nao esta nao e uma daquelas historias de um cara com apelido de gaiola que entra em um bar e arrebenta todo mundo na porrada sou anderson cardoso e voce esta e o terceiro post da gaiola ap 2 0 martini racing mais amada e odiada do brasil um caro amigo flatouter me sugeriu colocar o post 3 como prototipo martini racing achei tentador mas pensei bastante no assunto e decidi que iria continuar a chama la de gaiola mesmo afinal este carro e uma gaiola e nao ha vergonha nenhuma nisso pelo contrario tenho o orgulho de ser uns dos primeiros desmiolados que pegaram uma coisa estupida como um mote de tubos com quatro rodas e um motor como uma gaiola e fizeram uma coisa idiota como um monte de tubos e um motor que freia e faz curva e a mesma coisa so que vista por outro angulo a minha gaiola esta para gaiola de trilha assim como um membro do psol esta para um do pt e a mesma coisa so que de barba feita e dirigindo um toyota prius deixaremos as questoes politico sociais fora disso gostaria de falar de nossas esposas sim aquela criatura que nao ve o hidrante quando da re e amassa seu querido carro mas enxerga um fio de cabelo ruivo preso na gola da sua camisa ha 1/4 de milha de distancia minha intençao e destacar a grande importancia da influencia feminina em um projeto achei importante envolver a minha mulher em todo o projeto da concepçao da ideia a construçao tudo foi amplamente discutido entre eu e ela como foi dito no post 1 a ideia era antiga e conversamos muito sobre o melhor momento de iniciar o projeto tinhamos o plano de nos casar em dois anos e encomendar um pivete um ano depois do casorio a hora era agora a minha nega que se chama alessandra sabe tudo que foi gasto com a gaiola mentira sabe so dos mais caros tipo chassis motor e injeçao ta bom assumo contei mas diminui os valores nao preciso disser que isso rendia muitas brigas era dificil engana la pois ela trabalha em contabilidade e como sofrer tentativas processos de impeachemant mensais por gastar mais do que o declarado e nao adiantava dizer que nao vai ter golpe isso foi mais impactante quando a gaiola estava em fase final de construçao e eu ansioso meti os pes pelas maos e gastei mais do que a meta mensal de gasto dedicado ao bolido mas o amor e lindo e tudo supera alessandra me ajudou muito na parte de planejamento financeiro a construçao durou uns tres anos nesse meio tempo fui morar no norte fluminense que deixou mais 200km de santa barbara e so as minhas idas e vindas a santa barbara d’oeste custavam em media 750 pixulecos so para ir na oficina do abrahao dizer ola tomar um caldo de cana e voltar minha esposa foi o freio que permitiu que pudessemos realizar outras coisas em paralelo com a gaiola a construçao da gaiola atrasou em mais de um ano e acabamos casando durante a construçao do carro o plano inclusive era que ela saisse da igreja de gaiola mas meses de pentlhaçao no ouvido da noiva para convence la a sair da igreja com a gaiola foram por agua a baixo com o atraso ela disse ufa e eu para nao perder de zero fiz uma miniatura e botei na mesa do bolo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121927 121926 ] nao me leve a mal mas uma cerimonia e uma festa de casamento sao coisas muito florzinha e como uma festa de 15 anos so que o principe paga todos os micos junto participa de tudo e paga conta no final eu queria colocar um pouco de testosterona na parada toda a festa so foi possivel graças ao controle financeiro dela [gallery columns= 4 link= file ids= 121937 121936 121935 121934 121938 121933 121932 121931 121930 121929 121928 121925 ] vamos falar de carro agora para entender a minha filosofia automotiva atente para as situaçoes hipoteticas a seguir voce marca sabado a noite com aquela gata maravilhosa gasta uma grana com roupas caras leva ela para o restaurante da modinha depois leva ela para aquele motel carissimo pega a suite mais cara com pista de dança mas para que esta joça em um motel quem vai para la para dançar com queijo aquela barra de aço inox polido que as meninas usam para girar feito helice de helicoptero saca com aquele cavalinho no canto do quarto para que este troço como usa quem usa e ai joga a gata na cama e na hora do pa o negocio e chato e enfadonho como contornar nuburgring toda de escort cht 1 0 depois voce viaja com varios casais de amigos para aquela casa em iguabinha na regiao dos lagos que um outro casal de amigos seus vive insistindo para vcs conheceram e