ola novamente flatouters estou aqui para o terceiro episodio dessa saga de recuperaçao de carros de leilao aqui no canada para quem nao lembra os dois primeiros episodios do pc#341 estao aqui e aqui hoje vou escrever um pouco sobre os irmaos saturn primeiro o astra vectra gt no brasil e o aura baseado no vectra c que nunca foi vendido ai depois do relativo sucesso na aquisiçao do malibu decidi continuar com a brincadeira como ainda tinha a ideia de minimizar os custos com funilaria acabei comprando um saturn astra xe 2008 com uma pequena colisao frontal [gallery columns= 4 link= file ids= 121204 121207 121206 121205 ] pra quem nunca ouviu falar desta marca ela foi uma subsidiaria da general motors criada na decada de 80 para compor uma nova linha de automoveis pequenos e de baixo custo para rivalizar com os japoneses que ja despontavam nesta epoca como a chevrolet nao tinha tradiçao em veiculos compactos decidiu se por uma marca desatrelada da marca mae com planta de fabricaçao empregados e rede de concessionarios independentes autodenominava se uma fabricante de carros diferente e para suportar esta filosofia a companhia era dirigida pelos funcionarios ligados ao sindicato que tinham total poder de decisao sobre os projetos e direcionamento da companhia os primeiros modelos s series obtiveram relativo sucesso buscando soluçoes inovadoras em menos de 10 anos a companhia chegou a marca de 1 milhao de veiculos comercializados mas nao era o suficiente na concorrencia com os orientais e pior do que isso a margem de lucro em cada veiculo vendido era pifia na decada de 2000 a nova linha de veiculos l series nao agradou o publico e a subsidiaria passou a ter influencia direta da controladora buscando melhores numeros a decadencia pode ser vista quando a saturn passou a ter sua linha composta principalmente por projetos da gm rebatizados reforçada na segunda metade da decada passada como parte do consumidor americano ansiava por veiculos fabricados pela divisao europeia da gm opel/vauxhall esta nova fase foi marcada pelo desembarque de projetos europeus na america do norte a segunda geraçao do suv saturn vue por exemplo rebatizou o opel antara chevrolet captiva enquanto o saturn astra limitou se na troca do emblema do fabricante ja em 2009 como parte da sua estrategia de reestruturaçao a gm anunciou sua intençao de manter apenas quatro marcas chevrolet cadillac buick e gmc e encerrar as atividades ou repassar as subsidiarias remanescentes hummer pontiac e saturn em conversas avançadas a penske anunciou sua intençao de adquirir esta ultima recuando no acordo alguns meses depois revelada mais tarde esta intençao de compra fazia parte de um acordo com a renault nissan para tentar introduzir a marca francesa na america do norte mas que sofreu objeçao do lado niponico da aliança devido a uma possivel concorrencia direta com seus produtos ja estabelecidos o vectra gt/gt x sempre me atraiu principalmente quando recebeu o facelift de meia vida e a cor ‘azul arian’ entretanto o preço de um exemplar conservado completo sempre estava um pouco acima do orçamento apertado quando vi o carro no leilao nas condiçoes de destruiçao que eu procurava e sabendo que a saturn nao era uma marca visada por muitos arrematadores vi a oportunidade de realizar o sonho antigo diferentemente do brasil onde ele recebeu o motor 2 0 8v aqui ele recebeu o honesto em 2008 ecotec 1 8 16v o mesmo motor que equipou a primeira geraçao do chevrolet cruze atrelado a um cambio automatico de 4 marchas [gallery columns= 4 link= file ids= 121208 121209 121210 121231 ] valor de arremataçao + 13% = $1976 em um veiculo com 88 mil km rodados na colisao foram danificados os dois farois grade minifrente e capo que teve uma pequena dobra na parte central em funilarias brasileiras este capo seria reaproveitado mas aqui era mais barato comprar outro usado do que pagar pela mao de obra ao voltar do leilao encontrei um vendedor no kijiji olx daqui vendendo peças de um veiculo similar baixado fechei por telefone e antes do carro ser entregue pelo guincho eu ja estava com as peças em casa farois grade e capo como curiosidade paguei $100 em cada farol $100 no