meu carro e vermelho nao uso espelho pra me pentear e assim que meu pai canta quando me ve na garagem mexendo no carro pra ele carro e apenas um meio de transporte e se tiver alguem pra dirigir pra melhor ainda mas ele sabe que comigo e diferente meu nome e jaime muniz tenho 32 anos moro em sao luis/ma e tenho essa coisa de paixao por carros motos avioes helicopteros lanchas karts e afins desde criança que qualquer coisa que tenha um motor chamava minha atençao e isso acaba moldando a nossa personalidade e formaçao profissional hoje sou formado em engenharia mecanica e apesar do meu curso ser muito mais voltado para o setor industrial essa curiosidade nata de engenheiro acaba me ajudando no desenvolvimento desses projetos a partir de hoje contarei a voces a historia e a restauraçao/personalizaçao do meu fiat coupe 16v o project cars #269 quando comprei o carro ainda nao conhecia o flatout e nao imaginava um dia ter a oportunidade de contar a historia dele numa seçao como o project cars mas como ja tinha costume de fazer relatorios de todas as manutençoes das maquinas da empresa onde trabalhava sempre estava fotografando as etapas da restauraçao do carro nao sei nem se restauraçao seria o termo mais indicado para o que tenho feito com ele pois desde o começo sabia que nao teria condiçoes de fazer um serviço daqueles de deixar o carro parecendo que saiu da fabrica ontem e 100% de originalidade nunca me atraiu a ponto de tentar ter um placa preta na garagem queria apenas um carro confiavel para uso no dia a dia e que aguentasse pequenas viagens com a certeza que posso ir e voltar sem dores de cabeça e claro com alguns toques personalizados que para os mais detalhistas nunca passam despercebidos para a apresentaçao deste project car escolhi separar as postagens por sistemas e nao em ordem cronologica dos acontecimentos pois como deve acontecer com os outros pc tambem um trabalho como esse sempre e cheio de idas e vindas faz a parte eletrica leva pra mecanica revisa a parte eletrica pinta o cofre do motor monta a mecanica volta pra pintura ta em casa de bobeira entre um serviço e outro esperando a vaga na oficina aproveito e faço uma melhoria de acabamento e assim foi no projeto todo a compra como comentei na inscriçao do projeto disse que sempre compro os meus carros usando mais o lado emotivo que o racional afinal hoje em dia com tantas opçoes e facilidades para se comprar um carro zero com toda a confiabilidade que a evoluçao tecnologica nos trouxe quem e que escolhe um carro importado com 20 anos de uso precisando refazer o carro quase todo sabendo que algumas peças seriam dificeis de achar e que nao e qualquer profissional que consegue mexer num carro desses so quem usa o lado emotivo e e apaixonado por essas coisas de ficar mexendo no carro mesmo assim fui eu quando comprei o coupe quando comprei o meu antigo vectra gsi quando comprei o meu astra duas portas minha kawasaki ninja [gallery columns= 4 link= file ids= 76557 76558 76559 76560 ] acho engraçado como uma coisa vai levando a outra no meu carro geralmente ando 70% do tempo sozinho e o resto do tempo no maximo com mais uma pessoa no carro por isso o fato do astra ser duas portas nunca foi algo que incomodasse se ja era raro alguem andar no banco de tras imagine eu andar no banco de tras mas um certo dia numa viagem ja estava com sono e entreguei a direçao pra um amigo e fui la pra tras e la tive uma surpresa o revestimento do forro lateral se soltando no primeiro momento fiquei ate com vergonha e percebi o sinal do tempo mostrando que meu carro ja nao estava mais tao novinho assim quando cheguei fui logo procurar um tapeceiro para consertar isto pra mim e pra meu espanto o cara me cobrou um valor absurdo disse que nao encontra o mesmo tecido que teria que trocar dos bancos tambem ficou procurando defeitos e desgastes no carro todo e que seria mais vantagem colocar logo couro no carro todo ai um simples reparo de forro lateral pula pra quase r$ 1 500 sai de la chateado e pensando que realmente tava chegando a hora de trocar o astronave na primeira loja que parei vi logo um 307 cc ai ja e apelaçao esse com certeza seria meu se o dono da loja soubesse negociar de forma honesta com o cliente oferecendo um valor justo no meu depois de quase dois anos vendi o astra por quase o dobro do valor que o cara da loja me ofereceu na troca pelo peugeot na epoca sai de la decidido a vender o astra e voltar com a grana pra negociar mas enquanto pesquisava na