queria agradecer a todos pelos votos sempre foi um sonho poder colaborar com o maior site automotivo do brasil meu nome e diego silva tenho 26 anos sou engenheiro mecanico moro em salvador/ba e contarei para voces um pouco da historia do meu vectra gsi 1994 vermelho schumann o objetivo desse project car nao e montar um canhao bem que eu queria e nem ser ze frisinho extremo eu diria 90% original meu objetivo e ter um carro confiavel para viajar e usar no dia a dia com pequenas modificaçoes esteticas e de performance para dar um folego a mais e ter um visual mais condizente com um sedan esportivo quero mostrar tambem como e a convivencia com o carro passando algumas dicas de compra e manutençao para o modelo diy e fotos muitas fotos para começar como de praxe contarei um pouco sobre os carros que ja passaram por mim e de onde vem minha paixao por essas maquinas que esta comigo desde quando me conheço por gente eu passava o dia inteiro desenhando tudo relacionado a carros e motores desenho que fiz em 1997 aos 7 anos acho que o conceito da fiat doblo foi roubado de mim desde sempre sou apaixonado por todos os tipo de carros tenho minha preferencia por gm mas gosto de todas as marcas meu primeiro carro aos 18 anos foi um kadett sl/e 1989 sem documentos que troquei por um computador + r$ 800 00 pois e a ansia pela liberdade a 4 rodas foi tanta que resultou neste excelente negocio a partir dele vieram alguns carros interessantes kadett gs suprema gls 2 0 gol gl turbo dentre outros nao tao interessantes [gallery columns= 5 link= file ids= 115561 115565 115564 115563 115562 ] quando tudo começou apesar de nao ser um grande entendedor de carros meu pai sempre gostou de automobilismo em geral ele nunca foi do tipo de ligar a tv no domingo de manha para assistir senna correr acredito que por isso eu nao tenha nenhuma lembrança das inesqueciveis corridas por outro lado tenho inumeras lembranças automotivas neste periodo pre 1995 meu pai tinha um caminhao mercedes 708 vermelho e por um tempo foi o unico veiculo da familia com ele iamos para todo tipo de lugar e a convivencia com o velho mercedes foi me contaminando aos poucos sempre que chegavamos no condominio onde moravamos meu pai me colocava no colo e deixava eu guiar o caminhao dando o minimo de auxilio possivel aquilo pra mim era o maximo e a paixao foi so aumentando [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 115566 115567 ] eu aos seis anos no meu playground favorito a cabine da mb 708 nessa mesma epoca nos mudamos pra um bairro de salvador chamado cabula que era muito famoso pelos rachas noturnos eu tinha 5 anos e me lembro com extrema clareza de alguns dias da semana nao muito tarde acredito que por volta das 21 horas ir para a grade do condominio com meu pai e ficavamos la por horas vendo chevettes fuscas e outros rasgando a reta do cabulao fazendo cavalos de pau borrachoes e sentindo aquele delicioso aroma de etanol e borracha queimada outros tempos no que hoje e uma das avenidas mais movimentadas da capital por incrivel que pareça foi nessa epoca que me apaixonei pela primeira vez pelo vectra gsi nao encontrei videos do cabulao mas achei essa outra joia era muito comum num lugar chamado praia do flamengo a galera fazer travamentos em plena luz do dia ah anos 80/90 detalhe para a belissima trilha sonora [youtube id= kkegzvd7rqg width= 620 height= 350 ] passem o video para os dois minutos a qualidade da imagem melhora [youtube id= famkswca2nc width= 620 height= 350 ] esse era o clima da capital baiana o encontro com o gsi preto naquele mesmo ano de 95 meu avo por parte de pai estava com um belissimo santana glsi branco perola que ele havia comprado zero quilometro um ano antes ele sempre teve carros gm inumeros opalas veraneios e uma d20 e por algum motivo nao estava gostando do santanao um belo dia ele aparece com um vectra gsi preto que acabara de trocar pelo santana eu estava nesse momento e lembro como me apaixonei pelas linhas daquele carro e imediatamente achei muito melhor que o glsi os anos foram passando meu avo ficou doente e meu pai passou a usar bastante o carro viajamos passeamos e eu adorava ficar curtindo a brisa no teto solar todo final de semana descia para garagem para lavar o carro ligar e andava pra frente e pra tras quem nunca louco para sair na rua sonhava que quando chegasse aos 18 anos aquele carro seria meu doce ilusao hoje em dia o vectra gsi e um carro relativamente simples de se manter mas ha 15 anos era um modelo defasado e de manutençao cara meu pai nunca foi de cuidar muito dos seus carros e a manutençao do velho gsi foi negligenciada por anos uma quebra de correia dentada em 2005 quando o odometro marcava 75 mil km foi a gota d’agua para o fim do gsi em nossa familia ele foi consertado e vendido em 2006 e nunca mais ouvimos falar dele nao tenho fotos dele mas era exatamente igual ao mostrado