ola pessoal meu nome e lucas sodre mais conhecido como grilo neste primeiro texto apresentarei um pouco do sae baja nosso projeto 2014 o novo projeto 2015/16 e um preview do novo carro sou estudante de engenharia mecanica e integrante da equipe sae baja furg representando a universidade federal do rio grande furg da cidade de rio grande/rs cabe a mim a responsabilidade do setor de dfma design for manufaturing and assembly projeto para manufatura e montagem layout auxiliar de suspensao e piloto porem estas nomenclaturas e designaçoes nao se limitam somente a estes setores soldagem usinagem montagem desenho martelagem e todos outros processos de criaçao produçao e execuçao nao sao designados a um so membro ou parte especifica da equipe e creio que aqui esta o grande premio a aquisiçao e troca de conhecimento experiencia aprendizado principalmente quando se trata em trabalho em equipe gerando assim um profissional engenheiro qualificado e com muitas experiencias tapadas na graxa e lama em sua bagagem [youtube id= hb38xhn4ids width= 620 height= 350 ] este video feito pela briggs & stratton fornecedora oficial de motores para a categoria retrata bem o espirito do que e esta competiçao a qual os aspirantes a engenheiros juntam suas forças e conhecimento para competir diversas provas designadas comum prototipo criado/construido por estes grupos levando o nome de suas universidades os prototipos estas pequenas gaiolas dotadas de seu motor estacionario de 10hp e 300 cm³ devem seguir um rigoroso regulamento de especificaçoes dimensoes e principalmente regras de segurança que fazem muitas categorias do automobilismo ficar com vergonha e quando se trata da avaliaçao destes pre requisitos juizes nao deixam nada passar tornando a prova de segurança uma das mais importantes pois esta pode tirar a equipe da competiçao sem que o prototipo nao tenha nem ligado o motor ainda o inicio da equipe a equipe estava desativada ha alguns anos retomando as atividades em 2012 e voltando a levar um carro para a competiçao regional sul em 2013 porem por diversos problemas financeiros falta de ferramental e inexperiencia da equipe nos deixou de fora da competiçao nestes anos nossa lista de recheck modificaçoes a serem feitas para a aprovaçao na prova de segurança chegou a 34 itens terminamos o carro momentos antes de coloca lo no caminhao rumo a competiçao e quando chegamos aos boxes trabalhamos nos acabamentos porem para tristeza geral ficamos fora da competiçao pois nosso freio nao travou as quatro rodas isto serviu como um grande ensinamento para nosso proximo projeto aprendemos que nao se pode vender um prototipo criado sem um objetivo ou que nao cumpre o mesmo [gallery columns= 5 link= file ids= 73657 73658 73659 73660 73661 73662 73663 73664 73665 73666 ] baja 14 2014 2014 foi um grande ano como dito acima aprendemos que o prototipo que deve ser vendido para os juizes deve possuir um objetivo/meta para atingir um publico alvo com orçamento novamente apertado e poucos patrocinadores e apoiadores vendemos rifas e ate cachorrao para angariar verba para o projeto reutilizando parte do chassi 2013 reprojetamos e construimos um prototipo off road cuja meta era possuir baixo custo para hobby com muitas noites viradas estudo e empenho da equipe estavamos chegando a competiçao de 2014 com um carro testado exaustivamente durante horas dentro do campus da universidade [youtube id= jzkizu5tuaq width= 620 height= 350 ] [youtube id= 0xpw5yljemu width= 620 height= 350 ] [youtube id= hfsokcqxxfw width= 620 height= 350 ] chamada para novos membros [gallery columns= 4 link= file ids= 73670 73671 73672 73673 73674 73675 73676 73677 73678 73679 73680 73681 73682 73683 73684 73685 73686 73687 73688 73689 73690 73691 73692 ] [youtube id= 8ouvfztvuqk width= 620 height= 350 ] a alegria no rosto de cada membro da equipe era contagiante afinal iriamos competir pela primeira vez e eu teria o privilegio de ser o piloto e guiar um baja que homenageava ayrton senna isto mesmo o baja 14 levaria as cores da mclaren mp4/4 este layout foi criado com intuito de homenagear os 20 anos sem senna para tal entramos em contato com o instituto ayrton senna o qual nos liberou o uso da imagem e seus respectivos adesivos meio caminho andado porem a parte mais dificil estava por vir em um pequeno espaço carenagens caracterizar de forma que mesmo com os adesivos obrigatorios e patrocinadores qualquer pessoa olhe e reconheça e o carro do senna uma semana antes da competiçao carro pronto testado equipe tranquila era so aguardar porem exatamente cinco dias antes em uma tarde tranquila na qual se testava a parte eletrica dois problemas graves assombraram nosso carro devido a um erro na montagem do carburador o mesmo travou aberto de forma que o piloto de testes nao teve nem tempo para reaçao nao conseguindo evitar a forte pancada em um pilar de concreto que acabou destruindo a balança dianteira esquerda e quase todos