internet para saber quanto realmente estava valendo o meu achei nos comentarios de outro anuncio que tinha um fiat coupe vermelho numa loja fui la mais na curiosidade do que realmente decidido a comprar quando cheguei la avistei ele no fundo da loja todo empoeirado pedi pra dar uma olhada mas tinha tanto carro ao redor que nao conseguia nem chegar perto marquei entao pra eles botarem o carro pra frente que voltaria no sabado e no dia marcado quando chego naquela ansiedade de ver o carro ele simplesmente continuava do mesmo jeito o vendedor me pediu desculpas e disse que sempre aparece gente la que so quer olhar o carro por curiosidade que nao teve tempo bla bla bla e pra esperar que ele ia botar o carro pra frente agora mesmo depois de manobrar uns 15 carros e conseguir abrir a porta quando giro a chave nao liga nada nem sequer uma luzinha de teto abrimos o capo e vimos que estava sem bateria ele providencia outra e eu ja estava ate desanimado quando na primeira tentativa com bateria o carro funciona com um ronco alto sem abafador mas liso segurando a lenta sem fumar ai vem aquele diabinho do lado emotivo e diz compra logo depois desse tempao parado pega sem nem arrastar o motor arranque e acertada a parte burocratica e financeira fiquei com o carro a primeira revisao ja tirei o carro da loja sabendo que teria um monte de serviços pra fazer mas sabendo que o carro estava ha bastante tempo parado era necessario a troca imediata dos itens que considero revisao de compra num carro usado oleo filtro vela correia e sistema de freio mesmo que o vendedor diga que foi tudo revisado sempre e bom fazer e garantir que esta ok sempre faço isso chegando em casa foi so esperar o final de semana chegar pra começar a mexer ver o que eu mesmo conseguia resolver e fazer uma lista de itens que precisaria de uma visita na oficina [gallery columns= 4 link= file ids= 76562 76563 76564 76565 ] começando com uma lavagem reforçada passei a dar uma atençao ao interior do carro tirei os bancos o console as forraçoes laterais e o carpete arranquei o tecido fonoabsorvente que ja estava cheio de mofo e e um dos principais causadores de mau cheiro no carro aquele cheiro de carro velho coloquei manta nova lavei o carpete aproveitei pra passar a fiaçao do sistema de som instalar alto falantes novos falarei com mais detalhes do som no capitulo de acabamento e personalizaçoes hidratei o couro dos bancos e fixei umas peças que estavam soltas/mal encaixadas troquei algumas lampadas queimadas e montei o console tomando o cuidado de colocar parafusos que estavam faltando e refazer alguns suportes que estavam quebrados pode parecer que nao mas essas peças mal fixadas sao as fontes de muitos ruidos internos e que acabam irritando qualquer um que ande no carro [gallery size= medium columns= 2 link= file ids= 76567 76566 ] a instalaçao eletrica quando peguei o carro durante a minha lavagem reforçada fui logo me preocupando em identificar o que simplesmente nao estava funcionando pisca buzina limpador de para brisa retrovisores e fui conversar com o eletricista mas ai começaram as surpresas digamos que uma metade nao funcionava e a outra metade funcionava errado exemplo as trilhas metalicas da placa de comando do a/c estavam quebradas e pra funcionar o ar simplesmente fizeram uma ligaçao direta do ventilador no compressor e o ar condicionado passou a ter somente dois modos ou calor infernal ou velocidade 4 no frio central de reles ja nao existia mais tudo ligado no compressor preparei a lista de serviços a serem feitos e deixei o carro com o eletricista e sem prazo de entrega com a certeza de que essa lista so iria aumentar a medida que fosse sendo feitos os serviços e descobrindo as novas aberraçoes a parte eletrica foi toda feita pelo ligeirinho eletricista que conheci durante o conserto de uma batida que sofri no astra foram tantos serviços feitos no coupe que ele ja se tornou amigo tambem ja sabia ate o horario do cafezinho com pao daqui de casa e estrategicamente chegava nesse horario pra gente conversar sobre os serviços do carro numa dessas conversas descobri que no primeiro serviço o do astra ele simplesmente nao foi com a minha cara e ainda cobrou mais caro que era pra ver se eu procurava outra pessoa pra fazer o serviço mas que depois mudou de opiniao hoje somos amigos e independente do coupe sempre estamos um ajudando ao outro a essa altura ja tinha achado na internet o manual de manutençoes que era utilizado nas concessionarias para