e ai pessoal tudo certo vamos agora para a segunda parte da minha saga com o lego como eu havia dito no primeiro post o carro tinha muita coisa a fazer tanto de mecanica como esteticamente mas minha prioridade sempre foi a parte mecanica — ate porque a parte de estetica so fui mexer de 2014 pra ca entao esse post vai ter muita conversa e vou detalhar o maximo possivel do historico de manutençao do carro por conta das poucas fotos que tenho dessa epoca lembro que a primeira coisa que comprei para o carro foram as borrachas dos pedais pois o da embreagem ja estava no ferro uma chave de seta original kostal pois o botao do alerta ja nao acendia e os emblemas vw pois o dianteiro ja estava preto de tao velho e o traseiro tinha caido tambem comprei lanternas novas modelo gti fume pois no lugar da lanterna esquerda estava um saco plastico colado com fita adesiva acabei trocando tambem a maçaneta do lado do motorista que so funcionava quando queria [gallery columns= 5 link= file ids= 77324 77306 77307 77301 77308 ] primeira compra comprei tambem o botao original dos farois de neblina pois quando meu pai os instalou ele simplesmente colocou um interruptor universal parafusado na tampa da caixa de fusiveis foi minha primeira aventura no diy isso porque minha intençao era somente a troca o botao mas quanto mais eu mexia na gambiarra deixada pelo eletricista que instalou os farois mais eu desanimava acabei descobrindo que o cara havia ligado o rele de acionamento fazendo uma ponte com o fusivel de acionamento do ventilador do motor ali foi a gota d’agua decidi refazer tudo pois a qualidade dos fios era horrivel retirei o para choque dianteiro refiz todos os conectores e passei a nova fiaçao mais grossa e aterrei tudo dentro do carro nos pontos de aterramento originais — e nao mais no primeiro parafuso encontrado na frente do carro aproveitei e fiz tambem um chicote para a parte traseira do carro para ligar a luz de neblina traseira a ligaçao que estava no carro acendia aquela lampada junto com as luzes de freio ou seja eu tinha duas brake lights uma no spoiler e outra no para choque tratei de tirar mais essa gambiarra e o acionamento passou a funcionar no botao original ja que ele tem dois estagios — primeiro aciona os neblinas dianteiros e o segundo aciona a luz traseira infelizmente nao tenho nada documentado dessa epoca mas vou detalhando o maximo possivel se alguem precisar de ajuda estou disponivel para tirar duvidas nessa epoca tambem fui fazendo pequenos reparos ainda pagando por alguns serviços que hoje em dia ja faço em casa troquei a junta da tampa de valvulas que estava vazando — resolvi meses depois trocando a tampa e adotando a junta de borracha original dos motores mais novos sendo necessario somente a troca dos prisioneiros para esse tipo de junta troquei tambem os cabos de velas e as velas — e aqui veio a primeira canseira por nao conhecer bem meu carro bobina do mi meu carro e monoponto um injetor no topo da admissao entao a bobina para e de um modelo diferente e por isso o cabo que vai dela para o distribuidor tem o encaixe diferente dos modelos seguintes com motores ap multiponto quando pedi os cabos para ano e modelo do meu carro nao consegui encaixa lo na bobina — meu pai havia trocado por uma bosch para motores mi em uma tentativa de melhorar o consumo uma tentativa de mexanico diga se de passagem pois o cara nao sabia o verdadeiro problema do consumo do carro nao importava quantos cabos eu pedisse sempre esbarrava no cabo da bobina entao acabei levando mesmo o jogo errado e mantive o cabo usado pois nao se vende apenas esse cabo da bobina para o distribuidor separado e se eu levasse o jogo de cabos para mi eles simplesmente nao funcionariam por serem menores bobina do monoponto efetuei tambem a primeira troca de correia dentada que me deu pena do mecanico pois ele teve que tirar ate o para choque para remover o coxim frontal para dar acesso a troca aproveitei e troquei as buchas do trambulador serviço simples e barato e que da uma bela diferença na troca das marchas tirando aquela moleza do seletor de marchas ate ai tudo certo igniçao correia e filtros trocados o carro ia ficar show no consumo so que nao foi assim houve uma leve melhora no consumo acredito eu por conta da troca das velas e cabo mas nada que me deixasse satisfeito o carro passou dos 5 km/l para 6 km/l no maximo entao percebi que ali tinha coisa o painel dos carros dessa epoca nao possui luz de falha da injeçao entao o modulo pode pegar fogo o modulo que o motorista so vai descobrir pela fumaça e por isso que nenhum mexanico havia encontrado o problema eles nao achavam que era problema de injeçao levei a uma oficina