ola a todos meu nome e bruno pelegrine tenho 18 anos sou estudante de planejamento territorial e hoje estou aqui pra apresentar para voces o meu project car o tobias um fusca 1981 azul porrada digo azul pepsi — meu primeiro carro que por sinal eu nem planejava ter mas vamos começar do começo eu sempre gostei muito de carros desde que eu era pequeno enquanto os outros moleques curtiam futebol eu gostava mesmo e de ler revistas de tuning e comparativos desenhar carros em folha sufite e de ficar importunando meu pai perguntando o nome de todo carro diferente que eu via na rua o culpado de tudo isso foi ele mesmo; meu velho gosta muito de carros tambem e pelas minhas contas ele ja teve trinta carros alem disso minha casa sempre foi repleta de miniaturas 1 18 da burago infelizmente so algumas delas resistiram a mim e ao meu irmao — um jaguar xj220 um ford gt90 e um mercedes sskl meu gosto por carros sempre foi muito peculiar pois na garagem da familia so entraram carros da fiat citroen e renault entao eu gostava mesmo era das bombas em casa ja passaram oggi palio siena xsara picasso c4 pallas twingo marea tempra uno logan clio entre outros carros que moldaram meu gosto gearhead os volkswagen para mim eram meros meios de transporte eles nao tinham aquela alma exotica que eu tanto gostava uma das muitas miniaturas da minha coleçao um hobby que cultivo desde a infancia e assim fui crescendo aprendendo cada vez mais sobre essas maquinas maravilhosas desenhando algum modelo que inventava na minha cabeça colecionando miniaturas quase 700 carrinhos e contando jogando gran turismo destruction derby driver forza ou need for speed e pirando toda vez que ia numa concessionaria entrando nas bimmers usadas me questionando poxa e tao barata vamos levar ela pra casa mais tarde aprendi a dirigir em um logan so firmando ainda mais minha ligaçao com carros que quase ninguem gostava ate que finalmente eu completei 17 anos o ano mais demorado da vida de um entusiasta eu ja tinha entrado na ufabc faculdade publica era o requisito pra ganhar um brinquedo motorizado e ficava sonhando acordado sobre qual modelo eu escolheria claro como todo moleque sem noçao eu sonhava com alfa romeo opala calibra accord e varios outros carros beberroes e de manutençao complicada outro hobby desenhar os carros um belo dia meu pai passa no meu quarto e diz filho eu vi um fusca no estacionamento la da academia o cara ta vendendo o que voce acha bom desde que me conheço por gente meu velho sempre falava um dia vamos reformar um carro juntos entao nem dei bola achei que era so lombriga do momento ou ideia fraca que logo passaria mal sabia o que me aguardava semanas depois ele me levou no tal estacionamento e mostrou o carro velho empoeirado cabisbaixo pintura queimada nem dava pra ver o outro lado do carro pois ele estava grudado numa parede e trancado eu ja nao gostava de volkswagen ainda mais um pau velho daqueles so de olhar eu ja ficava cansado pensando em todo trabalho que ia dar fomos para casa e o assunto morreu pelo menos eu achei que tinha morrido os franceses ainda nao perceberam que invadi seu territorio sabado de manha voltando da faculdade de carona com o meu irmao ele parou seu clio na frente de casa e o que eu vejo la dentro o bendito fusca eu comecei a dar muita risada e nao conseguia segurar meu sorriso de ponta a ponta nao eu nao gostava de volkswagen nao eu nao gostava do fusca mas aquele besourinho sujo e maltratado estava la dentro de casa um carro velho que precisava do nosso carinho meu pai estava animado demais com a nova aquisiçao e minha mae incredula mas achando muita graça daquilo tudo a ideia do meu pai era fazer um projeto familiar um carro para todo mundo andar e para todo mundo contribuir tambem entao logo pegamos a mangueira desculpa sabesp mas nao tinha crise na epoca e demos um belo banho nele revelando o diamante bruto que tinha por baixo daquela poeira toda alias diamante e modo de dizer ele parecia mais um pedregulho de obra mas ate que era um pedregulho integro e solido agora sim isso e azul mas espera ai que raios de cor e essa cinza azul bom o documento dizia azul por mais que aquilo para mim fosse cinza mais tarde conto o nome dessa cor mas o fusqueiro que acertar o nome nos comentarios vai ganhar um parabens porque nao