ola novamente estou aqui para a terceira postagem sobre meu ford escort 2 0i xr3 mk5 conversivel 1995 azul europa meu nome e regis e sou de porto alegre/rs pra quem perdeu os primeiros dois posts leia aqui e aqui antes de começar a falar sobre o carro quero agradecer aos diversos comentarios feitos no meu project e a quantidade de pessoas legais que conheci ate agora troquei ideias com muita gente boa e ate ajudei alguns doidos a adquirir seu conversivel tambem agradecer aos amigos que estao sempre na parceria incentivando auxiliando dando dicas e botando a mao na massa alguem conhece esse escort branco ai do fundo rs turbo do solenta project #309 aquele abraço irmao ate entao falei sobre a compra e posteriormente sobre a grande revisao mecanica e eletrica que fiz no carro neste post vou tratar sobre upgrades que fiz no carro peças ja compradas para as melhorias e falar mais algumas curiosidades sobre a parte da capota comecemos primeiros upgrades anti vacuo nas portas apesar de muita gente dizer que sao carros modernos que nao se pode considerar como antigo muitas peças ja sao rarissimas ou impossiveis de serem encontradas entre elas estao as borrachas da capota as quais sao itens bastante delicados e impossiveis de se adquirir novas o desgaste ao longo do tempo e inevitavel mas existem algumas formas de amenizar isto um upgrade muito legal que fiz foi a instalaçao de dispositivos anti vacuo nos vidros das portas dianteiras alguns devem estar falando ¨grandes coisa colocar antivacuo algo tao comum nos carros de hoje em dia nao parece nada demais porem para quem tem um carro conversivel cada vez que o vidro fechado ¨roça¨ na borracha da capota vem na sua cabeça que aquilo esta prejudicando e abreviando a vida util dessa peça que inexiste nova no mercado nos donos de conversiveis temos quase toc com as borrachas da capota e cheguei com o problema para o pessoal da oficina e eles bolaram um sistema com dois modulos de interface o desafio maior era fazer com que as duas portas abrissem independentes e nao alternadas como acontece com a maioria dos modulos disponiveis no mercado esse dispositivo que foi instalado abre e fecha ambos os vidros das portas do motorista e carona de maneira independente ou seja ao abrir as portas o vidro baixa alguns centimetros a pessoa entra fecha a porta e o vidro sobe novamente sem passar lambendo a borracha da capota feito objetivo atingido e vida longa as borrachas [youtube id= 9i6fscuigja width= 620 height= 350 ] apos muito quebrar a cabeça o laerte e o andre conseguiram fazer um sistema bem legal conforme mostro no video a seguir quando tiver um tempo pretendo colocar isso no meu mk4 vermelho tambem spoiler de renault laguna sabe aquela peça que tu sempre quis ter no teu carro sabe aquela peça que o pessoal baba e fica doido pra botar no carro pois antes mesmo de comprar um mk5 eu ja tinha a certeza que desejava colocar um disputadissimo spoiler dianteiro de renault laguna inspirado em um xr3 mk5 gringo cinza que tem imagens rolando pela internet foto abaixo e incrivel ver a quantidade de gente na europa que adotou este spoiler principalmente em escorts eu ja tinha a peça guardada em casa e meu amigo solenta do project car #309 foi responsavel pela instalaçao no meu carro pra variar o carro dele tambem tem o mesmo spoiler originalmente o xr3 vinha comsspoilers na dianteira eram duas peças separadas em formato bumerangue porem e dificil achar um carro ainda com estas peças originais eu tenho um par destas peças copiadas em fibra mas preferi colocar o spoiler de laguna radio original com equalizador uma das coisas mais legais que esse carro tem e o radio cd player original com modulo e equalizador no meu carro tudo esta funcionando com exceçao de um autofalante que esta chiando obviamente ele roda somente cd original e praticamente sem arranhoes mas e a oportunidade de botar pra rodar aqueles velhos cds da decada de 80 e 90 guardados em casa começando por guns nirvana passando por paralamas do sucesso e ate mesmo mergulhando no rock argentino com fito paez e os doidos dos los ladrones sueltos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 96361 96362 ] obviamente que hoje existem aparelhos com muito mais qualidade mas nada supera a nostalgia de ter um aparelho desses em funcionamento alguns botoes estao sem iluminaçao mas aparentemente me parece facil de resolver em um serviço de paciencia abrindo o aparelho e trocando as lampadas velhas esse grafismo do radio com a sequencia de barras do equalizador trazem um chame muito especial para o painel do carro diante disto decidi substituir os quatro alto falantes do carro investindo em um par de alpine 5 pol coaxiais de duas vias para a dianteira e tinha guardado