ola pessoa estou de volta com a segunda parte do meu pc antes de continuar gostaria de agradecer os comentarios feitos na primeira parte motor bmw acho que uma das coisas que um dono de ds3 ou de qualquer outro carro psa com o motor prince escuta e esse carro tem motor bmw ne uma rapida explicaçao sobre o assunto mas ja adianto nao galera o motor nao e bmw creio que parte dessa afirmaçao seja culpa de alguns vendedores concessionarios despreparados a historia e que a psa e a bmw fizeram uma parceria no desenvolvimento de um motor 1 4 e 1 6 e alem dos carros psa peugeot e citroen alguns bmw e minis utilizam utilizaram o mesmo motor vamos comparar por exemplo o mini cooper jcw n14 n14 se nao me engano equipou os minis entre 2007 e 2010 o que um tem diferente do outro turbina e ecu — a ecu propriamente dita nao somente um remap na versao n18 do mini o motor ganhou tambem comando de valvula variavel na admissao e no escapamento o ds3 e os outros carros psa equipados com esse motor que temos no brasil e o mini n14 tem somente na admissao ja na familia psa os motores acima do thp200 que equipam o ds3r 208gti e rcz r tambem possuem comando de valvula variavel na admissao e no escapamento mudando o som nao nao vou falar de kits duas vias subwoofer modulo e etc porque nunca fui um cara muito ligado nesse tipo de som nos carros o original do ds3 me atende muito bem irei falar sobre escapamento voces lembram que eu disse que iria fazer tudo planejado no ds3 com muito estudo e etc pois e nao foi isso que aconteceu com o escapamento num carro com preparaçao aspirada voce precisa fazer um calculo da nasa para chegar ao diametro ideal do seu escapamento e pelo o que eu andei pesquisando num carro sobrealimentado com turbina quanto menos restriçao no escapamento melhor para a turbina mais livre ela ira girar nos primeiros meses com o carro a minha ideia era utilizar a turbina que equipa os motores thp175 ou thp200 que nao sao nenhuma turbina gigante entao parti para fazer o escapamento de 2 5 polegadas depois mudei ele todo para 3 polegadas explicarei na proxima parte do pc com isso em mente eu pensei eu nunca vou querer uma turbina maior e mais que 200 220cv no carro pffff sabe de nada inocente entao comecei a ir atras do downpipe nome chique e cheio de marra para a parte do escapamento que vem logo apos a turbina e geralmente substitui o catalisador nessa mesma epoca uma empresa iniciou a importaçao do downpipe da silenpro em inox 304 e de 2 5 polegadas para o ds3 com o downpipe em maos parti para uma casa de escapamentos perto de casa tico escapamentos onde fizemos a instalaçao dele e do restante do escapamento downpipe inox escapamento em aço carbono com um abafador no final tudo em 2 5 polegadas abafador original a esquerda abafador novo em cima e downpipe com fita termica a direita pense num caboclo feliz eu de imediato ja foi possivel sentir o carro melhor quando em alta rotaçao pense agora num caboclo que deve ter ficado irritado meu vizinho de garagem no predio todo dia de manha ao ligar meu carro o alarme do carro dele disparava short shift short shift e uma peça que faz os engates de um cambio manual ficarem mais curtos nao que os engates do cambio no ds3 tenham um curso ultra mega master longo mas uma encurtada ajudaria muito na conduçao esportiva existem diversos tipos de short shift os que sao instalados na alavanca no acionamento do cambio ou ate mesmo o mais caseiro de todos encurtar a haste da alavanca um dos meus principais desejos quando tinha o c4 vtr era um short shift mas na epoca nao existia ninguem que fabricasse hoje em dia ja existe meu amigo felipe e eu começamos a pesquisar isso na internet e encontramos uma empresa holandesa chamada m tech que fabrica e comercializa a peça para o cambio de seis marchas do ds3 por um preço acessivel encomendamos duas peças que chegaram numa sexta feira a tarde e nao tivemos duvidas pegamos o manual de instalaçao e iniciamos os trabalhos as 20 00 pensando pelo manual parece ser rapidinho uma hora cada carro uma garrafa de coca um pacote de bolacha ou biscoito como preferirem e terminamos por volta das tres da manha o primeiro carro demoramos quatro horas e o segundo duas horas o manual de instalaçao nao era tao completo assim a peça original responsavel pela seleçao das marchas em cima e o da mtech abaixo para ter acesso a peça tivemos que desmontar uma serie de coisas do lado direito do motor ecu bateria admissao e etc uma das coisas que o manual de instalaçao da mtech nao dizia era que a linha hidraulica precisaria ser fechada a soluçao foi criarmos um dispositivo avançado de controle de fluido vulgo um parafuso com veda rosca o primeiro trackday com o c4 vtr eu ja havia participado de um torneio de regularidade em interlagos mas trackday mesmo esse foi o primeiro tambem em interlagos em dezembro de 2014 oleo trocado fluido de freio pentosin racing dot 4 e pastilhas novas ebc red e fui meu melhor tempo 2 13 913 fiquei muito feliz por ter