e estamos de volta com a garagem alfa romeo mas antes de entrar em outro carro vamos dar mais uma olhadinha nos que nos ja vimos o 156 depois da fase inicial de refazer o motor e zerar pequenas pendencias ficou muito legal atingindo realmente o ponto inicial proposto comprar o carro porque ele era legal o preço era condizente com a situaçao foi providenciado o conserto situaçao final do carro foi de concluido o que tinha de ser feito foi e tudo ficou bacana na verdade a parte de trocar o motor e revisar pequenos detalhes de um carro que pertencia a um entusiasta serio e comprometido com o carro foi tranquila nao foi de graça mas nada que justificasse nao fazer o serviço ou entao apelar para pegar atalhos digamos nao tecnicamente corretos um ponto que chamou a atençao foi que mesmo com 180 mil km rodados o carro ainda estava bem solido sem muitos sinais aparentes de desgaste e o interior em especial estava em otimo estado nada se desmontando nada caindo aos pedaços e partes de forraçao do teto couro dos bancos e portas em excelente estado empolgante para um carro com 15 anos de uso e uma quilometragem ja consideravel neste tempo que fiquei usando ele acumulei 4quase mais cinco mil quilometros sem sustos ou pegadinhas mas infelizmente tivemos uma calça arriada no processo um belo dia vim trabalhar com ele ao chegar notei um barulho estranho no motor custei um pouco para entender mas era o esticador da correia dos balanceadores que estava com a mola de pre tensionamento da correia frouxa ai ao acelerar as vezes o tensor cedia e a batida no fim de curso dele era facil de se ouvir ai abri tudo ajustei ele e ficou bom sai mais um dia e apos rodar uns 150 quilometros voltou o barulho tranquilo tirei a correia e deu simples assim so que ao remontar o suporte do parafuso que mantem a carenagem da correia de distribuiçao a que mantem os comandos e vira em sincronismo que fica na carcaça da bomba de oleo simplesmente quebrou assim de graça nenhum aviso so que claro nao quebrou de cara na hora eu montei rodei mais um dia com ele e guardei o carro no dia seguinte liguei ele pegou e enquanto eu ia fechar o portao da garagem sem mais nem menos morreu ao abrir o capo notei a correia de distribuiçao quebrada empurrei pra dentro e chamei o guincho o pedaço da carcaça da bomba de oleo quebrou caiu em cima da engrenagem de distribuiçao da ponta do vira e entrou no caminho da correia que se quebrou de novo mais seis valvulas perdidas mais 160 pilas na retifica mais uma mao de obra na oficina ja que o tempo anda muito curto para eu mesmo desmontar e remontar tudo e estamos no jogo de novo saco mas faz parte esse carrinho do trevinho de quatro folhas nao e para pessoas de coraçao fraco nao o 145 apresentava tambem um interior muito bom como pode ser visto nas fotos abaixo lembrando que o carro tambem com 15 anos com cerca de 170 mil quilometros rodados e sem nenhum cuidado especial mas bastante solido [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124413 124411 ] estes interiores em otimo estado foram nao so uma boa surpresa como um fator que ajudaram muito a manter o custo total da recuperaçao dos dois alfas em niveis bem aceitaveis o 156 ficou em um estado que eu chamaria dentro do possivel de concluido e o 145 ficou com a pendencia do balanceador travado dentro do bloco apresentou uma pinça de freio travada que foi desmontada limpa e voltou a vida e nao trouxe mais nenhuma surpresa isso tudo junto com um carro comprado apenas com um defeito mecanico no motor situaçao que se repetiu do 156 ajudou a manter o custo total das 2 compras em patamar muito bom o bravo que por acaso eu cheguei a colocar fotos no post 2 nao foi muito diferente ainda que bem mais rodado com 275 mil km rodados estava ainda em bom estado sem muito o que fazer ainda que apenas a espuma do banco dianteiro do motorista estivesse em mau estado e acabou sendo trocada nas fotos o serviço ja foi executado de uma forma geral acabei acreditando que os carros tinham um bom padrao de qualidade e cuidado tanto na escolha dos materiais quanto na sua manufatura de forma a serem bem resistentes [gallery link= file ids= 124406 124407 124405 ] no caso do bravo temos o custo de fazer uma funilaria na frente para recuperar o alinhamento das peças aparentemente o carro teve uma batida frontal nao forte o suficiente para danificar ou desalinhar monobloco mas no ponto de deixar os 2 paralamas dianteiros e o parachoques dianteiro com um alinhamento bem ruim e que necessita de reparos neste ponto vendo que isso seria inevitavel fui a um ferro velho e dei a sorte de achar com preço muito convidativo 2 paralamas e um capo que estavam num brava