em casa um par bomber 5 pol triaxiais para a traseira nao pretendo usa los ligados em modulos paralelos apenas no sistema original do carro antes que alguns ¨berrem¨ o mk5 e de uso plenamente civil ao contrario do mk4 que tem boas melhorias no sistema de som com amplificador sub etc surpreendentemente ate a antena eletrica funciona item sempre problematico mas que traz uma nostalgia especial para o carro problemas inesperados carro antigo e gasto nao tem jeito encostei o carro na oficina para fazer a revisao basica de troca de oleo mais filtros alem de enfim reparar o cabo do velocimetro devido a quebra do macho do sensor de velocidade que sai da caixa e e utilizado pela injeçao digital bosch alguns dias antes eu havia notado que o sistema de arrefecimento borbulhava como se tivesse ar no sistema la na oficina os guris desmontaram para tentar descobrir o que estava havendo e verificaram que a vazao da bomba estava muito baixa ao desmontar a bomba verificou se um desgaste excessivo no rotor o que estava iniciando um processo de cavitaçao da bomba e levando a diminuiçao do desempenho do sistema ufa gasto inesperado mas de extrema necessidade vou dizer eu tenho um toque com os escorts e fico com um olho pra frente e outro no marcador da temperatura em 8 anos somente uma vez o mk4 ferveu devido a um vazamento mas a atençao e tensao sempre foi muito grande neste quesito nao me perguntem o porque que eu nao sei talvez manias ou transtornos de um gearhead [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 96364 96365 ] aqui em casa e assim se um vai pra revisao o outro logo vai atras deixa um busca o outro tudo sempre em dia cambio longo este e um dos ups que estao em processo de andamento uma das coisas mais desagradaveis que pode existir em um carro e a 5ª marcha curta um dos grandes investimentos que fiz no mk4 foi trocar a engrenagem da 5a por uma de verona glx tal fato nao seria diferente no mk5 ainda mais depois de encarar as duas primeiras viagens dele andando a 100km/h e desagradaveis 3600 giros entendo que estes carros possuiam cambios com relaçoes mais curtas com o objetivo de dar um pouco de esportividade ao motor ap mas nao consigo compreender porque nao faziam carros com 4 marchas mais curtas e uma ultima marcha mais longa quase um overdrive os cambios dos escorts mk5 sao os mesmos utilizados em verona logus e pointer ja que a base e a mesma acionados por cabos eles possuem nomenclaturas de tres letras que se diferenciam pela relaçao de marchas e do diferencial ao se consultar a tabela abaixo pode se ver os diferentes cambios adotados e suas relaçoes pela meu conhecimento em escorts os cambios que mais vi sairem nos escorts xr3 sao o can o cnv e o cup o modelo mais longo e desejado por quem busca um rodar mais confortavel e o famoso cal que tem o conjunto diferencial e marchas mais longas este cambio e mais encontrado em escorts 1 8 e 2 0 ghia glx veronas ghia logus e pointers gls sai para garimpar um cambio destes e encontrei uma unidade em um logus 2 0 gls carburado branco perola que dor no coraçao ao ver aquele carro ser depenado mas fechei os olhos para a carnificina automotiva e disse vem pra mim como falei antes neste intervalo entre os posts tive que realizar manutençoes meio urgentes no mk5 e tambem no irmao mk4 que me fizeram gastar a grana destinada a troca da caixa mandei lava la ja que parecia ter vindo direto da guerra do golfo persico e guardei com muito carinho na garagem ate me recuperar financeiramente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 96367 96368 ] para tudo tem mais um project car na garagem sim o projeto deu uma pequena patinada nestes ultimos tempos mas vou explicar o motivo nao resisti e coloquei mais um carro conversivel na garagem simplesmente um baita achado unica dona e sete meses de uso baixa quilometragem capota de tecido pneus seminovos freios em bom estado pensem na maquina nada menos que um modelo loola da marca bebe confort oh wait serei pai e meu menino nasce em maio e um momento de imensa felicidade e de certas mudanças nas prioridades financeiras os pais nao devem gerar expectativas que os filhos gostarao das mesmas coisas que eles gostam mas pensar que esse menino podera ser meu parceiro gearhead alguem que podera dividir comigo o carinho pelos escorts na minha garagem curtir minhas miniaturas 1 18 revistas automotivas meus legos e torcer para o meu gremio isto me entusiasma demais quero ver se busco meu menino de escort na maternidade e o modelo ja esta escolhido o mk5 azul ja que este carro tem cinto tres pontos no banco traseiro requisito para prender a base do bebe conforto o mk4 vermelho tem somente cintos abdominais dois pontos no banco traseiro e isto inviabiliza a colocaçao