na foto abaixo bom chega de conversa e vamos para o que interessa o meu gsi a segunda paixao era final de 2015 e apos ter uma decepçao com a realizaçao de outro sonho gol turbo estava meio desiludido com o mundo automotivo gastei muito dinheiro porem cada acelerada com o carro era uma quebra voltei para casa guinchado 5 vezes e sofri com um carro ja cansado de estrutura e com a falta de comprometimento dos preparadores meu avo infelizmente faleceu nessa epoca e varias lembranças voltaram a minha mente decidi que era a hora de realizar outro sonho um vectra gsi para chamar de meu comecei as buscas e logo vi que nao teria muitas opçoes aqui na regiao cheguei a tentar negociar alguns carros fora do estado mas nenhum agradava custo x beneficio ate que um dia olhando nos sites de compra e venda acho um gsi branco a venda com rodas replicas 17 e muito bonito por foto mando mensagem para o vendedor perguntando se o vectra ainda estava a venda e recebo a seguinte resposta de qual dos tres voce ta falando o cara simplesmente tinha tres vectra gsi na garagem marquei para ver o carro com a intençao de comprar o branco o azul era muito caro e o vermelho nao dei muita atençao pois ele nao falou que estava a venda olhei o branco e nao gostei muito faltavam alguns itens originais e estava com 240 mil km rodados ate que olhei para o vermelho jogado e empoeirado numa vaga ao canto com altura e rodas originais perguntei a ele e o vinho vende ele responde sim e la fomos nos olhar o carro chegando la fiquei imediatamente impressionado com a integridade do carro farois originais menos os milhas toca fitas sirrah e 104 mil km rodados partimos para um teste drive e foi paixao a primeira dirigida aquela altura eu ja estava hipnotizado e os defeitos do carro desapareceram o freio estava baixo direçao puxando dois pneus ruins ar condicionado nao funcionava vazamentos velocimetro nao funcionava marchas com engate duro embreagem idem e falhava nas 5 000 rpm mas minha cabeça nao me deixava pensar nisso cara eu estava finalmente dirigindo um vectra gsi o cheiro dos bancos de veludo me fizeram voltar no tempo era o carro que eu esperei 10 anos para dirigir voltamos para o estacionamento e fechamos negocio imediatamente o preço pedido foi o mais baixo dos tres mas ainda assim nao foi uma barbada o vendedor sabia o que tinha em maos e apesar de ser o menos atraente dos tres ele era o mais integro e original e isso para mim importava mais nao consegui detectar todos os defeitos de imediato e o vendedor percebeu que estava louco pelo carro enfim poderia ter negociado melhor mas a essa altura quem se importa eu estava comprando um legitimo c20xe e como diria o velho mike dicas de compra se voce tem intençao de comprar um vectra gsi preste atençao nessas dicas havia passado meses pesquisando sobre o modelo e sabia exatamente os pontos a avaliar no momento da compra um dos pontos principais a se verificar na compra de um vectra gsi e o modelo do cabeçote nao nao sao cabeçotes diferentes deixe me explicar como alguns de voces devem saber o grande diferencial do motor c20xe em relaçao aos outros 2 0 16v gm esta no cabeçote o modelo europeu foi desenvolvido pela cosworth coscast para ter alto fluxo porem acabou tendo um efeito colateral de pouco torque em baixas rotaçoes possui valvulas de admissao de 33mm e escape de 29mm com haste de 7mm numeros superiores aos 16v gm pos 1997 mola simples para as valvulas comando com lubrificaçao por aspersao igual ao do 8v as valvulas de escape possuem refrigeraçao a sodio usa camara hemisferica com vela central o comando de valvulas e oco o que resulta em menos inercia no giro e um motor incrivel com detalhes que realmente fazem a diferença na potencia e consumo alem claro da injeçao sequencial sfi os cabeçotes podem ter fundiçao feita pela propria coscast vauxhall e opel ou pela ks karl schmidt da gm foram relatados problemas de porosidade na fundiçao do ks e alguns apresentaram problemas com o passar do tempo ai esta o problema muitas pessoas acham que 100% dos cabeçotes ks dao problemas logico se puder evitar a compra de um carro com esse cabeçote evite mas nao vale a pena deixar de comprar um carro integro so por causa disso nem todos os ks apresentam problemas o meu e um desses e um fator que ajuda no prolongamento da vida util desse cabeçote e a utilizaçao de fluido para radiador de qualidade material fundido poroso + agua pura no sistema = tragedia sabemos que isso nao e bom para nenhum carro mas para um cabeçote com porosidade o resultado e catastrofico a agua pura agride a superficie do metal causando oxidaçao o avanço dessa oxidaçao junto com a porosidade permite a passagem de agua para onde ela nao deveria estar outro fator a ser levado em consideraçao no momento da compra sao peças e acabamentos originais lanternas made in germany sao extremamente raras a ponto de