salve galera do flatout como voces leram na primeira parte da historia do pc #289 o bi clamava por atençao urgente nas partes mecanica e eletrica o cenario nao era muito alentador a suspensao estava condenada com molas cortadas buchas com folgas e amortecedores com uma vaga lembrança de como deveriam ser a direçao era imprecisa e barulhenta os freios chiavam mais do que bico de chaleira de gaucho e o trambulador do cambio deixava os engates dificeis e indefinidos ja na parte eletrica luzes e acessorios que nao funcionavam restos de chicotes de alarmes bloqueadores que eram parte do passado e um defeito classico de todo xr3 o check control que piscava todas as luzes de forma intermitente como uma arvore de natal check control funcionando separando meninos de homens desde 1983 seguindo a cartilha da inteligencia antigomobilista estudei tudo o que estava disponivel para o escort antes de meter a mao na massa sempre gostei de mexer nos meus carros perco horas e horas consertando ajustando e estudando como as coisas funcionam e como um detox mental mantido mesmo quando passei a morar em predios com o tempo me acostumei a me virar com a falta de espaço e improviso nas garagens apertadas leitura obrigatoria revistas de epoca mençao honrosa a motor 3 catalogos manuais de serviço guias how tos se nao encontrar no sebo peça copias aos amigos hora de meter a mao na massa ao comprar um antigo a primeira coisa que voce vai querer fazer e dar umas voltas por ai portanto priorize o que faz o carro ser confiavel e seguro comecei pela suspensao buscando peças de qualidade e com os codigos corretos voce nao vai querer descobrir na hora h que determinada peça nao serve ou nao e a adequada para o modelo aqui tudo e especifico do xr3 amortecedores a gas e molas com mais carga buchas da barra estabilizadora mais grossas os freios tambem foram refeitos com troca dos discos ventilados pastilhas flexiveis cilindros e fluido de freio dot 4 ainda na parte mecanica ganhou novo kit do trambulador e caixa de direçao esta ultima foi a mais dificil de conseguir pois o xr3 desta geraçao tinha uma relaçao mais direta de direçao esta peça em especifico veio de campo grande mt o que mais tarde se tornou comum em todo o projeto com peças vindas de todos os cantos do pais suspensao direçao e freios tudo novo por aqui com peças originais ou de primeira qualidade algo importante no escort mk3 e mk4 e o alinhamento como possui suspensao mcpherson tradicional cuja barra estabilizadora e elemento estrutural os parametros devem ser ajustados com meia carga util a suspensao traseira independente tambem deve ser alinhada com angulo de camber mais negativo em relaçao a dianteira infelizmente sao caracteristicas negligenciadas ou desconhecidas de muitos profissionais de suspensao o que colabora para a fama infundada do escort ser perigoso em curvas ja participei em track days e em algumas etapas do torneio de regularidade de interlagos do jan balder e o carro e extremamente seguro em curvas de media e alta velocidades alinhamento das quatro rodas parte critica para um escort estavel na parte eletrica comecei eliminando o onipresente emaranhado de fios sem funçao alarmes da idade da pedra som e autofalantes que nao falam mais emendas e cortes de todos os tipos sou a favor de manter o chicote e conectores originais sempre que possivel e onde nao for substituir por equivalentes em tipo e capacidade as luzes do painel voltaram a brilhar com a troca das lampadas os instrumentos voltaram a ser confiaveis e ate o saudoso reloginho do teto voltou aos seus dias de gloria [gallery link= file ids= 75050 75051 75072 ] eletricidade e para quem sabe o que esta fazendo se nao se sentir confiante peça ajuda a um profissional o motor tambem passou por uma boa revisao com troca da correia corpo do carburador e todas as peças da igniçao como velas cabos rotor e tampa do distribuidor melhorou a partida a frio e a dirigibilidade de forma consideravel com a mecanica basica em dia quis dar um tapa no visual antes de levar ele por ai coisas simples como um polimento na pintura troca dos farois e lanternas e ajustes no alinhamento das peças fazem milagres sem furar o bolso troca dos farois e ajustes no alinhamento melhoram muito o aspecto visual do seu antigo um dos maiores prazeres de quem tem carro antigo e participar de encontros e conversar com outros aficionados felizmente nos ultimos anos houve um boom de eventos deste tipo e a internet da uma maozinha na divulgaçao seja