fala flatouters meu ultimo post terminou com a junta de cabeçote do motor 1 0 at hoje retomo explicando sobre a construçao do tao sonhado motor ap 1 9 para eu carro de track day etapa essa que deu errado me custou uma nota e mais de um ano de atraso no projeto alem de muitos aprendizados afivelem os cintos e embarquem comigo nessa longa e ate entao pouco contada historia o bloco foi montado sem muita cerimonia os cilindros foram alargados para comportar os pistoes forjados de 83 mm e as bielas tambem eram forjadas comprei um volante do motor ja pronto feito pelo preparador da epoca e mandamos o conjunto rotativo volante virabrequim e plato ser balanceado a parte de baixo foi montada e o cabeçote foi o primeiro componente estranho que comprei do proprio preparador estranho porque o cfm que e a capacidade de vazao dos dutos dele nunca me foi revelado mas eu via no meu preparador um grande amigo e eu confiava nele nao fiquei questionando comprei o cambio forjado do grande amigo tiago kfouri do gol glr e o responsavel pela montagem do meu gol so gostaria de monta lo apos uma revisao na caixa de marchas segui a risca a requisiçao que me custou r$ 1 000 em funçao da substituiçao de alguns componentes esse por sinal foi so um dos gastos adicionais que foram surgindo sem terem sido anunciados previamente na conversa de negociaçao mas o golzinho começava a tomar forma e eu estava extremamente feliz finalmente apos anos de investimento para se concretizar meu maior sonho estava para se tornar realidade com o carro quase pronto achei esquisito e ate questionei quando vi o radiador de oleo montado de cabeça pra baixo posiçao que teoricamente impediria ele de encher corretamente e a linha de combustivel que passava perto da carcaça quente da turbina o preparador dizia que nao tinha problema e assim as coisas foram caminhando foram dois meses para montar o motor do zero enfim rodando quando o gol começou a andar o primeiro problema surgiu na embreagem patinava mesmo tendo encomendado um plato com 900 libras de carga e disco de ceramica com seis pastilhas conjunto esse adquirido pela marca que o proprio preparador recomendou o problema nao fazia sentido era impossivel o carro ser forte assim com aquela configuraçao ainda mais sem acerto ainda um tanto iludido pela alegria de ver tudo acontecendo nas primeiras semanas de teste levei o golzinho ate mogi mirim para o amigo leo ceregatti dar uma volta nessa viagem por sinal a wastegate se soltou na estrada foi a primeira angustia e vergonha profunda que tive do carro zero quilometro mas consegui arrastar o carro ate mogi e o leo conseguiu afixa la leo ceregatti foi um dos primeiros a dirigir o golzinho golzinho fazendo o seu primeiro passeio com glr do tiago kfouri irmao mais velho de projeto a pessoa e o carro =p eu e o amigo fabio castellotti em um passeio qualquer apos muita reclamaçao de minha parte o plato da embreagem foi substituido por um novo com 1 200 libras estragando o balanceamento do conjunto rotativo e me custando mais uma grana com o novo item instalado no entanto o pedal da embreagem ficou com carga insana e os cabos de embreagem começaram a estourar um apos o outro cena que se tornou comum gol parado na rua com pisca alerta aceso o preparador começou a tentar dar um jeito aqui um jeito ali mas os cabos continuavam estourando hoje ja ficou muito claro que o primeiro plato nao tinha nem de perto as 900 libras prometidas e que o plato de 1 200 libras tinha muito mas muito mais que o prometido coisa de material feito nas coxas sem qualquer tipo de aferiçao coisa de marca que deveria fechar as portas a situaçao era uma merda pois a wastegate se soltava vez ou outra os cabos de embreagem estouravam vez ou outra a confiança no carro ja estava em frangalhos ainda assim fui para o meu primeiro track day no ecpa com o motor sem acerto com embreagem extremamente pesada e suspensao totalmente inadequada queria de qualquer jeito sentir um pouco o gosto da brincadeira nessas condiçoes digo que o golzinho mandou muito bem para a ocasiao virou 1min17seg996 aqui vai o video da melhor volta la [youtube id= 6ikeuq4gkv0 width= 620 height= 350 ] eu e minha namorada eterna companheira de aventuras automotivas = no dia da pista os coxins que eram originais cederam e a carcaça