a nao ser que voce faça questao de ter traçao traseira a escolha mais sensata para quem quer um esportivo novo sem gastar muito e um hot hatch e quando se trata de hot hatch o golf gti certamente esta entre os mais emblematicos isto se nao for o mais emblematico de todos o golf gti nao foi o primeiro hot hatch da historia mas certamente foi o primeiro a se destacar a nivel mundial por suas qualidades dinamicas lançado em 1976 dois anos depois da introduçao do hatchback o golf gti adicionou visual bacana baixo preço motor mais potente e diversao ao volante a uma receita ja equilibrada tornando se um sucesso de vendas e inspirando a concorrencia a criar suas proprias variaçoes da ideia talvez a volks ainda nao soubesse mas estava criando uma nova categoria de automoveis que viria para ficar mas como foi que o golf gti se transformou no que e hoje foi o que ben collins piloto que tambem e conhecido como ex stig foi tentar descobrir e ele o faz da melhor forma possivel acelerando cada uma das geraçoes ou bem quase todas [youtube id= wszo0nzletc width= 620 height= 350 ] o video e bacana bem produzido e divertido de assistir collins e um cara carismatico e um grande piloto alem de ser a cara do chandler bing de friends e uma otima oportunidade de entender como o golf gti foi ficando maior mais refinado e mais potente ao longo dos anos o minimalismo dos primeiros anos e so ver como tudo começou o primeiro gti era um carro extremamente simples um hatchback pequeno com traçao dianteira maçanetas para os vidros e direçao sem assistencia se pararmos para pensar sua maior concessao a tecnologia talvez fosse o sistema de injeçao eletronica no motor de 1 6 litro com isto o quatro cilindros de 8v com comando no cabeçote entregava 110 cv e acoplado a uma caixa manual de cinco marchas levava o golf gti aos 100 km/h em 9 segundos no entanto eram o baixo peso e o comportamento dinamico conferido pelo acerto de suspensao exclusivo e pelos pneus mais bifudos que conquistaram os entusiastas e claro o visual incrementado com spoiler do tipo lip na dianteira um friso vermelho ao redor da grade e faixas pretas nas laterais la dentro voce so podia sentar nos bancos de maior apoio encontrar a melhor posiçao para conduzir e confiar nas suas proprias habilidades nao havia nada remotamente parecido com controle de traçao e estabilidade freios abs ou qualquer tipo de assistencia eletronica e esta era grande parte do charme a segunda geraçao lançada em 1984 seguia a mesma linha aquela altura fabricantes como a peugeot a opel e a divisao europeia da ford ja haviam se mexido e criado seus proprios hot hatches destaque para o peugeot 205 gti considerado por muitos um dos grandes foguetes de bolso da decada de 1980 ele era um carro mais moderno e melhor acabado mas ainda era leve potente na medida certa e bem acertado por isso a segunda geraçao do golf contra atacou com um pouco mais de potencia carroceria ligeiramente maior e um interior mais bonito e confortavel o motor era o mesmo utilizado pelo gti mk1 em seus ultimos anos de 1 8 litro e 112 cv a partir de 1986 passou a ser oferecida uma versao com cabeçote de 16 valvulas e 140 cv visualmente entre as poucas diferenças entre os dois estavam os emblemas na traseira e o desempenho impressionava o gti mk2 era capaz de chegar aos 100 km/h em oito segundos crescendo e des aparecendo a terceira geraçao do golf lançada em 1991 representou uma grande evoluçao do hatchback a carroceria cresceu significativamente; o estilo ganhou linhas arredondadas e suaves tipicamente noventistas; e a qualidade de construçao e acabamento estava melhor do que nunca por outro lado a volkswagen nao parece ter se empenhado tanto no novo gti apresentado no ano seguinte o visual ficou mais elegante o interior recebeu itens como ar condicionado vidros e travas eletricas airbags na dianteira e direçao assistida alem de mais espaço e conforto mas faltava algo mesmo mais potente agora com um motor de dois litros oito valvulas e 150 cv o golf gti mk3 era mais lento que o anterior no 0 100 km/h levando 8 6 segundos para cumpri lo isto porque com o aumento nas dimensoes e a incorporaçao de itens de conforto conveniencia e segurança a terceira geraçao era consideravelmente mais pesada o primeiro gti pesava 840 kg o segundo 930 kg o terceiro 1 032 kg dito isto o golf gti mk3 nao era um carro ruim e continuou popular entre os entusiastas que queriam