ola amigos estou de volta com mais um project car obrigado mais uma vez a todos que votaram no meu projeto para quem nao me conhece sou o lucas ribeiro moro em brasilia e sou dono do project cars 279 aquele fit com rodas de formula 3 depois que finalizei o pc dele prometi que iria inscrever meu swift gti e fiquei muito surpreso com os 74 votos entao postarei aqui toda a trajetoria dele desde a compra ate chegar nas pistas e mais um carro 1300 para moer sem do nas pistas nao sei como aconteceu esta coincidencia de ter dois carros 1300 mas me identifico muito com este swift gti pois tem tudo que eu procuro num carro para muitos um carrinho feio 1 3 sem torque fraco desajeitado bomba etc para mim um pequeno monstro que chegou sem humildade nenhuma com gol gti kadett gsi escort xr3 uno 1 6r etc eventos recentes como ja contei minha historia com carros no pc 279 vou falar aqui apenas como foram os eventos recentes que participei com meu outro carro este ano foi bem interessante participei de hot laps time trial track day e andei em 3 pistas diferentes no final do outro pc nao deu tempo eu falar do desempenho dele no track day em goiania e vou contar aqui a decepçao com ele no periodo de uns 4 meses aguardando o evento arrumei toda a suspensao do fit fiz carteirinha de piloto de track day da cba e chegando o dia sai de brasilia pra goiania umas 4 00 da manha carregado de pneus nao corri logo cedo pois nao deu tempo montar tudo no carro e entrei na pista ja quase meio dia com um calor que eu nunca tinha sentido antes fui com um piloto no carona me ensinando o traçado foi totalmente diferente do que eu vi em videos sao outras dimensoes tem elevaçoes e nao da para ver todo o traçado a frente na quarta volta o motor quebrou nem deu tempo eu correr para virar tempo so deu tempo eu rodar e errar marcha uma vez [youtube id= gegsv5ybuow width= 620 height= 350 ] estava no meio da maior reta marcando uns 160km/h e o carro deu uma amarrada encheu o interior de fumaça entao joguei o carro na grama achando que estava pegando fogo e resgataram ele para o box ainda estava funcionando mas apenas 3 cilindros e jogando muito oleo pelo suspiro fiquei bem triste na hora pois ja tinha gastado uns 6 mil para fazer o motor dele no inicio do ano e mais triste ainda porque tem uma galera que deseja muito ver o mal com os outros ver eles por perto sorrindo na maldade foi uma das coisas que mais me desanimou e ainda mais eu 250km longe de casa final de domingo os guinchos cobrando perto de mil reais para levar para brasilia depois em casa eu parei para pensar que aqui em brasilia deve ter milhoes de habitantes e nao tem 50 pessoas com coragem de colocar um carro num track day e eu sou um destes loucos no meio deste pequeno grupo de pessoas entao eu tive que levantar a cabeça e esquecer estes pensamentos negativos das pessoas em volta que torcem para o pior quando eu ainda sem saber o que fazer ao inves de so ficar vendo mendigos de carona de track day rindo ao lado do meu carro apareceram as pessoas que gostam de mim tenho muito a agradecer as pessoas de goiania receptividade sem igual otimas pessoas outros me ofereceram carona para eu nao perder viagem um amigo la que apenas me conhecia pelo nome ofereceu uma garagem da sua casa num condominio do lado do autodromo chamei um guincho para deixar o carro la e 3 dias depois o mesmo guincho trouxe pra brasilia na outra semana ja arrumei derreteu um pistao acredito que deu falta por causa de uma podium estranha que coloquei la combinado com um bico entupido um intake direto enorme que alinhei na frente do carro e pistoes xing ling meu motor ja viu 12 pistoes diferentes este ano depois de toda a decepçao de eu nao ter virado tempo em goiania chegou a hora do ultimo hot lap aqui em brasilia como prometi para a mulher que nao ia correr mais por agora no fit eu tinha que achar alguma forma de nao passar em branco neste ultimo hot lap do ano eu e um amigo tivemos uma ideia insana que tal colocar as rodas de formula 3 num up tsi todo original dito e feito testamos um dia antes e no dia da corrida alguns se assustaram o resultado foi o que eu esperava ficou em 3/15 na categoria fwd ficou atras apenas de um 106 ja consagrado e um civic si de slick na frente a escolha do swift depois de eu nao conseguir tirar mais peso do fit vi que eu precisava de um carro bem leve e que eu pudesse fazer de tudo nele ja sonhava com este carro sabia dos detalhes e historia dele um carro produzido com mais de uma dezena de nomes ou fabricantes e a prova do sucesso holden barina suzuki swift chevrolet sprint suzuki cultus suzuki forsa geo metro / chevrolet metro pontiac firefly maruti 1000 chevrolet swift maruti esteem subaru justy changan suzuki lingyang ele chegou no brasil em 1991 com muita tecnologia e bem avançado em comparaçao com os esportivos nacionais da epoca ele contava com o impressionante motor 1 3 g13b twin cam 16 valvulas com duplo comando no cabeçote ja em aluminio igniçao com mapeamento eletronico injeçao multiponto retrovisores eletricos ar condicionado o motor tinha 100cv e muito girador o corte era em 7500rpm tambem tinha suspensao independente nas quatro rodas freio a disco