meu nome e danilo caldeira rodrigues tenho 31 anos casado e pai babao de um mini piloto de 2 anos trabalho na industria automotiva como designer e sempre estive envolvido com carros desde que nasci seja pela influencia e gosto por desenhos de automoveis de meu pai pelos meus dois tios ja falecidos — um deles socio da empresa fibrao autorizada puma no auge dos anos 80 e responsavel pelo desenho da gtb daytona um cara que me inspirou muito me incentivou na compra de meu primeiro carro um puma p 018 bem raro hoje em dia e que infelizmente ja nao ocupa mais minha garagem e me fez ter capricho pelas coisas e a enxergar os carros como uma obra de arte e nao como meio de locomoçao apenas meu outro tio era um colecionador e adorador de chevrolet classicos e piloto da extinta formula classic e força livre com um camaro#37 1974 praticamente um nascar disfarçado responsavel por me levar a interlagos por diversas vezes tambem nos anos 80 e 90 de la pra ca hoje o meu primo ricardo aka zumbi para aqueles que assistem o programa turbinados da discovery channel eterno rival nos tempos de gran turismo no ps2 e 3 herdeiro do camaro #37 segue a linha do pai pelo gosto por chevrolet gasolina e pista hoje ele e um acertador de carros de primeira fera em telemetria calculista em tudo isso tudo naturalmente me envolveu nesse universo sobre 4 rodas como hobby e trabalho o objetivo de compartilhar meu projeto e alem de incentivar tambem ajudar e poder esclarecer duvidas de quem pretende entrar pro lado negro da força dos modificados a escolha do carro nao seria nada mal guiar uma barca de seis metros com um v8 torcedor de chassis queimador de pneus afinal sempre fui um admirador dos muscle cars americanos mas minha ideia para este projeto seria um carro acessivel antigo leve e de traçao traseira por essas caracteristicas nao restaram muitas opçoes chevette e fusca confesso que nao foi facil decidir por um lado um vw que permite uma grande oferta no mercado mas que ha alguns anos vem numa ascensao de preço absurda; por outro lado um classico gm que sempre admirei mas que raramente se encontra um modelo honesto em condiçoes boas a um preço acessivel normalmente vemos exemplares muito originais a preços bem salgados ou em contrapartida em condiçoes pessimas de restauro que nao era de meu interesse ate que apos muitas buscas por anuncios de classificados me aparece um fusca 65 aparentemente muito integro e com muitos itens originais o preço abaixo do que considerava justo para um carro realmente integro o jeito foi conhecer de perto rumo a cerquilho interior de sp nao tinha nada a perder se o carro estivesse bom fechava negocio se nao aproveitaria a viagem para conhecer e almoçar na simpatica e pacata cidadezinha pra minha surpresa o carro realmente estava muito inteiro e com muitas peças originais a exceçao era a mecanica adaptada para 1600 e 12 volts o que nao era problema algum pra quem nao pretendia fazer parte do clubinho dos originais apos algum tempo conversando com o proprietario do #marley65 esse era o nome dado aquele vw pelo proprietario confesso que gostei do nome e tambem desta parte de negociaçoes resumindo apos algumas propostas chegamos a um acordo um valor muito justo e certo que seria um otimo negocio poderia vir ate sem motor que ja estava no lucro na semana seguinte marcamos para resolver a papelada e levar o carro no guincho dirigindo sim ja aproveitei para testa lo em condiçoes reais ouvir possiveis barulhos e sentir qual relaçao de diferencial tinha naquele ex 1200cc tudo certo carro na mao e uns trocados no bolso frutos da negociaçao o que fazer primeiro digamos que antes de partir para o projeto e suas fases pretendia corrigir algumas questoes basicas nao estava dificil pois o carro sempre foi muito alinhado estruturalmente primeiros passos nao sou aquele cara extremamente chato com carro nunca pretendi tirar carroceria restaurar toda chapa repintar chassis e me tornar escravo de meu proprio projeto cansei de ver muitos carros nao serem concluidos por falta de tempo dinheiro enfim nao queria isto acontecendo comigo este foi o motivo por nao comprar o carro mais barato que encontrasse se voce assim como eu pretende curtir seu brinquedo o quanto antes nao faça isso a nao ser que voce viva de restaurar carros tenha muito tempo livre ou esteja disposto a injetar muito dinheiro caso contrario a chance do carro virar um grande peso de papel e grande assim a primeira e crucial providencia apos o carro chegar em casa foi arrancar aquele filme velho e escuro dos vidros o que ja melhorou muito a aparencia geral do carro uma revisada na mecanica freios e suspensao tambem foi feita e denunciou ja a idade e a eficiencia de muitos componentes como amortecedores sem vida buchas ressecadas freios pouco eficientes entre outros a aparencia geral externa agradava mas como designer e consequentemente com um olho critico para detalhes a pintura apesar de boa nao me agradava totalmente mismatching de cores dos paralamas pro restante do carro incomodava reforçado por um ralado herdado do antigo dono alguns poucos pontos de oxidaçao querendo brotar e somado ao fato de ter que eliminar os furos oriundos das polainas e saias de inox acessorios bem comuns nos fuscas da decada de 60 decidi dar um banho completo nele na cor original branco perola aproveitei entao para trocar o parabrisa degrade ja bem riscado por um convencional usado mas bem conservado e substituir as borrachas dos vidros ja bem ressecadas por novas aproveitando q emblemas e frisos seriam reinstalados apos a nova pintura comprei novas presilhas para a reinstalaçao dos frisos que tambem receberam polimento o aluminio antes fosco agora tinha brilho pois bem esta foi a fase inicial e basica apos a compra do carro obviamente o projeto