ola pessoal primeiramente gostaria de agradecer os mais de 100 votos recebidos durante a seleçao e poder compartilhar com voces as historias e experiencias de participar da compra de carros em leilao em terras canadenses meu nome e fernando saccon e moro em winnipeg ha dois anos onde trabalho em ambiente academico e dedico um pouco do meu tempo livre para trazer de volta as ruas carros que foram indenizados pela seguradora local devido a colisao furto forças da natureza dentre outros no brasil tive apenas tres carros primeiro um clio 1 6 16v 2003 trocado por um sandero 1 6 16v 2008 e por ultimo um ford focus gl 1 6 2006 os dois primeiros foram adquiridos em revendas de usados apesar de toda aquela conversa de que o carro esta revisado nunca foi batido bla bla bla depois voce descobre que muita coisa que foi maquiada pelo vendedor e ja nao adianta mais reclamar parte culpa minha pela inexperiencia mas sem delongas decidi que nao compraria mais carro de revenda o focus foi adquirido de particular e embora ja com 110 mil km nao me deu nenhum problema e foi o melhor carro que tive em terras tupiniquins os k4m eram melhores no quesito motor e consumo mas o focus levou no conjunto da obra entretanto na epoca que adquiri o focus ja tinha a intençao de comprar meu carro atraves de um leilao visitei alguns leiloes em curitiba na epoca mas nao achei o carro que eu queria em condiçoes razoaveis [gallery columns= 4 link= file ids= 104375 104376 104377 104378 ] leilao ainda no brasil na epoca da compra do focus eu ja tinha experiencia previa com leiloes durante algum tempo comprei carros recuperados de financiamento na capital da russia brasileira e os enviei para o interior pe vermelho onde eram revendidos a grande maioria nao teve problema algum somente lavar revisar itens basicos e por a venda sei que sou contraditorio ao nao comprar carros de revenda mas revender carros de leilao façam o que eu digo nao façam o que eu faço leilao no canada apos um periodo apenas alugando carros conforme a necessidade que daria um outro post resolvi que era hora de partir para meu primeiro carro no hemisferio norte a ideia de comprar um carro de leilao para uso particular sempre martelou minha cabeça mas as pessoas que eu compartilhei minha ideia nao tinham experiencia nessa area e simplesmente me desanimavam dizendo que eu iria gastar muito para consertar qualquer carro que viesse de la neste leilao em especial sao leiloados uma media 500 automoveis e outros bens sempre nas quartas feiras provenientes da seguradora provincial so existe uma estes sao listados com o status normal salvado indenizado e irreparavel a conta que a seguradora faz para determinar se um carro sera consertado ou declarado salvado e a seguinte o trecho a seguir e traduzido e adaptado do proprio site da seguradora suponha que um veiculo tem custo de reparaçao de $3 500 e seu custo de mercado e de $4 000 antes da colisao em uma conta simples parece razoavel conserta lo em vez de pagar o que ele vale ao proprietario ao final a seguradora economizaria $500 no processo todavia imagine que se ele fosse levado a leilao poderiamos revende lo por $1200 entao pagariamos os $5000 ao proprietario e receberiamos $1200 em retorno o que gera um custo de apenas $2800 em vez dos originais $3500 e nao e verdade absoluta que veiculos salvados nao podem ou nao compensam ser consertados muitas vezes o dano e cosmetico e nao afeta o quao seguro e confiavel o veiculo e um exemplo sao danos causados por granizo [youtube id= tbhmoahtc u width= 620 height= 350 ] apos algumas visitas ao leilao apenas para verificar sua dinamica e conseguir entender o que o leiloeiro dizia conversar e pedir dicas para os que estavam ali presentes arrematei meu primeiro salvado um ford freestyle 2007 com 139 mil km mal dava para ver a cor do carro tao sujo que estava neste dia ainda estava parcialmente coberto pela neve quase constante no mes de janeiro o crossover freestyle 2005 2007 veio para substituir a descontinuada perua da quarta geraçao do ford taurus 2000 2003 com configuraçoes de 6 2+2+2 ou sete lugares 2+3+2 tendo opçoes de traçao dianteira ou integral a plataforma utilizada foi a