fala pessoal antes de tudo gostaria de agradecer todos os elogios sobre o carro apos o primeiro post fiquei muito honrado por terem gostado obrigado agora nesta segunda parte da historia vou contar sobre meu primeiro contato com nosso omega 4 1 e depois falar um pouco sobre a parte tecnico do absoluto o reencontro com o seis cilindros da familia era final de outubro de 2008 e estava eu em casa sao borja/rs com o coraçao saindo pela boca esperando meu pai chegar de porto alegre com o carro com aquela sensaçao incrivel que era saber que teriamos um carro novo e sonhado na garagem foi entao que ele finalmente chegou e sai correndo de casa para ver a nossa nova nave la estava aquele omega na versao topo de linha cd 4 1 comfort diamond ano 1997 esqueci de falar o ano no primeiro post equipado com teto solar eletrico transmissao automatica e controlador automatico de velocidade conhecido como piloto automatico imagem meramente ilustrativa do local onde o carro estava minha primeira reaçao foi dar uma olhada geral no carro e ver o quanto era belo para entao pegar a chave e dar uma volta pelas ruas de baixo expressao usada para explicar um passeio rapido em locais de baixo movimento de carros e pedestres logo de cara o que me saltou aos olhos foram os apliques imitando madeira do interior eu ja era familiarizado com o interior dos omegas cd 4 1 mas a versao com cambio automatico deixava o aplique do console central muito mais atraente perdao pela qualidade da imagem mas prefiro usar esta pois foi a primeira foto do interior girei a chave esperei o check control e entao dei partida na maquina e tive o prazer de mais uma vez sentir a vibraçao de um seis canecos todo nosso sob meu pe direito como meu pai tinha e ainda tem um posto de lavagem e normal se imaginar que eu conhecia e dirigia varios modelos manobrando dentro do estabelecimento ou os entregando e era relativamente normal eu entrar em um seis ou ate oito cilindros seja de outro omega 4 1 ou 3 0 um opala 4 1 dakota s10 e blazer vortec audi allroad mercedes benz classe c e e bmw serie 5 dodge magnum landau mas o fato daquele carro ser um seis cilindros nosso nos trazia uma paz enorme afinal eu e o pai estavamos em abstinencia desde a venda de seu diplomata 250 s dei uma volta rapida ficando muito surpreso no quao justo era o carro nao existiam folgas na direçao e suspensao ok isso e mecanicamente impossivel mas voce entendeu e o carro rodava com uma maestria inacreditavel seu motor mesmo com uma pequena perda de compressao no cabeçote resolvida logo depois era forte silencioso e ao mesmo tempo violento voce podia sentir a força que suas 250 polegadas cubicas de deslocamento tinham para liberar toda vez que encostava no acelerador o cambio tinha um funcionamento preciso e suave cujas trocas de marcha eram apenas notadas pelo tocometro cheguei em casa me sentindo a melhor pessoa do mundo apos o passeio e com a certeza que aquele carro havia sido a escolha certa agora toda vez que sentasse no banco do motorista com aquele belo veludo eu podia pensar six cylinders all mine seis cilindros todos meus fazendo referencia a letra da classica musica highway star do deep purple que no caso fala de motores v8 um fato curioso que nao contei no primeiro post foi que quando começamos a busca pelo novo seis cilindros da casa o omega 4 1 nao era a unica alternativa as outras eram o omega cd com o incrivel motor opel cih cam in head c30ne de tres litros e o diplomata 250 s que foi nosso as outras alternativas quanto aos cd 3 0 o que chegou mais perto de ser comprado foi um na cor prata e sem teto solar que apesar de bom nao era aquele carro impecavel de encher os olhos como o nosso 4 1 outros passaram pelas maos do meu pai que sempre pensava que o 3 0 parecia um 4 cilindros apos dirigir o carro na cidade antes que chovam pedras na nossa cabeça eu quero explicar o porque dele falar isso o principal motivo e obvio que e o fato do motor 3 0 ter mais de 1 litro a menos de deslocamento que o 4 1 isso e um motor de um celta vhc mais uma honda biz 100 de diferença por ser um motor menor e de se esperar menos brutalidade sob o capo claro que vai ter gente falando que a potencia de ambos e bem parecida mas isto e apenas um dos tantos fatores importantes em um motor deixando claro ou tentando deixar de onde vem essa brutalidade