fala galera beleza agradeço a todos pelos comentarios positivos e negativos tentei responder ao maior numero de pessoas possivel valeu mesmo para resumir na primeira parte contei sobre a aquisiçao do carro dicas de compras e as primeiras impressoes hoje contarei tudo que foi feito no carro em um periodo de 4 meses listando peças e custos para caso um dia voce resolva ter um c20xe na garagem recomendo rsrs voltando de onde paramos eu havia acabado de comprar o carro ele estava falhando aos 5 000 rpm como se fosse um buraco na subida de giro depois continuava a subir normalmente comprei um limpa tbi e fiz a limpeza no corpo de borboleta houve uma melhora significativa porem o problema passou a ser intermitente feito isto fui para um posto de gasolina proximo de casa e troquei oleo e filtro pois apesar de nao ter rodado 5 000 km apos a ultima troca essa ja havia sido feita ha um ano com o carro no elevador deu para ver tambem o excelente estado geral do assoalho [gallery link= file columns= 5 ids= 124527 124531 124530 124529 124528 ] [youtube id= deekkjo 4os width= 620 height= 350 ] primeiro role com o carro no entanto nem tudo sao flores o abafador final que ja nao era o original estava em pessimo estado com um furo bem brande no meio o catalisador tambem nao estava em sua melhor forma e ambos precisavam ser trocados como sou um pouco ansioso no dia seguinte fui direto para uma loja de escapes para ver o que poderia ser feito foi la que tomei o primeiro prejuizo eu ja imaginava que nao seria uma tarefa facil encontrar as duas peças para troca e que se encontrasse custariam o olho da cara ao falar com o vendedor ele informa que nao tem o catalisador mas o abafador tinha no estoque de outra loja deles e eles trariam ate a loja onde eu estava a coisa ficou ainda melhor quando ele me disse o preço que saiu pelo valor de um abafador de carro popular eu nem acreditei e de imediato mandei fazer o serviço aproveitei tambem para trocar as pastilhas de freio dianteiras que estavam bem no final da vida util pastilha quase no ferro o serviço da pastilha prosseguia e chega o carro da empresa com o abafador olhei para ele e logo de cara desconfiei que nao era do gsi pedi para olhar o catalogo e a referencia batia achei aquele escapamento muito pequeno bem similar aos de monza/kadett mandei instalar e como o catalisador seria bem dificil de achar resolvi tira lo e substituir por um tubo de diametro igual para dar uma liberada no fluxo de gases ao ligar o carro a decepçao foi instantanea o carro perdeu aquele ronco caracteristico de gsi suave em baixa e mais encorpado em alta ao sair da loja quase chorei o carro parecia amarrado e fazia um som similar ao do uno fiasa dos anos 80/90 segui meu caminho mas fiquei com aquilo na cabeça o dia inteiro resolvi entao pesquisar e descobri que o abafador original do gsi era bem diferente daquele que instalaram no meu carro voltei la no dia seguinte e mandei retirar o abafador eles malandramente disseram que nao poderiam aceitar de volta uma peça que ja foi instalada e nao tinha defeito algum pensei em deixar o cano reto mas o barulho era ensurdecedor alem de provavelmente perder alguns pocotos dentre as opçoes de escapes genericos que eles tinham havia o famoso unha de gato o mesmo que estava instalado nele antes um turbao e um turbinho de cabeça quente e com medo de novamente ficar com um ronco aquem do esperado mandei instalar o turbao que e um abafador pequeno mas com uma saida de 3 ou mais nao sei ao certo inicialmente gostei do resultado o carro tinha um ronco bacana mas o visual nao me agradou pois a saida era meio desproporcional ao fundo do carro resolvi deixar assim por enquanto ate encontrar um abafador e catalisador originais pouco depois descobri que o abafador que haviam instalado era dos vectras cd/gls nesta etapa o gasto foi de r$ 536 00 instalaçao do abafador com som de fiasa instalaçao do abafador turbao [youtube id= eyyuw5w1pa8 width= 630 height= 350 ] ronco feito isso comecei a planejar a primeira intervençao mais profunda comprei correia dentada tensores + polia filtro de combustivel fluido de radiador velas cabos e fluido de freio o filtro de ar estava novo ja o filtro de ar condicionado nao existe nesse carro assim como no clio e outros carros aqui vale uma observaçao para os cabos de vela o catalogo da bosch nao tem os cabos pro vectra gsi nem calibra ja a ngk tem apenas para o calibra porem a referencia do motor