ford d3 para veiculos full size em uso ate os dias atuais na sexta geraçao do ford taurus esta que e derivada da volvo p2 utilizada na primeira geraçao dos modelos s80 e xc90 o motor sempre foi um duratec 3 0 v6 203 hp ligado a uma problematica caixa cvt da zf da qual falarei adiante em 2008 o modelo passou pelo primeiro facelift e passou a ser chamado de taurus x o motor passou a ser um 3 5 v6 263 hp e cambio automatico de 6 marchas desenvolvido em parceria pela ford e gm o modelo continuou ate 2010 quando foi sucedido pelo ford flex o exemplar que adquiri era um freestyle sel awd 7 lugares ar digital duas zonas bancos eletricos aquecidos e em couro dvd no teto teto solar e mais algumas opcionais preço de arremate $1 200 mais 13% de imposto = $1356 a vantagem do leilao por aqui e que o preço final e sempre o de arremate acrescido de 13% que e a soma do imposto provincial 8% mais o imposto federal 5% no brasil a conta e um pouco mais complicada preço de arremate + 5% do leiloeiro + despesas de documentaçao + taxa de acordo com o tipo de bem+ essa ultima fica em torno de r$200 a r$400 dependendo do tipo carro moto camionete caminhao enquanto as despesas de documentaçao sao variaveis e dependem dos debitos vencidos ipva licenciamento multas muitas vezes esta despesa e maior que o valor do carro sic outra vantagem por aqui e que o processo e transparente o resultado do leilao e sempre listado no site e facebook a partir do dia seguinte e existe um banco de dados com aplicativo para smartphone que contem os resultados dos ultimos dois anos inclusive com fotos http //mpiauction com/ assim e possivel ter uma ideia do valor de venda de um determinado automovel checando os vendidos anteriormente o carro teve uma colisao que afetou o radiador quebrou a parte inferior do para choque e o suporte do radiador ou mini frente comprei as seguintes peças radiador novo paralelo $192 suporte do radiador novo paralelo $199 e parte inferior do parachoque novo paralelo $199 os farois de neblina e alguns plasticos da parte inferior do carro consegui em um ferro velho pelo preço de $50 tudo aqui alguns ferro velhos sao do tipo ‘self service’ voce entra com sua caixa de ferramentas retira as peças paga conforme uma tabela de preços padrao para cada componente independentemente de marca/modelo e vai pra casa prefiro essa forma para nao ter que lidar com alguns maus vendedores que nem se movem para procurar a peça que voce quer e logo soltam um ‘nao tem’ outros ainda funcionam da forma tradicional e destes boa parte possui seu estoque listado em seus respectivos sites [gallery columns= 4 link= file ids= 104383 104384 104386 104388 ] a parte mais cara foi a funilaria paguei $1716 pelo serviço que incluiu a troca da mini frente pela peça nova adquirida substituiçao do radiador e fluido troca e pintura da parte inferior do para choque recarga do gas do ar condicionado e checagem da integridade da carroceria deste custo cerca de $700 foram relativos ao trabalho de troca da mini frente inicialmente eu pretendia fazer isto em casa ja que nos automoveis ford essa peça e parafusada a carroceria e pode ser retirada sem necessidade de remoçao de pontos de solda pelo que notei a kia usa um sistema parecido o que facilita sua manutençao/substituiçao porem lembre se que era em janeiro/fevereiro e a temperatura nesta epoca tem minimas e maximas entre 20°c e 10°c nao havia garagem aquecida na residencia onde eu morava na epoca e entre esperar uma temperatura razoavel ou pagar pra trocar preferi a ultima opçao a carga do gas e necessaria porque todo carro que e leiloado tem o gas do ac removido por segurança e a checagem de integridade da carroceria e um procedimento padrao para todos os veiculos declarados ‘salvados’ antes de serem reintegrados a sociedade so ela custa $200 esta inspeçao checa a conformidade do serviço executado e tambem faz aferiçao dimensional do chassis para garantir que o mesmo esta conforme as especificaçoes do fabricante antes de iniciar o conserto sao necessarias quatro fotos uma de cada lado para anexar ao documento de integridade em seguida levei o carro para fazer a inspeçao anual todos os carros precisam