hgt vermelho as peças em otimo estado e de quebra o capo era do marea turbo com as grades de refrigeraçao instaladas e em bom estado por 600 reais nao tive muito como nao comprar as 3 peças e sair feliz e satisfeito a pintura dele nao esta em seu melhor estado e a cor grigio sassi um cinza de nome mas um prata azulado claro visualmente falando penso seriamente em trocar por outro tom de azul mesmo ainda mais que o carro esta como azul no documento a opçao mais obvia e o azul alegro da fiat nacional mesmo ano 1996 nao destoa muito da cor original mas e azul de verdade no caso esta parte de funilaria e pintura deveria ainda espera um pouco por terem outros projetos na frente na mesma oficina onde o serviço vai ser feito como o carro funciona de forma adequada e sem muito mais o que ser feito tenho usado ele de forma normal enquanto nao paro ele para estes ajustes finais tivemos uma ocorrencia de uma junta de cabeçote queimada foi trocada bem como a correia dentada de novo que era relativamente nova e assim tenho um minimo de tranquilidade mecanica com ele dai que tudo bem so que nao o pintor que e dono da oficina que tem refeito meus carros disse que se eu quisesse ele poderia parar tudo e fazer o bravo na verdade ele tinha acabado de me entregar de volta o 145 1 8 98 que tinha comprado agora a pouco junto com outro 155 super preto e ai ferrou tudo corre desmonta tudo leva as peças de lataria para a oficina e vamos nessa em 15 dias bravissimo de volta lindo em seu novo azul alegro com a frente alinhada magnifico exuberante maravilhoso a satisfaçao que se tem ao pegar de volta ajustado zerado bacana aquele carro que a gente curte tanto exotico unico e diferente e impagavel o capricho do baiano na realizaçao do serviço foi notavel a troca de cor fez toda a magica de tornar o carro estimulante visualmente acontecer ao inves do grigio sassi discreto clarinho morto com carinha de um prata azulado bem discreto veio o azul alegro dos palios 96 que e azul sem ser berrante ou exagerado e azul nao resta duvida desde o dia da compra eu sonhei com esta mudança e ao ver ela concluida fiquei muito mas muito feliz mesmo tive que fazer uma ginastica para ir buscar de noite catei um amigo em casa o mesmo que fez a super gentileza de me vender o maravilhoso 156 azul e trouxemos ele de volta ao remanso do lar felicidade custa barato ja com o motor arrumado da junta queimada funilaria feita frente alinhada e perfeita ate o limitador de abertura da porta do carona que tinha quebrado foi arrumado este bravo chegou realmente no ponto onde eu queria este definitivamente tenho como conluido e sem pendencias o alfa 155 elegance de sao paulo um negocio que me parece bacana e quando voce tem um carro que te agrada outros contemporaneos do mesmo fabricante e mesma familia normalmente devem te agradar tambem assim com as tres encrenquinhas citadas bem encaminhadas e sabendo que eu nao tinha nenhum 155 por aqui e vendo o 155 do meu amigo cleiton o camarada super legal que me vendeu o motor pro 156 decidi que era um bom movimento catar um assim claro queria um super vermelho so que nao tinha pacientemente esperei meses para ver se aparecia um em estado razoavel e preço correto mas nada vinha cheguei a ver um super preto muito bom mas o preço era caro para um carro com o motor quase morto e ja bem anemico nesta foto o culpado pela aquisiçao de mais um alfa ai num belo dia vi um 155 elegance em aparente bom estado na internet era na cor grigio titanio um cinza mais escuro agradavel aos olhos mas eu tenho uma certa resistencia a carros sem cor como branco cinza prata e preto mas fazer o que era aparentemente integro tinha ar teto solar bancos de couro as rodas speedline aro 14 e o que mais eu desejasse ter nele na foto abaixo o elegance logo depois da chegada em brasilia uma cadelinha simpatica que eu tenho aqui fez o favor de roer o cromado na parte superior do cuore grrrrr entao tratei com o proprietario por telefone ele se dispos a me mandar algumas fotos que nem foram muito necessarias na medida que no anuncio ja tinham varias e boas e fechamos negocio eu tinha pedido a um amigo de sao paulo o luciano entusiasta empolgado que desse uma olhada basica nele sem muito compromisso e ele me reportou um carro ainda solido rico em detalhes com algum trabalho a fazer mas nao morto destruido como o carro para ajudar estava sem debitos ou pendencias na chegada ja transferi ele so que ficou bem obvio o quanto uma manutençao correta feita por pessoas realmente habilitadas faz toda a diferença ou seja nao e qualquer mecanico de oficina meia boca que mexe nao so em alfa ou marea mas em carros com um minimo a mais de