capo e $50 na grade apenas uma peça da mini frente comprei nova pelo ebay pois alem de ser barata ela tinha tres pontos de solda nao compensando o trabalho de reaproveita la de um veiculo usado sobre a facilidade de comprar peças no ebay eu conto no proximo post o que mais gostei nele e foi mais um motivo para arremata lo era o teto solar panoramico nao que o aproveitei muito pois entre a compra/venda experimentei temperaturas positivas por pouco tempo brinco que nao levo muita sorte nesse quesito compro carros com teto solar no inverno e bancos aquecidos no verao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121212 121211 ] outro equipamento de serie nos veiculos gm e a luz de injeçao acesa o codigo do erro remetia a uma falha do sensor de massa de ar mas como sou macaco velho limpei o corpo de borboleta e adivinhem rodei com o carro cerca de dois mil quilometros ate a venda e a falha nao voltou coloco um parentese para contar um causo ainda na fase de resolver os problemas do carro antes de pensar em revende lo tirei a manha de sabado para verificar o motivo do nao funcionamento do vidro eletrico traseiro esquerdo alguns fios que vinham da carroceria para a porta estavam partidos/esmagados proximo ao conector como o fusivel tambem estava queimado precisava ir atras dele em alguma loja da regiao neste dia o carro ainda nao estava segurado pois a inspeçao de chassi necessaria para o licenciamento estava pendente como era meu unico carro aceitei o risco de andar sem documentos nesta e em outras vezes sempre aqui na regiao crianças nao façam isso em casa na loja que fica a cerca de 2 km de onde moro nao encontrei o modelo do fusivel da amperagem correta decidi ir ate a proxima loja uns 3 km adiante bati na igniçao e o carro nao pegou tentei novamente e nada como um gearhead pensei esse carro esta tentando me dizer alguma coisa na seguinte batida de chave ele funcionou como se nada tivesse acontecido decidi voltar pra casa peguei um onibus e ‘salvei o dia’ ja que o carro me preveniu de algum acontecimento ruim como tinha comprado o carro ha menos de um mes isto poderia ser algo frequente em um veiculo com 7 anos de uso porem durante os meses que fiquei com ele esta foi a unica vez que ele nao pegou de primeira mesmo nas manhas de inverno rigoroso sem utilizar o pre aquecimento do bloco do motor esse acontecimento ate hoje nao saiu da minha cabeça devido as temperaturas extremamente baixas na provincia de manitoba todos os carros possuem um aquecedor de bloco do motor parecido com um rabo quente este componente e uma resistencia eletrica instalada proximo ao carter que tem a funçao de aquecer o motor e o oleo que se torna mais denso e diminui sua fluidez para minimizar os efeitos da partida a frio como o desgaste do motor consumo emissoes ou simplesmente conseguir fazer o carro funcionar pela manha a eficiencia da bateria tambem diminui ja que seu fluido fica proximo do ponto de congelamento a resistencia e ligada nas tomadas instaladas nos estacionamentos residenciais e antes de sair com o carro e interessante esquenta lo eletricamente por um periodo de 30 minutos ou mais alguns proprietarios ainda instalam um aquecedor de bateria por conta propria como pode ser visto no video a seguir com temperatura de 20 °c os digitos do lcd se tornam preguiçosos pois deve ser proximo a temperatura de congelamento do cristal liquido [youtube id= nbx_mj85k3e width= 620 height= 350 ] carro com traçao dianteira mais neve e igual a falta de traçao por duas vezes fiquei atolado e precisei de ajuda de terceiros a segunda vez foi quase inacreditavel pois ao tentar sair da garagem em linha reta as rodas traseiras ‘encaixaram’ no trilho formado na rua de acesso que nao tinha nem 2 cm de profundidade e um daqueles dias que e preferivel fingir que nada aconteceu voltar a dormir e so acordar no dia seguinte vejam as fotos a seguir e tirem suas conclusoes e sarro tambem em contrapartida traçao dianteira + neve + freio de mao = molecagem no astra fiquei perito em fazer o retorno na minha rua sem precisar manobrar isto e um 180° crianças façam isto em casa e bem divertido [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121214 