ola me chamo leonardo muller tenho 21 anos e sou estudante de engenharia moro em caxias do sul/rs e temos uma grande cena de vw refrigerados a ar na regiao — e aqui que acontece o encontro sul brasileiro que reune muitos carros vou introduzir aqui meu projeto que foi idealizado ha um bom tempo mas que veio sofrendo mudanças conforme eu me aprofundava nesse mundo sem volta tudo começou quando meu avo me levava para sua chacara diariamente em seu fusca 79 comprado 0 km antes deste exemplar ele possuiu somente um 1974 ou seja meu avo nunca dirigiu outro modelo de carro ate hoje o primeiro carro de meu pai foi um fusca amarelo manga/laranja bittersweet 1972; meu tio tambem tem outros dois comprados 0 km pelo seu pai na decada de 70 eu nao tinha escolha meu primeiro carro teria de ser um fusca assim entrou para a familia um exemplar 1975 bege ipanema comprado com o suado salario de estagiario aos meus 17 anos ao fundo o 1979 de meu avo tambem bege ipanema mas tambem havia outro lado eu trabalhava em uma vinicola de meus tios avos durante as ferias escolares onde depois de cumprir o serviço tinha permissao para dirigir um surrado jeep willys motorizado com um small block 272 ford sua real funçao era puxar carretas carregadas de uva atraves dos parreirais mesmo o 272 sendo um v8 pacato era o maior motivo de eu ir para la durante as ferias afinal dirigir um velho caixote corroido com traçao traseira nas estradas de terra e muito divertido de quebra aprendi todos os fundamentos de manutençao montando e desmontando aquele primitivo carburador limpando distribuidor sangrando freios etc o projeto ainda sem o espaçador para o quadro da suspensao mas ja com os cortes feitos este bojo ja foi recortado rente ao capo assim como o traseiro a ideia começou como um rat rod de baixo orçamento mas queria algo diferente e que eu soubesse fazer boa parte do serviço necessario em casa vou detalhar as fontes de informaçoes livros sites conforme forem desenvolvidos os assuntos nos posts afinal diy comecei a pesquisar e entao descobri os fuscas que corriam nas planicies de sal nos anos 60 modalidade onde nasceram grandes marcas de performance como empi scat e flat4 carros que tinham seus tetos rebaixados e para lamas de fibra com aerodinamica mais favoravel junto a essa pesquisa me deparei com os volksrods fuscas sem nenhum dos quatro para lamas teto rebaixado e entre eixos alogado como o nome diz e uma referencia clara aos hot rods tipicos muitos optavam por utilizar chassis tubulares e v8 dianteiros expostos claro que essa foi a minha primeira opçao mas o maldito baixo orçamento reinou e para alivio dos puristas e meu tambem assim nao sou apedrejado estou utilizando o chassi e base do proprio fusca alem de manter o boxer refrigerado a ar na traseira [youtube id= ebmhqj1rxo4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= wlpbacphyum width= 620 height= 350 ] [youtube id= bejd2yzoy6i width= 620 height= 350 ] comecei a juntar peças ainda em 2011 mesmo sem ter tanta certeza do setup conforme as possibilidades apareciam e agradavam meu bolso weber 40 superchager eaton m45 pareciam peças boas para se ter em casa mas como nao saia nada do papel elas eram vendidas com o mesmo criterio hoje lamento ter vendido este compressor que citei esta muito mais dificil de encontra lo atualmente com preço justo entao ate que em junho do ano passado 2015 acabei comprando mais um fusca que achei integro estruturalmente e compativel ao projeto assim meus fins de semanas estao sendo arduos afinal trabalho e sou universitario tempo e quase tao limitado quanto o orçamento provavelmente salvo do ferro do velho enfim vou citar aqui o que ja foi feito carroceria modificada e restaurada; chassis restaurado e alongado utilizando beam extender vou explicar no proximo post tudo sobre isso e o processo para rebaixar o teto ; montagem de freios a disco na dianteira o carro comprado utiliza furaçao mais antiga 5x205mm ou seja originalmente ha somente a opçao a tambor ; suspensao na altura original em primeira mao ; sistema de direçao buchas e terminais em geral o que esta no cronograma para esse proximo mes onde graças as ferias pretendo fazer um bom avanço fixaçao da carroceria novamente ao chassis; novo chicote eletrico fixaçao das lanternas traseiras e dianteiras copias em inox do ford 1930 ainda preciso projetar os suportes ; desmontagem do motor desde que comprei o carro ele chegou de guincho e nao sei o estado atual do motor ou mesmo a configuraçao montada aparentemente parece um 1300 cc simples nos padroes antigos a ideia e montar um motor a prova de problemas porque no futuro pretendo substitui lo por um 6 cil do corvair gm nada certo ainda so especulaçao se fittipaldi colocou em um karmann ghia porque eu nao posso talvez porque eu nao seja o fittipaldi de qualquer forma nao sei o que vou encontrar pela frente mas a base seria um bloco integro com cilindros e pistoes de ø 88 mm para entregar um deslocamento de cerca de 1 700 cc com virabrequim original de 69 mm de curso ; comando w120 com 294 graus de duraçao; balancins cursados de 1 25 graus de levante e cabeçotes com dutos trabalhados com a relaçao de diferencial curta 8x35 acredito que consiga uma boa faixa de torque o suficiente para que um carro com ~900 kgs seja bem divertido quando montar o motor vou detalhar mais sobre as modificaçoes para melhorar o arrefecimento e tambem porque escolhi essa formataçao as rodas sao uma duvida cruel qual ninguem sabe me dizer ou opinar com franqueza por estetica utilizaria de miolos fechados 14 montados em aros 16x5 rodas essas calçadas com pneus diagonais 6 50x16 na traseira e 6 00x16 na dianteira pneus encontrados em caminhonetes como c10 e f100 o visual e na minha opiniao muito agradavel mas com uma tala pequena e raio de giro maior que o original alem e claro de serem diagonais qualquer um pode deduzir que nao seria a melhor escolha pensando um pouco em eficiencia outra opçao seria as rodas fumagalli 15x7 na traseira montadas em pneus 215/65r15 cooper cobra e simples 165/60r15 na dianteira na verdade nao sei direito o que pensar sobre ate mesmo porque tenho outras prioridades antes de definir isto ha quem use rodas de ford modelo a aro 16 tem todo um destaque por serem raiadas mas eu teria de usar adaptadores para acertar a furaçao os tambores nao podem ser refurados isso e algo que nao me agrada enfim peço desculpas pelo post excessivamente longo e que nao agrega tanto conhecimento tecnico a voces leitores mas prometo detalhar ao maximo nos proximos textos conforme for abordando os topicos e uma honra estar contribuindo com o flatout gostaria de agradecer a oportunidade e tambem a atençao de quem leu meu humilde post escrito por um leigo todos os comentarios serao bem vindos abraços por leonardo muller project cars #322
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