ola a todos antes de dar prosseguimento ao meu project car tenho uma triste noticia no mesmo dia em que a segunda parte da historia do gol foi publicada 16/09 o preparador responsavel pelos ajustes e fechamento do meu motor infelizmente veio a falecer em um acidente com seu gol bi turbo sim voce leu certo era um kit prototipo da borg empresa onde ele trabalhou alguns anos e mantinha um excelente relacionamento com aproximados 650cv que nasceu na mesma epoca da preparaçao do gol 2006/2007 bam bam voce cumpriu sua missao nesse plano material e hoje esta livre para buscar sua evoluçao esteja em paz quebrando a cabeça estamos em 2010 e como dito anteriormente chegara a hora do meu carro sofrer uma mudança consideravel uma manha de sabado puxei uma cadeira abri o capo e comecei a visualizar como seriam as mudanças ha algum tempo buscava informaçoes sobre como fazer o wiretuck tecnica de se esconder fios e perifericos do motor e em um forum encontrei o argentino jorge cabrera paralelo a isso o meu amigo pitoco estava começando a mexer em seu voyage turbo com a intençao de realizar modificaçoes no cofre tambem e assim começamos a nos falar e trocar figurinhas com fita crepe marquei tudo que deveria sair identifiquei cada um dos fios com a ajuda do vizinho da minha mae que e eletricista e com meu pai auxiliando comecei a desmontar logo apos a fiaçao comecei a mexer nos reservatorios e tive uma ideia de como ficaria tudo depois de pronto percebi que seria necessaria a retirada do painel de instrumentos para que grande parte do chicote eletrico fosse escondido e algumas horas depois dei dois passos para tras respirei fundo e disse f**** agora vai ficar dificil para remontar tudo plano a a ideia inicial era pintar o compartimento do motor remontar toda a fiaçao e rodar novamente porem o meu toc me fez reparar alguns detalhes na pintura coisas que hora ou outra viriam incomodar foi entao que decidi radicalizar vamos fazer de cabo a rabo busquei alguns funileiros e expus a minha ideia pesquisei sobre metodos de preparaçao da lataria medidas de alinhamento do monobloco marcas de primer fundo pu shade tinta verniz e demais produtos enfim encontrei dois irmaos que ja haviam feito serviços anteriormente em meus carros e que se propuseram a encarar o desafio desde que nao houvesse pressa para a conclusao plano a foi pro saco vamos pro planob o monobloco junto com as suspensoes foi levado a oficina e enquanto era trabalhado comecei a definir como seria o acabamento das peças me recordei de um acabamento chamado bi cromatizado alem da opçao pela dupla preto fosco e preto brilhante e o classico cromo o trabalho na carroceria começou pelo cofre marquei os furos a serem tapados os suportes a serem removidos e acompanhei todo o processo de perto nao tive coragem para assistir a lixadeira funcionando tenho um apego imenso pelo carro e confesso que fiquei angustiado no final da semana o funileiro me ligou e disse da uma passada aqui pra ver como esta mas nao se assuste com o que vai ver parece facil mas so de funilaria foi 1 ano lembrem se que eles so aceitaram o serviço se nao houvesse pressa pesquisei perguntei atormentei e fiz peça a peça a personalizaçao o primeiro passo foi o motor as polias de comando intermediaria de virabrequim foram trocadas e cromadas o alternador sofreu a desmontagem completa para revisao tendo sua carcaça cromada e a polia recebendo o banho bi cromatizado juntamente com seu suporte e parafusos o coletor de escape recebeu uma limpeza e revestimento com manta isolante termica alem da troca da sonda lambda por uma da marca bosch semieixos foram pintados e tiveram seus reparos trocados buchas de quadro foram trocadas por itens semelhantes aos originais optei por nao utilizar peças em nylon para evitar vibraçoes e ruidos desnecessarios o mesmo caso se aplica as buchas de bandeja e suportes do motor com exceçao do coxim direito para evitar que as cornetas da weber batessem no capo prevendo as mudanças no sistema de refrigeraçao decorrentes da eliminaçao do reservatorio de expansao optei pela troca da bomba d’agua e valvula termostatica alem das mangueiras o radiador original foi para a troca da tampa superior pela tampa dos modelos anteriores a 1987 a caixa de direçao foi enviada para revisao troca de buchas amortecedor e posterior pintura e banho ambos os braços oferecem possibilidade de regulagem e foram montados invertidos terminal entrando por baixo o proximo passo foi a definiçao do set up de suspensao a ser adotado entre infinitas opçoes no mercado nacional e externo busquei confiabilidade e principalmente custo foi entao que entrei em contato com a fenix para maiores informaçoes entre as opçoes disponiveis na epoca me ofereceram um chamado kit 3 com amortecedores de dupla açao e regulagem de dureza passei todas as especificaçoes de motor e altura que pretendiam andar alem do tamanha das rodas e pneus em 20 dias o kit chegou acompanhado das especificaçoes de montagem a essa altura a funilaria estava quase pronta seguindo para a fase de acabamento e preparaçao para a pintura foi entao que busquei upgrade para os freios as pinças