ola equipe e leitores do flatout gostaria de agradecer ao flatout a oportunidade de participar do project cars sera muito gratificante compartilhar este projeto um lexus gs300 com motor 2jz preparado um verdadeiro sleeper com o motor do supra vamos começar com um pouco da historia e os passos que pretendemos seguir para finalizar o killer barge como ja contei um pouco no post de inscriçao meu nome e osvaldo sou engenheiro mecanico automobilistico formado pela fei e um dos proprietarios da wdc motors la elaboramos e executamos alguns projetos bem inspiradores e foi baseado na construçao desses projetos aliado as sugestoes de clientes e amigos que diziam que a oficina precisaria ter um projeto proprio do tipo vitrine entao plantamos a semente para iniciar algo a questao inicial se baseou em qual projeto seria o ideal em um primeiro momento veio a possibilidade de executar um projeto utilizando meu carro pessoal um subaru impreza wrx sw 2006 porem o custo para o projeto com a compra de componentes comparado ao objetivo final em que almejavamos tornou inviavel este projeto como iniciei minha carreia no senai aos 14 anos onde estudei e me formei no curso de mecanica de automoveis e apos trabalhar alguns anos como free lancer consegui uma vaga de mecanico em uma concessionaria da suzuki automoveis sendo o meu primeiro contato com carros de origem niponica nao demorou muito para que a simplicidade e principalmente a funcionalidade e confiabilidade de carros niponicos me conquistasse hoje posso dizer que sou fa de carros japoneses como pretendiamos partir para um projeto mais em conta e principalmente sleeper cogitei por muito tempo em adquirir um suzuki swift gti do ano entre 1994 e 1995 conheço esse carro e sua plataforma um motor 1 3 16v extremamente girador algo sem noçao um carro leve entre eixos curtos com muita agilidade seria um projeto excelente dentro das diretrizes que traçamos a oferta deste tipo de carro no brasil nao e significativa e aliada a qualidade e estado de conservaçao dos carros anunciados tornaram a ideia desse projeto decepcionante vou confessar fiquei muito triste em ver os carros quase que destruidos anunciados e os que estavam em estado melhor boa parte e recuperada de acidentes consideraveis em 28 de dezembro de 2013 quase fechei um negocio com um swift gti 1994 branco que segundo o anuncio era de unica dona a cor era a que eu estava procurando porem este projeto ainda nao poderia ser financiado exclusivamente com recursos da oficina entao eu precisaria fazer o investimento de forma pessoal e naquele momento eu nao poderia arcar com estes custos tentei negociar a troca do swift por um tiida sedan que a minha esposa utilizava assim pegaria o carro e uma volta em dinheiro o que comportaria o projeto infelizmente a proprietaria nao aceitava troca por precisar do dinheiro entao deixei o projeto na estufa ate que eu amadurecesse o projeto e que o momento financeiro comportasse o inicio do mesmo passaram se alguns meses e em 12 de agosto de 2014 tentei contato com a proprietaria do swift fui informado de que ela havia desistido de vende lo mas que eu poderia fazer uma proposta caso quisesse compra lo realmente pensei conversei com um dos meus socios cocao — ele se mostrou interessado no carro mas meio desconfiado quanto a baixa cilindrada do motor pois nao conseguiriamos extrair a potencia que almejamos para o projeto alem das varias limitaçoes que teriamos de qualquer maneira o foco do projeto seria arrancada alguns track days e sem muita ideia de top speed e aquele carrinho atendia muito bem o proposito entrei em contato com a proprietaria disse que estaria interessado mas que gostaria que ela respondesse com um valor em mente recebi apenas uma resposta se eu fizesse uma contraproposta tentadora ela venderia o carro notei de imediato que a vendedora estava naquela condiçao de que nao queria mais vender o carro realmente mas pagando bem que mal tem diante da possibilidade de compra acima do budget desisti de imediato do swift depois desta primeira frustaçao resolvemos mudar o foco do projeto assim ficaria mais facil adequar a busca para um carro e entao incluimos em nossa lista de desejos a vontade de ter um projeto que atendesse tambem top speed quando incluimos este desejo um motor de baixa cilindrada deixou de ser o foco e foi preciso procurar carros com cilindrada grande entao surgiu a necessidade de fazer um projeto em um carro seis cilindros e neste quesito o custo do projeto subiria consideravelmente desde a compra do carro para o projeto ate