apos algumas semanas de espera aqui esta a parte 2 do meu project cars for xbox one flatout e incrivel como o mini john cooper works e um carro superior que o civic si em muitos aspectos acredito que o civic seja melhor em conforto pois eu conseguia usar ele todos os dias pelas ruas de sao paulo sem muitos problemas enquanto o dia a dia com o mini e quase um caso de sadomasoquismo alem disso o som do k20z3 girando a 9 000 e sensacional na primeira semana com o jcw resolvi pegar um trecho de estrada para ver um pouco mais do que o carro era capaz e sem olhar o velocimetro fui acelerando quando percebi que estava realmente rapido olhei para o velocimetro esperando ver 180 km/h mas topei com 220 km/h fluidos depois de tres semanas com o carro resolvir fazer o que muitos donos nao fazem trocar todos os fluidos do carro quando digo isso muitas pessoas criticam afinal diziam que um carro com tres ou quatro anos nao requer troca de fluidos alem do oleo do motor mentira e necessario sim afinal o carro seria abusado em trackdays e preparado com mais potencia entao cedo ou tarde eu teria que fazer isso melhor fazer cedo a mini recomenda a troca do oleo do motor a cada 10 000 km mas se voce quer um carro que dure muito e um consenso geral dos gearheads trocar a cada 5 000 km se fizer trackday entao praticamente depois de cada evento e necessario a troca de oleo por um oleo novo afinal quando o oleo e aquecido ele perde algumas caracteristicas e assim perde eficiencia ironicamente o computador de bordo do carro recomenda a troca de oleo a cada 15 000 km e pedir para dar m**** o oleo escolhido para o motor foi o incrivel motul 8100 x cess sintetico que hoje em dia e um dos melhores oleos disponiveis no mercado para o cambio foi escolhido o gear competition 75w140 que custa r$ 190 o litro mas vale a pena pois foi desenvolvido para carros que vao ter uso misto entre pista e rua para o fluido de radiador foi escolhido o motul inugel expert alem de um frasco de mocool ter sido jogado no radiador junto para elevar muito o ponto de ebuliçao o fluido de freio teve sua espera adiada pois estava esperando chegar os aeroquips e essa parte vai ficar mais para o final do texto — tudo ao seu tempo com essa troca de fluidos o meu carro ficou zerado e sem preocupaçoes e um carro que faz trackday e nao baixa uma gota de oleo do motor ou fluido do radiador coisas muito comuns em carros turbo afinal tudo que e estudado e que voce poe um pouco de dedicaçao nunca e perdido trackdays a primeira parte terminou com esse video abaixo deixando voces curiosos [youtube id= ufdrvny7iw width= 620 height= 350 ] na verdade acabei revelando o final antes do meio da historia mas antes de continuar preciso voltar ao inicio antes desse trackday em interlagos eu andei no hot lap de limeira e num trackday organizado no ecpa vamos começar pelo trackday no ecpa — o primeiro trackday do mini; o ecpa e um autodromo particular que aluga a sua pista para diversos eventos o trackday daquele dia foi organizado pelo crazy for auto que e uma empresa que pretende revolucionar os trackdays do brasil a caracteristica principal dessa pista e ser muito travada e tecnica a velocidade maxima que voce consegue alcançar na reta principal com um carro de igual ao mini e 150 km/h e a reta principal termina em uma curva de alta com um bump na parte mais fechada da pista ali ha muitos carros que tiram uma ou duas rodas do chao eu ja tinha andado ali duas vezes com o honda civic si quando ele tinha 248 cv e mesmo assim na primeira vez que levei o mini baixei 3 segundos do tempo foi otimo chegar com o mini assim 70 voltas na pista 3 3 km/l com gasolina podium depois veio interlagos nao tem o que falar todos do flatout certamente conhecem bem esse lugar ao qual todo gearhead tem que ir uma vez na vida interlagos tem muitas caracteriticas em um unico lugar sendo uma das poucas pistas com sentido anti horario do mundo composta por curvas de baixa e curvas de alta duas grandes retas um mix de subidas e descidas que fazem voce sentir que esta numa montanha russa rumo ao extase interlagos foi o primeiro autodromo que eu andei que senti que dava para melhorar muito mais nao tive uma unica volta perfeita — em todas eu errava o angulo de entrada