pra quem ja me conhece estamos de volta pra falar um pouco do que foi feito no motor da tl caso voce nao tenha lido a primeira parte clique aqui se ja leu vamos em frente o novato aqui mal sabia por onde começar o que trocar o que alterar como proceder o que eu fiz estudei ne fui ler ler muito pegar opinioes diversas para filtrar e desenhar meu projeto lia sites gringos virava os forum do avesso encontrava opinioes tao distintas quanto escutar uma discussao sobre o pele ser melhor que o maradona e vice versa ou seja nao tinha conclusao final voce aprende tudo o que pode sobre todas as vertentes no fim pondera qual e a verdade que e melhor pra voce isso vale pra tudo quando os assuntos sao motores nao acreditem somente nos videos que voces veem por ai podem pesquisar muita informaçao completamente errada e repassada como se fosse a correta o pior e que os caras ainda idolatram gente assim vai entender preguiça de ler talvez mas o jovem aqui nao se contentou com pouco quando eu digo que virei forums do avesso eu realmente fiz isso fiz em questao de meses li tudo o que podia pra decidir o ponto de partida mas enquanto eu aprendia eu tambem andava com o carro com aquele motor um dia voltando do trabalho acho que era possivel ver o rastro de oleo que eu deixei ao longo dos 20km que percorri ate chegar no posto e ver aquele chuveiro aberto debaixo do motor que desespero eu precisava fazer o motor urgente antes que ele ficasse pior um conhecedor das artes de retifica que mostra todo seu conhecimento a qualquer um que quiser saber um dos verdadeiros mestres que existem por ai diga se de passagem carlos zotti me disse que quanto mais demorar pra abrir e retificar mais cara ficara a conta outro grande mestre o senhor chico biela deu algumas outras dicas sobre o que fazer pra ter um motor antigo porem com bom desempenho nao menos importante uma galera do forum fusca brasil ia dando as dicas nos mais diversos campos de um motor a ar carburaçao eletrica pontos de igniçao e avanços tudo passou algum tempo e eu tinha o projeto pronto aproveitei a grana e os dias de ferias que entrou e comecei a desmontar tudo no estacionamento aonde o carro fica guardado aqui vale o registro de que eu fui atras de mecanicos pra fazer esse serviço porem o custo adicional e a vontade de fazer sozinho aliada aquela desconfiança que todos temos dos mexanicos me fizeram partir pro diy comecei desmontando os perifericos mais faceis varetas bomba combustivel cebolinhas carburaçao lataria do motor etc deixei o motor peladinho sujo mas peladinho ok posso baixar ele agora mas espera um pouco eu estou sozinho foi engraçado eu tinha apenas um macaco jacare pequeno pra me ajudar pensei alguns minutos olhei pros lados e vi os pneus que ficam na parede pros carros nao encostarem nao tinha outra soluçao forrei o chao com os pneus coloquei uma madeira pra servir de prancha pro macaco comecei a balançar o motor apoiado no jacare balança daqui balança dali senti que os prisioneiros que o prendem na caixa de cambio ja estavam soltos ok aqui vale outro registro pra quem nao sabe o motor dos aircooleds sao de certa forma pendurado atras do chassi do carro terrivel pra estabilidade diga se de passagem mas voltando ao assunto o motor estava la equilibrado num macaquinho perfeito como e que eu vou baixar isso agora eu tinha pensado em quase tudo so nao tinha pensado em como baixar do jacare pra quem nao conhece os jacares pequenos abaixam girando uma especie de parafuso que fica na base se eu soltasse o motor ele caia no chao se ficasse segurando nao ia conseguir fazer mais nada tentei encaixar o motor de volta para o lugar pra pensar um pouco mais quem dera ele entrasse de volta hahaha eu desconfio que eu tenha deixado o carro desengatado e quando tirei o motor o eixo piloto girou de alguma forma o motor nao voltava mais pro lugar eu nao conseguia baixar o macaco e pra piorar o motor sambou um samba em cima do misero apoio daquele jacare e começou a perder o equilibrio eu bobo que sou ainda tentei com todas as forças equilibra lo mais um registro acho que de todos os vw a ar que foram feitos a tl deve ser disparado o pior de dar manutençao no motor isso porque a tampa fica dentro do porta malas e logo na sequencia tem a tampa da tampa do porta malas te obrigando a ficar totalmente curvado como diz o ze cuidador dos carros ooo posiçao fia da mae de trabalhar mas falou isso com outras palavras resumindo muita dor nas costas em qualquer manutençao que va fazer o motor caiu no chao caiu la de cima dos 30cm que ele se encontrava um pequeno ataque do coraçao inconscientemente saiu um palavrao de minha boca ferrou fui conferir os danos e caiu em cima dos pneus minha gente acho que mais feliz que aquela hora so quando o motor roncou pela primeira vez eu tava sorridente trabalho concluido tinha tirado o motor do carro ja estava tudo pronto entao pra retifica que nada ate ali tinha sido brincadeira de criança subi o carro nos cavaletes arrastei o motor pra fora e comecei a desmontar o que faltava desmontei a turbina tirei radiador de oleo retirei