A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Piaggio Vespa está de volta ao Brasil – conheça os preços e versões

Depois de quase três décadas de ausência as clássicas scooters italianas Piaggio Vespa estão de volta ao Brasil. A marca já havia anunciado seu retorno em julho deste ano, mas o lançamento oficial só aconteceu na semana passada e as vendas estão iniciando nesta segunda-feira (10).

Diferentemente dos anos 1980, quando desembarcou no Brasil pela última vez e era montada pela Caloi, a Vespa  não está voltando para ser uma opção acessível de transporte barato. Com o mercado dominado pelas gigantes Honda, Suzuki e Yamaha, além de outras marcas de baixo custo, a Vespa desta vez chega como produto premium — suas concessionárias até são chamadas de “boutiques”.

A Vespa será oferecida em quatro versões, Primavera 125 e 150; Sprint 150, GTS 300 e 946 Emporio Armani, porém somente as duas variações da Primavera estão disponíveis hoje — e apenas para compra pelo site da Vespa. O modelo parte de R$ 22.890 na versão Primavera 125 e chega aos R$ 27.930 na série especial Primavera Série Histórica, edição limitada a 1.000 unidades e equipada com motor de 150 cm³. Os preços da Sprint, GTS e 946 Armani ainda não foram divulgados.

Unknown-2

Todas elas usam motores quatro-tempos de um cilindro com três válvulas. Na Primavera 125 são 11 cv e velocidade máxima de 91 km/h, podendo rodar 42 km/l. A versão usa carenagem de metal com estilo moderno inspirado no modelo clássico, e tem computador de bordo integrado ao quadro de instrumentos.

Nos modelos 150 a velocidade máxima sobe para 98 km/h sem afetar o consumo, permitindo que a Vespa rode os mesmos 42 km/l da 125. A Sprint 150 também tem visual modernizado, porém inspirado nos modelos esportivos da Piaggio nos anos 1960 e 1970. Ela será oferecida somente na cor cinza titânio (Grigio Titanio) e usa rodas de 12 polegadas, luzes de LED e freios ABS. Considerando seu preço na Europa, o modelo deve chegar aqui por cerca de R$ 24.500.

Já na GTS o motor de 300 cm³ produz 22 cv e a leva aos 122 km/h, consumindo um litro de gasolina a cada 32 km. A versão também usa freios a disco com ABS nas duas rodas e controle de tração. Segundo a fabricante, a GTS é voltada para uso misto em cidade e estrada. Deve ser vendida por entre R$ 30.000 e R$ 32.000.

Por último há a versão 946 Armani, uma edição especial para comemorar os 40 anos da Giorgio Armani e os 130 anos do Grupo Piaggio. A versão usa uma combinação de cores cinza esverdeado com o banco de couro castanho assinada pela Armani, além de monobloco de alumínio, câmbio de quatro marchas, freios a disco com ABS de dois canais, controle de tração e rodas de 12 polegadas. Por conta da grife, seu preço deve chegar facilmente aos R$ 55.000.

Nos dois primeiros anos de operação da Piaggio no Brasil as Vespa serão importadas. Nesse período a marca espera vender cerca de 2.000 exemplares até o fim de 2016 e outros 12.000 em 2017. Futuramente, a Piaggio pretende formar uma parceria com alguma grande fabricante ou montadora para produzir seus modelos localmente.

Matérias relacionadas

Gasolina vai subir ainda neste ano, segundo Ministro da Fazenda

Leonardo Contesini

Camaro Hennessey Z/28: 644 cv para brigar com o Challenger Hellcat

Dalmo Hernandes

Um V10 de 610 cv e 330 km/h: o novo Audi R8 2016 dissecado em detalhes

Dalmo Hernandes