nas quatro tambem entre outras tecnologias bem inovadoras na epoca e seu maior trunfo o peso inacreditaveis 790kg e ele nem e tao pequeno assim como imaginam segundo informaçoes do blog do fotografo rafael bruner o swift gti foi pioneiro no brasil a vir com componentes reduzidos como compressor do ar condicionado alternador motor de partida vidros mais finos etc este tipo de reduçao de tamanho das peças so veio a aparecer muito tempo depois no honda fit motor de 3 cilindros e a moda hoje no inicio dos anos 90 ja tinha uma versao do swift com motor 1 0 3 cilindros sao tantas qualidades que eu ficaria aqui o dia todo descrevendo as mas nao vou deixar de lembrar tambem dos bancos esportivos de verdade acabamento primoroso pedais do freio e acelerador projetados para facilitar punta tacco bom coeficiente aerodinamico para a epoca perdia para o kadett gsi mas ganhava do gol gti que era pior que o da kombi e bom parar por aqui sobre as qualidades do swift vamos para o proximo topico a compra do swift procurei muito este carro e nunca achava pelo preço que eu poderia pagar quase cometi o erro de comprar um alfa 145 twin spark com problemas no cambio e com muitas multas tenho este problema de ir atras de carro com 8 velas ou 1 3 litros num certo dia pela manha apareceu este gti num site comecei a negociar com o cara e ele nao baixava nada no preço o carro bem inteiro e barato por sinal fiquei insistindo ate que ele baixaria o preço se ele ficasse com as rodas de gol gts ou parati gls que estavam nele como eu tinha outras rodas em casa resolvi levar as minhas para voltar com elas no carro chamei um amigo experiente neste tipo de negocio e chegando la de cara ja gostei da placa do carro ser gta de lata estava zero sem massa sem amassados nao faltava nenhum acabamento so muito encardido ja estava certo de pagar o valor mas quando abri o capo a surpresa tinha um carburador no motor ai pedi para renegociar o valor ele me deu um bom desconto e ainda me deu as rodas que estavam nele fomos no cartorio preenchemos o documento e 15 dias depois ja estava no meu nome e pronto para eu mexer nele na volta la da cidade para a minha casa meu amigo veio dirigindo ele muita dificuldade para pegar pois aparentemente o ponto estava travado ou algo do tipo so rende em alta na volta levei uma baita surra do swift carburado eu no fit depois vi em casa que o painel dele e os numeros maiores sao mph e ja fiquei preocupado por causa dos pardais que passamos andei nele por uns tempos mas do jeito que estava todo feio pipocando eu nem podia passar perto de colegios sempre a garotada rachava de rir dele olhavam torto achando que era um carro insignificante e quando tinha que parar na faixa e controlar o acelerador para nao apagar o vexame ainda ficava pior o projeto nessa primeira parte nao deu para colocar o conteudo mais tecnico ou falar das modificaçoes detalhadamente mas ja estou com o material para o segundo post falando apenas da preparaçao e restauraçao desde ja peço desculpas deixei o carro com um amigo para fazer as modificaçoes ja arrancou o carburador comprei um coletor de admissao que ja nao tinha mais colocamos homocineticas novas ja esta feita a adaptaçao dos cubos das medidas originais 4x114 para 4x100 para entrar as rodas de formula 3 os amortecedores foram recalibrados agora estao bem duros o motor foi revisado e esta todo ok apenas vamos colocar juntas novas arranquei o ar condicionado e alguns outros itens a direçao dele ja e mecanica e bem direta na parte de buchas arrancamos tudo e mandamos fazer tudo em poliuretano no segundo post colocarei as fotos completas de todas as buchas na embreagem tambem mandamos fazer o disco de ceramica so a parte de alimentaçao ainda nao esta no lugar a injeçao e uma pandoo pro inject com fast logger bicos bosch green giant 42 lb/s vamos adaptar uma roda fonica e ainda escolher as bobinas individuais ja agora em janeiro vou arrumar uns rachados que tem no painel e começar o alivio de peso mais avançado ja deixei um lugar aqui em casa para guardar todos os acabamentos vou arrancar todos os forros e carpete vai ficar so na lata vou manter o painel apenas as tubulaçoes de ar e as saidas serao removidas som relogio ja retirei nas portas estou pensando se deixo acabamento ou nao bancos so os da frente o objetivo e chegar nos 700kg ou menos me inspiro neste swift do video abaixo claro que nao conseguirei chegar nem perto disso pois este o cara conseguiu chegar nos 620kg e deu pingos de solda no monobloco todo [youtube id= jtfhrtcso40 width= 620 height= 350 ] os vidros eu ia deixar os dele mesmo pois ja sao bem finos mas aconteceu um imprevisto no natal alguem quebrou um vidro lateral traseiro ai vou colocar os dois de policarbonato comprei mais tress rodas de magnesio aro 13x8 com muitos pneus de formula 3 agora tenho sete rodas e mais de 10 pneus slicks da formula 3 mais antiga entao e isso pessoal ja expliquei mais ou menos o meu objetivo o que ja fiz e o que falta no proximo post começo a mostrar muitas fotos do processo detalhamento e valor de cada alteraçao ate mais pessoal por lucas ribeiro project cars #411
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.