sofisticaçao no caminho da transportadora para casa um vazamento de agua nas infinitas mangueiras que o carro tem fizeram ele ferver forte nao queimou junta mas deu um bom susto levei ele para a oficina desmontamos revisamos e comecei a usar de cara notei que a pressao do oleo caia muito em curvas e descobri de pois de alguma pesquisa que vareta de nivel de oleo estava errada neste carro providenciei outra pus a quantidade correta e o problema acabou mas o fato de rodar assim por algum tempo antes mesmo de vir para meu convivio produziu desgaste acentuado nas bronzinas e o motor era algo barulhento entao me animei e o carro foi suspenso em um elevador e o carter retirado cena de filme de horror em cada biela tinham bronzinas muito gastas e algumas de medida diferente abri as 4 suspendi os pistoes no pms e medi pacientemente os colos do virabrequim que inacreditavelmente estavam bons de medida ainda standard catei tiras de lixa de polimento fiz o melhor que podia ser feito dadas as circunstancias coloquei bronzinas novas medida std sem deixar de medir e trocar as dos mancais fixos e arruelas de encosto lateral do eixo e pelo menos sabia que de eixo eu nao ia morrer claro depois de ligar verifiquei com muita alegria que a pressao do oleo que antes mesmo fria mal chegava a marca de 2kgf/cm² estava agora na marca dos 4 kgf/cm² apenas o dobro e a na medida correta e normal para o carro essa bagunça nao me custou nem 600 reais incluindo oleo filtro tubo de cola de silicone para o carter mao de obra na oficina e peças simples rapido tranquilo de fazer e que e bastante eficaz fiz mais alguns detalhes de suspensao coloquei um jogo de cinco pneus que tinham saido como sobra do pc 263 aquele chevette v6 que ainda nao esta pronto mas tinha ganho de presente rodas aro 13 period perfect junto com uma roda speedline original aro 14 extra que tinha conseguido em sampa junto a um amigo fornecedor de peças de alfa e ele estava entao muito mais legal que quando da chegada aqui parei ele na oficina de pintura aquela do meu amigo baiano e ele ganhou um bom banho de tinta com direito a retirada de todos os detalhes e catadas que apresentava adquiridos ao longo do tempo e ele estava lindao por fora e funcionando aceitavelmente ainda que o motor mesmo depois de tanta atençao definitivamente esteja algo fraco e cansado o carro tinha cerca de 147 mil km rodados como eu ja tinha verificado que os balanceadores estavam sem funcionar com a correia de acionamento quebrada mas ambos nao travados decidi que retirar o motor e fazer uma retifica completa nele era algo a ser feito em breve as fotos abaixo mostram como ele me foi entregue depois do trato na pintura [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124396 124398 ] vale comentar que como os espelhos originais estavam bagunçados e para poder usar o carro catei 2 espelhos laterais de fiat tipo manuais que tem o mesmo encaixe na carroceria pintei na mesma cor do carro e instalei ate que conseguisse dois outros em bom estado possiveis de substituir os originais mas ainda que funcionasse aceitavelmente e estivesse bem apresentavel o interior nao estava ajudando muito o forro do teto era sujo e estava descolando o banco do motorista tinha um remendo colado sobre o couro do banco para tapar um rasgado as forraçoes das portas foram super mal feitas e nao era agradavel de olhar e usar como os outros dois alfas ai chamei um capoteiro vizinho meu em sobradinho o francisco que ja tinha me ajudado com a recuperaçao de outros antigos meus e de outros amigos e refizemos tudo foi uma manha de domingo inteira so para desmontar o forro do teto e o deslizante do teto solar retirar os bancos e as forraçoes de porta uma semana depois voltei reinstalamos o mecanismo deslizante do forro interno do teto solar recolocamos os forros de porta e levei ele de volta para casa novamente sentado no estepe mais uma semana e pude ver o serviço completo tive a sorte de conseguir uma peça de couro exatamente na mesma cor que estava no carro de modo que escapei da conta de refazer todo o interior agora sim carro bonito por fora por dentro e funcionando direito o teto solar eletrico original que estava meio digamos recalcitrante voltou a funcionar corretamente e e muito legal sair com ele vidros fechados teto meio aberto e curtir muito a sensaçao super agradavel de usar bem um carrinho simpatico que temos e curtimos o fato de ter me envolvido um monte de ter ficado com o francisco desmontando o carro todo mais o tempo que ficou parado zerando os detalhes e mais a remontagem me deixaram mais intimo ainda dele entendendo com todos os detalhes de como e feito o interior e isso ajuda mais