assim que coloquei o motor v6 no tempra vi que realmente seria impossivel instalar aquele motor ali ele estava encostando em todos os lugares possiveis mesmo assim nao sobrou espaço nem para o radiador quanto mais para o resto dai surgiu a grande pergunta por que nao entrou antes de comprar a sucata de alfa pesquisei na internet a aplicaçao desse motor em outros carros vi um brava v6 prata europeu e tambem achei o video de um tempra prata com fivetech na turquia assim meu raciocinio logico foi se o fivetech que era do brava/marea cabia no tempra e o v6 cabia no brava entao o v6 caberia no tempra entao por que nao coube [youtube id= fyjugt bmwq width= 620 height= 350 ] tempra turco com fivetech turbo e 720 cv apos o fracasso no encaixe do v6 voltei a pesquisar mais sobre o motivo passei quase um mes pesquisando sobre a parte estrutural do tempra e brava/marea foi nessas pesquisas que eu descobri por que no tempra turco o fivetech coube perfeitamente o tempra surgiu na europa em 1990 derivado de seu irmao tipo que foi lançado em 1988 em 1991 a fiat lançou o tempra sw — todos compartilhando a mesma plataforma tipo due inaugurada pelo hatchback nesta mesma plataforma foram feitos outros dois carros do grupo fiat o alfa romeo 155 e o lancia dedra mais tarde para substituir a familia tempra/tipo a fiat lançou a dupla de hatches bravo e brava e o seda/perua marea usando a mesma plataforma originaria do tipo portanto alfa 155 tipo tempra tempra sw brava marea e marea weekend compartilham a mesma plataforma ate ai estava explicado por que o tempra turco estava usando o fivetech numa boa faltava descobrir porque no meu tempra o v6 nao se encaixava pesquisando mais acabei descobrindo que na verdade o tempra brasileiro e um projeto exclusivo da fiat brasil — ele apenas se parece com o tempra europeu a fiat brasil modificou significativamente o tempra nacional e por isso poucas peças sao intercambiaveis entre o nosso modelo e o estrangeiro a fiat ate melhorou alguns aspectos do carro como a inclusao de novos pontos de solda no chassi e a suspensao retrabalhada para se adaptar as estradas brasileiras a suspensao traseira era identica a suspensao traseira do alfa 164 que usava o sistema mcpherson por aqui o tempra so usou motores 2 0 herdados dos lancia — enquanto na europa era mais comum o 1 6 mas por que tantas mudanças porque a fiat queria dominar o mercado de sedas do brasil o detalhe curioso e que somente no brasil existiu o tempra duas portas e o tempra turbo 2 0 8v que usava uma variaçao do mesmo motor que as lancias usavam mas com 16v e 220 cv sabendo disso conclui que realmente o meu temprinha nao poderia receber o novo coraçao italiano mas nao podia acabar assim; lembrem se sou brasileiro e nao desisto nunca pois bem comecei a matutar uma soluçao plausivel foi entao que me veio a seguinte ideia se no brava/marea o v6 coube eu so precisava da frente deles para isso mas se o design e diferente eu poderia achar uma frente da plataforma tipo due que tivesse o design igual ao do nosso tempra isso mesmo que voces estao pensando no fiat tempra sw a perua foi importada entre 1994 e 1997 e teve 9 204 unidades vendidas era so correr atras de uma frente de tempra sw nos ferros velhos de belo horizonte ai começou o transtorno todos os ferros velhos da cidade pareciam ter adivinhado que eu estava atras da frente pois todos estavam cobrando pequenas fortunas por ela soluçao voltei aos leiloes atras de um tempra sw com a frente intacta aquela altura eu ja conhecia dois leiloeiros de belo horizonte alem do leilao do detran de minas gerais — esse mais complicado porque os leiloes ocorriam de tempos em tempos os outros dois contudo realizavam leiloes uma vez por semana ou seja minhas chances eram maiores de encontrar uma sw essa espera por um tempra sw demorou mais cinco meses todo o projeto ficou parado ate entao depois desses meses de espera finalmente apareceu uma tempra sw do jeito que eu precisava o leilao seria no sabado as 10 da manha mas cheguei mais cedo pra fazer a visitaçao por incrivel que pareça ela estava perfeita para o que eu precisava de repente toda aquela situaçao vivida com o alfa estava de volta concorrentes atrapalhando e comecei a suar frio mas novamente eu fui o vencedor eu era um feliz proprietario de mais uma sucata a parte boa desse leilao e que pagando o carro na segunda feira eu ja poderia retirar no mesmo dia contudo so consegui retirar na terça feira mas ja estava muito bom o alfa levou 40 dias de espera depois que a sw chegou foi hora de tentar reviver o carro novamente na analise preliminar cheguei a conclusao que o antigo proprietario nao tinha condiçoes de mante la por exemplo a ventoinha era armada com um fio de eletricidade comum que saia da ventoinha ate o interior do carro onde ele armava manualmente entre outras coisas o passo seguinte foi fazer o motor ligar e por incrivel que pareça foi mais facil que o alfa precisei apenas de uma bateria nova oleo novo e pronto sw funcionando redonda e com um barulho encorpado so tinha descarga ate o meio do carro [youtube id= qqgpqpdc4je width= 600 height= 350 ] depois de faze la funcionar comecei a procurar um funileiro que aceitasse o que eu estava propondo que seria soldar partes diferentes de dois carros como de praxe o serviço custava os olhos da cara ou eu era chamado de louco ate que por coincidencia fui ao funileiro que fazia os retoques nos carros do meu pai e ele topou a tarefa por um valor honesto eu so tinha que aguardar em torno de duas semanas para chegar a minha vez desde que passei o perrengue para desmontar o tempra com ferramentas emprestadas decidi comprar as minhas proprias ferramentas para nao ficar dependendo de ninguem e ate mesmo para baratear a mao de obra nao comprei tudo de uma vez aos poucos fui comprando o que precisava o macaco jacare e quatro cavaletes quando comprei o alfa e agora com o tempra sw comprei a girafa hidraulica depois acabei comprando o estojo da mahle de 195 peças com estas ferramentas e possivel desmanchar um carro inteiro sem muitas dificuldades enquanto eu esperava a data para mandar os carros para a funilaria resolvi agilizar o processo e cortei os carros primeiro foi o tempra seda — foi muito tranquilo so tinha a lata para cortar depois foi a vez da sw que deu mais trabalho por estar praticamente inteira eu so havia tirado o motor levei as duas partes ja separadas para o funileiro a traseira do tempra foi de caminhao e a dianteira da sw foi empurrada em uma cena hilaria tres homens empurrando metade de um carro sendo que um deles ainda estava manobrando o volante com as duas metades dos carros na funilaria era hora de junta los mas nao foi assim facil por diogenes moreira project cars #36
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