desta para renovar o registro/licenciamento pelos proximos 12 meses esta inspeçao e tabelada custa $55 e pode ser feita em diversos pontos espalhados pela cidade dentre oficinas mecanicas auto centers e profissionais autonomos certificados a inspeçao checa a condiçao geral do veiculo mecanica eletrica suspensao equipamentos de segurança pneus etc mas nao sao verificadas emissoes nesta inspeçao o carro foi reprovado por tres motivos buchas da bandeja de suspensao estouradas no lado do motorista uma bieleta com folga e um pneu com bolha em relaçao aos dois primeiros itens optei pelo reparo no proprio local o pneu porem me deu um trabalho a mais embora estivessem quase novos com 9/32 de profundidade da banda de rolagem esse modelo michelin defender xt tem 10/32 quando novo o mecanico queria que eu trocasse os quatro pneus para aprovar o carro na inspeçao alegando razoes de segurança apos muito bate boca chegamos a um meio termo e troquei os dois do mesmo eixo e trouxe o que estava em boas condiçoes pra casa saldo das faturas $440 pelos pneus montados mais troca de oleo sintetico e filtro outros $495 pela inspeçao anual obrigatoria troca da bandeja de suspensao bieleta alinhamento e mao de obra essa brincadeira ficou cara mas finalmente o carro estava apto a ser registrado todos os veiculos recuperados recebem a denominaçao rebuilt em seu documento como comparaçao um automovel sem sinistro e listado como normal [gallery columns= 4 link= file ids= 104390 104391 104392 104393 ] em resumo para registrar o carro salvado voce precisa ter em maos a nota fiscal de compra um certificado de checagem de integridade da carroceria e uma nova inspeçao anual simples ne tendo em maos esses documentos voce faz o registro e o seguro do carro que e obrigatorio um adendo mencionei antes que a seguradora e provincial e unica entao nao tem pra onde correr o premio base para uma carteira com pontuaçao merito 0 e em torno de $1700 anuais cada ano sem infraçao/acionamento da seguradora aumenta seu merito em um ponto e gera desconto no premio se seu carro vale menos que isso voce pagara mais pelo seguro do que o valor do carro ah mas aqui nao tem ipva primeira viagem tres semanas apos finalizar as vistorias e documentaçao era feriado de sexta feira de pascoa uma otima desculpa para colocar o carro na estrada por coincidencia vi que uma banda que gosto estava em turne pelos estados unidos coincidiu de o show em madison wisconsin ser em um sabado apenas 1100 km separando minha vontade de ve los comprei o ingresso na quarta feira reservei hostel e na sexta pela manha estava a caminho pelo hostel ficar na parte central da cidade perto de muitos locais interessantes estacionei o carro na sexta e nao o utilizei ate o momento da volta se voce assistiu making a murderer no netflix ja viu esses locais [gallery columns= 5 link= file ids= 104395 104396 104398 104400 104401 ] nem preciso comentar o quao bom e dirigir em estradas americanas voce consegue manter o controle de cruzeiro ativo por centenas de quilometros e ultrapassa/reduz apenas clicando esquecendo os pedais como nao queria correr risco de ser multado por excesso de velocidade me mantive dentro da velocidade determinada entretanto a maioria dos americanos roda um pouco acima da velocidade limite o melhor seria eu seguir a velocidade do fluxo e acabei sendo ultrapassado por quase todos inclusive muitos caminhoes [gallery columns= 4 link= file ids= 104402 104403 104404 104405 ] uma curiosidade e que boa parte dos caminhoneiros nao gosta de sair da faixa da direita e mesmo que voce mais lento fique tambem deste lado eles colam e te forçam a sair da frente ultrapassar pela direita nao e infraçao nenhum susto na ida e na volta com uma ‘boa’ media de 8 3 l/100 km ~12 km/l estamos falando de um carro de 1 865 kg nesta versao awd ja na parte final da viagem precisei de 1h40m para passar pela alfandega da fronteira eua/canada feriado prolongado sabe como e ne e o consumo final fechou em 8 8 l/100 km ~11 4 km/l modificaçoes/manutençoes uma coisa que me incomodava era o console central imitando madeira nenhuma outra parte do carro tinha aquele padrao e ainda datava o interior optei