uma pessoa me perguntar se eu vendia apenas o jogo de lanternas do meu quanto ao sirrah nem preciso falar que hoje em dia pedem um rim por um em bom estado os forros de porta e teto tendem a se descolar com o tempo e caso voce ache um com estes itens impecaveis leve em consideraçao no momento da compra raramente se ve um gsi com bancos 100% impecaveis e normal haver um desgaste principalmente no banco do motorista certifique se apenas se e possivel a recuperaçao da area afetada pois conseguir um pedaço desse tecido nao e uma tarefa facil eu que o diga o escapamento merece uma atençao especial pois o abafador original e rarissimo e quando encontrado tem o valor bem salgado a antena eletrica e extremamente fragil e muito dificilmente voce ira encontrar um gm dos anos 90 com ela funcionando dei sorte nesse quesito e por fim uma dica que serve para qualquer carro mas que nos gm acredito que seja um problema mais chato que sao os vazamentos [gallery columns= 4 link= file ids= 115572 115573 115574 115575 ] o meu carro vazava tudo oleo de direçao oleo do motor e fluido do radiador esse foi um defeito que nao percebi de imediato pois nao tive a oportunidade de levantar o carro no momento da compra mais uma vez levado pela emoçao rsrs algumas vezes pensamos que sao defeitos simples de resolver mas nao sao voces verao a seguir e vale a pena uma conferida para negociar o preço no momento da compra surpresas fechei a compra do carro e viajei passei uma semana em manaus e acertei que pegaria o carro na volta como voces podem imaginar foi a semana mais longa da minha vida pensava no carro o tempo todo no retorno a capital baiana liguei imediatamente para o dono do carro e fomos a garagem onde ele o guardava para pega lo ao chegar la estava ele lavado e radiante nem parecia aquele carro empoeirado e tristonho encostado em um canto o agora era so pegar a chave e levar a maquina para casa wow ao chegar em casa liguei para meu grande amigo rodrigo barros companheiro inseparavel desses devaneios automotivos e gearhead de primeira ja teve swift gti focus xr palio 1 8r a primeira açao foi tirar tudo de dentro do carro e olhar a pasta de documentos nao sei voces mas essa e uma das minhas partes preferidas logo de cara vejo que este carro ficou com o primeiro dono ate 2008 foi comprado zero em uma concessionaria em brasilia e levado pelo dono para o bairro da tijuca no rio de janeiro porque ele nao foi comprado na propria cidade do rio de janeiro bom essa e uma boa pergunta vasculho os papeis mais um pouco e em meio a notas de serviços encontro uma carta [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 115578 115579 ] ficou um pouco dificil de ler pelo tamanho mas vale a tentativa e uma carta do filho de um dos donos anteriores falando sobre os momentos inesqueciveis vividos nesse carro e pedindo para que ele seja bem cuidado nessa hora os olhos suaram e imediatamente entrei em contato com o garoto para dar a ele noticias do carro ele havia deixado seu contato telefonico e ficou muito feliz em saber que ele seria muito bem cuidado alem de ter acompanhado a evoluçao do carro continuando a busca vou ate o step e me deparo com isso sim meus amigos esse e o step original pirelli p500 com chumbo de balanceamento de fabrica e completamente sem uso o meu lado ze frisinho entrou em extase e mereceu uma foto para eternizar o momento eu e rodrigo avaliamos o carro mais a fundo vimos os vazamentos e detectamos uma pequena falha nos 5 mil rpm seguimos o nosso manual basico de aquisiçao de carros que e a desmontagem da caixa de ar verificaçao e limpeza provisoria de filtros verificaçao de velas e cabos limpeza da tbi com car 80 fazemos isso no primeiro dia com todos os carros que compramos apos isso ele ja deu uma melhorada mas ainda falhava fiz uma lista e vi que nao seria tao simples quanto pensei decidi naquele momento que faria tudo que o carro precisasse utilizando peças originais sempre que possivel para curtir o carro o maximo possivel determinei que seria feito o necessario para o pleno funcionamento do carro seguem algumas fotos da primeira semana comigo foi uma semana movimentada e ele sempre pousando para fotos com velhos e novos amigos [gallery columns= 4 link= file ids= 115582 115583 115584 115588 115587 115586 115585 ] determinei um teto do orçamento ah doce ilusao e comecei a compra de peças que começaria pelo basico filtros correia dentada oleo etc como naquele momento nada mais poderia ser feito o dia estava acabando entao saimos para o primeiro role noturno no proximo post listarei com detalhes tudo que foi feito no carro mostrando valores de peças e mao de obra do que foi gasto ate agora olhando para a lista sem olhar valores parecem coisas simples mas quando juntamos a conta fica salgada ate a proxima por diego silva project cars #374
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