dianteiras foram trocadas por modelos do santana tendo seus reparos mandados para a troca flexiveis canos e cilindro mestre novos tambores traseiros e cilindros de roda da saveiro e mais uma etapa realizada toc sempre ele entre a entrada da carroceira na funilaria e todo o processo pronto foi mais de 1 ano e meio eu tinha todas a peças prontas para serem instaladas so faltava a carroceria foi entao que comecei a pesquisar qual seria a cor sempre adorei a cor do gol verde angra mas confesso que pesquisei outras opçoes mas finalmente a cor original acabou prevalecendo no ano de 1993 haviam duas variaçoes do verde angra uma puxada para o azul e outra para o amarelo minha carroceria veio de fabrica com o fundo azul e foi essa a minha opçao quando fiz o pedido ao revendedor solicitei que fizesse a formulaçao ligeiramente mais carregada com flocos metalicos e o resultado nao poderia ter ficado melhor o grande desafio foi a escolha do conjunto rodas/pneus onde a ideia original era um jogo de bbs rs 3 pieces originais porem a enxurrada de replicas acompanhada dos termos raro e exclusivo usado para qualquer replica vinda da china me fez procurar algo fora da caixa em conversa com alguns conhecidos surgiu a ideia de utilizar rodas de mercedes um desafio pois utilizam furaçao 5x112 e o gol 4x100 encontrei um jogo de rodas ronal utilizadas nas classe a elegance que o vendedor tinha trazido na caixa da europa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 118465 118470 ] com o preço acordado parti para sao paulo para busca las juntamente com um jogo de pneus 165/50/15 para que ficassem com o perfil ideal para as minhas caixas de roda para adaptar as rodas aos cubos corrigindo a diferença de offset de 17mm providenciei junto a sg adaptadores de diadema um conjunto de adaptadores de 20mm de espessura com parafusos conicos especificos para as rodas de mercedes as danadas tem ate o perfil conico diferente para assentamento dos parafusos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 118467 118466 ] conjunto pronto para ser instalado foi para debaixo da cama aguardando o momento de ir para o carro pedras no caminho parte 2 tudo estava caminhando bem no projeto quando no dia dos pais de 2011 estava no mercado e minha mae me liga pedindo para voltar logo pois meu pai havia caido na cozinha acabara de ter um avc o terceiro em sua vida corremos para o hospital e providenciamos os devidos cuidados as prioridades mudaram e o projeto sofreu sua primeira pausa foram quatro meses ate a retomada quando consegui dar prosseguimento e em dezembro do mesmo ano ele finalmente foi pintado carroceria pintada mecanica no lugar e a essa altura eu havia feito uma limpa na garagem vendi vectra fazer srad velotrol carrinho de rolima e na conta bancaria para comprar minha casa e foi pra la que o gol seguiu durante as minha ferias do trabalho chegou a hora de fazer toda a fiaçao voltar para o cofre porem escondida o vizinho da minha mae me conseguiu um chicote dianteiro original e completo de um gol1992 levei para casa e comecei a estudar por onde passariam os fios depois de alguns dias visualizando comecei a picotar meu amigo pitoco me enviou o esquema eletrico completo liguei o multimetro e comecei as mediçoes tirei os fios dos chicotes estiquei os por onde passariam comprei espaguete termo retratil e vim passando a fiaçao começando pelas extremidades e vindo em sentido a caixa de fusiveis como mudou o percurso a maioria dos fios precisou ser aumentada foi ai que entrou em cena o antigo chicote tomando cuidado para manter as cores originais da vw nos respectivos fios os reles do farol alto baixo e milha ficaram embaixo da capa do para lama esquerdo alem do rele da buzina o chicote do motor passou por baixo do painel o modulo da igniçao eletronica ficou do lado de dentro atras do porta luvas juntamente com a fiaçao dos sensores alternador e demais fui a um colega serralheiro e pedi para cortar uma placa de metal nela fixei o filtro de combustivel bomba eletrica e a dosadora e fixei logo a frente do eixo traseiro com a mecanica no lugar retirei as velas espirrei oleo em spray nos cilindros liguei a bateria e girei o motor ate subir a pressao do oleo coloquei novamente a velas enchi a cuba com gasolina e tentei a primeira partida com o motor funcionando de primeira obviamente sem acerto algum mas funcionou a proxima etapa seria o sistema de arrefecimento comprei uma ventoinha slim e a instalei na frente do radiador conectei as mangueiras desta vez com alcool no tanque e funcionei novamente buscando um primeiro acerta de alimentaçao e ponto de igniçao ate atingir a temperatura de funcionamento em que a ventoinha acionou enfim estava vivo motor funcionando carro com as quatro rodas no chao freios operando o proximo passo foi a montagem do painel e encaminhar a montagem de vidros tapeçaria partes moveis da carroceria e demais acabamentos na proxima parte da historia falarei sobre como e complicado o progresso quando se tem pessoas pouco comprometidas trabalhando em seu carro por fernando gorks project cars #383
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