ola meu nome e gustavo sou engenheiro e gostaria de compartilhar com voces parte de uma historia sem fim na verdade em termos de projeto eu diria que o objetivo principal ja foi atingido mas que novos objetivos continuam sendo adicionados alguem ai pensou em the pentagon wars vou falar sobre o meu gol gt 1985 de como tudo começou e do porque de eu nao querer me separar dele jamais e e comico pensar que eu que sempre detestei gol quadrado consegui criar uma relaçao tao forte com este modelo o processo de adoçao sou de lorena/sp e la por 2008 eu trabalhava em sao jose dos campos/sp como nao precisava de carro pra trabalhar acabei por vender o meu ford fiesta class o pikachu apelido que o luis do pc#299 adora e apliquei o dinheiro sem pensar no que iria fazer dali pra frente so sabia que a grana estaria la para quando eu precisasse um belo dia estava de ferias em lorena e vi um gol gt com um anuncio de vende se no vidro traseiro a primeira vista era algo pra se olhar com calma a carroceria parecia estar muito alinhada mas eu sei que carros antigos podem ser cheios de surpresas apesar de este ser o meu primeiro carro antigo em casa ja temos um historico grande de jipes e que so de fotos renderiam um livro ao chegar em casa liguei para o numero e a esposa do entao proprietario do gol gt atendeu ela disse que o carro estava ok e que eu poderia ir ve lo na hora que quisesse combinei entao um horario e fui ter o meu primeiro contato com aquele gt o carro nao tinha cheiro de mofo muitos itens de acabamento estavam impecaveis e as unicas ressalvas eram por conta do relogio digital do volante de dois raios que eu acho que veio de uma parati cl do forro dos bancos portas e tampao rachado o motor pegou de primeira e la fomos passear com o carro desci pela estrada velha antiga rio sao paulo e percebi logo que o motor estava relativamente confiavel apesar de estar fumando de resto estava otimo sem ruidos estranhos estalos ou rangidos logico a otimo eu me refiro ao estado da carroceria a suspensao estava um caos e ao menos os freios funcionavam [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103003 103004 ] acertei o preço e levei a encrenca pra casa o que eu tinha um carro que precisava ser refeito por inteiro na parte eletrica ele tinha e ainda tem alguns bugs farois e lanternas estavam bem judiados pneus melhor nem mencionar a pintura tinha tres tons de vermelho e varias partes pintadas com spray preto fosco inclusive a grade e a borda da lente dos farois o motor matava os pernilongos do quarteirao inteiro e cuspia oleo pela garagem minha mae quase chorou quando eu cheguei com essa coisa em casa e eu disse que o carro estava otimo mas me referia a carroceria essa sim merecia respeito alinhada com poucos sinais de podres ou bolhas e sem a famosa trinca no tunel ah e tinha a pelicula dos vidros que de tao escura que quase nao se via nada quando eu saia de casa nele com um gorro preto na cabeça eu nao precisava nem pedir desculpa por alguma besteira que eu fizesse no transito normalmente a outra parte ja saia correndo de medo mas por que eu peguei essa coisa pra criar basicamente porque eu tinha tempo dinheiro e sabia onde resolver os problemas sem ter que ficar plantado na porta das oficinas lembrem se eu nao tinha conduçao alguma e trabalhava longe das oficinas que conhecia os primeiros passos o primeiro passo foi enviar ele para uma conceituada oficina de preparaçao de itajuba/mg a ratoeira eu conheci a ratoeira dos tempos de faculdade e sabia que ela me entregaria exatamente o que eu pedisse conversando com o andre dono da oficina acertei que manteria o motor praticamente original e ele me sugeriu algumas alteraçoes pra ele ter uma pegada melhor em baixas rotaçoes o motor estava standard apenas um pouco cansado e se nao me engano o virabrequim foi pra 0 25 pois a folga ja estava alem da tolerancia o cabeçote foi pra uma retifica pois estava empenado e a bobina original foi trocada pela do gol mi que e do tipo solida muito mais confiavel duas