a compra dos componentes e peças lembrando que o investimento seria novamente com recursos pessoais e onde entra o lexus gs300 nessa historia toda bom na minha carreia profissional apos a formaçao no senai e trabalhar como mecanico de autos em algumas oficinas e na concessionaria da suzuki me ocorreu que o desejo de entender como um carro funcionava e como conserta lo estava realizado porem algumas coisas me incomodavam muito como exemplo por que um suporte de coxim do motor de um carro tem o formato retangular por que outros tem um formato extremamente irregular e que muitas vezes dificultavam a manutençao nos carros por que a localizaçao de certos componentes e tao ruim entao decidi ingressar na universidade e cursar engenharia mecanica porem eu havia colocado na cabeça que gostaria de cursar engenharia mecanica automobilistica pois era a minha area de atuaçao e assim consegui cursar e me formar na fei no curso desejado apos a conclusao do curso trabalhei em algumas industrias ate que fui convidado a trabalhar na fabrica da toyota do brasil como engenheiro de pos vendas aceitei a proposta e trabalhei por um ano e meio na planta da toyota em sao bernardo do campo neste periodo tive um vasto contato com toda a linha de produtos da toyota incluindo os produtos da lexus onde descobri que nos eua e no japao existia um modelo do lexus que compartilhava a plataforma do supra tendo algumas pequenas alteraçoes em suspensao freios e claro de carroceria para se ter uma ideia o lexus gs300 e apenas 400 mm maior em comprimento e pesa 80 kg a mais do que o supra entao na mudança do projeto me ocorreu esta lembrança e tambem a de que alguns clientes da lexus entravam em contato com a toyota do brasil em relaçao a carros de importaçao independente imediatamente fui buscar carros na internet mas a decepçao foi grande havia apenas quatro carros anunciados em todos os canais da internet sendo que um deles estava sendo vendido como sucata pois ja haviam feito a baixa do gravame no detran resumindo eu tinha apenas tres carros possiveis de realizar um projeto no lendario 2jz — e o custo de compra de dois desses carros estava muito fora do orçamento naquele momento pensei que mais um projeto estaria fadado apenas a ficar em minha imaginaçao no fim agendei uma visita ao gs300 mais barato da internet o proprietario foi muito solicito e se comprometeu a levar o gs ate o meu local de trabalho eu estava um pouco desconfiado deste primeiro carro pois em minhas buscas encontrei anuncio do mesmo vendedor desde 2012 e isto me deixou preocupado afinal o anuncio era muito antigo com um preço dentro da realidade entao o que fazia com que aquele carro nao fosse vendido simples no dia marcado avaliei o gs300 e eu nao havia dito ao vendedor de que eu trabalhava em uma oficina de preparaçao estavamos almoçando quando o dono do lexus me ligou informando que estava na frente do endereço combinado fechamos a oficina na hora do almoço por isso o portao estava fechado quando retornamos e abrimos a oficina notei que a expressao do dono do lexus mudou uma expressao de derrota assumiu sua face iniciei a avaliaçao de imediato notei que o carro havia sofrido uma colisao frontal consideravel pois a frente do carro estava deslocada para o lado do passageiro tambem notei que a parte traseira sofreu outra colisao muito forte para se ter uma dimensao da gravidade do acidente o carro sofreu danos ate a metade do assoalho do porta malas onde fica a caixa do estepe pensem bem o carro e grande e mesmo assim metade do porta malas foi afundado na batida dentro do porta malas havia infiltraçao de agua os reparos de funilaria foram muito mal executados nao existiam mais nenhum acabamento interno a disqueteira original do carro havia sido removida e estava jogada dentro do porta malas levantei o carro para uma avaliaçao mecanica e vi que caixa de direçao estava com vazamento a suspensao dianteira apresentava folga na maioria dos componentes o subframe dianteiro estava quebrado a bandeja inferior da suspensao dianteira esquerda estava solta em razao da quebra do subframe e de um parafuso de fixaçao do mesmo resumindo o carro estava condenado desisti imediatamente daquele gs voltei a internet e o anuncio do segundo carro um azul o escolhido havia sido removido imaginei que tivesse sido vendido dias depois o anuncio voltou entrei em contato com o vendedor e ele deu nota 9 para o interior e 8 para o exterior me informou tambem que o carro apresentava alguns problemas mecanicos como falha no alternador e a transmissao automatica