especializada e o mecanico logo falou ao abrir o capo viiixe fic eec iv monoponto ne essa injeçao e osso mistureba de ford com vw com a agenda cheia ele me indicou outra oficina no outro lado da cidade esperei pouco mais de uma hora e o tecnico tambem nao fez uma cara legal ao ver que era monoponto pelo menos ele nao me mandou para outra oficina em vez disso ele ligou o carro no scanner e foi fazendo os testes em pouco tempo localizou o problema a sonda estava travada e com isso a central estava em modo de emergencia — a injeçao assume um mapa padrao com mistura bem gorda para impedir falha por falta de combustivel troquei a sonda e o carro mudou da agua para o vinho as respostas demoradas e o carro bobao deram lugar a respostas bem mais rapidas paguei o serviço com gosto apos tres tanques cheios me veio a grata surpresa carro estava fazendo entre 8 e 9 km/l na cidade painel original depois disso olhei para o painel original e notei como ele era muito simples marcava apenas combustivel velocidade e temperatura do motor entao comecei a procurar um painel com conta giros e o encontrei em uma sucata de parati 16v da policia dela tambem tirei o sensor de velocidade pois o novo painel funciona com o sinal que vem do modulo de injeçao e nao por cabo instalei o painel sozinho em casa mesmo trocando o sensor de velocidade antigo pelo novo e o conector do chicote do carro para encaixar no sensor novo tudo perfeito painel no local luzes funcionando velocimetro idem mas as rpm nada painel da parati 16v comecei a pesquisar e descobri que nos gol mais antigos o conta giros usa um fio do distribuidor mas ficaria muito feio no meu carro entao recorri a um profissional de paineis ele puxou o sinal direto da injeçao aferiu a velocidade do novo painel e colocou a mesma quilometragem do painel antigo a meu pedido mais tarde peguei um do gol gli/tsi e fiz o mesmo procedimento painel do gol gli/tsi som na caixa antes de me vender o carro meu pai tirou o som que estava instalado era tipo trio eletrico dois woofers corneta e twitters na tampa da mala agradeci por ter tirado aquilo e me entregado a tampa original bem conservada para colocar no lugar so precisava de um aparelho de som e altos falantes novos como meu pai comprou um dvd retratil fiquei com o aparelho antigo com leitor de mp3 em cd e comprei um jogo de alto falantes sony para colocar nas portas senti falta de um grave melhor entao instalei um subwoofer bravox de 12 polegadas e um amplificador para melhorar a qualidade do som gosto de som somente para dentro do carro entao ainda desejo melhorar a qualidade com a adoçao de kits duas vias e modulo e sub melhores a estrutura do gol apos um tempo comecei a focar na parte de segurança do carro mais exatamente depois que percebi que o alinhamento nunca ficava perfeito pesquisando melhor vi que se devia a uma trinca no tunel do carro a carroceria perdeu rigidez e decidi resolver isso do jeito mais correto possivel o problema foi achar quem fizesse pois todas as funilarias pesquisando vi que se devia a trinca do tunel e por isso a carroceria ficava muito fragil fiz entao um emprestimo na empresa que trabalhava na epoca e resolvi resolver isso da forma mais correta possivel pois ao pesquisar em funilarias pequenas todos queria efetuar a solda do tunel com o motor no lugar e com solda eletrica que esta longe de ser segura apos varios orçamentos so encontrei um local que fazia o serviço da forma correta que e removendo a mecanica e colocando a carroceria em mesa alinhadora e efetuada a solda com solda do tipo mig que coincidentemente foi a mesma oficina que fez a pintura geral do meu carro uma das mais conceituadas aqui no estado feito o serviço o carro ja pegava alinhamento corretamente sem mais puxar para qualquer lado [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 77318 77320 ] rachaduras no tunel problema que foi herdado do gol quadrado e que ainda acontece ate os g4 por utilizaram praticamente a mesma plataforma ab9 resolvido apenas no g5 que utiliza a mesma plataforma do fox/polo a pq24 na mesma epoca efetuei a troca de discos pastilhas flexiveis e fluido de freio e dei uma geral na suspensao pois como havia comentado no primeiro post a suspensao esta em estado critico foi efetuada a troca dos dois amortecedores dianteiros coxins dianteiros os quatro batedores buchas de agregado buchas da barra estabilizadora rolamentos de roda dianteiros e traseiros pois estavam roncando muito e etc foi retirado tambem um vazamento de agua que ainda foi minha cruz durante muito tempo depois de realizado esses reparos mais uma vez me senti em outro carro por ser habilitado ha pouco tempo e ter dirigido somente o gol diariamente