semanas depois recebi de volta o barao com o cabeçote levemente rebaixado pistoes novos e uma polia regulavel o suficiente para começar a brincadeira ele ainda tinha um abafador generico que deixava o ronco um tanto mundano demais mas como ele nao estava furado nao troquei e nessa ida pra oficina um dos farois cometeu suicidio a lente descolou completamente e caiu no chao durante uma madrugada qualquer uma pena mas o resto do farol ja pedia que o conjunto fosse trocado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103007 103006 ] nesse meio tempo meu pai estava montando um jipe com motor ap 1800 a alcool e o dito cujo tambem usava um carburador brosol 2e que tinha sido completamente revisado em guaratingueta sp o motor funcionava liso mas mesmo assim nao foi uma escolha feliz para um jipe o ap quase nunca e e ele foi trocado por um diesel o que tinha na garagem de casa entao um carburador igual porem muito mais em forma do que o meu que sorte hein e ele esta la ate hoje com o segundo estagio mecanico e tudo mais alias o segundo estagio do brosol 2e e polemico ha quem defenda o acionamento pneumatico original alegando que so assim ele atinge o desempenho otimo nunca tive problemas com o meu mas sempre tomo o cuidado de acelerar progressivamente de motor refeito o projeto começou a andar os farois arteb eu encontrei na unicom vw em porto alegre rs alias essa loja rendeu mais algumas peças originais e sempre com um otimo atendimento novas tambem eram as setas da arteb que optei pelas brancas ao inves das de cor laranja as lanternas eu mantive as paralelas fume pois nao tinha intençao de ter um carro placa preta e porque gostei do visual encontrei tambem os farois de milha rossi e mais tarde os de neblina serra ii todos foram montados com lampadas osram sendo que os farois receberam um par h4 coolblue as quatro setas sao osram diadem e os farois auxiliares agora tem as h1 coolblue um detalhe curioso e que os farois de neblina parecem terem sido adaptados as pressas a esse carro pois ambos vibram demais e cobrem o spoiler dianteiro troquei as rodas por um jogo de rodas orbital gominho aro 15 e calcei pneus dunlop 195/50r15 vencidos tudo bem foram baratos mas ja estavam ressecados e com a aderencia comprometida ainda assim rodei um bom tempo com eles ate decidir pela reforma das rodas snowflake originais aro 14 que tiveram o fundo pintado de cinza a pintura original e preta nesse meio tempo removi a tinta spray preta e descobri que a grade era na verdade vermelha e esse e um detalhe curioso do gol gt todos eles saiam de fabrica com a grade na cor da pintura mas a grade nao levava tinta ela era moldada em plastico da mesma cor da pintura o que faz com que todas as grades fiquem foscas com o passar do tempo essa e a primeira coisa que deve ser observada no gol gt e quase nunca a grade e original achar uma dessa nova nem na sala dos milagres em aparecida do norte ah e o gol gt saia de fabrica nas cores vermelha preta branca prata e champagne a essa altura ele ja chamava atençao e ja era conhecido pelo apelido dado por meu pai barao o aviador nao a banda [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103009 103010 ] encontrei em sao jose dos campos quase que ao acaso um abafador original kadron oval e com saida dupla independente esse e o original de fabrica diferente dos abafadores do gts e gti que sao redondos com saida dupla em y foi a peça que mais me trouxe alegria nesse começo pois mudou completamente e pra melhor o ronco do carro agora sim ele mostrava o potencial que eu havia visto e soava como deveria soar anos depois estacionando no autodromo nelson piquet em brasilia um motociclista que estava ao lado confirmou com saudosismo de que o barao tinha exatamente o ronco de quase 30 anos atras e numa viagem aos eua aproveitei pra procurar um radio que encaixasse com a proposta sim eu nao ia pagar r$500 00 num radio de epoca queria algo moderno porem sem exageros visuais que fossem incompativeis com o restante do painel e eu cheguei