sou o silvio santos o carro estava sem radio mas tinha vidros eletricos os bancos dianteiros eram estilo recaro de escort mas o padrao de tecido nos bancos dianteiros nao batia com o dos traseiros volante lotse mas faltava tampao traseiro e pasmem nao tinha cintos de segurança mais tarde fiquei sabendo que o carro era utilizado diariamente pelo dono anterior e uns bandidos tentaram roubar o carro eles ate conseguiram entrar mas graças a trava de volante pedal eles nao levaram o fusquinha so que eles resolveram fazer uma retaliaçao os malditos cortaram os cintos de segurança apresentado ao carro me coloquei a pensar em um apelido pois para mim carros com personalidade precisam de nomes influencia do filme 60 segundos e o nome que me veio a cabeça foi tobias por que bom acho que e um nome daqueles velhinhos simpaticos tipo um zelador ou porteiro gente fina pois para mim o fusca era isso um senhor de idade cheio de carisma e como todo fusca o tobias tambem tinha muita historia pra contar meu pai e meu irmao encontraram um pacote de camisinhas vazio dentro do compartimento do motor se eu ja nao gostava dos bancos antes disso resolvi mergulhar de vez nessa historia de ter um fusca a primeira coisa que eu fiz foi pesquisar tudo que podia sobre os besouros pois como eu nunca tinha demonstrado interesse por eles nao sabia praticamente nada sobre descobri a diferença entre olho de boi tremendao fuscao fafa e itamar por exemplo descobri que existem varios motores de fusca para voces verem como eu era leigo 1200 1300 1500 e 1600 entao qual era o modelo do meu besouro e suas especificaçoes era um fusca fafa 1981 1300l luxo o apelido fafa era devido as lanternas traseiras fartas como certos atributos da cantora o motor era o mais fraco da linha na epoca um 1300 com ferozes 39 cv de potencia e cerca de 9 mkgf de torque algo surpreendente se comparado com a potencia carburaçao simples ao menos veio com alternador essa versao especifica era denominada luxo pois tinha parachoques e frisos cromados que a versao standard nao possuia alem disso a partir de 1980 os 1300 luxo vinham com o opcional de freio a disco dianteiro infelizmente nao presente no meu outra diferença dos fusca 1300 e que sua suspensao dianteira e integrada por seis feixes e nao 10 como nos 1500 e 1600 1300l mas faltando parachoques cromados e os frisos laterais agora eu sabia com o que estava lidando e era hora de por a mao na massa fui ate a maior loja de auto peças que pude encontrar e comprei alguns itens e caprichos um radio baratinho mas que nao destoasse muito do painel cintos de segurança de tres pontos amem antena para o radio ponteiras cromadas novos limpadores de para brisa capas de seta as originais de ferro estavam completamente corroidas novas molduras de farol adivinha enferrujadas tambem borrachao traseiro novo o do carro estava corroido e faltando pedaços capas de parafuso de roda cromadas tampao traseiro e capas de lanternas traseiras classicas novos alto falantes cabos de chupeta que se mostraram muito uteis no decorrer dos meses ou seja um belo banho de loja para deixa lo minimamente utilizavel alias a maioria destes equipamentos e extremamente facil de trocar/instalar bastando uma chave de fenda um martelo uma chave de boca e um bocado de paciencia algumas compras e no detalhe os bancos que vieram no carro mas a ideia nao era so trocar umas pecinhas aqui e ali o interior e o exterior do carro precisavam de uma reforma urgente para se tornar um fusca admiravel por isso compareci a alguns eventos de carros antigos onde fiz alguns amigos e peguei referencias de boas oficinas e de ideias de customizaçao para o tobias o plano era deixa lo com um estilo bem classico com pintura impecavel a cor teria de ser azul de verdade nao so no documento mas um azul de ver as pessoas se batendo na rua os pneus ganhariam faixas brancas as calotas cromadas que vieram numa caixa dentro do carro seriam instaladas nas rodas de brasilia 14 polegadas a suspensao seria levemente rebaixada o motor tinha de rodar liso e com alguns upgrades tambem compraria um bagageiro de teto e obviamente um interior completamente reformado quem dera fosse tudo tao simples e barato quanto eu pensava por bruno pelegrine project cars #258
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