por fazer um acabamento ‘black piano’ comprei os materiais necessarios lixas primer tinta e verniz e apos lixar as peças por uns bons dias e refazer a pintura pelo menos duas vezes cheguei a um resultado aceitavel no sandero fiz a mesma coisa e todos gostaram inclusive a renault que adotou a parte central nessa cor em algum momento da primeira geraçao do ‘pandeiro’ em um final de semana tambem removi o para choque traseiro que estava com a parte inferior desencaixada e tambem com alguns arranhoes comprei uma daquelas canetas de retoque para corrigir os pontos mais criticos [gallery columns= 5 link= file ids= 104406 104407 104408 104409 104410 ] os freios começaram a dar sinal de cansaço depois de algum tempo no frio o choque termico facilita o empenamento dos discos e em algum momento ele aconteceu pois a direçao vibrava durante as frenagens embora com pouco desgaste a ferrugem decorrente do sal utilizado para derreter a neve tambem tomava conta dos discos resolvi substituir todos os discos e pastilhas de uma vez o preço foi aproximadamente $70/disco +$70 por par de pastilhas troquei um flexivel tambem custo total de aproximadamente $500 incluindo a mao de obra diy como comparaçao cotei esse serviço em um auto center e me passaram um orçamento de mais de $1300 este foi o ultimo gasto que tive com o carro duas semanas antes de vende lo [gallery columns= 5 link= file ids= 104411 104412 104413 104414 104415 ] aurora boreal antes de me despedir do carro nada como leva lo para acompanhar um dos espetaculos mais bonitos da natureza a aurora boreal dependendo da intensidade do fenomeno este fica visivel ate dentro da cidade porem o melhor e procurar um local sem influencia das luzes urbanas e atravessar a noite admirando a dança do ceu infelizmente so tenho uma camera digital amadora e nao consigo registrar o momento com a beleza que ele se mostra atualmente apenas admiro o efeito e nem tento mais registrar nada fica apenas na memoria hora da despedida lembram do cambio cvt o mesmo que da consumo para um v6 proximo de alguns motores quatro cilindros gm que o diga tambem e o calcanhar de aquiles do carro o freestyle foi o primeiro automovel ford a ter um cambio continuamente variavel por uma falha de projeto existe ate uma açao civil contra a ford nos eua por causa de problemas neste cambio muitos tiveram quebras dentro da garantia e continuam dando problemas ate hoje a ford nunca deu muita bola para os consumidores e nem providenciou kits de reparo para sanar o problema basicamente se seu cambio desse problema ou ele seria trocado pelo fabricante em garantia ou voce arcaria com a compra de um cambio novo esse tipo de problema em um veiculo depreciado pela idade significa um custo de reparaçao inviavel deu problema vende o carro por quilo apesar de muitos exemplares de freestyles terem mais 300 000 km sem nenhum sinal de quebra iminente isso me incomodava vai que acontece amanha entao numa sexta feira acordei e decidi vender o carro ao final do mesmo dia ja agendei alguns interessados e o primeiro que apareceu confirmou a compra depositando o valor na minha conta momentos depois sabado pela manha ele ja estava com o novo dono a finalizaçao da venda e bastante simples voce preenche os dados de transferencia que esta no verso do documento de licenciamento e tambem preenche uma ‘bill of sale’ que e encontrada online e pode ser impressa em casa nenhuma necessidade de reconhecer assinatura comunicar detran etc voce retira suas placas e o novo dono coloca as dele se tiver senao ele se dirige ao local mais proximo para fazer o registro/seguro em seu nome e adquirir uma placa depois de tanta coisa vendi o carro pelo preço que pedi e de mercado porem com prejuizo mas aceitei aquilo como o custo do aprendizado fiz uma analise critica pensei no que poderia ter sido diferente onde dava pra economizar sem comprometer e se compensava passar por tudo isso novamente pensei umas duas semanas e aceitei correr o risco mais uma vez e e disso que vou falar no proximo post sobre a compra do malibu 2008 recuperado de furto ate logo por fernando saccon project cars #341
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