apresentava algumas falhas intermitentes ele ja havia ate comprado algumas peças eletronicas da transmissao e feito a substituiçao mas o problema persistia agendei visita para o dia seguinte fui com o meu socio cocao que esta muito entusiasmado com esse projeto de fato o vendedor foi muito honesto no telefone o interior realmente tem nota 9 por conta de um unico acabamento de um botao que esta se soltando e uma lampada da luz do painel que esta queimada de resto o carro e muito conservado e nota 8 no exterior pois os para choques apresentam algumas marquinhas e ralados resolvemos fazer um teste de rodagem dentro do condominio pois o carro estava com a luz da bateria acessa em decorrencia da falha no alternador saimos com o carro pelas ruas do condomino e apos cinco minutos rodando com o gs ele morreu e nao pegou mais voltamos a pe para a casa do proprietario peguei meu carro e voltamos para sp viagem longa entre o interior e a capital discutindo se aquele seria o carro ideal o que poderia ser a causa da falha na transmissao se ao inves de comprarmos um bom pretendente para o nosso projeto estariamos comprando um pe de pica como fala o pai de um amigo nosso enfim decidimos compra lo pelo estado geral do carro e assumindo uma possivel troca da transmissao inclusive considerando a possibilidade de aumentar o custo do projeto e partir para uma getrag 6 velocidades segunda feira no primeiro horario liguei para o dono do gs apos uma longa rodada de negociaçoes fechamos negocio e por volta do meio dia sai da oficina com o guincho e fui ao interior buscar a barca apos dois finais de semana dedicados a investigar os problemas da barca foram resolvidos hoje a barca esta rodando normalmente aguardando a chegada das peças para iniciarmos o desmonte agora vamos ao ponto que acredito ser o mais esperado por todos a preparaçao gosto muito de carros aspirados mas um motor turbinado entregando torque de forma rapida e imediata nao tem igual alem disso com um projeto bem desenhado e bem executado se consegue reduzir bem o spool da turbina e fazer com que a faixa de pressurizaçao da turbina ocorra ate o corte de giro usando assim a maxima eficiencia logo o projeto killer barge vai ser turbo utilizaremos a principio single turbo e nao biturbo como ocorre com o supra ou com o aristo este e o gs300 da lexus vendido pela toyota nos eua com versao aspirada e turbo o gs300 e equipado com o motor 2jz ge a versao aspirada do motor do supra 2jz gte porem apos pesquisas intensas descobrimos que os motores sao exatamente os mesmos com exceçao ao comando de valvulas pistoes e bielas o motor sera forjado com componentes de boa qualidade a fim de obtermos um conjunto confiavel e com potencial para aumentar potencia apos o projeto finalizado embora este nao seja o objetivo primario o foco e montar um hardware bem robusto para termos um coeficiente de segurança bom evitando o abre e fecha de motor compramos nos eua a maioria das peças internas do motor pois no brasil nao existem estes componentes nosso desejo era de montar o projeto com o maior numero de componentes nacionais mas infelizmente peças internas para o motor 2jz estao disponiveis apenas fora do brasil o que esta a caminho do brasil jogo de pistoes forjados je jogo de bielas forjadas manley bronzinas xp king jogo de juntas do motor oem toyota bomba de oleo high bomba d’agua oem toyota correia dentada gates racing tensionador da correia dentada oem toyota polias regulaveis dos comandos de valvulas jogo de velas de igniçao prisioneiros de cabeçote arp coilover tein quanto a preparaçao do motor que sera forjado as unicas peças originais que se manterao na parte de baixo do 2jz sera o bloco e o virabrequim o restante todo sera modificado os cabeçotes serao retrabalhados na wdc e apos sera realizado o ajuste em bancada de fluxo a suspensao sera modificada tambem utilizaremos as coilover da tein e as buchas serao de pu as coil serao importadas e as buchas serao feita no brasil sob medida estamos avaliando ainda a possibilidade de construir na wdc itens estruturais para a suspensao como a travessa tipo h para dianteira e barras de torçao para a traseira alem da fabricaçao das tower bars dianteiras e traseiras estes itens sao facilmente encontrados nos eua mas com o valor do dolar disparado se torna impeditivo recorrer a importaçao de peças como primeira escolha para a importaçao das peças estamos contando com a parceria e expertise do andre carvalho que faz importaçao de peças e tem grande know how neste assunto inclusive passou na wdc informando