prezados leitores vamos começar mais essa fanfarra dos project ogro primeiro e antes de tudo vamos explicar alguns detalhes antes do meu primeiro alfa eu como admirador e amante de carroes norte americanos nunca consegui me entusiasmar muito nem com fiats e muito menos ainda com outros carros europeus se nao tem v8 nao serve acontece que um amigao meu meu xara alexandre cruvinel um bom companheiro de aventuras automotivas sempre curtiu muito fiat foi o primeiro carro dele etc e tal um dia num ja bem distante 2004 eu precisava de verdade comprar um carro para uso exclusivo da minha esposa e ele tinha uma elba 96 1 5 i e e esta foi a opçao mais simples pratica e viavel que tinhamos este carro que a principio nao me estimulava nem um pouco com o passar do tempo se mostrou uma excelente opçao nao quebrava nao perturbava e por mais que fizesse uma manutençao minimalista nunca nos deixou na mao nos serviu bravamente por mais de 220 mil quilometros infelizmente foi furtada no dia 04/07/2016 no sbs aqui em brasilia fica sempre a esperança de que seja achada por ai [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 121375 121377 ] deste modo quando alguns anos depois um outro amigo tinha um marea 2 4 2001 que quebrou o motor e resolveu vender assim mesmo achei que poderia ser uma boa opçao e encarei no fim apesar de alguns percalços iniciais alem de se provar um excelente carro me conquistou pelo bom desempenho economia e ate pela manutençao ja que como eu tinha feito a retifica do motor e aprendido a resolver mais alguns pepinos que apareceram comecei a curtir bastante o carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121376 121403 ] aqui neste ponto nao tinha mais nenhuma resistencia e ja admirava bastante os carrinhos fiat na oficina onde eu fazia revisao nos carros um cliente gente fina tinha dois fiats coupes e um alfa 156 o 156 que sempre esteve presente nas minhas memorias automotivas como um dos carros mais belos jamais feitos era um daqueles carros que eu sempre achei que mesmo que fossem uma bomba completa inuteis ruins de usar eram ainda sim tao legais que mesmo para serem apenas uma cara samambaia de garagem estavam valendo e muito a pena acontece que esse amigo o matos tinha envelopado o carro de preto fosco porque a pintura dele estava algo gasta eu curtia muito o carro mas preto fosco era dose pra cavalo um belo dia nos encontramos na oficina e ele me perguntou ja viu o alfa repintado neste momento eu senti que problemas estavam a caminho fui ver estava impecavelmente pintado no blue cosmo cor original impecavel maravilhoso ele disse que ia vender o carro e eu perguntei quanto a pedida 18 mil era condizente com o valor de mercado mas eu estava duro sabia que alguem ia me pagar umas merrecas ja devidas tinha algum tempo mas nada ainda passaram se alguns dias e recebi a confirmaçao que a grana ia sair em uma semana avisei o matos e ele continuou usando o carro num fim de semana ele saiu a noite com o 156 e na volta ao remanso do lar uma biela quebrou e destruiu o bloco do motor pronto ele precisava da grana e o carro quebrado a grana saiu e fomos conversar no fim ele espontaneamente fez um belo desconto pela quebra e eu fiquei com o carro quebrado beleza nunca tinha dirigido nao sabia como era nem como andava e era dono de uma otima encrenca com uma conta no minimo bem salgada pela frente paguei 11 pilas nele neste meio tempo conheci um pessoal muito bacana aqui em brasilia todos entusiastas em ultimo grau por fiats e alfas e por acaso um dos novos amigos tinha um motor completo de 155 com nota fiscal de um veiculo baixado comprado em leilao perfeito tinha um motor para fazer teria como por ele e documentar no carro e a fanfarra ficou em mais 3 mil beleza otimo começo e so refazer por no lugar e sair acelerando como o carro ja estava repintado e impecavel de interior nao deveria ter muito mais rolos pelo menos a principio mas nada em carros antigos especiais entusiasticos e de pequenas series e tao rapido ou facil assim primeiro porque tudo de peças para eles e super dificil e complicado ninguem te diz muita coisa ninguem sabe de muita coisa e nem querem saber uma boa fonte de peças e o mercado livre tem muita peça nova ou usada de carros desmontados a venda os preços nem sempre muito legais mas pelo menos tem existe antes caro que inexistente começando a pesquisar descobri muita coisa legal primeiro que as bronzinas eram as mesmas dos marea 1 8 segundo ao verificar as peças do motor quebrado e catando sobras da retifica do marea 2 4 da esposa vi que os pistoes eram identicos e verifiquei que e imensamente mais simples facil e barato comprar pistoes de marea 2 4 que de alfa 2 0 fora que numa ideia besta mas que foi