salve galera do fo como voces leram nas primeira segunda e terceira partes da historia do pc #289 o bi ja estava remontado e aproveitando seus momentos de fama antes de começarmos gostaria de esclarecer alguns pontos sobre a minha preparaçao aspirada do motor do xr3 apesar do flatout reunir pessoas de bom senso na quase totalidade dos comentaristas infelizmente ainda resistem os keyboard warriors prontos para detonar os resultados a preparaçao limitada o meu e maior que o seu entre outros ja adianto que meu projeto seguiu algumas premissas onde o maior objetivo era ter um cht bem disposto e que seguisse a tradiçao old school sao elas manter aparencia do cofre original sem modificaçoes na caixa do filtro de ar coletores e escapamento; nao substituir o carburador e o sistema de igniçao original; nao investir mais do que 10% do valor do carro a epoca; manter a dirigibilidade e a durabilidade; manter o consumo contido [gallery link= file ids= 90547 90548 90549 ] turbo de epoca injeçao ou preparaçao pesada opçoes opçoes isso posto vamos ao que interessa e perfeitamente possivel em tempos atuais preparar um motor antigo como o cht seguindo diversas velhas e boas receitas este motor foi amplamente utilizado nos monopostos da formula ford e tambem no marcas e pilotos onde mesmo com o regulamento restritivo atingia bons 110 120cv a epoca mantendo aspiraçao natural a saudosa revista oficina mecanica publicou diversos artigos interessantes de preparaçao do cht e foi com base em um deles que planejei a minha receita antes que me perguntem porque nao considerei o uso de turbo como preparaçao de epoca vale voltar um pouco no tempo em 1983 o tradicional estaleiro ishikawajima do brasil iniciava o desenvolvimento do turbo para o motor cht onde o sistema de pressurizaçao era diferente do que nos acostumamos a ver a turbina ficava apos o carburador entre este e o cabeçote fixada no coletor de admissao feito especialmente para ela a turbina era preparada para receber a mistura ar/combustivel e pressurizava o maximo de 0 4kg/cm² para preservar a garantia de fabrica este kit e extremamente raro hoje e da pra contar em dois ou tres dedos os escort que ainda o ostentam instalados em algumas concessionarias e lojas especializadas com homologaçao da ford [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 90550 90551 ] kit turbo ihi ishikawajima heavy industries para cht e sua arquitetura incomum pouco mais tarde a garrett tambem lançou seu kit desta vez com arquitetura tradicional isto e turbina pressurizando carburador que elevava a potencia para cerca de 120cv era suficiente para fazer o 0 100 entre 8s altos e 9s baixos ja que um xr3 desta geraçao pesa somente 905 kg como o ishi tambem era instalado em concessionarios com garantia de fabrica kit turbo garrett pressurizaçao tradicional e garantia de fabrica voltando a preparaçao aspirada a base e a preparaçao formula/xp oem presente em todos os xr3 1 6 litro se voce tem um escort ou qualquer outro carro equipado com o cht normal e importante buscar as peças que o diferenciam de um formula in felizmente e relativamente facil encontrar sucatas de xr3 em ferros velhos logo faço uma pequena lista das peças que serao necessarias cabeçote com valvulas de admissao de 36 5mm codigo final d coletor de admissao alcool com dutos de 29mm carburador weber 460 com venturis de 24mm primeiro estagio e 25mm no segundo estagio marcaçao 24 25 codigo w46000301 comando de valvulas formula com lobe na admissao de 6 2mm e duraçao de 292 graus resfriador agua oleo com esta configuraçao o cht formula gerava 83 2cv abnt a 5 600 giros em outubro de 1986 o motor ganhou pistoes de aço forjado mais leves de 217 gramas volante do motor de 9kg contra 12kg e outras melhorias menores gerando 85 5 cv abnt no mesmo regime de giros [gallery columns= 4 link= file ids= 90553 90554 90555 90556 ] junto com a preparaçao a retifica cht voltando a velha forma a minha receita consistiu em atualizar com as mudanças da linha 86/87; aliviar o volante do motor em 3kg; aliviar o virabrequim em 1kg atraves do processo de esfaqueamento ; balancear o conjunto volante plato virabrequim; retirar 1mm do cabeçote aumentando a taxa em 1 ponto de 12 1 para 13 1; realizar polimento dos dutos; aumentar avanço inicial de 15º apms para 18º apms; aumentar gicle de aceleraçao do primeiro estagio para 195 a expectativa era atingir algo em torno de 95cv mantendo as premissas descritas la em cima [gallery columns= 5 link= file ids= 90558 90559 90561 90562 90557 ] detalhes da preparaçao aspirada cabeçote rebaixado peças aliviadas e balanceadas enquanto o trabalho no motor seguia aproveitei o cofre livre e fiz uma boa limpeza e polimento das partes pintadas o que da um otimo aspecto depois da remontagem este e o momento para bicromatizar/zincar peças em metal cru e refazer a pintura de suportes agregados e apoios tambem e interessante revisar o chicote eletrico visto que dentro do cofre ele sofre mais diante da amplitude termica e tambem com eventuais contaminaçoes com combustivel oleo graxa e outros residuos normais de um motor a combustao limpeza detalhada e polimento dao aparencia profissional ao cofre do motor na hora de retornar o conjunto motor+transeixo