por luca franco belgo project cars #33 fala pessoal tudo certo me chamo luca belga e sou o novo proprietario do project cars #33 como devem saber o projeto ficou parado desde 2015 quando no começo de 2018 ele foi redescoberto por um amigo meu antes de passar para as minhas maos para embalar melhor essa historia de como esse carro foi parar na minha mao vou conta la para voces entao tirem um tempo para a pratica da leitura em 2016 eu tinha acabado de vender minha moto uma triumph street triple 675 que apelidei carinhosamente de fiona pois era verde e bruta como um ogro mas era tratada como uma dama como a princesa do filme e posso dizer que foi o melhor veiculo que ja tive o privilegio de possuir sem comentarios para ela porem os jogos olimpicos no rio de janeiro haviam acabado e todo aquele esquema de segurança ‘padrao fifa’ que estavamos acostumados acabou junto nisso veio uma onda de violencia avassaladora para a cidade e o fato de possuir uma moto desse gabarito me fez desfazer do bem em prol de preservar a minha vida nessa cidade que ainda vive tempos dificeis apesar de melhores o que tem uma moto a ver com toda essa historia bom a fiona era o meu luxo meu algo a mais que me divertia nos fins de semana pela rodovia br 040 e eu queria que seu legado permanecesse vivo pelo menos na teoria no veiculo que seria seu substituto estava decidido seria um carro; mas que carro conseguiria comprar com uma quantidade limitada de dinheiro e que me proporcionasse o que a triumph proporcionava pra mim analisei varios candidatos inclusive meu finado fiat uno csl 1 6 praticamente um uno 1 6 r com 4 portas analisei os renault clio 1 6 gol 1 8 nissan march 1 6 e outros compactos mas sempre pensava que eram carros muito basicos e espartanos queria aliar um bom conforto acabamento e performance e numa faixa de preço de r$20mil quem seria um bom candidato um fiat marea turbo logico e um underdog total da sociedade automotiva um carro muito a frente do seu tempo e por isso e tambem por culpa da fiat sofreu muito na mao de donos e mecanicos despreparados para aquela tecnologia que apesar de hoje nos ser comum era algo raro a epoca afinal quantos carros nacionais da decada de 90 voce conhece que tinha injeçao e igniçao sequencial bobinas individuais sensores de fase rotaçao detonaçao fluxo de ar e outros mais eram poucos um carro com uma bagagem eletronica tao complexa um cofre de motor nao exatamente pensado para serem realizadas manutençoes futuras um plano de manutençao do fabricante que nao passou por sua `tropicalizaçao` e peças quase que na sua exclusividade importadas nao poderia ser visto com bons olhos por mecanicos tao acostumados a motores mais simples carburados ou alguns monoponto que utilizavam debimetro para coletar parametros para a central eletronica mas essa historia nos entusiastas ja sabemos bom depois de muita pesquisa na internet so achei duas mareas disponiveis em todo o estado do rj um sedan cinza vinci 2003 com 225 000km originais e uma prata bari 2004 com kit gnv automaticamente o carro equipado com gnv estava descartado por motivos para mim obvios a primeira vista a marea cinza vinci estava em perfeito estado de conservaçao o antigo dono tinha todo o historico do modelo incluindo a nota fiscal de compra manuais chaves reservas e historico de manutençao e eu sou do tipo de pessoa que se vejo um carro bem mantido nao me importo com a quilometragem do painel porem aquele ditado de bmw baratas se aplica as mareas turbo tambem nada mais caro que uma marea turbo barata mas entre o gnv e o baixo preço fiquei com o baixo preço e a marea turbo de 225 000km era minha meu primeiro carro turbo o famigerado marea turbo o terror dos mecanicos eu como curioso e adepto do `faça voce mesmo` resolvi aprender na marra como era ter e manter em casa um fiat turbo [gallery type= grid link= file size= large ids= 253660 253659 253658 ] o primeiro passo foi trocar a turbina uma masterpower 80222 a famosa upta uma turbina de reposiçao bem comum entre as marea turbo por ser acessivel e ser levemente maior que a original essa ja bem cansada e com folga foi a primeira a sair para dar vez a uma borgwarner k16 comprada da pardal racing guardem esse nome ele foi um enorme divisor de aguas ao longo dessa novela [gallery type= grid link= file size= large ids= 253661 253662 253663 ] depois continuando os upgrades resolvi passar o carro para o alcool famoso etanois e para isso troquei os bicos originais por bicos green giant de 42lb; a bomba de combustivel foi trocada por uma dinamica de 12bar interna ao tanque e colocado o dosador de tempra turbo fiz o escapamento inteiro em 2 5 polegadas com apenas dois abafadores e instalei a obrigatoria sonda de banda larga para monitorar o comportamento da usina a reprogramaçao eletronica ficou por conta do hermes um excelente profissional diga se de passagem acertada para rodar com 1 2 bar de pressao o carro estava uma delicia num desses dias vi que a mulher que me acompanha ate hoje e daquelas pra casar em uma viagem para juiz de fora minas gerais dei uma acelerada daquelas na rodovia eis que ela vira pra mim e fala ‘nossa ate que enfim ouvi essa turbina encher ’ isso nao e o tipo de