como uma premoniçao das coisas que estariam por vir eu ainda pensei ah se comprar 4 jogos de marea 2 4 tem pistao para fazer 5 motores de alfa 2 0 mal sabia o que estava por vir mas vamos voltar ao 156 descobri mais coisas legais que ainda que no manual e nos catalogos a junta de cabeçote do 156 seja diferente do marea 1 8 uma serve no outro em caso de falta ou inexistencia da correta alias esta e uma dica importante para alfas e mareas sempre que for mexer em cabeçote procure comprar a junta de cabeçote original fiat e mais cara e chato de pedir e esperar vir mas a diferença de qualidade e absurda vale cada centavo economizar tentando usar uma paralela mequetrefe e pedir para gastar mais tendo que desmontar o motor para trocar a junta ruim por outra mais legal as valvulas tuchos molas pratos e demais peças do cabeçote inclusive o famigerado variador de fase trocavam tambem ainda que valha comentar que os alfas bem como os 5 cilindros tenham variaçao de 30° e os 1 8 apenas de 18° vale observar isso ou no caso de uma troca mal feita voce termina com o comando avançando menos que deveria aprender no marea e praticar no alfa embreagem e a mesma dos mareas mas lembrando que o 156 tem o atuador do colar interno no cambio e o cilindro escravo da embreagem dos mareas normais nao serve se for procurar em loja de peças existe inclusive um kit pronto que vem para as alfas 155 e 145 e se compra o atuador separado uma coisa que vale comentar especialmente sobre o 156 e que ainda que em teoria seja tambem um carro montado na plataforma tipo 3 do marea da tempra sw etc ele e completamente diferente de suspensao traseira que ao inves do braço arrastado do marea tem um sistema independente com colunas mcpherson e multibraços que deixam o comportamento dinamico bem diverso do que seria de se esperar e na frente ao inves do mac person normal temos triangulos sobrepostos nao se nota a traçao dianteira o comportamento dinamico e o ponto alto do carro muito infinitamente legal de andar especialmente em estrada e fazendo curvas de alta com um apetite incomum para um suposto carro normal o cambio repete o da linha marea normal mas com relaçao de diferencial mais curta que a dos 2 4 bem mais curta e claro o acionamento da embreagem muda se voce trocar o cambio completo sem crise mas a carcaça do cambio muda nesta parte atuador de embreagem servo exclusivo dos 156 no meu depois do inicio do uso acabei trocando a quinta original 37/35 por outra 39/34 que retirei de um tempra no caso o cambio e basicamente o mesmo mas no tempra a parte da capa seca e suporte do calço mudam o motor do alfa tem o mesmo bolt pattern do marea do tempra e diferente no fim acabei ficando com uma relaçao de quase 38km/h para cada 1000 rpms mais longa que a original que era de cerca de 34/1000 rpm o carro e algo mais pesado os pneus sao mais altos e largos e isso evidentemente cobra seu preço na hora de acelerar para quem nao viu ou nao lembra seguem fotos da sequencia de desmontagem e troca das engrenagens de quinta dos carros fiat com cinco marchas e trambulador por cima estas por acaso sao do meu bravo mas o processo e identico nos alfa e marea bem como nos palio uno tipo e todos os outros basta tirar a roda dianteira esquerda e os anteparos/para barro dos paralamas mais nada serviço para ser feito em uma hora sem muito rolo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121390 121395 121394 121393 121392 121391 ] como os outros alfas o aro do estepe e de aço e isso serviu como uma otima desculpa para eu ir buscar e acabar comprando mais duas rodas originais dele no mercado livre para ter de reserva vai que quebra uma mas voltando a mecanica uma vez que comprei o novo motor desmontei ele catei peças novas para a retifica e fui usinando ele e preparando para reinstalar quase dois meses ja tinham se passado e tudo ia bem do motor quebrado dele sobraram tres bielas um virabrequim que e de aço forjado e um cabeçote completo no fim acabei descobrindo que um dos cabeçotes tinha um comando de valvulas ruim e que infelizmente isso parece ser meio que normal nos alfas como veio outro volante no motor novo aliviei um em quase dois quilos no torno e rebalanceei ele e aproveitei tambem o cabeçote fora e dei uma boa polida e quebra de cantos vivos e rebarbas de fundiçao nos dutos fora isso nenhuma outra alteraçao foi feita no processo abaixo diversas fotos do processo de montagem do motor e de detalhes [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121379 121384 121383 121382 121381 121380 ] antes e depois no volante motor um ponto muito importante de ser visto e lembrado na medida que e exclusivo dos alfa 2 0 sao os eixos contrarotativos para balanceamento do motor vale frisar