ola pessoal finalmente chegamos ao sexto e ultimo post da minha marea weekend turbo 2003 começo corrigindo uma informaçao do post anterior os freios originais dianteiros sao de 281mm e nao 284mm e os traseiros de 240mm e nao 256mm obrigado ao diego pela correçao agora sim vamos la a saga da temperatura do motor nao havia terminado mesmo com a retifica do cabeçote reforçamos o aterramento pois e um sintoma bastante conhecido de falso aquecimento nas mareas e tambem trocamos o radiador por um de aluminio nada resolvido temperatura subindo as vezes alem do normal e os eletroventiladores nao davam conta de baixar a temperatura do motor para piorar agua e oleo voltaram a se misturar no cabeçote [gallery link= file ids= 137980 137979 137978 ] o cabeçote foi removido novamente e enviado para a retifica apos novos testes feitos pela retifica foi detectada uma trinca em uma das galerias nao lembro se de agua ou oleo provavelmente ocasionada quando uma rosca de um dos prisioneiros do coletor de escape foi refeita ainda na epoca que o carro era do dono anterior ao longo do tempo essa trinca foi aumentando e atingiu uma das galerias do cabeçote ainda foi tentado recuperar esse cabeçote preenchendo a trinca com solda mas como nao resolveu tive de partir a caça de um outro cabeçote enquanto o carro estava sem o cabeçote abrimos a parte de baixo do motor para verificar o estado das bielas pistoes mancais etc tudo estava em perfeito estado sem necessidade de nenhuma troca porem como eu tinha um jogo de pistoes forjados afp cabeça reta para marea turbo decidimos coloca los [gallery link= file ids= 138051 138053 138052 ] apos um pouco de pesquisa e indicaçoes de grupos no whatsapp acabei encontrando um cabeçote praticamente em estado de zero em jacarei fui buscar em um sabado no inicio de julho e nas semanas seguintes foi tudo montado novamente [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 137981 137982 ] o radiador original foi colocado de volta no lugar do radiador de aluminio juntamente com uma valvula termostatica nova original finalmente entao o problema de aquecimento foi resolvido e ate hoje permanece tudo ok temperatura cravada no meio do marcador seja com transito pesado ou na estrada livre nessa epoca tambem comprei pelo ebay um reservatorio de captura de oleo que sai do respiro do motor e tambem instalamos no motor [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138055 138054 ] um problema que estava acontecendo de maneira um pouco recorrente eram as coifas da homocinetica que vira e mexe sempre estouravam era dar uma puxada qualquer e pronto coifas rasgadas uma coifa original fiat para marea turbo girava em torno de r$ 200 00 cada e como nao queria gastar r$ 800 00 nas quatro acabei adquirindo coifas da marca birth para o fiat coupe 2 0 20v turbo italiano comprei as quatro coifas tambem pelo ebay vindas do reino unido por aproximadamente r$ 250 00 ja com frete incluso e sem ser taxado pela receita federal essas coifas sao de otima qualidade e ate agora nao deram problema seguem intactas puxadas atras de puxadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 137985 137984 ] resolvidos esses problemas lembrando ainda que restava o problema da falta de folego em alta fui em busca do som original para deixar o interior mais original nessa busca acabei encontrando o som do modelo connect dos modelos mais novos da marea porem sem o kit bluetooth nokia esse kit original na concessionaria custava em torno de r$ 2 000 novamente recorri ao ebay e encontrei um novo por r$ 250 aproveitei e tambem comprei pelo ebay uma interface usb yatour para leitura de mp3 por r$ 200 essa interface e instalada na entrada original da disqueteira do connect tudo plug and play [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 137994 138040 ] outra melhoria que fiz foi trocar todas as lampadas do painel do console central e dos comandos do ar condicionado por lampadas de led ceramic brancas a iluminaçao ficou bem mais clara e melhor tambem