nem tinha começado eliminando a pelicula escura dos vidros a aparencia mudou da agua pro vinho [gallery size= medium columns= 2 link= file ids= 89784 89785 ] merecido banho para igualar a cor branco perola segundo alguns artigos original ate 68 sendo substituida pelo branco lotus perola so no nome a pintura e solida como e dificil nao cair na tentaçao por novas peças primeiros mimos abaixo o conceito outlaw era a hora de conceituar como seria o projeto parte mais tesao independente de ser fusca ou chevette ja tinha em mente um estilo a seguir ja que os dois se enquadrariam muito bem pois bem sempre admirei a forma como a singer trabalha nos porsches 911 assim como a emory modifica seus 356 ha muitos 356 fora da lei muito bem feitos e nao necessariamente de empresas de renome a essencia do carro permanece neste tipo de preparaçao personalizaçao sao modificaçoes de bom gosto e bem exclusivas onde prevalece a qualidade sempre foi isto que me inspirou colocar no papel foi a parte mais facil uma vez que nao e muito diferente do que estou acostumado a fazer em meu trabalho a diferença e que agora preciso ser realista e contar com meu orçamento mais enxuto do que a de uma montadora que prepara um show car em tempo recorde sem medir esforços por exemplo outra dificuldade e encontrar profissionais que acreditem e executem bem tudo aquilo que esta no papel foruns amigos eventos tudo isso ajuda a conhecer as empresas influentes e o mais importante as pessoas por tras das empresas para algumas modificaçoes basta um acompanhamento bem forte que a coisa sai mesmo em empresas pequenas e so querer *dica mesmo que voce nao domine desenhar procure esboçar ou listar suas ideias crie um painel em cartolina fixe na parede da garagem ou de seu quarto se tiver esposa melhor deixar na garagem filtre as e coloque as prioridades organizaçao e vital em tudo isto poupara tempo e dinheiro digamos que o outlaw project se divide em tres etapas interior / exterior / mecanica / detalhamento começando o interior defini de cara que os bancos originais em otimo estado inclusive nao me atenderiam mais seja por conforto ou por eficiencia primeira curva forte voce toma um escorregao e para sentado no lado do passageiro alem do encosto ser reclinavel e nao ter trava desapeguei bancos nao tinham o revestimento pijaminha original mas a estrutura estava impecavel alias revestimento branco nunca mais encarde bem pouco viu nova aquisiçao mini concha que em breve tera sua espuma remodelada e o revestimento de fabrica jogado no lixo o primeiro passo foi desenhar e construir a roll bar pensando no novo banco whaat nao seria roll cage existem algumas diferenças basicas entre estes dois tipos de estrutura ambas reforçam a carroceria conferindo maior rigidez mas somente o roll cage te protegera por completo em caso de capotamento por ex nenhuma categoria de automobilismo homologaria um roll bar pois nao seria a estrutura mais eficiente para a proteçao do piloto sacou [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 89777 89778 ] em vermelho os tubos determinantes para uma legitima rollcage imagens bangshift com no meu caso onde o uso do carro nao sera extremo optei pela rollbar por ser mais leve menor quantidade de tubos e menos complexa permitindo ainda total conforto para ocupantes dianteiros e relativo conforto para quem anda no banco de tras este tipo de estrutura foi construida baseada no estilo club sport pois seria praticamente plug&play permitindo uso de cintos de quatro ou cinco pontos ainda sim ficou bem feita funcional e atendeu minhas expectativas ficando bem fiel ao desenho apresentado ela e dividida em tres partes para permitir que os modulos entrem dentro do carro evitando soldar as bases no chassis e sim utilizando parafusos de inox com porca auto travante outra vantagem e que fica totalmente reversivel para quem quer construir uma estrutura funcional e esteticamente bonita converse com especialistas e deixe claro qual seu objetivo existem opçoes de tubos em cromo molibdenio ou aço carbono alem de varias medidas e tipos de dobras com ou sem areia em sp temos boas casas de escapamentos mas o que conta muito e a boa vontade do profissional para medir e soldar com capricho busque por carros ja construidos como referencia para se avaliar o trabalho executado dica definida a empresa leve o carro depenado sem carpete sem forraçoes e proteja as guarniçoes e cantos de portas com plastico bolha isto te dara menos preocupaçoes com arranhoes alem de deixar o profissional trabalhar mais a vontade alem de voce poder pechinchar desconto pois o carro estara desmontado lembra dos frisos externos em aluminio polidos e restaurados ganhou um amassado misterioso na loja de escapamentos ninguem sabe ninguem viu deveria ter guardado e reinstalado apos o carro retornar pra casa referencias gringas beetles vochos escarabajos e suas respectivas gaiolas primeiros esboços ideias pro marley65 imaginei o extintor entre os bancos emaranhado de tubos ja praticamente finalizados quebra cabeça [gallery columns= 5 link= file ids= 89781 89779 89780 89773 89774 ] test fit com os novos bancos adaptados e com suas bases devidamente reforçadas pela propria empresa que fez a gaiola roll bar pronta era hora da pintura o acabamento escolhido foi um grafite metalico quente que tambem foi a cor escolhida para a parede corta fogo do motor assim como o centro das rodas criando um alinhamento e identidade entre elas peças pintadas era hora de levar para a tapeçaria e esperar a execuçao do interior para entao iniciar a montagem no proximo post escrevo sobre a fase final do interior a tapeçaria um dos pontos mais exclusivos e bem executados do carro ate la por danilo rodrigues project cars #296
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