meu nome e fernando pavani tenho 25 anos de idade resido em pelotas/rs e tenho minha vida regida pelos automoveis se a frase acima parece um exagero a pratica mostrou se bem diferente aprendi a ler e escrever muito cedo com quatro anos de idade a paixao por carros ja era tanta que meus pais assinavam algumas publicaçoes pra mim como a quatro rodas motor show auto esporte e a portuguesa auto motor contava meu avo paterno que nessa epoca dois rapazes apostavam sobre um modelo estacionado antes de tirar a prova consultando o emblema traseiro mas me antecipei olha vo e o novo honda accord e nao e que acertei por falar no meu avo o considero uma das raizes pra essa paixao foi com ele que frequentei os primeiros encontros de carros antigos ele que me presenteava com antigas quatro rodas da decada de 80 que eram do meu pai e tambem ao lado dele que ensaiei as primeiras voltas ao volante de um carro uma omega suprema gls 1994 me lembro quando ele trocava de carro que sempre me convidava pra ir efetivar a negociaçao e/ou transferir o titulo de seu plano assistencial touring pro carro novo como bom contador de historias era divertido ouvir sobre seu austin a40 sobre as tentativas de compra frustradas de um dodginho em detrimento de um tl e o desejo de ter uma veraneio tambem contava sobre um projeto de um aero willys station wagon desenho que consegui resgatar sem duvidas foi um dos grandes incentivadores da minha paixao antes de seu falecimento precoce em 2004 num acidente automotivo aproveito pra registrar aqui minha homenagem e amor a este grande homem a paixao foi de pai pra filho e meu pai outro grande entusiasta jamais demonstrou se importar em me acompanhar nessa vida ate hoje partilhamos otimos e divertidos momentos viajando pros encontros e avaliando carros pelo rs afora minha mae completamente isenta nao tardou pra se acostumar com as mais diversas marcas e modelos sendo que hoje dentre suas amigas e das que conversa com mais propriedade quando falam em automoveis e assim os automoveis se tornaram parte da minha vida na adolescencia saia a caminhar pela cidade com a camera a tiracolo na ansia de flagrar automoveis importados antigos e raros ofereci me pra trabalhar no museu carro & cidade voluntariamente assim aos 14 anos de idade tinha uma ocupaçao para as tardes era um museu pequeno com acervo de veiculos terceirizado ou seja cada colecionador disponibilizava um automovel de sua coleçao pra exposiçao por um determinado tempo havia uma exposiçao das marcas e as concessionarias ou revendedoras cediam um modelo atual pra exibiçao dessa epoca nao disponho de fotos mas guardo com carinho as lembranças e amizades feitas la foi um periodo de grande crescimento onde buscava qualquer oportunidade de aprendizado pra estar cada vez mais envolvido no ramo dos antigos e assim fui convocado a buscar um emisul minor em bage junto com um grande colecionador descobri que a recente aquisiçao de outro colecionador um diplomata 1992 pertencia a serie especial collectors conheci o pessoal do veteran car club de rio grande rs que sempre me recebeu de portas abertas e permitiu que meu envolvimento no meio fosse in loco convidando para vistorias de placa preta e organizaçao de encontros e tambem foi na epoca do museu que ajudei a organizar o primeiro encontro de opalas a paixao por opalas essa paixao e plenamente justificavel herança do meu pai o primeiro carro dele foi um opala 1977 trocado por outro 1981 em 1994 ele comprou um diplomata preto granito quatro portas com motor de seis cilindros a alcool com a chegada da internet eu passava horas procurando fotos e informaçoes salvando as num pequeno hd de 7gb os classificados de domingo eram lidos na sessao dos chevrolet numa tentativa de trocar o carro da familia na epoca um gol cl 1992 azul indigo e assim batemos na trave duas vezes com um diplomata se 91/92 vermelho ciprius automatico e com um comodoro sl/e 1988 cinza nimbus com 48 mil km originais talvez nao fosse pra ser depois disso ja na epoca do museu tinha