que as bronzinas devem chegar em nossas maos na semana 34 alem de nos informar que algumas caixas ja foram recebidas em sua central em miami porem ate a elaboraçao deste texto a equipe dele ainda nao havia conferido as mercadorias entao ele nao soube nos dizer quais componentes estavam em suas maos obrigado andre coletor de escape escapamento coletor de admissao pressurizaçao serao todos feitos na propria wdc utilizaremos componentes comprados no brasil para a confecçao das linhas de combustivel portanto bomba de combustivel bicos injetores aeroquips e conexoes serao dimensionados e tentaremos usar o maximo de itens nacionais suportes flauta de combustivel e catch tank tambem serao fabricados na wdc quanto aos freios utilizaremos brembo de quatro pistoes na dianteira e de dois pistoes na traseira estes conjuntos ja estao encomendados so precisamos ir retirar a unica alteraçao para que estes conjuntos possam ser instalados no gs ficarao por conta da adaptaçao das pinças e discos de freio para correta instalaçao no lexus este trabalho tambem sera realizado na wdc temos a pretensao de usar discos de 380 mm na dianteira aeroquip de freio tambem sera feito no brasil nao na oficina mas sim em um de nossos fornecedores quanto a injeçao eletronica a mesma sera comandada por uma megasquirt esta tambem ja esta comprada e ja esta em processo de montagem o responsavel pela montagem dos componentes eletronicos da central megasquirt e nosso grande amigo e parceiro antonioni t domingues que e o responsavel pelo acerto dos carros preparados pela wdc ee conhece muito de eletronica alem de trabalhar como engenheiro de calibraçao de motores e nos ajudara alem da montagem da central e do acerto da injeçao na confecçao do escapamento coletores e catch tank quanto a transmissao manteremos a original automatica de quatro velocidades sim pesquisamos muito a respeito e esta transmissao e um item comunizado pela toyota ela equipa diversos modelos da marca incluindo algumas versoes oito cilindros turbo alimentado parece ser uma transmissao bem robusta e vamos descobrir juntos o que esta transmissao pode aguentar de potencia e o porque de manter a transmissao automatica e nao partir para uma getrag manual de seis velocidades que equipam os supras em primeiro lugar conter o custo do projeto sem duvidas em segundo lugar porque esta transmissao tem grande potencial de conseguir levar a barca a velocidades acima de 300 km/h no top speed no japao utilizam o gs300 ou o aristo em preparaçoes mantendo a transmissao automatica para extrair velocidade final lembram que comentei que o gs compartilha plataforma do supra entao diferencial traseiro e semi eixos traseiros sao os mesmo utilizados no supra inclusive a transmissao automatica que comentei acima tambem foi utilizada em algumas versoes do supra aspirado e turbo logo de transmissao estamos fechados sem necessidade de qualquer tipo de alteraçao pelo menos ate onde aguentar apenas uma observaçao quanto a transmissao automatica estamos avaliando se colocaremos mais uma megasquirt para comandar a caixa de transmissao ou se o nosso mago da eletronica antonioni vai conseguir fazer uma interface que se comunica com o modulo oem para comandar a transmissao este ponto esta em estudo ainda mas bem promissor questao estetica nao sera nosso foco apenas as rodas precisarao ser alteradas em razao dos freios e tambem para conseguir transmitir potencia e torque para o asfalto pois as rodas 16 originais serviriam apenas para fazer fumaça de borracha este e um item complicado acreditem queremos rodas com tala 10 na traseira e e muito dificil achar rodas com essas configuraçoes e no padrao de furos do fabricante mas a busca continua sei que devem estar se perguntando mas cade o objetivo final de potencia calma temos um numero em mente mas em um primeiro momento vamos partir para algo em torno de 600 cv no motor assim podemos sentir o comportamento do carro quanto a suspensao freios e principalmente a transmissao nao se preocupem podemos garantir que os componentes escolhidos para a montagem do motor sao componentes que suportam projetos de mais de 1 000 cv se vamos chegar la como diria o meu socio cocao quem sabe nos proximos textos esperamos compartilhar o andamento do projeto ja com fotos do desmonte dimensionamento completo do motor e quem sabe ate mesmo parte da montagem do 2jz contamos com o andre e claro precisamos da ajuda do dolar — ele precisa baixar abraços por osvaldo dinho copiano project cars #287
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