fala pessoal meu nome e marcio murta sou jornalista e ja tive a oportunidade de dar as caras por aqui anteriormente ha alguns anos escrevi uma materia sobre track day fiz uma breve avaliaçao do gol glr do tiago kfouri e por pura coincidencia acompanhei o juliano barata na viagem de nurburgring em 2014 a ultima vez que topei com esse gearhead foi no curso de pilotagem esportiva do centro pilotagem roberto manzini no inicio desse ano como a maioria por aqui sou alucinado por carros desde quando aprendi a falar e hoje venho compartilhar a historia do projeto que comecei no fim de 2011 meu gol para track day tinha 24 anos quando dei o start nesse projeto na epoca eu pesava 15 kg a menos e havia acabado de me mudar para um micro apertamento de 18 m² serio eu fritava um ovo na cozinha e ia dormir com gema no meu travesseiro ao lado da faculdade que cursava em sp foi um dos anos mais legais da minha vida apesar do aperto financeiro e parte dessa alegria se devia ao fato de um tio muito orgulhoso de ver meu esforço para conquistar a independencia me deu um carro que estava sobrando na sua empresa um gol g3 2002 branco 1 0 at duas portas com 227 000 km rodados surtei com o presente eram 65 cv e 9 1 kgfm de torque de pura emoçao e independencia a primeira foto que tirei do gol no dia 11/11/11 naquele periodo eu ja sabia que jamais seria piloto portanto observava com entusiasmo para os cada vez mais comuns track days e por motivos obvios o custo e mais acessivel era uma oportunidade para eu aprender e treinar sem compromisso e quando houvesse grana e tudo isso sem me privar de usar o mesmo carro nas ruas quando fosse necessario na epoca eu ainda estava inspirado por uma frase que amyr klink escreveu no livro paratii entre dois polos porque algum dia e preciso parar de sonhar tirar os planos da gaveta e de algum modo começar disse o escritor enquanto explicava o projeto para construir seu veleiro paratii e ele estava certo eu tambem tinha que realizar meu sonho decidi que faria um gol para track day o chamei de gol td e tambem criei uma micro midia para falar sobre o passo a passo do projeto o blog alta rpm estudei pesquisei e decidi que construiria um gol 1 9 turbo legalizado para andar tanto nas ruas quanto nas pistas para mim uma das maiores graças de um carro de track day e ir rodando ate um autodromo passar o dia o moendo na pista e voltar rodando para casa sou fa e gosto de todos os tipos de preparaçao mas no meu projeto optei pela sobrealimentaçao por turbocompressor pelo custo beneficio com o caracol da alegria e possivel ultrapassar a barreira dos 200 cv com facilidade diluindo consideravelmente o custo/cv sem contar que montar um ap aspirado com 200 cv capaz de andar civilizadamente na rua e uma tarefa impossivel turbo portanto era o caminho para esse projeto a meta ter um carro capaz de virar 2 minutos em interlagos mas acima de tudo que fosse divertido e instigante de guiar com chao e freios do alem sempre levando em conta que estamos falando de um gol e que me permitisse aprender na pratica sobre mecanica e preparaçao e claro o projeto estava de pe e estruturado tudo o que eu precisava era executa lo com boa dose de planejamento e a substituir bife com arroz e suco por minojo e agua no jantar tudo na vida e uma questao de prioridade certo primeiros passos o plano era simples usar o gol quando precisasse enquanto adquiria peças ate chegar ao ponto de monta lo de uma so vez o primeiro passo foi passar dois fins de semana lavando e limpado o carro por completo alem de substituir oleo agua do radiador correia dentada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105949 105950 ] enquanto planejava as finanças cuidei de limpar e conhecer todos os cantos do gol dois meses depois comprei o primeiro item para o projeto um motor ap 1 8 por orientaçao na epoca comprei um ap parcial zero km e passei meses pagando uma nota por ele o primeiro de muitos erros que cometi nesse trajeto comprar um apzao usado e com nota conforme aprendi posteriormente nao apenas teria sido mais barato como me pouparia de ter que procurar peças avulsas que tive que comprar durante o processo de montagem como distribuidor suporte de alternador alternador motor de arranque volante do motor inclusive com base na minha experiencia dou um conselho valioso para quem tem um gol 1 0 e pretende utilizar um motor da linha ap no hatch