atraves de sites automotivos foruns redes sociais e mais recentemente aplicativos de mensagens instantaneas o bacana e que o meio muda e evolui mas nunca o resultado final desconhecidos com gosto em comum que acabam se tornando grande amigos uma rede social que se organiza desenvolve e ajuda mutuamente encontro no aic autodromo internacional de curitiba em 2007 bons tempos [youtube id= ydfxkzxf4dk width= 620 height= 350 ] track day no aic o xr3 nao negava fogo e fiz grande amigos la o primeiro grande ato desmontagem funilaria e pintura alguns anos se passaram eu retornei para sao paulo pra tocar uma nova fase profissional apesar do xr3 estar em otima forma seus defeitos esteticos me incomodavam cada vez mais ao ponto de tomar uma decisao era hora de desmonta lo para uma pintura completa eis um dos grandes terrores dos antigomobilistas encontrar um profissional bom rapido e que custe o justo nem barato e nem caro conversei com muita gente peguei indicaçoes fiz um sem numero de visitas a oficinas planilhei tudo o que era importante preço referencias equipamentos como solda mig/tig nao destemperam a chapa estufa e linha de ar estabilizada qualidade dos profissionais e o principal comprometimento do dono com o projeto aqui aconteceu um desastre uma das principais candidatas onde ja tinha tido uma otima experiencia anterior teve o dono falecido em um acidente com o seu maverick gt rip waguinho boro que esteja bem onde estiver depois da tragedia a bonança belo dia recebo um cartaozinho com um nome muito sugestivo garagem 53 tratei de ir logo conhece la onde encontrei o proprietario que se entusiasmou de cara com o projeto me detalhando como e quando seria feito desde que eu participasse ativamente o que me agradou de imediato nem preciso dizer estufa de pressao positiva e solda mig bons sinais a desmontagem merece este capitulo especial e onde voce fica intimo da sua maquina conhecendo a em todos os seus pormenores via ali ao vivo as soluçoes que os engenheiros tanto penaram para encontrar em anos de pesquisa e melhoria continua me surpreendeu a qualidade dos arremates suportes e ancoragens que a ford usava usa realmente a fama de melhor acabamento dos anos 80 se justificava [gallery columns= 5 link= file ids= 75054 75056 75058 75057 75059 ] desmontagem na garagem do predio guarda das peças no quarto de visitas minha esposa e uma santa mulher todas as peças foram limpas revisadas e sempre que possivel trocadas por originais novas ou usadas em melhor estado fiz um estoque consideravel de peças onde ate hoje ajudo outros entusiastas nas suas restauraçoes alias tive a ajuda de grandes amigos alguns que nunca tive a oportunidade de conhecer pessoalmente mas que me cederam peças incriveis como reservatorios novos e spoilers guardados em caixas maltrapilhas que nunca viram a luz do dia verdadeiros achados arqueologicos que traduzem a essencia do antigomobilismo garimpar e ter a satisfaçao de encontrar aquela peça que estava ha anos sendo procurada 60000km da quatro rodas feelings confesso que me inspirei neles ao organizar esta foto carro desmontado marquei todos os defeitos que precisavam ser reparados contei aproximadamente 35 pontos para intervençao como ferrugens fissuras amassados e outros acredite facilita demais a vida do funileiro e te poupa de algumas idas e vindas algumas semanas de espera e o xr3 deu entrada na oficina todos os pontos foram corrigidos com lata solda e procurando usar o minimo de massa possivel recebeu peças novas e originais como tampa traseira e folha da porta direita tambem foram trocadas todas as buchas auto travantes dos spoilers laterais e da tampa traseira o assoalho teve seu emborrachamento raspado e as mantas internas trocadas por toroflex na mesma posiçao e espessura do original [gallery columns= 4 link= file ids= 75064 75065 75066 75067 ] funilaria cuidadosa uso minimo de massa plastica fundamental para um otimo resultado o momento mais esperado o banho de pu vermelho sunburst texturinha casca de laranja fina como a original que diminuiu um pouquinho depois do lixamento tudo foi pintado no mesmo dia como as portas tampa caput e parachoques [gallery columns= 4 link= file ids= 75068 75069 75070 75071 ] nao estranhem o rosa e o controle de lixamento necessario para ajustar os vincos e dobras no terceiro capitulo o desafio da remontagem o novo interior e as apariçoes na midia obrigado e ate la por daniel bronzatti project cars #289
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