coloquei um kit de amortecedores com mais carga preparados pela down suspensoes de sp o carro nao ficou tao molenga como era antes ficou bem mais firme porem sem perder o conforto em agosto de 2016 apareceu uma oportunidade e acabei adquirindo outra marea weekend turbo 2001 preta fiz apenas algumas coisas pequenas nela como colocar todos os emblemas originais de volta e trocar os tapetes para voltar a ficar com cara de marea weekend turbo vendi agora no inicio de dezembro conseguindo um pequeno lucro [gallery columns= 4 link= file ids= 138036 138039 138038 138037 ] quem acompanha esse meu project cars notou que ao longo dos seis anos que estou com essa marea turbo ja troquei de rodas inumeras vezes meus amigos japas yoshi e henry sempre sugerindo para eu colocar rodas decentes na mt nao que as que eu ja tinha colocado nao fossem com esse pensamento finalmente creio que esta sera a ultima troca no post anterior deixei este link de uma materia sobre os modelos de rodas aftermarket preferidos dos leitores do flatout este post me ajudou a decidir qual roda escolheria e que pudesse digamos combinar com uma marea turbo vermelha apos uma longa analise ok nem tao longa assim o modelo escolhido foi entao a oz superturismo mais especificamente a oz superturismo gt matt black red lettering ou seja preta com letras em vermelho nas medidas r17 4x100 et40 a compra foi feita no inicio de abril deste ano atraves da garage store como nao havia mais jogos disponiveis tive de efetuar um novo pedido com eles e aguardar eles fecharem um pacote mais outras rodas para solicitarem a produçao ao fornecedor na italia apos longos 7 meses finalmente elas chegaram da italia para felicidade da criança aqui [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138042 138049 138048 138047 138046 138044 ] aqui ja montadas na mt achei que a combinaçao entre preto e vermelho ficou perfeito aproveitando um domingo de novembro sem fazer nada em casa resolvi dar um jeito na aparencia da tampa do motor que nao estava muito boa comprei tintas preta vermelha branca azul e verniz e mao a obra [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138025 138026 ] e finalmente no inicio de dezembro a soluçao para o problema de amarrar em altas rotaçoes bem simples uma turbina maior para dar mais folego ao fivetech aproveitando que um colega estava fazendo uns ups na parati turbo dele vendi a turbina que estava na minha mt para ele e adquiri uma turbina k27 plus nova com eixo 64mm rotor 58mm montada em caixa quente mono 63 [gallery link= file ids= 138022 138024 138023 ] turbina instalada demos uma passada rapida no dino de um amigo do emerson aqui em atibaia mesmo so para verificar se de cara ja tinha mudado algo sem fazer o ajuste fino vieram 450whp com mais de 50kgfm de torque apos o fim de 2016 logo na primeira semana de janeiro deste ano fomos para o dino no dynojet na zona leste de sp fazer os ajustes finos com a nova turbina e ter a base de comparaçao com as mediçoes anteriores infelizmente eu nao pude ir e o emerson acabou levando a mt resultado final 509 cv nas rodas a 2 0 bar ante os 422 cv que havia dado antes com a turbina antiga lembrando que este dia estava bem mais quente do que nas outras mediçoes entao talvez nas mesmas condiçoes viesse um pouco mais [gallery columns= 4 link= file ids= 137996 137999 137998 137997 ] finalmente objetivo alcançado encontro marea clube serra azul no dia 15/01 rolou um encontro organizado pelo mareaclube no serra azul fui com o emerson ate para sentir o comportamento do carro na estrada o carro esta completamente liso andando a 110/120 km/h nem parece que estamos em um carro de mais de 500cv o carro permanece confortavel seguro nao fosse o ronco saindo pelo escape de 3 e as pequenas pisadas no pedal da direita pareceria que estariamos em uma marea turbo original a temperatura do motor que era a maior preocupaçao ficou variando entre 83 e 87 graus aleluia o encontro foi muito legal pessoas super bacanas carros muito top tambem foram 