seus perifericos inclusive a roda [gallery link= file columns= 4 ids= 73697 73698 73699 73700 ] felizmente em poucos dias e com algumas noites viradas o carro estava pronto para fotos apresentaçao para patrocinadores e entrevista para a tv local porem no tragico acidente de alguns dias atras junto aquele pilar ficaram alguns ajustes milimetricos e detalhes que nos prejudicariam no futuro ja na cidade de gravatai mais exatamente nos dominios da empresa dana onde ocorre a competiçao sae baja sul la estavamos com nossos uniformes que mais lembravam um maço de uma famosa empresa tabagista ao lado de nosso prototipo e recebendo elogios pela iniciativa e caracterizaçao prontos para as provas que aconteceriam nos 3 dias de competiçao apresentaçao de projeto segurança motor conforto aceleraçao traçao manobrabilidade s&t suspension e traction e ao fim o enduro de 3 horas a meta da equipe era completar todas as provas sem preocupaçao com posiçao apenas com conclusao de provas o que obrigatoriamente nos colocaria entre os 10 primeiros uma boa colocaçao levando em conta a dificuldade das provas propostas apos a apresentaçao de projeto a sensaçao de dever cumprido tomava conta dos integrantes da equipe e o primeiro dia que foi designado a apresentaçao de projetos estava concluido [gallery columns= 4 link= file ids= 73701 73702 73703 73704 73705 73706 73707 73708 ] cada chefe de setor apresenta para seu respectivo juiz sob um sol escaldante o segundo dia e mais corrido de provas estava ocorrendo e passamos tranquilamente pela prova de segurança tendo apenas alguns detalhes para fazer dos quais rapidamente foram corrigidos e recebemos nosso adesivo de aprovado [gallery columns= 4 link= file ids= 73709 73710 73711 73712 ] na primeira foto a mediçao altura da bandeira nas demais o teste de saida do piloto — ele deve sair do caro em menos de 5 segundos passamos por todas as provas de forma categorica sendo uma das poucas equipes a passar por todas as provas sem recheck porem nosso motor por ser um modelo antigo de muitos anos e sob o forte calor nao funcionou de forma linear nosso grande problema foi a perda de nossa geometria da suspensao o que acarretou na dificuldade de nosso carro completar a prova de manobrabilidade e s&t sendo que esta ultima apenas duas equipes obtiveram 100% da prova [gallery columns= 4 link= file ids= 73716 73717 73718 73720 ] domingo dia do arduo enduro acordamos e temos a noticia de que estamos em 5º na colocaçao geral estavamos prontos para o enduro novamente o sol era unanimidade no ceu do rio grande do sul e la estavamos nos alinhados no grid de largada ao lado de algumas das melhores equipes do brasil a prova do enduro nao foi facil para ninguem em alguns momentos a pista estava vazia pois os carros que ainda restavam estavam em manutençao estas ao melhor estilo wrc devido a problemas com nosso motor logo na primeira volta em busca do tempo perdido acabei capotando nao so uma mas duas vezes o que garantiu um show a parte para a plateia e lembra de quando disse sobre a segurança envolvida nos prototipos entao nem um arranhao sofrido foi so desvirar e seguir porem na segunda parte do enduro apos um curto intervalo de reabastecimento infelizmente nossa manga de eixo nao aguentou a prova e acabou decretando o fim do enduro para o baja 14 antes da bandeira quadriculada [gallery columns= 5 ids= 73722 73723 73724 73725 73726 ] apos o termino do enduro ficamos com a 9ª colocaçao que para nos foi uma grande vitoria mas serviu para nos mostrar que estavamos no caminho certo projeto 2015 novas metas com uma nova proposta o projeto ate o momento chamado baja 9 visa ser um veiculo de competiçao off road de ponta para usuarios profissionais e que exigem um carro de alto nivel tendo esta nova meta um pouco mais de bagagem e muitas horas de leitura o novo projeto possui uma complexidade superior aos antigos em todos os quesitos desde novo chassi a peças em fibra de carbono aluminio aeronautico painel lcd no volante transmissao por engrenagens antes coroa pinhao correia para obter uma dinamica perfeita para a o uso off road junto a este ideal a nova cor e layout continuarao sendo espelhados em algum carro historico e este ano sera algo chocante buscamos uma pintura diferenciada e realmente sera porem infelizmente nao posso revelar neste momento o prototipo esta em faze de produçao e deve estar pronto ate outubro nos proximos textos trataremos tecnicamente sobre os setores de powertrain suspensao e direçao eletrica/eletronica calculos estruturais e contaremos alguns segredos preciosos na criaçao/construçao de um veiculo de competiçao espero que gostem do nosso projeto caso queiram acompanhar entrar em contato apoiar ou patrocinar confira nossa pagina no facebook algumas imagens bonus [gallery link= file columns= 4 ids= 73729 73740 73730 73731 73732 73733 73734 73735 73736 73737 73738 73739 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.