se voce nao vai fazer a substituiçao e montagem com suas proprias maos a melhor alternativa para poupar dinheiro tempo e evitar dor de cabeça e buscar um modelo ja com a mecanica ap pode confiar mas o projeto caminhava para frente e eu estava feliz usei o gol para fazer meu tcc ir do ponto a para o ponto b sem gastar muito dinheiro na sequencia do motor tambem adquiri um kit turbo completo e turbina da spa turbo importei as pinças de freio da wilwood que queria utilizar consegui um jogo de rodas s 215 da scorro e as equipei com os sensacionais toyo proxes r888 195/55 r15 tudo caminhava extremamente bem no projeto bloco do motor ap 1 8 ainda original cabeçote do motor ap 1 8 tambem 0 km kit turbo da spa turbo com coletor de escape pulsativo turbina pulsativa e com refluxo spa turbo 500 c evolution com ar 48 na carcaça fria e 50 na carcaça quente para mim um dos maiores destaques do gol alem da suspensao e pneus tinha que ser o sistema de freio para tanto importei as pinças de freio wilwood forged dynalite que casam perfeitamente com os discos de chevrolet vectra ventilados com 24mm de espessura 280 mm de diametro e furaçao 4x100 detalhe dos pistoes da pinça wilwood sao quatro pistoes por pinça apesar dos gastos exorbitantes que nunca foram condizentes com meu salario alem de todo o aprendizado esse projeto começou a me trazer um beneficio que eu nao havia contabilizado no inicio os amigos do mundo automotivo sao pessoas que assim como eu abrem um inconsciente sorriso ao sentirem cheiro de combustivel pneu queimado freios quentes amigos que se sentem em paz ao se reunirem com seus carros nos mais simples dos eventos mesmo que seja na garagem de casa pessoas que sabem que seus automoveis tem alma e tambem sao pontes para fazer laços que duram a vida que se ajudam se mobilizam e tem identificaçao impar e nao tem dinheiro no mundo que pague por isso conheci por exemplo o hot lap limeira por exemplo organizado pelo fabio machado foi a primeira oportunidade que tive de começar a colocar o pe na pista desenvolver noçoes minimamente aprofundadas e a alimentar a paixao por custo acessivel totalmente cru de noçoes de direçao na pista participei algumas vezes com o golzinho do evento sempre brigando pela liderança na categoria 1 0 no hll meu milsero golzinho começava a me ensinar e dar sobre noçoes de direçao em baixa velocidade que so aprende na pratica e ele tambem mostrou que ele precisava urgentemente de uma suspensao especialmente com os grudentos r888 de dentro do carro a situaçao nao era tao dramatica comemorando com o golzinho uma vitoria na categoria 1 0 do hot lap limeira interior depenado e equipado com os toyo r888 195/50 r15 nas rodas scorro s 215 tudo que vai infelizmente parece o ditado popular de que tudo que vem facil vai facil e verdadeira e a empresa da qual meu tio era socio e na qual o gol ainda estava registrado quebrou todos os bens que estavam em seu nome ficaram com embargo judicial e da noite para o dia eu tinha um carro ilegal em maos guardei o gol na garagem enquanto esperava pela resoluçao da situaçao que me era prometida mas quando me toquei meu gol branco ja estava ha 11 meses parado na garagem de casa por visao de mundo acredito que so ha um jeito de fazer as coisas o jeito certo e eu nao ficaria nao trafegaria muito menos investiria em um veiculo que estava em situaçao ilegal com o coraçao na mao me sentindo um verdadeiro chorume o lixo que e resultado da decomposiçao do lixo no dia 7 de julho de 2013 devolvi meu gol branco ele foi para uma garagem aberta e la ele se encontra degradando com o tempo ate hoje fiquei mal de verdade estava numa situaçao pessima de grana e amarguei a certeza de que teria que batalhar o triplo para conseguir retomar o projeto mas a vida seguia para frente e o mee mee mee nao ajudaria em nada no dia 25 de julho de 2014 sai de casa de manha cedo e retornei no fim do dia com r$ 10 000 a menos na minha conta mas voltei dirigindo um gol g3 2 portas 1 0 at a alcool incriiiiveis 61 cv e 9 7 kgfm com o dut em meu nome so que dessa vez ele era preto o gol td ii havia chegado para dar continuidade ao meu maior sonho e a retomada dessa historia continuo no meu proximo post por tras da cara de pato um cerebro com a legitima tela azul do windows meu projeto estava voltando por marcio murta project cars #331
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.