do no catalogo estava incorreta começou entao minha busca pelos cabos originais na cidade nao encontrei nada fui para o mercadolivre e so encontrava opçoes de marcas bem duvidosas encontrei um jogo original mas era de estoque antigo e custava r$ 400 00 quase comprei mas fiquei com medo de estarem danificados devido ao tempo no estoque estendi minha pesquisa a sites gringos e cheguei a uma referencia igual ao do tigra e corsa 1 6 16v inicialmente desconfiei quanto ao funcionamento desse cabo devido a diferença entre os carros mas logo vi que a referencia que encontrei era igual a do catalogo ngk fica a dica para quem precisar desses cabos comprem a referencia ngk sc g79 ou bosch equivalente nao tive dificuldade em encontrar nenhuma dessas peças salvo correia e tensores que vieram de fora da cidade com tudo em maos entreguei o serviço para meu mecanico toninho na minha opiniao um dos melhores da cidade que ja apareceu inclusive no canal do faverani pedi que alem disso fosse feita uma limpeza de bicos nesta etapa la se foram r$ 1100 [gallery columns= 4 link= file ids= 124535 124538 124537 124536 ] algumas maquinas no estaleiro do velho toni ao pegar o carro de volta ele realmente parecia outro recuperou o folego que faltava e estava totalmente confiavel para rodar por ai quer dizer em partes ainda havia os malditos vazamentos de oleo tanto da direçao quanto do motor para sanar isso resolvi de inicio fazer uma lavagem geral no carro motor e assoalho para ver exatamente de onde esse vazamento vinha feito isso identifiquei apenas de onde vinha o vazamento de direçao hidraulica mandei entao para uma oficina especializada em caixa de direçao foi feito um trabalho de recondicionamento e limpeza completo do sistema e apos r$ 800 00 a caixa estava nova de novo dica a oficina que fez o serviço recomenda a limpeza e troca do fluido anual do sistema isso evita futuros gastos e aborrecimentos nao tenho fotos deste procedimento mas da gosto ver o processo de desmontagem e limpeza do conjunto ao sair da oficina em um dia ensolarado e quente do verao baiano resolvi passar em uma oficina para resolver logo o problema do ar condicionado foi constatado que meu sistema era quase todo novo e precisa apenas de uma valvula torre do compressor + carga de gas r$ 300 00 depois e o ar gelando novamente disparado o melhor ar condicionado que ja tive em um carro dei um tempo nas manutençoes e fui curtindo o carro por um tempo e incrivel o prazer de dirigir que ele proporciona ainda mais para quem dirige um pacato c3 1 4 no dia a dia as pessoas olham na rua elogiam perguntam por quanto vende e isso nao tem preço mas eu sabia que dava para melhorar como ja tinha gastado uma bela grana ate entao resolvi pesquisar metodos de polimento manual apos um dia inteiro de polimento e uma cera eis o resultado [gallery columns= 4 link= file ids= 124542 124553 124552 124551 124550 124549 124548 124547 124546 124545 124544 124543 ] aproveitando para mostrar o interior do carro incrivel como com pouca grana e muito esforço no braço voce consegue um excelente resultado claro nao e um polimento tecnico com equipamentos e materiais de ultima geraçao mas e uma boa alternativa para dar uma vida ao carro utilizei pasta de polir nº 2 cera 3m e um descontaminante com tudo no carro funcionando as mil maravilhas comecei a dar mais atençao a parte estetica e pequenos mimos o sirrah original estava funcionando mas com as correias do toca fitas partidas procurei quem fizesse o serviço nao achei as pessoas hoje em dia so querem mexer em aparelhos novos resolvi entao encostar o som e comprei um otimo substituto provisorio que foi esse df731 que saia nos corsas astras em 1998 [gallery link= file ids= 124554 124556 124555 ] comparaçao com o sirrah a qualidade do som e um pouco inferior ao sirrah porem muito proxima e custou a bagatela de r$ 130 00 sendo que e novo e sem uso de estoque antigo o carro continuava funcionando bem eu o dirigia ao menos 2x na semana dando leves esticadas para ir vendo como ele se comportava ele começou a apresentar uma dificuldade de engatar marchas em alta e os engates ficavam cada vez mais duros o antigo dono tinha me entregado um kit de reparo completo do trambulador e era algo que eu ja estava querendo instalar em breve dei uma pesquisada para ver como era a instalaçao do kit e descobri que o vectra e kadett acredito que outros gms da epoca tambem tem uma regulagem do sistema de acionamento