quente da turbina começou a pegar na lataria o que gera o som feio que e possivel escutar em alguns momentos no video a ida para a pista no entanto ressaltou uma caracteristica que estava me incomodando quando parecia que o motor ia acordar o rendimento caia logo apos 5 500 rpm decidi colocar o golzinho no dinamometro da fullpower para ver como estavam as curvas de torque e potencia e esse foi o resultado [youtube id= h8kqcpnv2om width= 620 height= 350 ] com 0 9 bar de pressao na turbina vieram 34 kgfm de torque a 5 000 rpm e 242 cv a 5 200 rpm ou seja uma faixa util de 200 rpm algo nao estava legal e o motor morria muito cedo questionei o preparador e a resposta foi isso nao e um problema e uma caracteristica de projeto paciencia cheguei a participar de um segundo track day no ecpa mas nao consegui bater o tempo anterior porque uma mangueira da pressurizaçao rasgou resolvido o problema ainda me diverti um pouco com o carro embora ficasse cada vez mais claro que ele estava todo errado arrisquei um ensaio de fotografia levei todos os amigos que pude para passear e ate video do som do refluxo da turbina ele nao usa valvula de prioridade gravei [youtube id= wgybkktaf70 width= 620 height= 350 ] pouco tempo depois um tuc tuc tuc nada amigavel e constante começou a ser emitido do cambio quando o gol estava em movimento saquei na hora que o diferencial nao estava legal e encostei o carro na garagem de casa por varios meses ate ter algum dinheiro para tentar ajeitar as coisas foi um periodo dificil meu sonho estava na garagem de casa mas longe de se realizar fotos que fiz do golzinho antes de ele passar meses estacionado em casa interior tem volante sparco com cubo rapido alem de manometros do tacometro pressao da admissao pressao do oleo e temperatura do oleo imagem do motor como foi montado na primeira vez nova etapa no dia 20 de janeiro deste ano encaminhei o gol para o eduardo keller que fica em sao bernardo do campo eu ja havia andado de dirigido alguns carros feitos pelo du e havia gostado muito do resultado de um modo geral como o do proprio gol glr do amigo tiago kfouri motores lisos eficientes e com um belissimo acabamento deixei o gol na oficina conversei com o du sobre o projeto como eu gosto de andar na pista e pedi para ele fazer o carro voltar a funcionar fazendo somente correçoes basicas e ele fez a turbina antiga foi substituida por uma master power feita sob encomenda a carcaça fria e 58 e o seu rotor tem 65 mm de diametro enquanto a carcaça quente e 1 06 mas seu rotor e pequeno com 49 mm segundo o du com o acerto que ele faz e com o comando que ja esta no meu carro 49g ele conseguiria um bom rendimento entre 3 500 rpm a ate quase 7 000 rpm era o que o eu queria entao segui a solicitaçao nova turbina que foi usada no gol coloquei a caneca ao lado para dar noçao das dimensoes a linha de combustivel deixou o keller perplexo pois alem de passar pela lateral do cofre perto da carcaça quente utilizava parte da linha de combustivel original do motor 1 0 no caminho entre o tanque e o cofre do motor nao adianta voce ter uma bomba de enorme vazao e bicos injetores grandes se voce nao tem volume de passagem de combustivel explicou o preparador por esse motivo fizemos uma nova linha de combustivel com meia polegada de diametro com outro caminho ate o cofre tambem instalamos a nova wastegate tial de 38 mm que eu havia adquirido e aplicamos um conjunto de molas para trabalhar com os mesmos 0 9 bar de antes para quem nao sabe essa wastegate nao tem parafuso para aumentar ou reduzir a pressao; ela usa uma ou mais molas fixas para oferecer funcionamento extremamente preciso mesmo em altas temperaturas o kit completo da embreagem foi substituido por um da ancona high performance de 900 libras 900 libras de verdade e o seu funcionamento ficou perfeito no cambio o problema estava nos rolamentos do blocante que estavam frouxos como alguem desmonta verifica e monta o blocante assim nao sei mas isso te custou um conjunto de coroa e pinhao explicou o keller alem descartar o blocante coroa e pinhao aproveitamos para revisar o cambio novamente o que embora custoso trouxe beneficios o diferencial que tinha ido pro saco com relaçao 4 11 1 foi substituido pelo 3 89 1 e a quinta marcha a meu pedido tambem foi alongada