tem coisas que so vivendo para saber conhecer e opinar engine swap troca de motor sempre tendo em mente tirar um menor e por um maior no mesmo lugar e algo que uma vez que se faz e muito dificil nao fazer de novo claro se de quebra puder futucar mexer alterar o motor todo e deixar o motor maior ainda mais potente ainda melhor uma marca de automoveis que desde o inicio da minha jornada automotiva me fascinou foi adodge nada contra os outros mas eu curtia dodge de verdade eventualmente meu primeiro carro foi um dart cupe e depois tive um charger ok este segundo dodge era bem ruim acabei pouco depois comprando outro charger e vendendo o primeiro o segundo era menos ruim mas longe de ser assim uma maravilha de todo jeito com o tempo fui cuidando dele dentro do possivel e o que nao era assim maravilhoso acabou ficando no minimo bem legal e ai eu tinha um dart e um charger nao podia ficar melhor que isso nao e claro que podia so que eu mendigomobilista nao conseguia ver isso como uma opçao possivel quem ja leu os primeiros posts dos project cars #262 e #263 vai lembrar da minha mudança para sorocaba/sp em 1988 uma coisa fantastica desta minha mudança foi ter tempo disponivel por trabalhar apenas seis horas diarias e um salario melhor que me permitia algumas firulas automotivas o estado de sao paulo e disparado o maior celeiro de coisas interessantes automotivamente falando no brasil e vejam que coincidencia eu estava la uma vez ouvi dizer que em boituva tinha um chrysler grande abandonado numa oficina em pouco tempo eu estava la bisbilhotando e apurando a verdade dos fatos claro eu sabia que existia um bigblock que os nossos darts eram apenas small blocks e tal e ainda algum espirito de porco tinha me dito que nos eua ah sempre nos eua teve dart bigblock de fabrica nesta apuraçao eu vi ao vivo e a cores o primeiro bigblock mopar de minha vida impressionante para dizer pouco irresistivel surreal tinha que comprar ele de qualquer jeito eu lembro que na epoca eu tinha um maverick v8 bem legal e mais tres motores ford 302 completos usados na minha garagem o cara que me vendeu o 383 pediu apenas um 302 em troca do 383 se ele tivesse pedido os tres que eu tinha no chao e mais o que estava no maverick eu teria entregue facilmente ele gente fina que so pediu um unico atendi na hora sem nenhum pudor bom ai apareceu um problema eu tinha dois dodge super legais e prontos e tinha um bigblock 383 sobrando claro motor em mau estado por refazer nao tinha cambio algum atras dele e para complicar ele nao encaixava no lugar de um 318 tudo mudava bolt pattern do motor posiçao de calços peso e tamanho uma guerra nem bomba d agua nem bomba de gasolina sequer as velas de um serviam no outro neste meio tempo em julho de 1989 eu tirei minhas primeiras ferias peguei minha caravan aquela do pc #262 que ainda estava com seis cilindros apenas botei as malas nela peguei a esposa e fomos ao rio de janeiro e ai fim de tarde dutra cheia antigo quilometro 13 quase chegando na cidade do rio de janeiro vejo uma traseira maravilhosa dando mole na porta de um ferro velho a visao me deixou embevecido colei os olhos no retrovisor esperando ver o que era aquilo e ainda que nao soubesse exatamente o que era pela velocidade falta de luz adequada e pequenez da imagem no retrovisor vi que era um plymouth dormir foi muito dificil e assim que o dia raiou tomei um cafe bacana na casa do meu pai e fui de volta para a dutra com ele a tiracolo so para dar sorte chegando la descobri que era um belvedere 68 sedan quatro portas com um motor de seis cilindros em linha o famoso slant six de 225 polegadas cubicas o carro estava em mau estado pintura destruida e sem bancos mas era tao absurdamente legal que eu sequer consigui regatear me pediram algo equivalente a 500 dolares da epoca e eu paguei no ato — ainda mais porque o veiculo tinha todoa a documentaçao faltando apenas pagar dois ou tres anos catei um guincho reboquei ele para a casa do meu pai e deixei la ate que pudesse pegar nele eventualmente consegui deixar ele funcionando e mais nada foi feito slant six com bloco de aluminio rarissimo a foto e meramente ilustrativa pois o que veio na belvedere era um slant normal com bloco de ferro fundido em 1990 retornei ao rio de janeiro um amigo tinha uma oficina e resolveu me ajudar e topou reformar o belvedere otimo trouxe um monte de coisas para o serviço de fora e assim a coisa foi andando so tinha um problema ainda faltavam diversas peças de interior e eu nao visitaria os eua tao cedo acontece que na epoca dodge ainda era lixo valiam nada eram apenas carros velhos e beberroes numa ida a jacarepagua passei num pessoal que comprava e vendia dodge maverick e galaxie — inteiros ou em pedaços — e vi um dart 78 sedan castanho araguaia com teto de vinil interior original perfeito maquinas de vidro boas e mecanica perfeita e funcionando mas tinha uma batida na lateral traseira esquerda e estava tambem sem a lanterna traseira esquerda destruida no acidente conversamos e acabei pagando a inacreditavel quantia de 100 dolares ja estavamos no plano real era coisa de r$ 110 e claro o melhor tinha documentos bons e em dia fui buscar o carro e voltei com ele para casa dirigindo o carro era ridiculamente bom fora o amassado era apenas perfeito a bateria estava ruim mas podia ser dirigido normalmente minha esposa foi me levar com o dodge polara dela e veio me seguindo de volta ate