track day agora chegou a hora de consertar um problema que quase me fez perder um pneu no track day pois e como muitos ja esperavam e ate comentaram no outro post eu dei a minha cara a tapa mesmo com a reprovaçao de algumas pessoas e sim cortei os paralamas pra colocar os fenders flares dos quais me inspirei neste opel kadett city chevette hatch alemao preparado para as pistas porem eu precisava escolher quais seriam usados no projeto pesquisei albuns no ebay porem o preço sairia elevado para mim na epoca entao os descartei e fui em busca de algo nacional e que fosse facil de adaptar acabei ficando em duvida entre os da linha adventure da fiat e os da montana geraçao 1 acabei escolhendo os da montana e agora faltou so criar coragem para fazer o corte e adaptaçoes que eu achasse que ficariam legais os fenders da montana eram bem grandes porem encaixaram certinho nos arcos dos para lamas do chevette coincidencia chevrolet mas apos fazer o primeiro teste particularmente achei desproporcional foi ai que eu e daniel um grande amigo de clube que estava me ajudando como sempre a dar vida as ideias decidimos fazer alguns cortes visando diminuir o tamanho dos fenders ate que eles se ajustassem melhor as linhas do carro fizemos algumas mediçoes e cortamos todos do mesmo tamanho da medida que achamos mais harmonioso pintamos de preto fosco e partimos pro corte da lata fomos cortando e ja fazendo as furaçoes para deixar pronto cada lado que faziamos ate porque a ansiedade de ver pronto ja batia em nos bem antes de comprar todo o material a dianteira nao teve dificuldade cortada a lata apenas aparamos as partes cortantes e fizemos a furaçao de acordo com o fender flare que seria parafusado com porcas travantes para que nao tivesse perigo de folgar na foto abaixo voces podem ver como ficou a parte frontal na traseira ao cortar a lata nos deparamos com duas latas vindas uma da lateral do carro e outra da caixa de roda que se encontraram e formavam o paralama traseiro ao cortar as chapas logicamente se desecontraram e o processo normal de todos que colocam fender flares na traseira e o de soldar o local onde essas chapas se soltam para que nao fique entrando agua entre elas ok eu sabia disso mas tambem sabia que precisava ter acesso para encaixar os parafusos que prendiam o fender com porca travante da mesma forma que a dianteira podia fazer isso e depois realizar a solda mas um dia que eu quisesse retirar para trocar os fenders iria ter que reabrir a solda com risco de estragar pintura nao colocamos o fender traseiro parafusamos e rebatemos o maximo a lata por dentro para que ela se juntasse a parte de fora e deixamos simplesmente assim para acesso facilitado no futuro o carro e voltado para as pistas e eu nao ligo pra o purismo exagerado apenas que seja funcional e que me de liberdade de acesso na hora que eu quiser sem problemas maiores e assim finalizamos a instalaçao dos fender flares traseiros sai na mesma hora pra testar o carro em algumas curvas e ver se ainda estava pegando o paralama no pneu e para minha alegria estava tudo dentro do esperado pneu livre pra fazer curvas sem medo de pegar na lata funçao sobre forma no track day tambem pude perceber que o banco original do chevette nao me segurava nas curvas onde eu balançava demais e nao tinha apoio suficiente para me sentir confortavel como alguem que busca tempo na pista tive a oportunidade de fechar um pacote com um amigo de pernambuco e adquiri um banco concha com um cinto de quatro pontos da san marino o banco nao e nenhum bride ou sparco que ja estao na lista para compras futuras mas ja me deu apoio suficiente para sentir que no proximo track eu nao iria sofrer nas curvas e sinuosidades da pista nesse meio tempo tambem consegui adquirir algo que eu vinha procurando a um bom tempo para fechar o visual junto com os fender flares e deixar a traseira mais agressiva a qual eu achava bem morta em relaçao ao restante do carro a peça e o spoiler traseiro do chevette s/r que pintei na mesma cor dos