chegando la vc descobriu que a cidade nao tem praia tem lagoa e a tal casa so tem paredes e portas nao tem reboco e envolta da casa so tem mato e mosquito e durante o churrasquinho pos praia quer dizer lagoa voce entra em casa para pegar mais limao da de cara com sua namorada saindo do banheiro pega ela joga naquele colchonete rasgado cheirando a mofo e com a sunga cheia da areia da lagoa mesmo voce tem a transa mais inesquecivel da sua vida somente reforçando as situaçoes descritas acima sao hipoteticas e qualquer coincidencia e mera semelhança entao voltemos a gaiola ela segue a filosofia da segunda situaçao hipotetica que eu descrevi menos perfumaria mais açao mas entao um belo dia resolvi fazer uma viagem para macae e o carro ferveu e quanto mais eu acelerava contrariando a logica mais quente o motor ficava foi entao que eu conclui que nao tinha jeito eu teria que botar um cavalinho no canto do quarto quer dizer um radiador na dianteira da gaiola na verdade a comparar o radiador na dianteira da gaiola ao cavalinho de motel e perfeito pois em ambos os casos ao se deparar com aquilo o sujeito se pergunta mas que diabos aquilo esta fazendo ali e para que serve a maioria das gaiolas nao tem radiador das que tem geralmente fica na traseira na dianteira eu nunca vi para explicar porque chegamos ate aqui temos que voltar a epoca em que o carro começou a dar as primeiras voltas quando cheguei a santa barbara vi o radiador de fiat nao me lembro o modelo montado na traseira um pouco recuado em relaçao ao motor o pessoal da miltrilhas estava acostumado a montar assim a anos e nao tinham problemas de aquecimento sempre que possivel eu mantinha o projeto deles original uma vez que era um modelo de gaiola testado e aprovado em varias pistas de corrida por anos afio nao vi problema algum depois de baixar a adrenalina das primeiras voltas com o carro acelerando e passando facilmente de 150km em poucos segundos pude perceber que de fato o termometro nao passava de 90° isso me deixou bem tranquilo com relaçao a superaquecimento detalhe o carro estava sem para brisa e sem carenagem alguma inclusive a chapa que faz a funçao de corta fogo continuei a montagem do carro pouco a pouco o carro foi enviado ao rio e com a documentaçao na mao comecei a usar por periodos mais longos e entao começou a esquentaçao de cabeça e de cabeçote por conta de superaquecimento primeira coisa que voce pensa e em colocar um radiador maior quanto maior melhor tinha em casa um radiador pre diluviano antes de noe que era uma das ossadas que guardei do meu chevette inflamavel fabricado pela antiga supeercooler empresa do interior de sao paulo que nao sei porque nao existe mais o radiador de cobre era construido especialmente para chevas com motor ap turbo o equipamento e de cobre coeficiente de troca de calor e melhor e possui um volume maior tambem uma peça magnifica que em pleno calor de 43° do verao carioca conseguia manter a temperatura do chevette pirotecnico sob controle depois de desmontar o carro e vender as peças fiquei com o radiador pois ninguem queria pagar o valor que pedia e por se tratar de uma peça especial sob encomenda resolvi ir ficando com a peça e assim aconteceu por anos a fio a temperatura da gaiola melhorou muito apos a instalaçao do radiador agora eu podia rodar em velocidade constante de 100km/h que a temperatura do carro ficava na casa dos 90° ao passar desta velocidade a temperatura subia junto com a mesma mesmo com a ventoinha ligada direto um baita balde de agua fria no meu tesao de acelerar me senti o super homem depois de tomar uma caipirinha de criptonita curioso era que so de parar o carro a temperatura começava baixar ate os 70° tamanha a eficiencia do radiador foi entao que eu começaria a entender algo que de tao obvio dava ate raiva de mim mesmo o para brisa a peça que a minha gaiola de rua possui mas as de trilha nao justamente o para brisa e tao somente ele foi o grande responsavel pelo aquecimento do carro como ocorreu com a pick up do video abaixo o para brisa na vertical cria um arrasto aerodinamico atras da peça de vidro que e praticamente uma zona de baixa pressao aerodinamica ou seja uma bolha de vacuo sem ar sem troca de calor do radiador com o ambiente sem motor refrigerado isto explica porque o carro no transito ou parado refrigerava bem isso explica porque em testes com radiador menor e sem para brisas o carro nao aqueceu isso explica porque gaiolas de