um carro barato com tocada esportiva a volkswagen tentou nesta epoca oferecer uma opçao mais potente na forma do golf vr6 equipado com um motor de seis cilindros 2 8 litros e 174 cv era um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 7 8 segundos mas a dianteira pesada tornava seu comportamento dinamico excessivamente subesterçante o carro saia de frente nas curvas e os dois cilindros a mais o colocavam em uma faixa tributaria diferente aumentando demais seu preço final a quarta geraçao do golf gti apresentada em 1999 trazia uma novidade pela primeira vez o hot hatch apostava na induçao forçada com um quatro cilindros de 1 8 litro com cabeçote de 16 valvulas turbo e 180 cv visualmente contudo era um carro ainda mais discreto com para choque de desenho exclusivo para lamas ligeiramente mais largos e rodas maiores como suas maiores alteraçoes esteticas o interior ficou ainda mais refinado e o desempenho finalmente melhorou o 0 100 km/h agora era cumprido em menos de oito segundos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121668 121669 ] vale lembrar que esta geraçao do golf gti sobreviveu no brasil por muito mais tempo na europa enquanto o gti mk5 foi lançado na europa em 2004 o mk4 continuou sendo oferecido por aqui e recebeu um controverso facelift em 2008 quando finalmente deixou de ser vendido o gti brasileiro tinha 193 cv e era capaz de chegar aos 100 km/h em 7 5 segundos detalhe na epoca o golf gti era o esportivo nacional mais potente do mercado superando o honda civic si por 1 cv a volta por cima o golf mk5 foi sem duvida o inicio de uma nova era na historia do golf gti primeiro a volks decidiu que o visual voltaria a ser mais agressivo e ate meio imaturo trazendo novamente o friso vermelho na grade alem de rodas maiores e para choques de desenho bem diferente das outras versoes o interior por ouro lado perdeu um pouco do refinamento nos materiais mas tinha visual bem mais moderno dito isto o salto de potencia foi gigante saiu de cena o quatro cilindros turbo de 1 8 litro e em seu lugar entra o 2 0 tsi de 200 cv com direito a injeçao direta de combustivel o impacto no desempenho foi igualmente sensivel agora o golf gti era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 245 km/h e nao foi apenas o motor que evoluiu pela primeira vez o hot hatch vinha com a opçao de cambio dsg de dupla embreagem e seis marchas ainda que a versao manual seja a mais adorada pelos entusiastas suspensao traseira do tipo multilink e assistencias eletronicas para o motorista o resultado foi um carro divertido para donos inexperientes e brilhante quando conduzido pelas maos certas a sexta geraçao do golf lançada em 2008 era em essencia um facelift do modelo anterior isto porque na epoca a crise financeira mundial afetou tambem a industria automotiva levando fabricantes a frear as inovaçoes tecnicas e o desenvolvimento de novos modelos a fim de conter custos com isto o gti de sexta geraçao ganhou um novo visual e 11 cv a mais no motor tsi 2 0 a nova carroceria de acordo com a vw era mais eficiente em aerodinamica e o interior reformulado tinha visual mais agradavel e construçao mais cuidadosa no mais era a evoluçao de um grande carro e a confirmaçao de que a volks havia acertado na receita icone do nosso tempo isto nos traz entao a geraçao atual lançada em 2013 enquanto o visual parece uma versao maior e mais angulosa do mk6 o mesmo nao pode ser dito do que ha por baixo o golf mk7 passou a ser construido sobre a plataforma modular mqb que trouxe metais de alta resistencia mais leves o resultado ainda que tenha crescido o golf gti so ganhou 33 kg a potencia por outro lado aumentou de 211 para 220 cv ou 230 cv com o performance pack o gti de setima geraçao chega aos 100 km/h em apenas 6 4 segundos e tem maxima limitada a 250 km/h nao muito distante de supercarros de 20 ou 25 anos atras alem disso a plataforma mqb tornou seu comportamento em pista ainda mais afiado prova disto e que o golf gti clubsport s com seus 310 cv tornou se recentemente o carro de traçao dianteira mais veloz no nurburgring nordschleife cumprindo uma volta nos circuito de 20 km em 7m49s [youtube id= waorkqmjysk width= 620 height= 350 ] por estas e outras pode se dizer que o golf gti nunca foi tao cultuado quanto hoje ele pode nao ser mais revolucionario mas nunca honrou tao bem o legado da primeira geraçao
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