bem aqui estes eixos nao eliminam as vibraçoes normais dos quatro em linha eles criam uma vibraçao antagonista que anula a original do motor ou seja a vibraçao original esta la eles so criam uma que anulam ela e voce nao sente absolutamente nada logo e um item de conforto mas nao essencial ou de importancia para desempenho no livro do guy crfot sobre motores fiat com dois comandos no cabeçote isso e abordado e ele claramente avisa que em aplicaçoes de performance eles devem ser suprimidos ou simplesmente desativados nao instalando a correia de acionamento dos mesmos acontece que eles tem um mancal central que e uma bucha instalada no bloco e dois rolamentos laterais se a bucha e o eixo estiverem bons e sem muita folga remonte eles com rolamentos novos que sao simples e baratissimos sem causar nenhum prejuizo ao motor em si abaixo o rolamento 6204 e o eixo balanceador [gallery size= medium columns= 2 link= file ids= 121398 121397 ] nestas fotos o eixo instalado no motor a trava que mantem o rolamento preso ao eixo pela parte traseira a bucha de nylon que eu fiz como ferramenta de instalaçao e a ponta frontal do eixo que fica voltada para a parte da frente do motor onde fica a correia de distribuiçao [gallery link= file columns= 4 ids= 121400 121399 121402 121401 ] aqui fica outra dica nao espere seu motor quebrar por conta dos eixos rodarem com folga nos rolamentos velhos e desgastados destruindo as buchas e causando perda de pressao se seu carro tiver mais de digamos 120 mil quilometros rodados tire o motor na medida em que e impossivel trocar os rolamentos com ele no lugar troque os rolamentos e remonte tudo com calma e paciencia esta e uma operaçao que nao precisa ser feita em retifica e qualquer oficina ou entusiasta com garagem bem equipada faz tranquilamente primeiro retiramos o motor e o vedador do eixo na parte traseira do bloco depois retiramos a trava do eixo que o mantem preso ao rolamento batemos o eixo para a frente o rolamento fica preso ainda no alojamento e deve ser retirado para a instalaçao de um novo o dianteiro sai preso no eixo e deve ser substituido com o eixo fora do bloco depois remonta na ordem inversa caso nao consiga vedadores/tampoes traseiros do bloco novos use cola silicone elimina juntas e remonte tudo com os tampoes velhos motor pronto levei para a oficina comprei ferramentas para fasagem dos comandos que no caso e unica deles ainda que a dos marea 1 8 seja proxima o suficiente para permitir o uso e montamos o carro no processo de montagem do motor descobri que a engrenagem da correia dentada no virabrequim estava estragada e que o motor antigo tinha uma boa parecia boa mas nao estava assim no dia que peguei o carro e comecei a usar resolvi ir a luziania ja que era placa de go para fazer a documentaçao de transferencia e de troca do numero do motor a viagem inaugural foi infinitamente bacana eu ainda nao tinha usado o carro e a descoberta dos modos mecanicos do meu novo briquedo foi no minimo entusiasmante mas claro lembrou da engrenagem que eu disse que nao estava boa e ela permitiu que a correia dentada escorregasse para dentro do motor e se destruisse na volta quase chegando em casa a correia quebrou e 15 das 16 valvulas amassaram ok de volta a oficina cabeçote fora cabeçote na retifica valvulas novoas engrenagem nova comprada na fiat e vamos nessa começamos de novo alguns dias depois estava ok novamente neste meio tempo fiz a troca dos cabos de vela os alfa 16v vem com um adesivo t spark na traseira tratando de uma referencia ao fato de usarem duas velas por cilindro so que nao e uma verdadeira dupla alumagem a verdadeira dupla alumagem e uma referencia a uma vela diamentralmente oposta a outra uma em cada lado do cabeçote de modo a fazer duas frentes de chama simultaneas o que diminiu a chance de detonaçao e permite a mesma potencia com uma mistura mais pobre so que aqui as duas velas trabalham em modo de centelha perdida uma no meio e outra do lado da camara para diminuir a emissao de poluentes como eu queria de verdade que o carro andasse o maximo possivel e como eu ja tinha visto que todos os carros de pista que usam este motor trabalhavam com cada bobina descarregando as duas centelhas no mesmo clindro ao mesmo tempo comprei dois jogos de cabos de vela mas instalei apenas os pequenos de modo que a saida de centelha lateral da bobina descarrega sempre na vela lateral do mesmo cilindro isso dificulta muito a ocorrencia de falhas de igniçao nao vai trazer ganho expressivo de potencia nao vai mudar muita coisa em nada mas e um bom seguro no caso de um motor que e usado de forma mais intensiva um ultimo ponto que eu vou comentar e sobre refrigeraçao todos os carros modernos trabalham proximos de 