que meu pai tanto gosta em numeros o motor 3 0 tem diametro de pistao de 95 mm e o 4 1 de 98 4 mm quase o mesmo ne entao da pra imaginar que tudo muda no curso no pistao que no 3 0 e de apenas 69 88 mm e no 4 1 de 89 7 mm sao quase 20 mm de diferença com toda essa diferença temos um comportamento muito desigual nos dois casos pois um motor de maior curso o 4 1 tem um maior braço de alavanca no virabrequim que multiplicado com a força que o pistao desce no ciclo de combustao e o torque do motor por isso motores de caminhao por exemplo tem um grande curso de pistao mas entao qual o motivo do 3 0 tem um curso pequeno o principal fator e a velocidade media do pistao vmp que limita a rotaçao de um motor nao vou entrar mais a fundo e explicar sobre equaçoes mania de engenheiro mas basicamente quanto maior o curso maior a velocidade do pistao para uma mesma rotaçao pois a distancia que o pistao tem que percorrer e maior em um mesmo intervalo de tempo para um motor com deslocamento x atingir um rotaçao alta com segurança sua velocidade de pistao nao pode ser tao alta logo e diminuido o curso do pistao para diminuir esta velocidade por isso motores de moto e formula 1 tem um diametro grande e curso pequeno para chegar em altos regimes de rotaçao mantendo uma vmp segura essas dimensoes ainda influenciam na eficiencia volumetrica do motor mas nao vou entrar nesta parte pois ja fugi muito da minha narrativa nosso cd 4 1 ao lado de um cd 3 0 manual sem suas bbs ok isso explica o motivo do 4 1 ser torcudo e o 3 0 ser girador mas comparar o 3 0 com um 4 cilindros sim nao e exagero o motor de quatro cilindros do omega 2 2 tem curso de 94 6 mm para dar ao carro um torque maximo de 20 1 kgf m a 2 800 rpm bastante para um 4 cilindros a gasolina ne ja o 3 0 tem um torque maximo de 23 4 kgf m a 4 200 rpm perceberam que o torque maximo de ambos nao e tao diferente e o maximo do 3 0 chega em uma rotaçao alta isso quer dizer que nos 2800 rpm o 2 2 tem torque de 20 1 kgf m e o 3 0 tem menos de 23 4 kgf m estes torques tao proximos em rotaçoes baixas aliado com o maior peso do 3 0 mais ou menos 100kg de diferença fazem o comportamento logo na arrancada em baixa rotaçao nao ser tao diferente e o 4 1 o seizao tem saudaveis 29 1 kgf m por causa do curso longo como eu disse antes @3500 rpm sendo que desde cedo muito torque ja esta disponivel explicando toda a brutalidade que gostamos la em casa so pra deixar bem claro gostamos muito do 3 0 e como deu pra ver ele foi feito para girar ou seja o motor realmente libera seu poder em regimes altos de rotaçao sendo um classico motor para ser usado nas autobahn europeias por este motivo ele e tao aclamado no brasil sendo um motor liso e suave em rotaçoes altas excelente para viagens em velocidades e rotaçoes elevadas deixando de lado a parte tecnica dos motores volto ao texto para falar da ultima opçao que meu pai tinha para um seis em linha o diplomata que era nosso este diplomata havia sido usado para trazer gasolina da argentina para ser vendida em sao borja cidade de fronteira e seus negocios pelo dono e estava em pessimo estado geral mesmo assim eu com toda minha paixao pelo carro queria ele para nos mais uma vez entao fomos ver o estado do carro quase entrei em depressao aquele lindo diplomata que sempre estava limpo mostrando o vigor de seu seis cilindros 250 s quando era nosso agora era apenas uma parte do que foi outrora mal cuidado cambio com quarta marcha escapando interior surrado e faltas de componentes do ar condicionado e direçao hidraulica ficamos muito abalados vendo o carro daquele jeito e meu pai disse que no minimo uns 10 mil reais seriam usados para deixar o carro em boas condiçoes o problema e que a logica nem sempre conversa com a emoçao e eu ainda queria aquele carro para nossa garagem foi entao que meu pai encontrou a soluçao de uma maneira muito simples pegou emprestado o omega cd 4 1 manual vermellho goya de meu tio e me levou para dar uma volta mostrando o que era na realidade um omega 4 1 apos o passeio meu pai me deixou em casa e perguntou minha opiniao e eu com um sorriso do tamanho do motor respondi pode comprar raro encontro ao acaso de tres versoes do omega em nossa lavagem um gls o que foi nosso um gl de um amigo e o tal cd do meu tio usado no test drive so faltou a versao diamond por dentro do