de pelo menos duas curvas no dia que eu andei um carro bateu outro caiu a roda um 335i quebrou o motor outro bmw teve algum problema com o pneu que destruiu o para lama a lista vai embora mas interlagos e recompensador e fazer as suas curvas de alta com o pe fundo e vendo o velocimetro marcar 110 km/h na entrada na curva e voce terminar a 150 e realmente sensacional todos os seus instintos se questionam se vai dar certo e quando da e uma sensaçao unica camaro supercharger o dono disse que tinha 700 hp e eu nao duvido nem um pouco dinamometro com o carro original levei o carro original para medir a potencia — fiz isso porque pouca gente sabe mas muitos carros turbo vem com mais potencia do que realmente se declara — um bom exemplo disso e o golf gti que tem declarados 220 cv e que na realidade vem com algo por volta de 260 cv no motor alem disso e possivel que seu carro venha com menos potencia do que declarado e isso muitas vezes vem escrito no manual que e possivel uma variaçao de ate 5% para mais e para menos o mini cooper john cooper works com motor n14 vem declarado pela mini com uma potencia de 212 cv motor e algo por volta de 28 mkgf de torque levei o carro ao dinamometro absoluto que e conhecido por muitos como o dinamometro mais preciso do brasil a uma altitude de 700 metros do mar veio 209 4 cavalos na roda —o que segundo conversao daria algo em torno de 242 cavalos no motor alem de execelentes 300 5 nm de torque para calcularmos isso utilizamos a conta de somar 10 e mais 10% ao numero de potencia de roda hoje em dia carros nao perdem tanta potencia para a roda como antigamente muita gente usa perda de ate 20% do motor para a roda mas isso e muito exagero para traçao dianteira no final do dia o que importa de verdade e quanto deu na roda e e com isso que vou basear o meu projeto com a diferença do antes e depois medidos na roda valvula gfb+ a primeira peça que foi instalada foi uma nova valvula da marca gfb na realidade nao e uma valvula nova em si e sim um conjunto de peças que fazem um reforço e melhoram a eficiencia do conjunto todo alem disso o som do espirro fica levemente mais alto gostoso de ouvir a grande vantagem desse sistema e que voce usa a parte eletronica original da valvula do carro evitando erros na central [gallery columns= 4 link= file ids= 82516 82515 82514 82499 ] a escolha da valvula foi pelo motivo de ser muito comum ate em mini cooper originais a borracha da valvula original rasgar o sistema nao consegue segurar a pressao a partir dai em carros com o aumento de pressao e apenas uma questao de tempo para o problema acontecer entao decidi antecipar a troca barra anti torçao dianteira aem o mini jcw e um carro bem equilibrado e com muito chao muitas vezes com mais chao do que o piloto tem capacidade de ir entretanto tudo na vida da para melhorar nao e mesmo entao mesmo sem necessidade trouxe essa barra da aem que e feita sobre medida para caber com o filtro cai da aem a barra tem como objetivo travar as duas torres do amortecedor dianteiros evitando a torçao da carroceria e assim oferecer um carro mais travado carro mais travado e carro que faz mais curva levando a barra dos correios para minha casa me senti nessa cena do filme velozes e furiosos filtro cai aem o filtro e uma questao de muito estudo e de muita discussao em foruns brasil afora o que sabemos e que quanto mais ar no motor mais eficiencia teremos e eficiencia e a palavra chave quando preparamos um carro nao e raro um filtro esportivo fazer o carro perder eficiencia por captar muito ar quente do cofre do motor os filtros perto do motor chamados sri short ram intake sao ineficientes e muito criticados hoje em dia no caso do filtro de ar do mini cooper todos os disponiveis do mercado ficam perto do motor e isso causa o problema citado acima procurando na internet e conversando com muitas pessoas cheguei a conclusao que o da marca aem famosa no mundo dos wrx e evo seria a melhor opçao pois ele utilizava a entrada de ar no capo do mini para captar ar frio no meio externo para dentro do motor essa entrada de ar originalmente nao tem muita funçao a nao ser deixar o carro com cara mais invocada e fazer o ar circular um pouco dentro do cofre com isso medindo com um termometro