a industria automotiva britanica e uma das mais antigas do mundo e tambem uma das mais curiosas se por um lado alguns carros britanicos estao entre os mais adorados do planeta outros sao tao ruins que os proprios ingleses fazem piadas com eles mas qual e o carro made in united kingdom mais emblematico de todos os tempos nossa sugestao so podia ser uma o mini classico de 1959 ora voce consegue pensar em algum carro mais quintessencialmente britanico do que ele e o carro do mr bean cara [youtube id= g8sh_s2xiei width= 620 height= 350 ] um detalhe bacana todos os roncos de motor para o mini do mr bean na serie animada foram gravados pelo proprio atnkinson em um mini de verdade o comediante rowan atkinson criador do personagem certamente nao escolheu o mini como carro do mr bean por acaso o cara e entusiasta de primeira ex proprietario de um mclaren f1 que bateu duas vezes alias e certamente reconhece o significado do mini para a cultura automotiva britanica nao por acaso o proprio mr bean tornou se um icone cultural do reino unido o mini e a prova de que os britanicos sabem fazer bons carros quando precisam fazer bons carros seu nascimento tem a ver com a crise do petroleo que atingiu a europa em 1956 leonard lord chefe da british motor company queria uma alternativa aos minicarros alemaes economicos e baratos que invadiam o mercado britanico na epoca como o bmw isetta lord queria fazer um minicarro de verdade que fosse um automovel propriamente dito e nao uma motocicleta com carroceria — os chamados cyclecars que pagavam menos impostos mas so tinham tres rodas entao no fim de 1956 ele contratou o designer alec issigonis e deu a ele um pequeno time de engenharia para tocar o projeto que deveria ficar pronto o mais rapido possivel em 1957 os primeiros prototipos ficaram prontos em 1959 o mini começou a ser produzido o pequeno seda de dois volumes a tampa do porta malas nao da acesso ao interior do carro portanto o mini original nao e um hatchback tinha o mesmo quatro cilindros de 848 cm³ utilizado em outros modelos da bmc no entanto em vez de ser montado na longitudinal como era padrao na epoca o motor era instalado na transversal logo abaixo dele ficava a transmissao tambem na transversal o arranjo economizava espaço na hora de acomodar o conjunto mecanico a estrutura permitindo que se aproveitasse muito mais para os passageiros e sua bagagem alem disso eliminava a perda de potencia pela transmissao que acontece quando se adota um motor longitudinal na dianteira comprovada a eficiencia do layout outras fabricantes tambem fizeram seus carros com motor transversal e traçao dianteira e ate hoje este e o arranjo padrao nos carros pequenos tipicamente britanico o mini nao era exatamente potente ou veloz mas era bom de guiar a receita e conhecida rodas bem nas extremidades entre eixos curto baixo peso apenas 620 kg nos primeiros modelos e suspensao rigida com cones de borracha em vez de molas convencionais garantindo agilidade e precisao nas curvas nao foi a toa que em 1961 john cooper viu potencial no mini como carro de competiçao cooper era dono da equipe de formula 1 que levava seu sobrenome e tambem fabricava carros de corrida para outras categorias e depois de algum tempo convenceu issigonis a trabalhar com ele em uma versao esportiva do mini nascia ali o mini cooper com decoraçao exclusiva e motor de um litro 997 cm³ com potencia de 55 cv 21 cv a mais que o original alem de ser elogiado por seu comportamento nas ruas o mini cooper transformou se tambem em um icone do automobilismo na decada de 1960 sua tocada compensava o desempenho bruto e lhe garantiu vitorias em tres ediçoes do rali monte carlo em 1964 1965 e 1967 e so nao venceu em 1966 porque foi desclassificado ao usar nos farois lampadas diferentes das especificadas pelo regulamento o mini tambem venceu dezenas de corridas no circuito britanico de carros de turismo outra prova de que o mini era um grande carro foi sua longevidade sem maiores alteraçoes na receita com exceçao de uma mudança mais drastica de estilo em 1969 o mini foi produzido de 1959 a 2000 o que da exatamente 41 anos no fim de sua vida o mini tinha um motor de 1 3 litro e 63 cv acoplado a um cambio de quatro marchas aquela altura a british motor company ja pertencia a bmw desde 1994 a fabricante bavara vendeu boa parte da companhia mas ficou com os direitos do nome mini e ja em 2000 apresentou o conceito que daria origem a primeira geraçao do mini moderno lançada em 2001 embora ainda fosse pequeno o novo mini era consideravelmente maior que o modelo classico o que para muita gente foi motivo suficiente para deserda lo da familia mini ele ainda e produzido no reino unido mas o fato de ter sido desenvolvido por alemaes impede os fas mais radicais de considera lo um sucessor legitimo do icone ingles agora e obvio que o mini nao foi o unico carro britanico a se tornar uma lenda no mundo automotivo queremos saber de voces qual e o automovel britanico mais emblematico de todos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.