do bebe conforto e das cadeirinhas modernas e seguras pensei em adaptar um cinto de tres pontos nele porem ainda nao defini exatamente o que vou fazer andei lendo as resoluçoes do contran e pelo que entendi posso levar meu filho no banco traseiro ja com tres anos de idade com cinto abdominal dois pontos e sem assento de elevaçao ja que ele e necessario somente para elevar a criança evitando que o cinto de tres pontos posicione se de maneira errada no pescoço dele mesmo assim qualquer pai assim como eu deve pensar que cinto abdominal e bastante inseguro e tem o desejo de proteger seu filho da maneira mais eficiente possivel project car do flatout tambem e kids vamos falar sobre a capota falar de conversivel e nao falar um pouco sobre a capota e a mesma coisa que falar de interlagos e nao lembrar do s do senna nao tem como nao citar no post do outro xr o #177 eu havia contado sobre a questao da vedaçao da capota e sigo repetindo que se tens um carro conversivel que hoje nao entra agua por algum ponto da capota amanha vai entrar isto e tao certo e definitivo quanto a morte que horror eu ainda estou no patamar da ilusao com o xr azul ja que ele realmente nao entra agua quando chove apenas se eu chego com a mangueira e exagero na dose na junçao do vidro com a capota bem sobre os vidros das portas na hora de lavar o carro acabam escorrendo alguns pingos pelo lado de dentro sendo que a capota tem pouco mais de um ano quando comprei o carro em sao paulo o antigo dono gentilmente levou o carro pra mim em sao caetano do sul em um conhecido capoteiro para fazer a troca pelo que sabemos ele e o unico cara que faz a capota com costuras eletronicas fusao a quente nas laterais pois arrematou os equipamentos antigos originais da karmann ghia infelizmente nao dei muita sorte e a capota esta encolhendo do lado direito falei com o cara que produziu e ele me disse que pode ter soltado algum cabo pelo lado de dentro de um lado esta quase perfeita porem do lado direito esta ficando feio e eu definitivamente nao estou gostando pra variar e mais um item que eu preciso mexer e nao tenho tido tempo isso e o ruim de fazer serviços longe da sua cidade ja podia ter resolvido mas ficando mais de 1000km de distancia pendencia poe na conta pra eu resolver [gallery link= file ids= 96371 96372 96373 ] aproveitando a tematica vou abrir aqui uma discussao sobre o que muita gente vem me perguntar qual a melhor capota lona ou bidim começo falando que isto aqui e uma opiniao totalmente pessoal baseada na vivencia ao longo desses oito anos de escort respeito as opinioes dos outros e nao se sintam ofendidos na minha opiniao a melhor capota e a de lona o material original o bidim tem um acabamento aveludado lindo e que da um charme especial ao carro mas na minha opiniao ela tem muito mais onus do que bonus como eu sempre digo o bidim para capotas e uma invençao brasileira para tentar imitar o tecido canvas utilizado nas bmws porsches e demais esportivos europeus um material nao tem nada a ver com o outro e o bidim me parece muito mais um material adaptado para capota que qualquer outra coisa o aveludado junta poeira que fica incrustada ao longo do tempo resultando em um material dificil de ser limpo a lem disto quando a capota de bidim molha ele absorve agua tornando a mais pesada e sobrecarregando o sistema eletro hidraulico dos pistoes da capota considero tambem que a durabilidade da capota e menor pois aparentemente e um tecido que resiste bem menos ao sol e ao tempo que a lona a lona e de facil manutençao e nao absorve agua passou um pano e esta zero km a do meu xr vermelho tem 6 anos feita por outro capoteiro de sao paulo e esta em perfeitas condiçoes independente da escolha lona ou bidim o que interessa e ter uma capota nova em boas condiçoes sem rasgos encolhimentos ou demais avarias o cartao de visitas dos conversiveis e sua capota comprei e nao instalei comprei outras peças para o carro mas ainda nao tive a oportunidade de instalar e pelo visto tao cedo nao conseguirei me dedicar tenho tampa do porta luvas pecinhas de acabamento etc pelo menos o carro esta com manutençao em dia e as peças estao bem guardadas alguns mimos foram instalados com muito carinho bom pessoal ficamos por aqui neste post tenho alguns planos para o mk5 ate o nascimento do meu filho e quem sabe consigo realizar o desejo de busca lo na maternidade de xr3 o proximo post vai demorar um tempinho maior e pretendo tambem fazer dos problemas de lataria e pintura que ele tem alem de falar sobre as viagens que ja fiz com ele neste periodo de um ano e quatro meses um grande abraço a todos e obrigado por acompanhar meu pc por regis vasconcellos project cars #321
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