82 mareas e bravas de todos os modelos originais mexidas de todos os gostos conheci varias pessoas que so conversava pelos grupos de whatsapp ou pelos foruns galera top para esse encontro o meu amigo doido henry yamamoto deu a ideia de fazer umas fotos do encontro e da minha mt na rodovia durante o caminho para o serra azul chamou o outro amigo doido dele o fotografo bruno batagini batagini fotografias para fazer as fotos como eu sairia de atibaia era mais facil para mim ir pela rodovia dom pedro i e depois rodovia dos bandeirantes combinamos de nos encontrar direto no serra azul como o henry ia sair de sp e tinha um pessoal que ia de comboio pela bandeirantes direto de sp ele decidiu acompanhar o comboio e ir tirando fotos do pessoal aqui algumas fotos tiradas pelo batagini do comboio rumo ao serra azul [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 137986 137993 137992 137991 137990 137989 137988 137987 ] aqui fotos do encontro tiradas ja no serra azul [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138000 138020 138019 138018 138017 138016 138015 138014 138013 138012 138011 138010 138009 138008 138007 138006 138005 138004 138003 138002 138001 138021 ] apos o encontro entao voltando para casa pela bandeirantes/dom pedro i o henry e o bruno vieram me acompanharam para tirar as fotos da minha mt falar que ficaram otimas e pouco [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138027 138035 138034 138033 138032 138031 138029 138028 ] bruno as fotos ficaram top muito obrigado a voce e ao henry por se dispuserem a levantar cedo num domingao e fazerem as fotos ps comentario do bruno ao postar as fotos na pagina dele do facebook dificil demais acompanhar esses caras no role mas valeu a pena reveja seus conceitos sobre bombas e para encerrar este pc#347 deixo a configuraçao final da minha mt espero nao ter esquecido nada fiat marea turbo 2003 vermelho alpine preparaçao dinamica serviços automotivos atibaia/sp motor fivetech 2 0 20v turbo turbina borgwarner k27 plus eixo 64mm rotor 58mm montada em caixa quente mono 63 operando a 1 5bar + 0 5 bar booster injeçao programavel fueltech ft350 modulo de igniçao fueltech spark pro 5 sonda banda larga bosch lsu 4 2 condicionador de sonda fueltech pistoes forjados afp 82 50 mm cabeça reta com pinos centralizados 20 mm bielas forjadas spa 144mm para ap comandos de admissao e escape forjados spa bicos injetores bosch 102lbs feitos pelo dalton delguercio coletor de escape mono e sistema de escapamento dimensionado em 3 pol pressurizaçao/sistema intake/intercooler frontal feitos pela folego turbo cambio original da marea turbo embreagem de ceramica displatec sistema desinvertido do tempra turbo duas bombas de combustivel internas 12 bar da dinamica bombas kit amortecedores preparados com 30% mais carga feitos pela down suspensoes molas esportivas redcoil barra anti torçao no cofre do motor ligando as torres dos amortecedores rodas oz superturismo gt matt black red lettering 17 4x100 et40 pneus dunlop direzza dz101 205/45/r17 sistema de freios by rg brakes discos dianteiros slotados 330mm pinças rg60 discos traseiros slotados 305mm pinças originais teto solar original som connect com kit bluetooth nokia original lanternas traseiras fume modelo 2006 potencia 509whp rodas aferidos no dynojet dinamometros de sp torque estimado ˜50 kgfm muito obrigado ao pessoal do flatout por permitir contar toda a historia da minha marea turbo nesses pouco mais seis anos de convivencia com seus altos e baixos mas com final feliz valeu flatout por danilo poinho project cars #347 uma mensagem do flatout danilo e disso que gostamos um marea escolhido a dedo para ser recuperado e que ganhou uma preparaçao de primeira junto com uma pequena restauraçao interna mas sem duvida a parte mais legal como sempre dizemos por aqui e que voce esta usando o carro para se divertir sozinho e com os amigos e e isso o que realmente importa parabens pelo belo projeto
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