omega que muitas pessoas ainda dizem que o omega e um dos ou o melhor carros ja fabricados no brasil a maioria ja sabe mas entao quais seriam os motivos que o tornam ainda tao especial por eu ja ter me deparado com essa pergunta algumas vezes bem como outras do tipo por que um omega e nao um carro mais novo pelo valor que te ofereceram dava pra comprar um civic nao vai vender por 35 mil tu e louco ele podia ate competir com bmw e mercedes mas a suspensao nao da para comparar e ele tem traçao dianteira essa ultima perola quem falou foi um colega meu de engenharia mecanica que gosta de carros eu pensei em escrever um pouco em tom de conversa sobre as algumas caracteristicas tecnicas do carro nao como forma de ensinar alguem muito pelo contrario pois vou falar coisas que muitos podem saber mas apenas para mostrar os motivos que fazem ele tao incrivel ajudando aqueles que querem entender mais do carro apenas por curiosidade ou para uma eventual compra entao se voce e daqueles que tipo eu e louco para ler tudo que pode sobre carros e quiser ler um pouco sobre os detalhes do omega seja bem vindo e apertem os cintos para o resto do post se nao achar isso interessante e nao quiser ler sem problemas e desculpe por eu optar em fazer isso no meu post usinas de força os motores do omega começarei falando dos motores por serem algo tao importante em nossos carros na fugida que dei em minha narrativa eu ja comentei algumas caracteristicas dos motores de seis cilindros do omega nao falarei do australiano e agora apenas irei completar com mais algumas informaçoes no 4 1 temos uma evoluçao do antigo motor de seis cilindros com comando no bloco do opala que basicamente recebeu uma moderna injeçao sequencial novo cabeçote com dutos individuas o opala tinha tres entradas siamesas e peças moveis mais leves tudo feito pela lotus gosto de falar que ele e a versao mais racional do rebelde 4100 pois o torque enorme em baixas rotaçoes ainda esta ali porem controlado por toda a eletronica da epoca sua potencia maxima ficava no 168 cv a 4 500 rpm por conta de uma configiraçao mais passiva que a gm adotou afim de nao consumir ainda mais combustivel afinal como sabemos ele gosta e muito de beber mas o fato de ser um motor grande e resistente torna facil a extraçao de numeros bem maiores de potencia caso o proprietario ache necessario quanto ao 3 0 alemao ja falei bastante dele anteriormente entao so quero finalizar com sua potencia maxima que era de 165 cv @ 5800 rpm porem vale comentar do terminal onde se pode mudar a configuraçao da injeçao conforme a gasolina usada 91 ou 95 octanos sendo que assim a potencia passa a ser de 175 cv ou 177cv utilizando combustivel de maior octanagem a mesma potencia do modelo europeu se isso e lenda ou nao eu nao sei mas que o terminal existe tem os numeros 91 e 95 e que para quem muda a chave o comportamento do carro fica melhor isso e verdade omegao em um momento intimo mostrando seus dotes nos 4 cilindros tivemos tres versoes do ohc comando simples no cabeçote gm familia 2 sendo duas a gasolina e uma a etanol as versoes que queimavam fosseis eram basicamente o motor do monza com sensoriamente aprimorado operados pela injeçao motronic com 116 cv tanto na versao 2 0 quanto na 2 2 com diferença no torque maior da 2 2 20 1 kgf m contra 17 3 kg f resultantes do maior curso de pistao mas e da versao que queima cachaça que gosto de falar mesmo com um tom triste o que dizer de um motor que era o 2 0 8v aspirado mais potente do planeta e o primeiro motor com injeçao multiponto a etanol sim a gm tinha neste motor e no c20xe do vectra gsi e calibra dois dos melhores motores quatro cilindros da epoca que me faz pensar o quao avançada era a marca na decada de 90 contudo o que me deixa triste e que o mercado brasileiro nao aprovou seus 130 cv recheados de pioneirismo utilizando um combustivel renovavel lamentavel mais que um rostinho bonito o design do carro funcional e belo assim que defino o design do omega sua aerodinamica com cx de 0 3 no brasil e atual ate hoje e seu estilo era todo voltado para ela basta analisar algumas caracteristicas do carro como as maçanetas embutidas o desenhos dos espelhos capo fluido que esconde os limpadores e direciona o ar para o para brisa e o mais legal para mim os vidros laterais o que tem eles caso nao tenha notado os