pensava que fosse normal o carro espalhar tanto em curvas e a carroceria ser quase como os carros do gta de tao molenga e que os amortecedores estavam sem reaçao alguma depoisi efetuei a troca de todo o escape inclusive o carissimo catalisador que me custou na epoca r$400 queria deixar o gol o mais original possivel mas admito que se fosse hoje em dia com o dinheiro que gastei nessa troca eu teria era colocado um 4x1 e colocado um escape menos restritivo e um silenciador mais esportivo os pensamentos e metas mudam com o tempo o primeiro ano em maio de 2011 completei um ano como dono do gol ja tinha gastado mais grana em manutençao que meu pai em todos os anos com o carro quem via ainda falava que nao tinha visto nada diferente me dava uma raiva entao tentei dar uma melhorada no visual e comprei farois de neblinas novos pois os anteriores ja estavam trincados e descascando so isso ja deu outra cara para o carro o capo dele desde quando peguei tinha a pintura queimada e com o tempo aumentou muito e começou a me incomodar alem disso bem na ponta da porta do motorista tinha um amassado que foi causado ainda com meu pai que tentou colocar o carro para pegar no tranco de re e a porta aberta pegou em uma arvore para desgosto de muitos eu envelopei o capo e as colunas da porta de preto fosca para tentar mascarar o queimado do capo e o amassado da porta o lego acabou ficando menos feio outra coisa que me preocupava era o fato da dificuldade que tinha da troca de marcha de 2ª para 3ª e a re que escapava sempre que utilizada esse problema piorava a cada dia entao decidi mandar o cambio para a manutençao e com isso ja matei mais tres problemas a troca dos selos de motor que ja estavam minando agua por conta da ferrugem no sistema a troca do retentor de volante que estava vazando oleo e a troca da embreagem por uma original luk com rolamento tambem luk pois a anterior ja estava querendo deslizar e aproveitei a mao de obra comprei o oleo especificado castrol e efetuamos tambem a troca das coifas das homocineticas de roda e das juntas deslizantes trocadas posteriormente porque estavam deslizando demais com esse serviço realizado mais uma vez tive aquela sensaçao de carro novo o pedal de embreagem parecia uma pena e nao tive mais problema com a troca de marchas arrefecimento limpo nisso tambem fiz uma manutençao no sistema de arrefecimento pois quando peguei o gol a agua ja nao era agua e sim ferrugem pura fiz a limpeza efetuei a troca de todas as mangueiras canos de agua conexoes e abraçadeiras bomba d agua reservatorio e tampa e ja sabendo que em algum momento poderia ter que trocar o radiador por conta de vazamento apos serviço realizado o aspecto do motor mudou muito aquelas mangueiras novas reservatorio limpinho com o aditivo azul visivel era lindo a meu ver um teste na pista nessa epoca comecei a frequentar os rachas no autodromo do meu estado e num momento de insatisfaçao ao ver carros andando muito devagar resolvi colocar meu carro a prova [youtube id= vcx_6pytdwy width= 620 height= 350 ] [youtube id= whdrcincahk width= 620 height= 350 ] naquele momento a sensaçao era muito boa com um carro totalmente original e com motor com seus 18 anos de bom uso levando carros mais novos e ate mais potentes [youtube id= qa_6bi9qgbi width= 620 height= 350 ] [youtube id= b4suu8iiv4e width= 620 height= 350 ] o capo estava sem envelopamento e com essa mancha horrivel preta porque dias antes um incidente em um lava jato amassou o capo retirei entao o adesivo e pintei de preto dias depois o proximo racha seria noturno e ja queria por o carro na pista novamente porem na semana anterior o carro começou a dar umas engasgadas e pensando ser problema de injeçao levei a oficina trocaram as velas e rotor do distribuidor no dia do racha noturno o carro estava andando melhor que no diurno mas somente de alta na marcha lenta o carro voltou a engasgar mas como ja estava la continuei na brincadeira [youtube id= aet4dn9tfk0 width= 620 height= 350 ] [youtube id= icwidqjwt4k width= 620 height= 350 ] no meu canal tem mais alguns videos dos rachas brinquei ate o fim do racha e fui pra casa tranquilo apenas com os trancos em lenta no dia seguinte tentei ligar o carro pra ir trabalhar e nada a partida estava pesada abri o capo vi se tinha algum problema eletrico no motor de partida mas tudo ok a ultima coisa que fiz foi abrir a tampa de abastecimento de oleo e o que vejo cafe com leite [gallery columns= 4 link= file ids= 77316 77315 77314 77313 ] no proximo post detalho o processo de retifica de motor e os primeiros upgrades na estetica ate la por rodrigo lourenço project cars #252
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