trilha ou de corrida nao possuem problemas de aquecimento elas nao possuem para brisas a engenharia e seus caprichos tudo deve ser considerado em um projeto pequenos detalhes ignorados ou esquecidos nao serao perdoados em um ato desesperado comprei dois tubos flexiveis de aluminio em uma loja de departamentos de materiais de construçao e coloquei sobre a cabeça do piloto e do carona conduzindo o ar para o radiador o adorno ficou ridiculo e deixou o carro com orelhinhas de mikey e o pior de tudo nao resolveu o aquecimento durante os testes eu dirigi com a mao para o alto na boca da tubulaçao a 100km/h e o vento simplesmente nao batia naquele local [youtube id= xuhiemmf4ky width= 620 height= 350 ] na picape maluca do video acima os dutos de ar funcionaram pois a captaçao de ar era feita a frente da zona de baixa pressao que no caso da picape era atras da cabine observaçao em todas as situaçoes descritas acima a ventoinha estava ligada direto o meu sistema e redundante a ventoinha liga tanto pela injeçao bem como por uma chave no painel poxa o carro e todo aberto tem gente que roda com carros fechados e aps turbos e radiadores na traseira como eles resolveram o problema comecei a fazer uma enquete com conhecidos que possuiam gaiolas e em blogs de gaiolas buggs pumas fuscas triciclos e qualquer outra gambiarra que possuisse motor ap e radiador na traseira e tres rodas ou mais descobri que o problema e mais comum do que se imagina e que a maioria dos pumas fuscas gaiolas e etc convivem diariamente com o problema sim a bolha de vacuo acontece com pumas e fuscas tambem houve ate um caso de um sujeito que montou um sistema de esguicho de limpador de para brisa apontado para o radiador da gaiola para controlar eventuais picos de temperatura soluçao tipica de macgyver a maioria convive com o problema com certa facilidade pois na maior parte do tempo o carro e usado para rolezinhos nao nao sao aqueles do shoppings com a garotada usando o bone menor que a cabeça se liga to falando de encontros nas manhas de domingo e voltinhas pelo bairro em baixa velocidade ou viagens de moto clube dificilmente passando de 100km/h e quando passam e por curtos periodos de tempo mas nem tudo esta perdido e pude ler historias de mecanicos de garagem que como eu nao queiram conviver com o problema e de maneira unanime todos foram taxativos o radiador deve ir para a dianteira do carro achei varios fuscas com radiador instalado no lugar do steep e com pequenas aberturas na lataria abaixo do parachoques inclusive o fuscabaru que foi um pc aqui do flatout [gallery columns= 5 link= file ids= 121919 121918 121917 121916 121915 ] mas ai voce pergunta mas e os supercarros com motor traseiro depois de me fazer a mesma pergunta descobri que existem casos como o da lamborghini countach com radiador traseiro mas existem tanto quanto ou ate mais carros super esportivos com radiador na frente f 40 na frente o espaço entre o paralamas dianteiro e a carroceria e justamente para induzir o ar quente de volta para a atmosfera f 50 na frente porsche 911 gte na frete lamborghini gallardo na frente [gallery link= file columns= 5 ids= 121939 121914 121913 121912 121892 ] sem sombra de duvida os engenheiros mais fodasticos do planeta sabem o que estao fazendo e a dianteira do carro e o lugar com maior volume de ar fresco sob pressao disponivel para otimizar a troca de calor do radiador mas e os carros como os countach ou mesmo os f 1 e indy que possuem o radiador atras do piloto simples com um tunel de vento e possivel testar diversas posiçoes do scoop de captaçao de ar do radiador e otimizar o volume e pressao do ar no caso dos carros de formula eu ate entendo a posiçao do radiador e a unica opçao mas no caso do councth que possui forma de cunha o design nao o deputado acredito que seja pela simples falta de espaço na dianteira tao baixa outra duvida frequente era se a bomba de agua original teria capacidade de circular este volume de agua maior que as tubulaçoes longas comportam digo que sim a bomba de agua do motor ap e da maioria dos motores sao do tipo centrifuga de caracol como as turbinas este tipo de bomba desloca grandes volumes de fluido mas geram baixa pressao e e por isso que a maioria das bombas para circulaçao de fluidos encontradas no comercio e na industria sao do tipo centrifuga estas bombas possuem um fator chamado altura de recalque ou pressao de recalque na construçao civil e conhecido como mca metros