vidros do omega nao correm por dentro das portas como 99 9% do carros eles correm rentes a carroceria em trilhos por fora da estrutura permitindo uma menor resistencia ao ar e sendo possivel o uso de vidros maiores outra coisa unica nele sao os frisos que contornam o carro escondendo parte da roda traseira em plenos anos 90 feito para nao atrapalhar o vento detalhe no capo que esconde os limpadores e nos vidros laterais rentes a carroceria meu irmao murilo ainda criança na foto e o tempo voa obs nao olhem para as rodas elas e outras sao assunto para outro dia o vida dentro da nave acabamento interno e demais mimos visto que ele era o topo de linha da chevrolet e que esta era elogiada pela qualidade interna dos carros na epoca da pra imaginar como e o acabamento interno do omegao seja em couro cd 4 1 apenas ou principalmente em veludo de alta qualidade os bancos com regulagem de altura e encosto para o braço parecem sofas e ajudados pelo grande espaço interno dao a barca um grande conforto o painel e macio mas muito macio ao toque e tem uma camada de espuma interna bem espessa o tecido do teto em tom claro e refinado e muito suave ao tato o painel pode ser digital nao presente no ano de 97 bem o caso do nosso o volante e de tres raios e tem revestimento em couro os apliques em madeira do cd 4 1 enchem de requinte o interior e a qualidade dos materiais usadas e excelente em todos os cantos o unico problema que posso dizer e nos plasticos da moldura do painel que se mal cuidados normalmente ressecam e quebram nao sendo o caso no nosso que raramente pega sol gostamos dele bem branquinho nada de ficar bronzeado quanto seus demais mimos aos passageiros o carro possui trio eletrico com vidros do tipo um toque e sistema antiesmagamento regulagem de altura do volante e dos farois cortina no vidro traseiro ar condicionado com saida para o porta luvas cintos de segurança com regulagem de altura nos quatro cantos direçao hidraulica computador de bordo multifuncional antena eletrica porta malas eletrico sistema de som completo com amplificador teto solar eletrico controle automatico de velocidade piloto automatico farois de longo alcance e de milha luzes de leitura com regulagem de posiçao inclusive na traseira entre outros ah aquele veludo nao olhem para a sujeira no trilhos dos bancos pois eu limpei depois mas esqueci da foto força nas rodas certas o sistema de transmissao na versao manual o omega vem com cambio de cinco marchas com re sincronizada que acabou sendo a causa de muitos machucados para os carros pois mesmo dirigindo em terceira marcha e possivel engatar a re sim traçao traseira quase 30 mkgf de torque na 4 1 e uma re que entra ate quando estamos em terceira receita perfeita para que alguns donos ou torturadores quebrassem a caixa de marcha durante suas brincadeiras maldosas enquanto patinavam o carro tragico no caso da automatica mais um pioneirismo o cambio frances hidramatic strasbourg de quatro marchas tem controle eletronico e era o primeiro do brasil com tres modos de funcionamento drive ou economico deu pra entender as aspas ne esportivo que deixa a tocada bem mais interessante e de inverno que e um sistema de anti deslizamento das rodas o legal e que quando a temperatura externa chega perto dos 0° c o computador de bordo pisca indicando a possibilidade de gelo na estrada e que seria bom usar o modo inverno lembrando tudo isso no inicio dos anos 90 vale ressaltar que se voce pretende ter um omega automatico procure um com motor 4 1 pois seu torque em baixas rotaçoes e muito bem vindo para um carro pesado perdao omegao nao estou te chamando de gordo com esta transmissao outra coisa legal e que o carro checa o cambio quando ligamos a chave check control e acende a luz no painel referente ao modo esportivo um s dentro de uma engrenagem durante o processo e quando alguma anomalia no sistema e encontrada enquanto dirigimos a luz liga e pisca e devemos utilizar entao modo manual 1 2 e 3 e nao o modo drive d e andar o minimo possivel com o carro pro meu desespero tive a oportunidade de saber o que e isso mas e assunto para outro post alem disso o cambio tem radiador de oleo e uma vareta de mais de um metro para medir o nivel do mesmo bem util completando a transmissao do carro temos um diferencial dana que vai preso no subchassi utilizando juntas