coisa que normalmente se ouve de uma mulher ainda achou ruim que nao pisei mais vezes mas afinal ainda estava pegando intimidade com a maquina tudo estava uma delicia ate que bom o bichinho do carro turbo havia me picado e ja nao tinha mais volta maldito o dia onde aprendi a regular a valvula wastegate em um dos intervalos de almoço no trabalho resolvi brincar de mexer nesse parafusinho do capeta e aumentei a pressao para 1 8 bar vamos relembrar que esse carro tem 225 000 km em um motor onde o limite de giros e 7 200 rpm que ja havia sido aberto trocado tres pistoes e sabe se la a qualidade de serviço e das peças utilizadas nessa intervençao mas so de ter trocado tres pistoes e deixado dois originais ja podia imaginar que nao foi um bom mecanico que colocou as maos nesse carro acertada a pressao de turbo aquele tapa no dosador para jogar mais comida para dentro e partiu aquela voltinha nos tres primeiros dias o carro era um canhao andava muito e o ronco do motor era algo realmente sedutor e te estimulava a acelerar num domingo a noite voltando de um encontro de marea aqui no rj numa avenida deserta resolvo dar aquela sapatada pra limpar a garganta do bichao no meio do processo sinto uma engasgada e so nada acendeu a luz de oleo injeçao os valores de sonda todos permaneceram normais parei no sinal e a marcha lenta estavel pensei logo no acerto do chip mas isso durou apenas alguns segundos pois uma nuvem de fumaça tao densa quanto as que os motores detroit diesel fazem abraçou o carro e por alguns segundos fiquei invisivel no meio de uma neblina de vapor de oleo sim meus amigos o motor da marea fez xablau o fivetech do alto dos seus ja 235 000 km disse nao para meus abusos e pos se a descansar mas sem perder a pose consegui chegar em casa sem nenhuma dificuldade apesar de proporcionar gratuitamente o serviço de fumace contra o mosquito da dengue pelas ruas onde o carro passou em casa começo a desmontagem para tentar descobrir onde foi o ultimo suspiro de vida do motor resolvo desmontar parcialmente o motor e analisar no geral como era o cofre meu primeiro contato intimo com um motor de marea passando a mao por todas as suas intimidades metalicas e descubro um motor praticamente intocado ao longo de seus 14 anos de vida sensores originais juntas presilhas guarniçoes tudo datado do longinquo ano de 2002 quando o carro foi montado sofri um pouco com o parafuso do tipo ribe do cabeçote mas consegui depenar a parte de cima do carro sem grandes dificuldades e fui aos poucos percebendo que a marea nao era um bicho de sete cabeças como tanta gente falava era um carro relativamente tranquilo de se mexer talvez ha 20 anos atras nao mas o aproveitamento cada vez maior do compartimento do motor nos carros atuais isso nao assuste tanto [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 253664 253665 253666 253667 ] mas percebendo quer seria necessaria uma intervençao maior decidi que seria necessaria a ajuda espaço e ferramental de um especialista no assunto e falando em marea nao poderia ser qualquer mecanico [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 253668 253669 253670 253671 253672 ] e aonde a marea weekend azul aparece nessa historia bem vou esclarecer isso agora como a fama da complexidade mecanica do motor pratola serra conhecido por nos como fivetech era grande resolvi recorrer aos mecanicos especializados nesse tipo de motor e nesse ponto eu tive a grandiosissima infelicidade de colocar o meu carro na mao de um sujeito que se dizia especialista em marea mas nada mais era que um curioso que deixou meu carro pior do que estava quando ele entrou sim e possivel voce deixar um carro com pistao derretido em um mecanico e ele sair de la pior do que entrou e eu descobri isso na dor dessa pessima experiencia nao vou falar nomes mas posso dizer que o serviço foi feito a bangu de qualquer jeito nas coxas ainda sem saber o que me aguardava comecei a construir o escopo do projeto procurei maneiras de deixar meu projeto mais robusto e confiavel entao decidi forjar o motor a sedan ja estava desmontada sem motor quando meu amigo paulinho cujo o antigo dono da marea weekend azul tambem era dono de uma marea weekend preta me contou sobre a mwt azul que estava parada ha tempos num galpao no interior do rio de janeiro recheada de equipamentos bem sofisticados de performance e que a intençao dele era comprar o carro colocar todas as peças de performance incluindo o motor freios suspensao etc no carro dele e vender a carroceria para o ferro velho ou para um desmanche e nesse momento o project cars #33 entrou na minha vida [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 253673 253674 ] entao em conversa com o paulinho decidimos que eu ficaria com a carroceria da perua e ele ficaria com a carroceria do sedan mais tarde fiquei sabendo que essa perua que caira nas minhas maos era o finado project cars #33 aqui do flatout mas confesso que essa foi a ultima das minhas preocupaçoes era necessario concluir o projeto nesse post inicial quis dar um embasamento de como tudo aconteceu e a continuaçao dessa nova chance de vida dessa marea ficara para o proximo post
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