de coluna d’agua que podemos de uma maneira simploria definir como a altura maxima em que a bomba pode bombear o fluido no caso de um carro e so isso que importa podemos ter 20 litros no nosso sistema de arrefecimento se a bomba possuir a vazao de 10 litros por minuto e pressao de recalque for de de 1m ela vai levar dois minutos para circular toda a agua para o cabeçote se aumentarmos o nosso volume para 100 litros a mesma bomba vai levar 10 minutos para circular a agua toda para o cabeçote mas vai circular toda ela com a mesma velocidade mas se voce colocar um bloco de motor com dois metros de altura a bomba nao vai conseguir jogar a agua para o cabeçote a questao critica nao e o volume e a altura no mais na minha gaiola a agua desce do cabeçote ate o radiador por gravidade no meu caso todo este blablabla acima funcionou e claro que o radiador e uma restriçao a circulaçao da agua e se voce colocar mais de um radiador ou um radiador muito maior a instalaçao de uma bomba auxiliar deve ser estudada so para ilustrar no salao de 2008 pude ver o lobini sem roupa sem carroceria e na ocasiao eu ja era curioso sobre o tema e xeretei bastante o carro e nao achei nenhuma bomba auxiliar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121923 121922 ] definido a posiçao do radiador tive que conseguir um radiador que coubesse no espaço da boca da carenagem antes decorativa para deixar o carro com cara de lotus agora funcional entrei em contato com a mastercooler empresa de curitiba que ao contar para os caras o meu projeto piraram na hora e aceitaram o desafio os caras foram muito atenciosos e ficaram uma hora de interurbano so captando informaçoes para o projeto o radiador seria feito sob medida e com o dimensionamento levemente acima do necessario para atender futuros upgrades de performance do motor tempos depois radiador na mao era hora de instalar no bolido e diga se o trampo dos caras ficou otimo adorei o acabamento das peças [gallery columns= 4 link= file ids= 121944 121945 121947 121943 121942 121952 121946 ] sem muito misterio; primeiro definiçao da posiçao exata do radiador em relaçao ao bico do carro e em seguida a posiçao do reservatorio segundo passo serviço de solda feito por mim mesmo no melhor estilo do it yourself street performance fixado os componentes passei para a ligaçao das linhas de arrefecimento do motor utilizei mangueiras de 1 ¼ ar / agua de baixa pressao 30 bar que atendem muito bem a necessidades do projeto voce pode encontrar em qualquer loja especializada em mangueiras e correias e tubos de inox de mesma bitola boa parte da linha de agua foi feita com tubo de inox para ficar com uma cara mais profissional mas observei durante os teste que poderia queimar as pernas e revesti tudo com mangueira para me proteger mas no final depois das fotos para ficar tudo com cara de mangueira achei melhor deixar tudo com mangueira mesmo por questoes de peso e tambem por eliminar boa parte das emendas menos emendas menos chances de vazamentos [gallery columns= 4 link= file ids= 121886 121887 121888 121889 121893 121895 121894 121896 ] com o carro em movimento o problema foi resolvido temperatura ficou entre 85° em velocidade de 150km/h e parado a ventoinha arma com 95° e a temperatura sobe mais um pouco ate uns 98° e começa a descer em alguns casos durante os testes a temperatura chegou a beliscar o 100° mais pouco tempo depois ela cai para a casa dos 90° vale observar que meu termometro marca de 10 em 10 graus e portanto estes valores sao aproximados na estrada a temperatura fica na casa dos 85° sei que este motor trabalha em temperatura levemente mais elevada entre 92° e 102° mas por se tratar de adaptaçao e nao possuir a valvula termostatica apesar do motor exposto o mesmo nao recebe vento oriundo do movimento do carro e de estar planejadas futuros upgrades de potencia acredito que esta faixa de temperatura de trabalho e a ideal para um ponto de partida ja posso usar o carro por periodos mais longos e principalmente dar pau na maquina sem medo de aquecimentos [gallery columns= 4 link= file ids= 121911 121907 121906 121910 121909 121908 121905 121903 121902 121901 121898 121897 ] deixo para os amigos flatouters um video de um teste de aceleraçao de 0 a 100 nada mal [youtube id= rmv37zp6yqg width= 620 height= 350 ] vamos nessa mas vamos de gaiola paz e sorte a todos por anderson cardoso project cars #372
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