homocineticas para transmitir a força ate as rodas nada de eixo rigido foto antiga ainda com escapamento original e antes de receber um trato na parte de baixo assunto pra outro post para mostrar o diferencial preso no subchassi e a suspensao traseira independente firme no chao freios a disco e suspensao se o carro e grande e tem motor potente uma coisa e primordial freios bons e nisso como em todo o resto o omega nao deixa a desejar com discos nos quatro cantos sendo ventilados na dianteira e abs ate bater segura brincadeira anti lock braking system mesmo o carro freia muito bem garantindo segurança tanto na cidade quanto na estrada faça chuva ou faça sol mas infelizmente e nesse sistema que o omega apresenta seu problema mais cronico que e assunto para outro capitulo parece novela isso eu sei finalmente a suspensao deixei essa parte por ultimo nao por ser a menos importante mas sim por ser o maior trunfo do carro na minha opiniao o conjunto de suspensao ainda nao foi igualado por outro carro fabricado no brasil se foi eu realmente desconheço e nunca li a respeito ou dirigi um carro melhor que ele o omega consegue ser ao mesmo tempo macio e preciso juntando com louvor conforto e esportividade o conjunto aprensenta braços independentes nas 4 rodas sendo eles do tipo mcpherson com barra estabilizadora na dianteira e do tipo semi trainling arms ou braços semi arrastados tambem com estabilizadora na traseira essa configuraçao traseira e uma das caracteristicas que mais aprecio no carro e e a mesma usada em outros modelos de grande dinamica como a bmw e30 ilustraçao de configuraçao trailing arm/braços arrastados e semi trailing arm/braços semi arrastados usada no omega na dianteira um dos fatores importantes era a geometria feita para anular forças desiguais sobre as rodas como quando freiamos com uma roda em piso aderente e outra em piso escorregadio para ajudar ainda mais na precisao dinamica o carro vem de fabrica com uma barra anti torçao superior entre as torres de suspensao so pra constar o pneus do 3 0 eram 195/65r15 e do 4 1 205/60r15 mas usados as medidas do 3 0 no nosso pois achamos a aparencia melhor detalhe na barra anti torçao superior na traseira o carro ainda apresenta um sistema anti afundamento impossibilitando que a suspensao afunde quando o carro acelera forte mas nao e disso que mais gosto nela o que mais me chama atençao e a angulaçao de articulaçao que permite uma convergenica nas rodas traseiras que muda quando aceleramos ou tiramos o pe em curvas tudo para manter a traseira colada no chao suspensao traseira semi trailing arm tudo isso aliado com sua excelente aerodinamica e grandes conjuntos motores transmissao fazem do omega um carro impecavel para o uso na estrada e muito seguro ate mesmo em altas velocidades preciso confortavel macio e estavel seja em curvas ou retas o carro nasceu para a estrada e dificilmente sera batido por outro carro nacional neste quesito muita gente pode pensar que e papo de apaixonado mas e o minimo para um nacional projetado na europa para encarar bmw serie 5 mercedes bens classe e e audi 100 pai do a6 sempre limpo se voce chegou ate aqui muito obrigado sei que fiz uma abordagem um pouco diferente neste post do project cars e nao sei qual sera a reaçao de voces mas espero que seja positiva nos proximos posts falarei sobre todo o cuidado estetico do carro em nossa lavagem como e a manutençao dele e no post final uma narrativa surpresa grande abraço ate a proxima bonus track ja que meu post ficou pequeno trago para voces um presente um carro pouco conhecido o gt prototipo fabricado pela preparadora irmscher em 1988 utilizando como base o omega o carro tinha tudo para ser o calibra do omega recheado de luxo usando interior tambem baseado no omega com cx de apenas 0 273 e equipado com o seis em linha opel c36ne de 200 cv ele tinha velocidade maxima real de quase 250 km/h e percorria o 0 a 100 km/h em 7 9 segundos infelizmente o prototipo nunca avançou para a fase de produçao e como varios outros acabou sendo esquecido penso na minha cabeça este carro com o conjunto do lotus omega e seus 377 cv que monstro seria certamente e um carro incrivel que infelizmente morreu antes mesmo de nascer como tantos outros por marcos rainer de sa project cars #270
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