treinar os funcionarios das oficinas e nele tem praticamente tudo que se precisa de informaçoes tecnicas sobre o carro tudo separado por sistemas mecanica eletrica hidraulica suspensao transmissao acabamento interno acessorios — o manual fala desde o torque dos parafusos ate a cor de cada fio do chicote eletrico deixei os tres volumes impressos com ele e me concentrei em procurar as peças que precisavam ser substituidas ai comecei a descobrir que a mecanica do coupe nao e tao igual a do tempra acredito que o processo de tropicalizaçao dos dois carros foi um pouco distinta peças que externamente sao identicas na realidade sao diferentes por dentro e so tendo o esquema de ligaçoes em maos para descobrir isso apos procurar sem sucesso nas lojas e encontrar somente no mercado livre usado sem garantia de que iria realmente funcionar resolvi dar uma volta nos sucatoes procurando restos de tempra para ver o que conseguia aproveitar achei a central de reles do ar condicionado em aparente bom estado com todos os cinco reles e um preço razoavel levei mas na hora de montar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 76570 76571 ] as ligaçoes entre os reles eram completamente diferentes foi preciso refazer todo o circuito eletrico dentro da central pode parecer estranho mas desse jeito funcionou tudo do sistema de ar condicionado como deve ser em um original o controle de velocidade acionamento do compressor recirculador de ar controle de temperatura controle dos difusores acionamento da ventoinha do condensador simplesmente tudo e assim fomos trabalhando em cada sistema a buzina so faltava um rele os retrovisores foi so trocar os motores de acionamento o pisca era so fio partido sem continuidade apesar de serem coisas simples ate descobrir que era somente isso foi levando tempo e mais tempo o alternador foi utilizado um do bravo com pequena adaptaçao as vezes precisamos contar com a sorte tambem durante a revisao eletrica identificamos o rolamento do alternador roncando decidi trocar logo pois era apenas mais um componente que iria me dar trabalho la na frente quando abrimos o alternador ja estava ruim o rolamento a placa de diodos e a placa reguladora de voltagem ou seja eu tinha somente a carcaça de um alternador fui com ele na mao para procurar um novo alem dos preços serem bem altos nao achei nenhum que desse montagem continuei procurando comecei a apelar para os sucatoes aqui este tipo de loja geralmente e bastante desorganizado nao sabem nem o que tem no estoque e nao tem nenhuma preocupaçao em tratar de forma cordial os seus clientes geralmente eu pedia licença e ia pessoalmente ajudar a procurar a peça nisso achei um alternador do bravo jogado no chao e escrito com defeito peguei mais com a intençao de verificar a compatibilidade mas com ele na mao comecei a inspecionar e vi que ele estava com um aspecto muito novo ai pensei poxa o meu ta todo detonado por isso nao compensa trocar todas as peças que ficaria o preço de um novo mas e este acho impossivel ele ter todos os mesmos defeitos do meu no maximo um se o cara fizer um preço camarada talvez compense expliquei pro vendedor e ele se mostrou resistente a fazer a venda depois de eu insistir ele disse que venderia mas sem direito a troca todo o risco por minha propria conta se nao desse certo eu que arcasse com o prejuizo pois ele tinha avisado que estava com defeito que ele nao gosta de vender produto pra dar problemas pro cliente bla bla bla peguei assim mesmo e quando fui testar pra minha surpresa funcionou perfeitamente sem nenhum defeito gerando a corrente na tensao certinha e tudo isso por miseros r$ 90 esse serviu como uma injeçao de animo bem naqueles momentos em que a gente olha pro carro todo ainda por fazer e se pergunta pra que eu fui inventar de pegar um carro assim pra mexer tanto o mais trabalhoso mesmo foi a caixa de fusiveis que fica embaixo do painel ela e montada com quatro camadas de um plastico flexivel com trilhas de cobre sendo soldadas nos pinos de conexao dos reles e fusiveis uma por cima da outra e se soldasse errado dava curto circuito e deixava de funcionar algum sistema esse serviço precisou ser refeito umas quatro vezes [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 76573 76574 ] e depois de uns tres meses consegui tirar o carro da eletrica serviços a serem feitos ainda tem muitos mas ai ja e assunto pros proximos posts ate la por jaime muniz project cars #249
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