121215 ] por ultimo coloquei os sensores de pressao dos pneus pois o dono anterior ao trocar os pneus e/ou rodas as que estavam nele sao originalmente do pontiac g5 nao colocou os sensores e isso acusava no painel nas concessionarias $150 cada sensor + mao de obra loja de peças $50/cada paralelo e no amazon encontrei por $29/cada tambem paralelo logicamente comprei online a partir dai começou a saga de encontrar alguem para instalar o sensor todas as lojas se recusavam a instalar um produto nao adquirido no local perdi quase um dia todo indo de loja em loja por fim consegui um local que cobrou pouco mais de $200 onde $100 era o custo da programaçao da central para reconhecer os sensores embora o manual do carro e o manual dos sensores diziam que nao era necessaria programaçao e apos alguns minutos rodando acima de 30 km/h o carro reconheceria os novos sensores ainda discuti com o vendedor mas era isso ou nao iriam fazer o serviço basicamente paguei para darem uma volta na quadra com meu carro pois ao final reconheceram que foi o procedimento utilizado neste momento ja havia adquirido uma estabilidade financeira e decidi comprar um segundo carro manteria o primeiro rodando e quando terminasse de reparar o segundo colocaria o primeiro a venda e assim sucessivamente foi quando adquiri o aura o saturn aura como estava em lua de mel com o astra e gostava do custo beneficio da desvalorizada marca saturn um dia durante o trabalho vi que estavam leiloando um aura e um carro que me agrada visualmente e tambem costuma ficar barato no martelo numa loucura sai no meio do expediente e arrematei o bendito na correria um dos ultimos lotes daquele dia paguei barato $791 com impostos em um modelo xe 2009 com 40 mil quilometros para quem nao sabe esse carro usa o mesmo ecotec 2 4 do chevrolet malibu so que nesse ano ele recebeu o cambio automatico 6 marchas com paddleshifts no volante alias nao e somente o motor que e o mesmo do chevrolet ao cruzar o atlantico o saturn astra que e baseado no vectra c passou a ser praticamente um chevrolet malibu com novos paineis externos o pontiac g6 seguiu a mesma receita so que nessa de nao fazer o dever de casa completo nao percebi que o carro tinha as longarinas danificadas nas fotos de divulgaçao isto ficava obvio mas nao me atentei no dia da compra culpa da pressa e da inexperiencia ao receber o carro em casa e retirar os restos do parachoque dianteiro percebi a extensao do dano quando o dano chega a este ponto ou e feito um serviço decente conforme o manual de reparaçao da marca recomenda ou faz se um serviço cachorro repuxando a longarina e atraves de corte/solda [gallery columns= 5 link= file ids= 121218 121219 121220 121221 121222 121223 121224 121225 121226 121227 ] nem precisa falar que este ultimo caso compromete a segurança do carro ja que ela tem funçao capital durante uma colisao o video a seguir mostra um pouco da diferença que isso pode fazer nota alguns fabricantes nao permitem substituiçao parcial de longarina apenas completa [youtube id= qlauvm8a9cw width= 620 height= 350 ] mecanicamente apenas o radiador havia sido afetado comprei um no desmanche por $70 e o substitui em casa mesmo aproveitei para dar umas voltas no quarteirao em seguida parti para os orçamentos de reparaçao como mao de obra e algo caro ficou evidente que reparaçao correta seria inviavel por isso que o carro foi declarado perda total ne para fazer um serviço que poderia comprometer segurança futura preferi vende lo do jeito que estava listei por $1000 e em 3 dias seu novo dono estava guinchando ele para um futuro incerto bem a historia foi curta mas a moral e que ele nao deu lucro mas tambem nao deu prejuizo mas como a lei de murphy e implacavel duas semanas depois apareceu outro aura irreparavel mas com todas as peças que eu precisaria intactas foi vendido por $300 de volta a procura de um segundo carro chegamos ao objeto do proximo post o subaru impreza azul world rally 2008 porque subaru tem que ser azul ate breve [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121229 121230 ] por fernando saccon project cars #341
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