100° e todos precisam estar muito bem pressurizados ou fervem se algo estiver fora de ordem se o sistema perder pressao vai ferver um detalhe estupido e um troço chamado desbolhador ou suspiro do sistema e um conjunto com um tubo metalico e duas mangueiras de borracha que ligam a carcaça do termostato ao vaso de expansao do sistema infelizmente o tubo metalico que corre sobre o coletor de admissao tendo a enferrujar e fica obstruido com o tempo se obstruir completamente qualquer bolha de vapor dagua nao consegue sair do cabeçote nao refrigera e ferve mesmo com o resto do sistema em ordem entao se voce tem marea brava alfa ou outra marmota dessas faça um favor a voce mesmo com o carro frio solte a ponta desse suspiro junto ao vaso de expansao e com o motor ligado veja se sai agua se com o motor ligado nao sair nada o sistema tem um entupimento e deve ser investigado e sanado ou vamos ter um bom motor morrendo de calor e ainda vamos ter que atuar a zoeira dos caras que marea explode ferve etc bom depois deste papo todo sobre mecanica acho que e hora de se tratar do carro em si quem imagina que o carro e legal vai se surpreender legal e muito pouco e muito legal imensamente legal bacana demais inacreditavel como nao e muito mais buscado e valorizado por entusiastas o 156 particularmente e algo mais caro que os outros modelos menores mais raro ate de se ver por ai mas dinamicamente e impecavel o carro tem uma vocaçao estradeira enorme e dinamicamente muito equilibrado firme excelente em curvas de alta muito mais entusiasmante que outros carros da mesma faixa de preço ou tecnica com o uso e comparando com outros carros do mesmo fabricante os 155 e os sedans fiat marea e tempra ainda que seja algo pesado e que o motor nao seja exatamente fulminante em arrancadas acelera muito bem nao faz vergonha quando comparado a outros carros equivalentes de outras marcas e surpreende quem apenas analisa carros pela ficha tecnica um detalhe que impressiona muito e a direçao ultra rapida que da apenas uma volta de volante para cada lado li em algum lugar que e a mesma caixa de direçao dos mareas turbo e a mesma que veio no meu bravo mk1 italiano a direçao nao e molenga parecendo quebrada tem assistencia muito adequada tem peso bom e adequado sempre e a relaçao rapida e algo delicioso de se usar tanto no transito quanto em manobras ou mesmo em uso entusiastico ou intensivo nota 10 para ela e pouco um dos varios pontos altos do carro o funcionamento direto do cambio que ainda e por varetas como nos demais fiats mais antigos e outra coisa muito legal e que agrada bastante me parece mais agradavel que trambuladores mais modernos a cabo o abs e adequado tambem freio com pressao de acionamento correta embreagem hidraulica e bem adequada tambem no geral fica a sensaçao de um carro muito bem planejado e executado com uma enfase enorme no prazer de dirigir na conduçao esportiva nao e apenas mais um carro mediano competente e agradavel ao olhar ainda vale comentar que o acabamento do interior dele seja algo assim pelo menos muito longe do lugar comum o belo volante e mais alguns detalhes do painel em acabamento imitando madeira fazem que alem de ser entusiastico vocal solido pacas o carro ainda e super agradavel aos olhos no meu entendimento valeu cada centavo gasto nele ainda que para um carro digamos velho 1999 o valor em comparaçao a muitos outros de mesma idade tenha sido caro o custo total da fanfarra passou um pouquinho de 20 mil reais mas a sensaçao de prazer e gosto por ele e muito grande pelo valor gasto ainda mais se formos pensar que com este valor digamos ai os 20 mil nao se compra nada novo mais quando mais novo e bacana e a aventura toda vivida com este carro me motivou muito a adquirir outros especialmente depois de começar a usar ele normalmente e nao me arrependi nem um pouco de ter comprado e refeito a mecanica dele como acabou acontecendo pela quebra na vespera da venda o refazimento pelo menos me passa a sensaçao de que pelo menos fiquei com um carro 1999 mas com a mecanica e a parte estetica completamente refeita e funcionando como um carro muito mais novo o legal tambem e que me aventurei em aguas desconhecidas como o 156 e relativamente diferente dos mareas muito do que vi era novidade o auxilio do pessoal do nilson auto suspensao que me ajudou muito na feitura do carro foi fundamental para o exito da empreitada mas o ponto e que mesmo antes de ter o 156 pronto antes de eu conseguir guiar ele ainda no escuro me apareceu um 145 quadrifoglio verde na bela cor rosso alfa claro que eu nem tentei resistir mas isso e assunto para o post 2 desta serie ate la por alexandre garcia project cars #400
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