participado do evento e ja sabia que por ser o primeiro trackday da minha vida eu nao deveria esperar um tempo absurdamente baixo o que aprendi nesse trackday que eu tinha que aprender muito sobre o comportamento do carro na pista que eu tinha que comprar um galao de gasolina para o proximo fiquei sem gasolina suficiente para continuar faltando mais de uma hora para o evento terminar a media de consumo nesse dia foi de 4 1km/l que eu tinha que melhorar os freios os freios originais do ds3 discos dianteiros de 283mm e traseiros de 249mm sao muito bons para uso civil e ate mesmo para uma brincadeira mais forte mas para um trackday eles nao sao suficientes nesse dia eu tive que voltar pra casa no freio de mao porque as pastilhas dianteiras simplesmente acabaram mudando o visual mais uma vez nesse meio tempo eu me cansei da combinaçao de cores e adesivos do carro decidi remover tudo o teto vermelho e os grafismos do ds3r e com a ajuda do alex mudamos para as faixas french touch nome dado pela citroen para essas faixas no ds3 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 92557 92558 ] rodas eu nao curto muito as rodas originais do ds3 acho elas muito fechadas mas na tentativa de mudar um pouco a cara delas de preto+diamantado elas passaram a ser brancas nao fiquei 100% satisfeito entao comecei a pensar na ideia de comprar um novo jogo de rodas quem tem psa sabe o parto que e encontrar rodas no brasil na furaçao 4x108 e com offset 25 meus sonhos de consumo eram ainda sao [gallery link= file ids= 92560 92561 92562 ] sim ambas brancas because racecar ate e possivel achar essas rodas aqui no brasil mas por um preço irreal e em furaçao diferente da usada pela psa eis que entao em um grupo de carros franceses no facebook um amigo anuncia um jogo de teamdynamics jet pro aro 17 mesma medida das rodas originais na furaçao escrota psa mas com offset 38 mesmo sabendo que eu iria precisar de espaçadores para que elas nao pegassem nas pinças de freio comprei as rodas mandei fazer os espaçadores pintei as rodas e branco e pa sempre tive um pouco de medo de utilizar espaçadores mas aprendi que eles nao dao dor de cabeça nenhuma se sao fabricados para a furaçao do cubo do carro centralizador da roda em material decente e em um lugar bom eu tinha como opçao tambem utilizar as rodas originais do ds5 que possuem o mesmo desenho das rodas utilizadas no ds3r mas elas sao aro 18 e eu nao queria sofrer muito com os buracos aqui em sp lembrando que eu uso o carro no dia a dia remapeando a ecu um assunto polemico que quase sempre resulta em uma discussao acalorada eu ja tinha em mente aonde queria chegar em termos de preparaçao e uma das certezas era que eu precisaria fazer em algum momento o acerto da ecu para o hardware novo que eu ainda estava juntando a grana para adquirir as opçoes eram duas piggyback nome chique e cheio de marra e glamour para algum tipo de hardware+software que geralmente e instalado no carro e vai fazer o papel de enganar os parametros da ecu para fazer o carro render mais alguns exemplos unichip racechip e chipwerke acho essa soluçao principalmente as duas ultimas excelente para quem nao quer mexer muito no carro manter ele o mais original possivel em termos de hardware remapeamento da propria ecu remap e voce trabalhar no proprio modulo do carro alterando os parametros de funcionamento para tirar um maior rendimento o problema do remap e que existem muitos charlatoes no mercado empresas que nao sabem o que estao fazendo e cobram uma fortuna para simplesmente pegar algum mapa gringo e jogar na sua ecu esse tipo de remap prateleira nao liga para as modificaçoes que voce fez no carro nesse meio tempo dois amigos ja conhecidos no mundo psa pixel e gui socios da p9powerfactory iniciaram a empreitada de realizar o remap dos carros equipados com motor thp e por serem psazeiros o remap e feito de verdade com base nos upgrades do carro e com aquilo que o proprietario quer ai alguem pode perguntar mas voce vai fazer o remap sem ter feito nenhum upgrade no carro a nao ser o escap pois e uma das regras e fazer o remap por ultimo somente depois de ja ter instalado todos os upgrades no carro mas uma das coisas mais legais do trabalho do pessoal da p9pf e que fechando o serviço de remap para os carros com thp uma vez voce tem upgrades infinitos sempre mudar alguma coisa no carro e sem pagar mais por isso remap feito e a conclusao foi pqp o carro melhorou muito o pedal ficou com uma resposta bem melhor o ds3 tem um pequeno lag no acelerador o carro ficou muito mais esperto e de quebra mais economico tambem antes a media era de 10km/l na cidade e 15km/l na estrada e foi para 12km/l na cidade e 17km/l na estrada valores com base em uma conduçao dentro dos limites de velocidade regulamentados pelo governo rsrsrs bom pessoal essa foi a segunda parte do meu pc logo mais eu volto com a terceira ultima parte abraços por lincoln silva project cars #295
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