para poder ter um pouco de conforto em estradas saiu a 0 80 1 e entrou a 0 72 1 as demais marchas forjadas ficaram inalteradas 2 66 1 na primeira 1 70 na segunda 1 23 1 na terceira e 1 09 1 na quarta o keller montou tudo acertou o carro e insatisfeito me chamou para conversar sobre o resultado o motor funciona mas tem algo de errado teu carro nao aceita ponto e nao rende de jeito nenhum em alta explicou ficou melhor que antes mas nao esta legal de qualquer forma agora esta andando vai se divertir explicou com os mesmos 0 9 bar o golzinho rendeu 37 9 kgfm de torque a 5 000 rpm e 276 cv a 5 400 rpm melhoria de 11 % e 15% respectivamente do desempenho anterior ainda assim a queda de desempenho acima de 5 500 rpm era desagradavelmente notavel aproveitamos a ocasiao para instalar um booster no golzinho mas topamos com o limite dos bicos injetores que estavam no carro com 1 bar os bicos trabalhavam com 100% de abertura e nessa situaçao vinham 305 cv e 41 2 kgfm mas nao use o booster deixei assim porque a gente instalou a gente precisa de bicos novos de maior vazao explicou segui a risca mais uma vez quase um mes andando com o golzinho o nivel do sistema de arrefecimento começou a baixar na hora saquei que o problema estava na junta de cabeçote levei o carro de volta para o keller mas como a oficina estava lotada dois meses se passaram ate que o du pudesse desmontar o motor e quando ele desmontou amigos parecia que uma fossa havia estourado esses pistoes estao errados mostrou o du sao de 83 mm para 2 0 nao 1 8 explicou mostrando que no pms ponto maximo superior os pistoes ficavam cerca de 5 mm para baixo do bloco apos fazer seus calculos o keller estimou que a taxa de compressao estava em torno de 6 8 1 bom pelo menos ele ligava disse em tom de brincadeira tentando me animar nao parece mas os pistoes 1 e 4 estavam no pms enquanto me mostrava os pistoes o preparador atentou para um outro fato aqui voce teve sorte de estar com os pistoes errados porque alargaram os cilindros mas colocaram a junta de cabeçote original do motor 1 8 mostrou ou seja a junta de cabeçote invadia o cilindro da para acreditar e nao acabou por ai quando o cabeçote foi revisado na paula faria mais uma noticia chocante surgiu a admissao era boa tinha 94 cfm mas o escapamento esta todo mundo sentado por ai tinha apenas 52 cfm ou seja o motor admitia muito bem mas nao conseguia colocar para fora o que queimava e por isso que ele nao rendia em alta estava estrangulado e tambem e por isso que ele nao aguentava ponto a temperatura ia la pra cima comentou com tanta coisa errada junta restava somente uma opçao reconstruir o motor do zero com pistoes corretos cabeçote com o fluxo correto um tapa na cara em tempo e principalmente grana sem contar que nessa altura do campeonato meu carro virou motivo de piada entre alguns amigos enfiei o pe na jaca mais uma vez mas agora com a garantia de ter um bom motor em maos o coletor de admissao recebeu novos bicos injetores de 80 lb/h da siemens o conjunto rotativo foi balanceado novamente e os cilindros receberam os pistoes corretos a junta de cabeçote foi substituida por o’ring e o cabeçote foi mantido com a admissao dos mesmos 94 cfm porem com a exaustao aprimorada para 77 cfm motor ap 1 9 agora com os pistoes corretos montados o radiador de oleo foi reposicionado dessa vez na orientaçao certa e agora esta na frente do radiador de agua que nao e o melhor lugar porem era o que havia disponivel e a tras da grade frontal superior agora fica instalado o radiador de agua auxiliar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121773 121774 ] toda a admissao foi refeita e agora o golzinho comporta um intercooler monstruoso com pressurizaçao de 3 com poucas curvas e nenhum amassado como na anterior a tampa de cabeçote foi substituida por uma outra com um enorme respiro e um respiro auxiliar tambem esta sendo desenvolvido agora estamos proximo de começar a acertar o gol para finalmente desenvolver a suspensao imagino que isso ocorrera em cerca de 2 meses depois disso a meta e conseguir virar 2 minutos em interlagos depois de tanto sofrimento angustia e espera nao tem nada que eu queira mais na minha vida no momento por marcio murta project cars #331
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