muito perto disso encontrei um clarion com linhas retas e botoes retroiluminados em vermelho porta usb e opçao de kit hands free era obviamente moderno mas mesclava com o resto do painel ate que decentemente bem fora isso e um aparelho muito competente e com otima qualidade de som tambem adquiri um sub woofer da boss feito sob medida para pick ups e que seria o ideal para o diminuto porta malas do barao os alto falantes traseiros foram reformados depois de eu constatar que o par novo que havia conseguido em sjc mesmo nao soava tao bem quanto os novik 4x6 originais e parei por ai because vintage car o ronco de qualquer motor e muito mais interessante do que qualquer playlist na maior parte dos passeios o grande susto e alguns crimes premeditados sao jose dos campos foi palco do inicio deste pc e tambem de um dos episodios mais angustiantes que eu passei numa tarde eu precisei ir resolver um problema com um dos clientes e fui com ele na volta eu estacionei ele do lado de fora no fundo da rua sem saida pois todas as vagas do escritorio foram preenchidas na minha ausencia la pelas 18h sai e nao encontrei o carro sim ele havia sido roubado e a unica testemunha foi um amigo meu que tambem estava saindo na hora do roubo e viu o barao sendo muito mal conduzido normal quando se pega um carro a alcool carburado e se sai correndo sem aquecer o motor inacreditavel pra dizer o minimo sair do escritorio e encontrar uma vaga a mais na rua a revolta que algo assim gera deixa qualquer um meio aereo mas consegui fazer o b o e ainda tive cabeça pra vencer uma bateria de kart na mesma noite no outro dia eu falei com todos os predios vizinhos tentando recuperar alguma imagem das cameras de segurança ou ao menos para tentar encontrar alguma testemunha que tivesse visto o ladrao de noite veio uma ligaçao de uma delegacia de um bairro bem afastado dali dizendo que o carro havia sido encontrado sim em um dia ele reapareceu e quase inteiro o radio nao estava la parte do console inferior e do console do relogio tambem nao o para sol do passageiro que vivia caindo tambem tinha sido arrancado o carro foi encontrado nao muito longe dali abandonado e sem combustivel e entao eu entendi o que aconteceu [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103012 103013 ] eu ja havia trocado a boia de combustivel mas o marcador do painel estava com problema o que deixava ele muito otimista sim meu carro foi salvo por pane seca no dia anterior quando estacionei o carro na rua sabia que ao final do dia eu deveria ir dali direto pro posto e abastecer foi uma sorte que eu espero nunca mais precisar ter eu tambem cometi um crime contra o barao o tecido original dos bancos estava la mas estava desfiando com algumas partes rasgadas ou manchadas levei o a um tapeceiro muito competente de lorena que retirou o tecido original e colocou um novo sem fazer novos furos no courvin dos bancos quem ve pensa que ele saiu de fabrica com aquele tecido de tao perfeito que ficou nas portas o capricho foi o mesmo e o tecido novo foi aplicado aos forros com capricho e atençao mesmo assim ate hoje me arrependo quando se encontra do tecido original para vender e uma peça bem surrada e custando os dois olhos da cara o lado bom disso e que ganhei a liberdade de poder escolher o tecido que eu quiser dependendo da disponibilidade e preço quando for trocar o tecido novamente nesse meio tempo tambem troquei o volante pelo famoso quatro bolas que so veio a equipar o gol gt em 1986 acho esse volante mais bonito que o original que e outra peça com o preço muito acima do razoavel e eu ainda tive a sorte de encontrar um em muito bom estado o para sol eu encontrei no mercado livre em otimo estado e com a mesma textura do forro original e foi garimpando on line que eu encontrei tambem dois consoles do relogio digital e arrematei os dois o engraçado e pensar que nem faz tanto tempo assim mas as coisas ja mudaram bastante os batentes dos bancos por exemplo eu comprei de estoque antigo de concessionaria e foi