os cabeçotes com certa dificuldade pois bem aqui estamos no segundo dia de desmontagem sim dois dias so pra desmontar tudo sozinho demorei agora ja com a ajuda do senhor que cuida dos carros precisava retirar a porca do volante meu amigos voces nao sabem o que e soltar uma porca do voltante do fusca sem as ferramentas certas eu possuia barra de ferro de dois metros soquete 36 mm cabo de força 3/4 e uma chave de vela pra travar o volante eu tinha tambem o ze cuidador que pesava seus 50 quilos e ficou em pe do volante pra eu conseguir soltar a porca aqui pode contar que se passaram umas duas horas de briga boa so saiu a bendita quando eu calcei o motor debaixo do carro ai eu pude fazer toda a força do mundo e a danada saiu chegou a hora de retirar as camisas do bloco cada camisa demorou em media 40 minutos pra ser retirada voces nao tem noçao do trabalho que da pra tirar um trem que ficou colado no lugar por anos e anos mas foi trabalho de chegar ao ponto de jogar o martelo de borracha e dizer gritando eu vou pagar alguem para fazer essa porcaria deve estar soldada no bloco nao e possivel sair pisando duro ir beber uma agua e voltar com o rabo entre as pernas pra continuar tentando afinal eu nao tinha dinheiro pra alguem fazer hahaha enfim saiu mas agora eu precisava abrir o bloco foi outra peleja da boa mas essa menos estressante para os paulistas seria a mesma sensaçao de ir pra ubatuba descendo pela serra de caragua voce chega na praia mas ainda falta 1h de viagem foi a mesma coisa quando sairam as camisas ainda tinha chao pela frente [gallery link= file ids= 76975 76976 76977 ] bloco aberto tuchos cairam pelas beiradas era hora de investigar o estado que o motor estava amigos estava triste sorte a minha que parei de rodar com carro olha o estado da bronzina do mancal principal mais um pouco ela ia escapar do pino girar junto com o vira e explodir tudo o pino eu nao tenho registro mas estava igual dente de leite em criança quase caindo eu poderia escrever uma novela sobre essa novela que foi o motor mas eu vou lhes poupar e vou entrar logo nos detalhes esse carro seria utilizado 99% do tempo dentro da cidade nao deveria ser meu carro principal e necessariamente teria que ser um carro divertido de dirigir diversao e algo bem subjetivo mas na minha cabeça significa torque correr com uma senhora de 43 anos nao e a coisa mais inteligente a ser feita e possivel mas nao e recomendado nao menos importante eu nao tinha um orçamento de tv a cabo so dava pra fazer um feijao com arroz temperado com sazon entao ficou decidida a configuraçao kit 1600 novo comando original pos 84 conhecido como tork balanceiros 1/1 25 cabeçotes com camara retrabalhada e dutos melhorados taxa de compressao 8 5 bomba de oleo 26mm justificando as escolhas eu queria priorizar o torque do carro e nessas horas que fazer parte de um forum pode te ajudar muito uma tabela de torque x rpm apareceu simulando todos os comandos mais populares e comparando uns com os outros pasmem o comando original e o que fornece o maior torque em baixa rotaçao nada mais justo afinal foi desenvolvido pra trabalhar na kombi de carga nem o conhecido amigo dos aircooled w110 era mais forte ele e mais esportivo sim mas nao entrega a mesma força na faixa de rotaçao que eu buscava como eu falei eu nao queria correr eu so queria força hoje eu gostaria de ter a chance de experimentar um w100 pra sentir as diferenças praticas mas so de lembrar do trabalhao me da arrepio de qualquer forma nada que seja impossivel quem sabe pro futuro enfim comando original tem mais força mas o cruzamento faz o motor morrer cedo com isso eu tive que colocar balanceiros 1 25 pra fazer com que o motor tivesse mais folego acima dos 3000rpm combinando com uma taxa elevada o resultado ficaria no minimo interessante o cabeçotes seriam o que demandaria mais trabalho enquanto o bloco estava na retifica eu peguei os cabeçotes pra dar uma fuçada abrindo um pouco o duto de admissao da maneira que pude utilizando uma micro retifica deixei tambem os dutos de escapamento da melhor forma que consegui nao ficou polido porque nao deu mas ficou melhor do que estava fiz uma tentativa de camara ap pra melhorar a temperatura de trabalho afinal a taxa estava muito mais alta que a original rebaixei o cabeçote 3 mm mas falhei esquecendo que quebrar os cantos vivos que ficaram apos o rebaixo o que me custa umas batidas de pino de vez em quando retirei imperfeiçoes e tudo mais que manda o figurino a dremel coitada parou de funcionar duas vezes no meio desse caminho peguei uma birra com essa ferramenta enquanto escrevo esse post ela resolveu para de funcionar de novo problemas no seletor de velocidade levei os cabeçotes de volta pra retifica que condenou a heresia de ter rebaixado um cabeçote original como se o trabalho deles com o bloco tivesse ficado 100%o raiva e stress a parte peguei todas as peças e levei pra casa no dia seguinte era hora de começar a montagem a montagem vai ficar pra um proximo post ate la jose guilherme project cars #269
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