no episodio anterior muitas pessoas me perguntaram sobre o carro e muitas nunca nem tinham visto um entao vou contar um breve relato sobre o ax antes de falar sobre o inicio da restauraçao a citroen sempre foi inovadora com seus carros e na decada de 70 foi absorvida pelo grupo peugeot e nessa epoca existia o visa que surpreendia pelas suas opçoes sport precisando se renovar por causa da emissao de poluentes eles criaram o ax ja como grupo psa e criaram um carro do zero lançado em 2 de outubro de 1986 com motores tu 1 0 1 1 e 1 4 logo depois ganhou 4 portas e motores a diesel e ate eletrico e outras carrocerias como bugy sw e conversivel [gallery columns= 4 link= file ids= 77382 77383 77384 77385 ] com seu peso de 640kg e coeficiente de arrasto de 0 31 logo surgiu uma versao sport em 87 com motor 1 4 e 2 carburadores com 95 cv lançado pra competir com o 205 rallye que vinha com rodas brancas body kit e bancos esportivos peugeot 205 rallye outro mito sobre 4 rodas o ax gt veio 1988 com 1 carburador e 84 cv comparado pela revista inglesa car o ax gt agradou pelo comportamento o carro e um prazer de fazer curvas muito seguro comunicativo e rapido ele parece a prova de erros como um vw golf gti e em 1991 com injeçao mono ponto motor 1 4 e incriveis 101cv surge o ax gti com ele vieram mudanças esteticas em toda linha como estofados volante de 3 raios e tampa traseira redesenhada [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 77388 77389 ] o esportivo gti trazia injeçao eletronica 101 cv e 12 2 m kgf no motor de 1 4 litro e freios antitravamento abs seu visual ganhava molduras nos arcos de para lamas rodas de aluminio e defletor traseiro mas os para choques vinham em preto fosco assim como as faixas laterais essa versao chegou a ser vendida no brasil pela importadora oficial da marca a xm sai tropeçando da oficina com o cara gritando atras de mim era a 15° vez que eu ia la perguntar do carro enfim tres semanas depois do que eram pra ser tres dias encostei o guincho pra buscar o ax o trampo das soldas e troca das virgulas ficaram nota mil tanto que levei as torres e bandejas pra montar no carro e poder rodar ele dali e tudo encaixou sem muitos problemas so uma batidinha aqui e outra ali perfeito mas era combinado dele dar um tapa nas partes com ferrugem e uns amassados ele nao fez alegou falta de tempo etc e vcs ja conhecem essas desculpas mas tirei o carro pq o que eu mais queria foi feito antes mola de caminhao e muita gambiarra depois virgula do 106 no lugar tudo clean e no encaixe certo adeus gambiarras ate nunca mais com o carro em casa tratei de limpar a sujeira lixar umas partes de ferrugem e uns furos no assoalho passei veda parabrisas nos furos e buracos que achei e meti spray no assoalho pra evitar problemas futuros depois dos furos tampados e com as borrachas de vedaçao nos seus lugares eu apliquei manta asfaltica no assoalho pra evitar infiltraçoes e tentar abafar um pouco do ruido antes so buracos e ferrugem limpinho e vedado nesse meio tempo em que o carro ficou no funileiro eu estava de saco cheio e com varios problemas pessoais e automobilisticos tinha feito o cabeçote do 106 prata e em uma semana bateu a parte de baixo ai deixei ele na rua estacionado e bateram nele e eu so me chateando eis que surge um amigo que me fala de um motor ec5 1 6 16v a venda novo sem uso liguei para o cara e descobri que no lugar de um ele tinha mais um 1 5 tu4 tambem novo sem uso como o ax eu ia ter que fazer o cabeçote etc e o 106 tava com o motor batendo negociei com o cara e acabei levando os dois pausa para refletir nas loucuras que essas maquinas nos fazem cometer e em seus efeitos colaterais mulher como voce comprou dois motores e eu aqui querendo amigos seu loko filho da amigos que estou enchendo o saco para me ajudarem no swap ja te falei para de gastar dinheiro com essas maconhas compra um corolla motor psa ec5 1 6 16v 122cv usado nos modelos 208 308 c3 etc motor psa tu4 1 5 8v 93 cv usado nos 208 c3 etc resumindo o ax vai ganhar o 1 6 16v com a ajuda do pixel do marley e muitos outros ja arrumei os chicotes do xsara 1 6 e modulos me 7 4 4 suportes de motor eu tinha tudo em casa e perifericos vou usar do ax mesmo que estao otimos o cambio vou usar o do ax mesmo como sugeriu o swapman em seu post o unico porem e o vvt que ainda nao achamos uma soluçao pra ativar o marlon brandi colocou um ec5 no seu 206 mas desligou o vvt pq mesmo usando injeçao alone ele nao conseguiu acerto mas com fe ate eu subir e ligar o motor ja resolvemos isso se algum amigo leitor que acompanha os pcs souber de alguma dica por favor compartilhe passei duas semanas com um problema de saude sem poder mexer no carro e agora estou no estagio de limpeza das peças e estofados para começar a montagem do interior aproveitei minha folga numa quinta de muito sol e lavei os bancos e o carpete curiosidade os assentos dos bancos dianteiros se soltam do corpo do banco depois de 21 anos aguentando tudo que e bunda um merecido banho com muito sabao por enquanto e so pessoal depois vem a parte chata e desafiadora a montagem do carro por warlei maxx rider project cars #261
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.