nossa casa nesta viagem uma luz se acendeu na minha cabeça seria um crime matar um carro tao legal por conta de bancos e de uma maquina de vidro eu tinha aquele maldito 383 que nao tinha onde por e para completar no dia seguinte fui a tijuca onde tinham uns malucos que vendiam dodges inteiros e em pedaços tambem levei uma marreta de dois quilos uma boa talhadeira e por 10 reais catei uma lateral traseira esquerda perfeita tirada de um dodge cupe ja morto claro tudo dentro da mais completa selvageria nesta epoca ainda nao tinha rolado o filme do shrek entao ainda nao me chamavam de ogro detalhe este que nao me impediu de realizar meu intento meio da calçada rua conde de bonfim perto do antigo colegio sao jose onde por acaso eu estudei crime perfeito realizado meti a lateral na mala da caravan aquela do pc #262 e voltei pra casa o jose henrique o mesmo que me ajudou reformando a belvedere refez o dart 78 tambem so que na minha cabeça doente nada mais desabonador que um dart 78 que ia em breve receber um 383 e ficar pintado de castanho metalico isso foi facil de resolver fui numa casa de tinta comprei um monte de amarelo interlagos da linha ford 78 e voila hot rod dodge nas paradas uma nota triste nisso foi que na semana que pintamos o carro meu pai veio a obito numa viagem de volta de uma missa dele passamos na oficina e minha mae ao ver o carro num amarelo forte alaranjado super brilhante me perguntou e voce ja passou o primer nele so falta pintar agora nao e mesmo quando eu expliquei que nao era primer e que aquela era a cor definitiva ela abanou a cabeça e respondeu indignada mas e horroroso bom eu nunca batizei ou dei nome a nenhum carro meu ate porque o fabricante ja fez isso por mim mas esta exclamaçao dela ficou colada no carro daquele dia em diante o dart 78 amarelo interlagos lindaço que ia ganhar o 383 era apenas o horroroso neste ponto resolvi arrumar tudo no carro rodas de liga leve diferencial dana 44 com relaçao 3 08/1 dois bancos separados de dart na frente e claro troquei os traseiros para a forraçao ficar bacana e igual arrumei tudo nele e nas compras de peças acabei catando maquinas de vidro bancos e mais um monte de coisinhas legais pro plymouth que finalmente foi concluido mais ou menos no mesmo tempo mas que por uma serie de fatores acabou nunca sendo usado de verdade hoje depois de muitos anos acabei desmontando de novo toda a mecanica para trocar finalmente o motor 318 magrelo que eu vendi ha uns tempos para um bacaninha de goiania/go e devo por um 383 nela este outro 383 esta pronto montado e bem legal inclusive usando o comando mopar performance 280° hidraulico que foi o promeiro comando que usei no 383 do dart 78 quando eu abri o motor dele para mexer novamente troquei o 280° hidraulico por um outro comp cams 296 mecanico e ele estava perfeito tirei e guardei para um eventual uso futuro junto devo trocar tambem o eixo original chrysler porque pelo fato do carro ter nascido com um slant 6 o diferencial e pequeno e bem fraco modelo 7 1/4 isso eventualmente pode vir a ser detalhadamente contado num proximo post mas tinha ainda um problema a resolver eu ja tinha comprado a capa seca lakewood que me permitia juntar o 383 na caixa do dodge nacional de 4 marchas mas eu precisava desmontar a mecanica original dele e por o 383 la o motor foi desmontado e fizemos uma retifica rapida ainda que bem feita mais numa de ver o que era do que se tratava em vez de fazer uma retifica seria com muito veneno etc isso aconteceria mais ali na frente eu rodei um tempo com ele ainda com 318 e cambio original de tres marchas na coluna acertei o maximo de detalhes no carro e um belo dia desmontei e coloquei o 383 nele escapes de ferro fundido original mas com um comando 280° hidraulico mopar performance quadrijet igniçao eletronica e mais uns mimos no caso o lance da igniçao se resumiu a trazer um novo distribuidor para o 383 porque o 1978 ja tinha igniçao eletronica que era identica as gringas foi so por o distribuidor eletronico no lugar do antigo com platinado e ligar os fios a instalaçao do motor por si se resumiu a fabricar suportes e colocar um par de calços que se adequassem aos suportes e ao novo motor nada mais que isso foi modificado o motor cabia ainda que bastante justo e apertado mas cabia sim com a capa seca da lakewood eu poderia manter o cambio na posiçao original sem maiores dificuldades sendo que a mudança de tres para quatro marchas ja estava programada o radiador ficou o mesmo do 318 e o acionamento da embreagem foi modificado apenas no apoio da barra z do lado do cambio a primeira acelerada foi reveladora o carro era simplesmente brutal mesmo sem grandes preparaçoes ou acertos nao tinha como comparar com os outros com 318 eu ja usava a caravan v8 e ela ainda estava nos acertos nesta epoca de modo que o resultado deste pc foi infinitamente mais reconpensador que o dela a brutalidade e a selvageria mesmo com o motor tao pouco elaborado e cheio de acertos ainda por fazer deixaram muito claro que a ideia de fazer este carro foi relamente muito mas muito feliz mesmo em muito pouco tempo eu comecei a me planejar para tirar ele fora refazer tudo o melhor possivel novos pistoes forjados com mais altura de compressao valvulas maiores e um comando maior e mecanico o esforço valeu e o carro melhorou muito por alexandre garcia project cars #264
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