do cambio por varao esse e um sistema meio chato pois se desgasta com o tempo principalmente em suas articulaçoes fiz o procedimento de regulagem do trambulador descrito no forum clube do vectra dica se for fazer o procedimento utilize como pino algo com o diametro menor que 5mm o procedimento pede uma broca de 5mm mas comigo nao deu certo quando coloquei um pino com 4 8mm encaixou perfeitamente o engate melhorou muito e passou a ficar macio porem apenas com o carro parado com o carro em movimento principalmente em alta rotaçao o cambio continuava duro ate que em uma noite mais animada onde estava testando o carro com um amigo a bordo de um focus xr sinto que o carro nao engatava a 3ª e arranhava todas as marchas em alta rpm fiz o ajuste do trambulador novamente e nada apos uma investigaçao cheguei a conclusao que algo no estava certo com a embreagem pois as marchas eram macias no engate com o carro parado e arranhavam com o carro em movimento ele ja estava com 105 000 km e acreditava que a embreagem nunca havia sido trocada resolvi seguir meus instintos e comprei o kit de embreagem que por sinal deu um trabalhinho para encontrar a numeraçao do codigo correta resumo da historia eu havia pesquisado os codigos corretos da sachs luk valeo e fui com tudo na mao procurei em todas as lojas da cidade e nao encontrei o kit o vendedor de uma das lojas me sugeriu um kit de monza/kadett da valeo dizendo que que funcionava com certeza pois as referencias do disco plato e embreagem eram as mesmas so que no catalogo da sachs e luk o disco tinha um codigo diferente e claro isso tinha que ter um motivo levei o kit meio desconfiado e ao chegar em casa liguei para o suporte da luk pois o da valeo provavelmente diria que os kits eram iguais ao conversar com o tecnico perguntei as diferenças entre os dois discos dos kits do vectra gsi e monza/kadett ele falou que para monza e kadett o disco nao vinha com mola de pre amortecimento alem de ter um diametro menor do que o disco apropriado para o gsi havia o risco de o disco partir ou patinar caso fosse instalado em um carro com mais torque como eu nao encontrava o kit correto ele me indicou a compra do kit do vectra b cd 2 0 16v que serve perfeitamente com uma diferença minima no diametro do disco mas com atuador hidraulico eu so teria que comprar o rolamento a parte para kadett/monza assim formaria o kit perfeito para o gsi e descartaria o atuador voltei a loja e efetuei a troca do kit resumindo erro no catalogo da valeo que induziu ao erro do vendedor paciencia mas ainda bem que eu ainda nao havia instalado se voces tem ou pretendem ter um gsi ou um calibra pesquisem muito antes de comprar uma peça pois algumas realmente sao iguais a dos outros gm 2 0 mas outras possuem pequenas diferenças que fazem muita diferença para quem acha que seria melhor comprar um kit original pela internet eu digo a voces que nao encontrei observe que dentro da mola tem outra mola de diametro menor esse e o sistema de pre amortecimento aproveitei que ia tirar a caixa fora e comprei o retentor do virabrequim que nos gms costuma vazar oleo levei tudo para meu mecanico mas ele quase nao pegava o serviço pois nao acreditava que tinha algo de errado com a embreagem ele estava certo que era anel sincronizador da caixa resolvi continuar seguindo meu instinto e mandei ele trocar no dia seguinte recebo essa foto pelo whatsapp com ele assumindo que eu realmente estava certo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124558 124559 ] mas vejam so eu estava certo alem de estar no final da vida util o disco estava com essa lasquinha solta em alta rotaçao ao apertar o pedal da embreagem essa lasca continuava meio acionada fazendo com que o conjunto continuasse acoplado isso gerava a dificuldade no engate o total dessa brincadeira foi r$ 700 00 + r$ 250 00 mao de obra apos o serviço fiquei impressionado com a mudança no comportamento do carro embreagem macia como manteiga engates perfeitos perto da faixa vermelha de rotaçao sem tirar o pe do acelerador carro mais esperto nas saidas a partir desse dia mecanicamente o carro so deu alegria ar gelava nao vazava uma gota de oleo ou agua motor redondo tudo perfeito ou quase quem tem carro antigo sabe que nunca esta perfeito entao parti para as melhorias esteticas e suspensao que e o que veremos no proximo capitulo ate breve por diego silva project cars #374
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