a tomada de ar ficou 10 5 graus mais fria intercooler o intercooler original do mini jcw e muito pequeno — e o suficiente para andar em ruas e estradas mas na pista apos duas voltas ou tres o carro começa a perder um pouco do seu potencial o exemplo disso e interlagos onde nas duas primeiras voltas rapidas o carro chega entre 198 e 202 km/h no final da reta dos boxes mas na terceira volta e quarta a velocidade ja cai para 190 km/h a 188 km/h sabemos que duas ou tres voltas rapidas sao recomendadas para manter um otimo funcionamento do carro e nao correr risco de superaquecimento dos componentes mas como somos meros mortais as vezes uma volta ou duas a mais que isso acontece para isso e necessario um intercooler maior fora isso um intercooler maior fornece mais ar para o turbo — e sera possivel tirar mais potencia daqui a alguns meses no final do projeto um beneficio duplo portanto repare na diferença de tamanho do original e do aftermarket freios linha de freio o freio do jcw e fantastico as pinças ja sao brembo de fabrica e a brembo hoje deve ser a melhor fabricante de pinça do mundo suas pinças equipam carros como ferrari lamborghini porsche etc o que eu fiz nesse aspecto foi melhor alguns detalhes como o aeroquip reforçado com uma trança de aço que evita deformaçao na linha de freio devido ao uso em pista nao que os originais sejam ruins — alias depois de trocar achei os originais muito bons e com certeza se fosse fazer isso de novo pensaria duas vezes o aeroquip escolhido foi da marca ecs tuning ele tem a grande vantagem que e feito para mini e nao e preciso adapatar nada — e simplesmente tirar o antigo e por o novo o que e muito bom pois quanto menos gambiarra menos risco voce ira correr num momento de necessidade — ainda mais quando estamos falando de frenagem fluido de freio como o fluido de freio era original do carro e ja tinha sido feito dois trackdays ele ja estava mais que na hora de ser trocado a troca se faz necessaria devido ao fato de o disco de freio transmitir muito calor a linha de freio e nesse processo o fluido vai aquecendo e perdendo suas propriedades e comum carros de corrida e as vezes de rua perderem o freio devido ao superaquecimento do fluido nesse caso resolvi repetir o sucesso do fluido colocado no meu antigo honda civic si e que nao me deu nenhum problema — o famoso pentosin dot 4 super racing que devido a sua configuraçao bem agressiva se faz necessaria a troca a cada um ano — mesmo assim ele nao agressivo com as linhas de freio como os fluidos totalmente racing voce pode destruir as pastilhas trincar os discos mas esse fluido continuara funcionando corretamente pastilhas quando comprei o carro as pastilhas dianteiras ja estavam chegando perto do seu final de vida e consegui fazer um hotlap com as originais quando fui fazer o primeiro trackday com o mini resolvir trocar as pastilhas pela ebc yellow ja usava ebc no civic si entretanto usava o modelo red que nao e de ceramica ja o modelo yellow e de ceramica tendo uma resistencia melhor ao calor essa pastilha aguenta algo por volta de 900 graus essa pastilha de ceramica tem como diferencial que ela quase nao precisa ser aquecida para ganhar eficiencia tendo 100 por cento da capacidade de frenagem logo ne inicio o que nao e nada comum nesse tipo de pastilha a pastilha aguenta o tranco em todos os lugares que eu andei menos em interlagos onde faço tres freadas bem fortes com o mini reta dos boxes a 190/200 km/h reta oposta a 190/180 km/h e pinheirinho a 160 km/h com isso mesmo aquecendo e resfriando os freios qualquer bobeada ja passa dos 900 graus a pastilha vitrifica e reduz a capacidade de frenagem da mesma permanentemente a ebc yellow foi a melhor escolha ate agora entretanto ainda estou a procura de uma pastilha para uso misto que aguente acima de 1 000 graus para suportar a loucura de interlagos mais de 2500 palavras depois do começo do texto e nesse momento chegamos na situaçao atual do carro virao mais coisas daqui para a frente algumas peças ja foram compradas e estao a caminho outras estou ainda na duvida se o valor investido voltara em eficiencia o qual e a minha busca nesse projeto por vitor martins project cars #246
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