fenders fazendo a cara do carro mudar completamente a ponto de algumas pessoas que so o viam de traseira perguntar que carro seria aquele alem disso instalei um eletroventilador universal no lugar do ventilador original para ajudar na refrigeraçao do carro mais uma etapa da arrancada e track day se aproximava e eu teria que dar um jeito novamente de levar o carro rebocado ja que nao queria arriscar quebrar o carro e nao ter como voltar a 250km de casa senti que eu precisava dar meu jeito e acabei por pesquisar varias formas de levar o carro rebocado por incrivel que pareça a forma mais pratica barata e rapida de se conseguir isso foi adquirindo uma tow bar ela requer apenas que se coloque duas barras ligadas ao chassi do carro a ser rebocado chevette onde e parafusava e encaixada no reboque do carro da frente com toda a eletrica como manda a legislaçao no proprio grupo do garagem83 perguntei se o pessoal possuia uma para venda ja que a maioria la rebocava seus carros ate os eventos foi quando o bruno barros piloto da bahia me falou que tinha se mudado recentemente de recife e tinha deixado uma sem uso abandonada no seu flat e caso eu quisesse poderia ir la buscar aproveitei e no mesmo dia viajei de joao pessoa a recife para buscar a peça fui no torneiro fiz as adaptaçoes necessarias ja que ele utilizava a tow bar em um gol com medidas diferentes e sai de la ja rebocando o chevette para casa toda a parte eletrica eu fiz na semana que antecedia as etapas de 14 e 15 de março tive a grande alegria de contar com a ajuda de patrocinadores para cobrir alguns custos da viagem e inscriçao como o portal carangospb a loja rodar acessorios e tambem a dantas veiculos aquela loja de veiculos usados da familia na qual falei no inicio do projeto chegamos bem cedo em caruaru onde pude participar de todo o treino que e aberto das 17 00 as 19 30 e ver se o carro se comportava como em dezembro para minha surpresa o carro estava baixando o tempo de pista para 11 464s nos 201m e eu teria que verificar se a combinaçao reaçao + pista me deixaria na casa dos 12s para entrar na disputa assim como na ultima etapa acabei apostando novamente na 12s tentando atrasar um pouco a reaçao mas fui mal sucedido e acabei em 6º lugar pois atrasei demais nas reaçoes e em uma das puxadas fiz tempo abaixo de 12s que e automaticamente desconsiderado brinquei na arrancada mas o foco mesmo era o track day no domingo chegamos no autodromo bem cedo para aproveitar todo o dia de pista livre comecei fazendo algumas voltas mais lentamente para pegar cada vez mais o traçado da pista observando alguns pilotos mais experientes e assim fui cada vez mais rapido em busca de tempo consegui entrar na casa dos 2 05 uma baixa de 5s em relaçao ao meu tempo anterior isso tudo ocorreu antes do meio dia onde eu pude aproveitar para levar a namorada e alguns amigos para dar uma volta comigo no carro foi ai que os problemas começaram eu voltei pra pista sozinho em busca de baixar ainda mais tempo e acabou que no fim da primeira curva a direita apos a reta principal estava com o pe no fundo e senti um estralo continuo e o carro apagando na mesma hora tirei o pe e sabia que tinha acontecido o pior esperei o reboque na pista e assim que o carro foi colocado nos boxes abri o capo e oleo no cofre inteiro sabia que nao tinha mais jeito de correr entao fui aproveitar o resto do dia vendo os amigos na pista e deixando as preocupaçoes pra depois sim eu ja tinha um plano b em mente chegando em casa recorri a ajuda de daniel novamente e alguns amigos de clube para desmontar tudo na garagem do predio em uma tarde ja tinhamos desmontado o motor inteiro do cofre e ao desmontar o cabeçote do bloco constatamos que os aneis tinham se alinhado jogando todo o oleo pra cima e um dos pistoes tinha fundido com o bloco o plano b vai ser contado em detalhes na proxima parte desta historia mas ja posso adiantar para voces o que vem por ai por diego matias project cars #244
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.