facil como ir a esquina comprar pao hoje em dia ja nao se encontra quase nada sem uma boa dose de paciencia o estagio final algum tempo depois de todos esses pequenos eventos resolvi encostar ele numa oficina para fazer completamente a funilaria e pintura alias a troca dos tecidos que eu mencionei a dois paragrafos atras foi feita ao mesmo tempo da pintura ja aproveitando que o carro seria completamente desmontado eu tinha duas opçoes e resolvi ficar com a mais economica explico ha uma oficina de funilaria de primeira linha em lorena com direito a estufa para secagem e um atendimento primoroso coisa fina mesmo mas o orçamento sairia muito alto para aquele momento ja a opçao economica era na verdade uma oficina em que todos tem muita confiança e o dirceu abraçou o trabalho e me entregou o carro em tres meses [gallery columns= 4 link= file ids= 103015 103016 103017 103018 ] as surpresas nem foram tantas assim havia podres em locais conhecidos como nas caixas de ar que foram trocadas na junta dos para lamas dianteiros que sempre reaparecem e um buraco no assoalho do lado do motorista felizmente nenhum painel precisou ser trocado e a frente era a correta com entrada de ar somente pelo lado do motorista por baixo do carpete e do feltro ha uma placa de um material que parece ser manta asfaltica em cada parte do assoalho algumas partes estavam quebradas e ressecadas entao decidimos remover tudo e colocar algo no lugar hoje eu penso que poderia ter deixado sem em favor da reduçao de peso colin chapman aprovaria mas na epoca eu temia de que o carro ficasse muito barulhento e minha intençao era pegar estrada com ele recorri a manta asfaltica que se vende em casas de material de construçao e ela caiu como uma luva [gallery columns= 4 link= file ids= 103019 103020 103021 103022 ] o carpete eu levei para casa e lavei ele com agua sabao em po e uma vassoura tive que lavar 3 vezes ate a agua do enxague sair relativamente limpa e entao veio a hora de decidir as cores e padroes de pintura para a carroceria vermelho royal do catalogo vw 1984 o cinza e o antracite que preferi fosco e que ficou muito legal anos mais tarde descobri que o cinza antracite nao era fosco nesse carro mas nao me importei e mantive como havia feito e lembram se da grade um dia resolvi visitar a minha faculdade em minas gerais e la fui eu subir a serra da mantiqueira com o barao ao passar por itajuba havia um urubu no acostamento e ele resolveu atravessar a pista voando bem na hora em que eu passava nao tendo como desviar atropelei o bicho e ele saiu rolando por cima do carro parei logo a frente e fui verificar o estrago farol ok milha ok capo ok mas da grade faltava um pedaço de uns 5cm que nunca foi encontrado e assim ela virou o primeiro trofeu da garagem e serio nem tentei restaurar acomodei ela numa prateleira e providenciei uma generica pra usar no lugar devida e obviamente pintada de vermelho royal [gallery columns= 5 link= file ids= 103024 103025 103026 103027 103028 ] o barao ficou um espetaculo toda a paciencia valeu a pena e agora definitivamente ele tinha cara de carro restaurado havia uma aura oitentista que foi preservada e isso agradava muito ate o cheiro de vw de epoca estava la os tapetes borcol novinhos colaboravam com essa sensaçao bem como o retorno das rodas snowflake aro 14 os pneus escolhidos dessa vez foram os goodyear excellence 185/60 nas medidas originais e com um desenho que nao destoava do conjunto para a proposta inicial eles cumpriam muito bem a funçao principalmente pelo baixo ruido de rolagem e relativo conforto nessa primeira etapa eu tive muita ajuda de meus pais meu irmao e de meu amigo rodolfo staut que um dia vai contar a saga do dodge charger dele e sou grato a todos eles o barao nunca teria ficado do jeito que e sem voces mas mudanças vieram e das grandes e o barao continuou evoluindo sobre essas mudanças e muito mais eu vou contar na proxima parte ate la por gustavo moritz project cars #371
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