acharam que eu tinha abandonado meu pc ne de fato foi muito tempo desde a minha ultima postagem ate hoje e muita agua passou debaixo dessa ponte sem duvida mas vou começar esse post terminando de explicar o ultimo pra historia nao ficar desconexa e sem sentido terminei meu ultimo post com fotos do meu motor que estava sendo montado e das rodas e pneus que eu havia recuperado recomprado pra colocar novamente no carro no que diz respeito ao motor conforme ja havia dito foi um vai e vem de propostas e compras pra fazer para o motor; desde peças originais ate peças de performance mas no final o que acabei decidindo por fazer foi um aspirado light uma vez que meu carro ja tinha cambio manual e isso nao limitaria o leque de performance algo a maioria dos automaticos e especialmente os antigos acaba fazendo motor novo segui o mesmo setup do 2 2 sem vtec o motor f22b2 e confiavel tem bom torque e bastante descomplicado e robusto procurando na internet acabei descobrindo que a preparadora ate entao exclusiva de imports bisimoto nos estados unidos tinha uma linha de produtos de performance bastante interessante pro meu motor entao foi com eles que comprei boa parte das peças dentre o portfolio dos caras estao carros como o honda inisgh de drag race com motor f22a essencialmente o mesmo do meu carro super modificado allmotor e com mais de 400whp num aspirado sohc alem desse carro tb tem a famosa honda odyssey j35 v6 turbo com mais de 1000cv e a honda civic shuttle d16z6 1 6 com mais de 700whp o intuito do projeto era montar um aspirado forjado com taxa alta alcool comando mais agressivo e escape mas o que efetivamente foi feito foram novas bielas forjadas e pistoes forjados com 12 1 de taxa e 1mm mais largos chegando a 86mm de bore e aumentando um pouco a litragem do motor; eliminacao dos eixos balanceadores e da egr volante de motor aliviado embreagem reforçada escapamento em 2 5pol com abafador final hks e por fim um cabeçote diferente que e algo que definitivamente nao estava nos planos apos ajuda de um grande amigo do honda club que tem acesso aos part numbers honda junto com meu mecanico fechamos um pedido enorme de muita peça nova todas originais ou performance originais e todas compativeis com o motor f22b2 a surpresa veio quando eu precisei de um novo cabeçote e encontrei a peça no mercado livre esse cabeçote estava anunciado como se fosse o cabeçote compativel com o meu motor ou seja para um motor f22b2 comprei paguei entreguei pro spoon montar no carro e continuar o projeto ate entao tudo certo ate ele começar a montar as peças oem honda e descobrir que certas coisas simplesmente nao encaixavam como os canos de agua distribuidor e algumas outras peças moral da historia o vendedor do mercado livre que por sinal era uma loja especializada em cabeçotes de importados me vendeu o cabeçote errado do modelo f22a6 dos accord 91 a 93 como o cabeçote encaixou no bloco normalmente o spoon torqueou tudo precisamente e fechou o motor so depois de tudo selado e torqueado que acabamos por descobrir o erro com o cabeçote algo que viria a gerar muita dor de cabeça adiante caso decidissimos tirar o cabeçote errado muito provavelmente teriamos que dar um passe no bloco algo que deixaria os pistoes taxudos perigosamente proximos das valvulas decidimos entao manter aquele cabeçote e nos aventurar nas adaptaçoes para fazer a coisa toda dar certo no final tudo foi muito mais dificil do que imaginavamos e algumas peças simplesmente nao tinham como encaixar e tiveram que ser fabricadas do zero efetivamente aquele cabeçote tinha um fluxo aparentemente maior uma vez que era de uma epoca onde emissoes de poluentes nao era um problema levado muito a serio pelas montadoras apesar da adaptacao de algumas peças existia a possibilidade de que o cabeçote menos restritivo liberaria ate alguns cavalos a mais mas logico que isso era apenas uma mera suposiçao essa parte da adaptaçao de peças acabou por afetar o andamento da montagem do motor ainda mais uma vez que quase sempre acabamos por descobrir alguma incompatibilidade algo que nos deixava coçando a cabeça e tentanto procurar soluçoes ate entao nunca testadas pelo spoon por fim um trabalho que deveria demorar algumas semanas acabou de arrastando por meses e isso obviamente me irritou bastante nessa epoca eu ja nao morava mais em sao paulo e acabei me mudando pros estados unidos o que tornou o processo de montagem ainda mais lento uma vez que eu tinha que procurar peças e soluçoes a distancia e sem acompanhar pessoalmente o andamento da montagem nao tinha como saber o real status da montagem do carro alem de toda a odisseia para deixar o motor pronto e bem montado tambem tinhamos todo o restante do carro pra ajeitar assim como a parte de suspensao e freios pra garantir segurança e boa dirigibilidade pelo fato do carro ter ficado tanto tempo parado os freios acabaram travando e recupera los nao valeria a pena aproveitei meu conhecimento acumulado de marcas e peças aftermarket assim como facil acesso a elas direto dos estados unidos e consegui achar um deal bem bacana em um jogo de discos oem spec perfurados brembo tambem precisei de pinças de freio novas pra completar o setup segui a sugestao do spoon e acabamos por dar um upgrade bacana no sistema de freios ajudando na parte da segurança geral do carro quanto a suspensao essa ficou inalterada uma vez que o carro ja tinha instalado as molas tein que seguravam muito bem a rolagem de carroceria nas curvas assim como tambem mantinham um stance muito bacana com altura agressiva e ainda mantendo um bom nivel de conforto como a suspensao acabou por nao ter demais alteraçoes essa parte vai ficar mais pra frente quando o carro finalmente chegar em seu estagio final e eu possa talvez trocar tudo por um sistema de coilover regulavel vou finalizar esse post e deixar o desfecho da historia do motor para o proximo porem posso adiantar que apesar de muita demora cronogramas que nunca foram alcançados alem de muitas dificuldades tecnicas na montagem desse motor e do carro como um todo apos sete anos parado o carro finalmente foi finalizado do ponto de vista mecanico o motor ligou e as adaptaçoes foram todas solucionadas depois de muito tempo finalmente pude dirigir meu carro novamente e me reacostumar com ele o que veio apos isso e tambem o desenrolar da historia vao ficar para o proximo post onde vou contar em mais detalhes sobre as peças da parte de estetica que tambem consegui garimpar pelos sites afora sempre com o objetivo de deixar o carro com a minha cara e no estilo mais gringo possivel com equipmentos de alta qualidade realmente um build com muita atençao e carinho como foi desde o inicio o proximo post tambem vai tratar da tao esperada revitalizaçao de pintura interior e do carro como um todo garanto a voces que o resultado ira surpreenser e o carro que voces viram nessas fotos ate entao e desde o começo desse project cars estara quase que irreconhecivel tamanha a qualidade do trabalho geral realizado agradeço a atençao de todos que chegaram ate aqui e aos que tem acompanhado meu projeto ao longo desses anos todos ate logo galera por caio cesar peres project cars #285
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