ainda a fazer manutençao nos demais uma experiencia interessante e educativa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124400 124401 ] surpreendentemente levei o carro e uma oficina de ar condicionado e o original estava funcionando perfeitamente consegui um espelho retrovisor original esquerdo que estava quebrado de dois direitos consegui fazer um e pude reinstalar os espelhos corretos dele que ainda de quebra estao basculhando normalmente como todos os espelhos de alfa 155 fazem quando em bom estado no outro post do 145 eu comentei sobre alguns extras que tinha conseguido numa busca num ferro velho local nesta busca e no alfa que subiu no telhado encontrei mais detalhes e coisinhas uteis para recondicionar mais alguns detalhes deste 155 sem ter que ficar completamente zerado de grana outra coisa bem ruim nele era o sistema de escapamentos o tubo que vai no coletor estava amassado bem como o resto do escape e o catalisador entupido um dos abafadores traseiros estava destruido e podre e ter outro sistema completo de reserva ajudou a recondicionar tudo gastando menos que seria de se esperar bem menos e foi um detalhe que fez uma consideravel diferença nele porque o escape quebrado corrompia o ronco do motor mais barulho de gases vazando um horror completo ainda tem uma pendencia nas saias laterais as que vieram nele estavam erradas eram paralelas nao orginais e de tempra ainda por cima esta sem momentaneamente tenho uma perfeita que veio no alfa que subiu no telhado e ainda tenho que conseguir outra para fazer o par assim que conseguir mando pintar e instalo nele neste ponto com as maiores pendencias dele de aparencia e acabamentos resolvidos ficando claro que tem o detalhe das saias laterais e o motor por fazer vou mantendo ele o melhor possivel para muito em breve retirar o motor fora e refazer ele todo como ja fiz no 145 e no 156 continuo usando normalmente o motor nao tem risco de quebra ainda que nao seja forte como de se esperar mas nao esta concluido o resumo financeiro compra por 8 mil mais 600 de frete mais 1300 de capoteiro mais 600 da troca das bronzinas mais 200 da roda extra mais 50 dos dois espelhos temporarios mais 3 mil de repintura com material ficamos em 13750 e este ai ficou meio carinho ainda mais se pensar que temos outros detalhes nao exatamente baratos a resolver e que no processo normal de fazer uma coisa sempre aparece outra ta foi ruim me arrependi de forma alguma um bom aprendizado mas deixando bem claro que com o valor dispendido poderia ter comprado algo inicialmente melhor e com menos gasto o que nao tem como medir ou por valor e a alegria de ver um carro ainda muito bom no geral mas que necessita muito de carinho e atençao com uma boa dose de trabalho e boa vontade voltar a vida com força mas incrivelmente parece que estes alfinhas tem personalidade propria e se comportam de forma tao distinta uns dos outros que deixam a gente sem ter muita certeza do que fazer este 155 elegance com as rodas aro 14 tem nada a ver nem com o 145 tao proximo dele mecanicamente e menos ainda com o 156 a verdade e que depois de atingir este estado que ele se encontra rodei ate relativamente pouco com ele mas o carro e muito legal de usar e de guiar ainda que mais lerdo que os outros 2 e super confortavel o ar funciona divinamente os bancos maravilhosos os vidros azuis ta os outros tambem tem mas este detalhe tao legal nao e exatamente mundano comum no nosso meio automotivo tudo no fim faz ter valido muito a pena ter catado este carro em especial e ter dentro do possivel sem muitos malabarismos ou gastos exagerados resgatado ele de volta a um estado em que e possivel desfrutar dele quase que em sua plenitude as saias estao na ordem do dia o motor ficaria mais ali para a frente mas como nada acontece como a gente planeja e tinham os dois alfas extras mais o tempra turbo quase que no mesmo pacote eu aproveitei fiz o motor do 145 1 8 e assim que ele sair da oficina vai o 155 grigio nao temos tanta pressa temos outras coisas mais urgentes a fazer e vamos continuar brincando de carrinho com esses carrinhos que esta bom demais e aquilo nunca crescemos de verdade nao e mesmo mas ai volta a questao do 155 super vermelho cade ele a busca continuou ate que em um domingo desses eu achei um anuncio de um super vermelho com pequeno problema mecanico na asa norte aqui em brasilia mesmo do meu lado e ainda por cima com preço aparentemente convidativo pareceia em otimo estado de lata sem muito o que fazer e em muito bom estado la vamos nos de novo mas isso fica para o proximo texto por alexandre garcia project cars #400
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