para o cofre pude finalmente instalar alguns grandes achados como reservatorios presilhas plasticas e tampas novas e originais que dao aquele aspecto de 0km e realçam a atençao aos detalhes que buscamos sempre aprimorar aqui novamente pude contar com a ajuda de valorosos amigos que me indicaram ou cederam peças incriveis assim como os sites gringos que sempre ofertam algo muito interessante em seu catalogo ei ebay estou falando de voce motor fechado e pintado no mesmo tom de fabrica atençao aos detalhes finalmente e interessante uma revisao completa nos sistemas que afetam a confiabilidade do automovel como arrefecimento transmissao e eletrico a substituiçao de mangueiras dutos radiador bomba d’agua valvulas embreagem oleo do cambio limpeza de terminais de aterramento e conectores revisao na caixa de fusiveis e troca de reles vao certamente poupar muita dor de cabeça futura claro que existe limitaçao de orçamento e cada um sabe onde o calo aperta mas se considerarmos que a mao de obra das oficinas esta bem valorizada investir nisso agora pode significar poupar mais amanha [gallery columns= 5 link= file ids= 90565 90566 90567 90568 90569 ] plasticos presilhas mangueiras peças zincadas como em 1985 carro pronto hora de rodar para realizar acerto fino esta foi a epoca onde mais utilizei o carro a fim de cumprir os 1 000 km do amaciamento inicial neste meio tempo ja pude sentir uma saude uma disposiçao que ate entao nao existia mas tambem havia um objetivo mais nobre afinal precisava saber se todo o investimento havia dado resultado submeter o xr3 a um dinamometro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 90571 90572 ] xr3 no dinamometro otimos resultados para um motor de 1555cm3 dos anos 60 nada mau mesmo nao tendo amaciado totalmente motores antigos exigem uns 3000km para render tudo o que podem obtive 93 3cv a 6 000 giros e ganho de 1 mkgf em uma linda curva de torque quase plana com a curva de potencia ainda crescente poderia estender o teste em 500 rpm que certamente chegaria aos almejados 95cv fiquei tao satisfeito com o resultado que comecei a participar dos famosos torneios de regularidade do jan balder em interlagos acelerando o xr3 sem medo pelas famosas retas e curvas do templo o carro se portou muito bem com boa estabilidade e potencia suficiente para cumprir os tempos com galhardia [youtube id= zjzydv83css width= 620 height= 350 ] como carro antigo e terapia desde entao ja fiz algumas manutençoes preventivas em formato diy como limpeza do carburador troca das pastilhas e troca da junta do cabeçote finalmente a simples colagem do adesivo do flatout me garantiu + 10cv ajudando o cht a ultrapassar a casa dos tres digitos entendedores entenderao [gallery columns= 4 link= file ids= 90574 90575 90577 90576 ] manutençao de rotina e o grand finale +10cv na roda o grande momento quando o xr3 ganhou sua placa preta desde que comprei este xr3 em 2006 eu sempre sonhei em premia lo com a placa preta para mim e o simbolo maximo da preservaçao da historia automobilistica brasileira apesar das avacalhaçoes recentes de mau uso ou deturpaçao da sua aplicaçao sou a favor da placa amarela para hots tunings e envenenados mas totalmente contra a aplicaçao da placa preta nestes casos no brasil segundo a fbva ha apenas 17 000 carros classicos com placa preta ou seja ha muito espaço para novos classicos que estao apenas no aguardo dos 30 anos de idade para conquista la [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 90578 90579 ] placa preta nos classicos dos anos 1980 ainda poucos para quem deseja entender melhor o processo recomendo a pagina do ccal onde ha muita informaçao sobre a placa preta o processo premissas e uma planilha para os interessados submeterem o seu classico a uma pre avaliaçao no meu caso o clube vistoriador foi o clube de colleccionadores de vehiculos antigos curityba onde o xr3 foi condecorado com 98% de originalidade pontuaçao restrita a pouquissimos exemplares eu realmente fiquei muito emocionado neste dia logo para comemorar brindamos eu com uma cerveja artesanal e o bi com um drink feito com etanol e bardahl proal cheers [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 90580 90581 ] gostaria de agradecer a incrivel equipe do flatout barata leo dalmo e o dan por nos brindarem com conteudos incriveis e principalmente por dar espaço aos leitores contarem suas historias em quatro e agora duas tambem rodas agradeço tambem a minha familia que sempre entendeu e apoiou este meu sonho de lata e finalmente a todos os leitores que aqui visitam que carinhosamente deixam mensagens de apoio criticas construtivas ou mesmo cederam sua preciosa atençao espero em breve trazer novos project cars ja que virus da ferrugem nao se cura somente se prolifera mais e mais grande abraço por daniel bronzatti project cars #289 uma mensagem do flatout daniel como sempre dizemos por aqui ver um classico nacional de volta a sua gloria original e sempre muito bom melhor ainda e ver que o carro nao se tornou um enfeite de garagem e vem sendo usado como um esportivo deve ser usado nas pistas parabens por usa lo como se deve pela placa preta e pela conclusao do projeto
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