algum conhecimento mais apurado e uma paixao irracional assim tomei como minha a missao de promover o encontro fiz alguns xerox do cartaz e sai distribuindo pela cidade o encontro que começou com seis carros no almoço registrava mais de 30 no final da tarde mas meu primeiro opala veio so em 2008 mudamos de endereço e com a necessidade de um carro menor em valor a blazer dlx 1996 cinza monet deu espaço a um kadett lite 1994 verde greig e recebi a carta branca do meu pai pra encontrar um opala que recebesse o kadett em troca depois de um mes de procura numa compra totalmente emocional chega a nossa garagem um diplomata se 1988 bege arpoador com interior marrom bison e motor 250 s de fabrica conta giros de 7 000 rpm 126 cv declarados no documento tuchos mecanicos etc apesar da configuraçao bastante rara esse carro estava numa conservaçao bem precaria face a facilidade de ofertas a preços modicos que existiam naquela epoca ainda assim foi uma boa compra entregamos o kadett e recebemos um valor de volta a pintura estava danificada o estofamento tinha detalhes varias peças de acabamento faltavam a suspensao estava rebaixada mas nada importava o primeiro opala estava na garagem e fora salvo da manolagem assim sendo ele o unico carro de uso da familia iniciamos a restauraçao pela suspensao quando foi a vez do carro ir pra pintura eu ja tinha cnh e nenhuma pressa em ve lo do jeito que sempre sonhei mesmo assim a tarefa nao foi das mais gratificantes o serviço foi muito bem feito pelo valor que nos dispusemos a pagar mas o fato e que o carro nunca mais voltou a ser o mesmo ir fazendo uma coisa de cada vez apos uma intervençao profunda nao foi algo muito inteligente embora fosse o que as condiçoes permitiam volta e meia surgia algum defeito o que tornou esse diplomata um lindo dissabor me alegrava mais em ve lo estacionado do que rodar com ele tamanhos os aborrecimentos mesmo assim optei por guarda lo com ele em 2008 organizei dois encontros referentes aos 40 anos do opala o primeiro com 45 carros quando a expectativa era 20 a expectativa do segundo era de 50 carros e reunimos 80 no patio da concessionaria chevrolet em seguida tive a brilhante ideia de comprar uma caravan comodoro sl/e prata lunar com interior azul pilot motor 4 1/s a gasolina pra acompanha lo na garagem mas em 2013 os vendi primeiro foi o opala quando recebi um omega gls 2 2 em troca depois a caravan o negocio me favoreceu na epoca estava investindo na carreira profissional vida profissional obviamente tambem nesse aspecto os carros conduziram minha vida meu primeiro emprego formal foi na concessionaria vw onde trabalhei por dois anos e meio desempenhando as mais diversas funçoes uma grande escola onde lidei com gente da melhor qualidade ao sair de la trabalhei em uma conceituada revendedora multimarcas de veiculos premium minha intençao ao trabalhar la era absorver o maior aprendizado possivel pra em um futuro proximo montar minha propria revendedora junto com um socio e assim o fiz em março de 2014 alugamos um ponto comercial e tocamos a venda de diversos carros foi um periodo onde tive muitos carros interessantes bmw e36 323i omega cd v6 australiano f1000 xl lighting 4 9i ford f 75 1976 escort xr3 1989 e varios outros que sequer me lembro mas sempre me alegrava em ter um carro diferente na loja embora mais tarde eu descobrisse que misturar carros de giro com carros colecionaveis nao era uma ideia inteligente [gallery columns= 4 link= file ids= 116843 116852 116837 116845 ] a situaçao economica do pais aliada a alguns desentendimentos com o ex socio culminaram na minha saida da sociedade foi entao que um grande amigo me incentivou a ir atras do sonho de trabalhar com automoveis colecionaveis montamos brevemente um modus operandi e com pouca procura e indicaçao de outro grande amigo encontramos o carro que deu inicio a isso tudo mas acho que isso pode aguardar pelo proximo capitulo ne ate breve por fernando pavani project cars #376
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.