antes de mais nada nesta quinta etapa vamos fazer uma recordaçao rapida do que ja vimos primeiro foi o 156 bacana com motor desbielado depois vimos o 145 qv raladinho com motor batendo biela o 155 elegance cheio de detalhes o 155 super vermelho com junta de cabeçote queimada e o raro fiat bravo cada um com suas caracteristicas e peculiaridades e todos depois de algumas boas batalhas em ordem e funcionando — ou quase ainda temos a pendencia do 155 elegance com seu motor manco e do 145 sem balanceado mas se tratando de alfa tudo isso e cafe pequeno nesta toada um colega do banco se empolgou e como ja tinha possuido um marea e curtido um monte o carro ele resolveu entrar na bagunça tambem eu tinha visto aqui perto um outro 155 super preto meio zoado e resolvi investigar na mesma viagem que fui buscar o alfa que subiu no telhado atiçado por um certo elemento que atende pela alcunha de uno conversivel acabei aproveitando o guincho e catando mais este 155 super que a principio ficaria com o colega do banco na foto abaixo os dois 155 indo para sobradinho na boa eu devo ser ou ter algum problema mental serio porque olhando isso ai eu achava tudo muito legal o maior barato ja fazia mil planos de como usar os pedaços do 155 bianco e do que seria necessario fazer para nao deixar o pretinho basico terminar seus dias igual ao colega de infortunio que estava emcima do caminhao plataforma qualquer pessoa com um minimo de juizo na cabeça sairia correndo so de pensar em ver isso mas ta valendo vamos nessa nao foi a primeira nem vai ser a ultima vez que isso vai acontecer agora olhando as foto abaixo tiradas ainda no ferro velho qualquer um com um minimo de juizo nao deixa passar um carro com tantos detalhes e tanta coisa boa a se aproveitar ainda mais quando de tem uma penca de alfa parados na garagem e irresistivel isso tudo pela bagatela de r$ 2 000 com nota fiscal de leilao e tudo que permite reutilizar o motor dele em outro veiculo no caso deste carro que nao teve o numero do motor suprimido pelo detran [gallery link= file ids= 138281 138280 138282 ] lembram da guerra de conseguir outro motor adequado e com nota para substituir o desbielado do 156 azul do primeiro artigo deste pc pois e vale lembrar que ate os vidros mesmo com o numero do chassi do veiculo baixado podem ser reusados em outro no caso de um carro que e digamos dificil de acabamentos e detalhes isso vem como uma doce melodia aos ouvidos nao e mesmo mas ate ai mole peguei o 155 de cara sabendo que tinhamos um motor em pessimo estado embreagem morta sem espelhos retrovisores externos sem as rodas originais speedline mas ainda sim bom o suficiente para nao ser deixado ali agonizando ao relento sim o preto cai muito bem nele algo meio assim como lord vader your car is ready to go com os papeis da transferencia em maos e com todos os debitos pagos internei ele na oficina e começamos a debulhar o motor tranquilo nada destruido e com pistoes novos juntas aneis e bronzinas rolamentos dos balanceadores que ainda tinha folgas aceitaveis nas buchas e vamos nessa a embreagem felizmente era apenas um colar quebrado instalei plato e disco novos e continuamos a farra mais um rolamento de roda uma balança coifas de homocineticas e mecanicamente ate que ele estava bem aceitavel levei depois disso pro meu amigo baiano que fez o favor de retocar o carro todo onde necessario repintou o teto capo e tampa do porta malas ai o simpatico 155 começou a parecer muito mais legal os espelhos retrovisores externos de tipo que eu tinha usado no 155 grigio enquando arrumava os dele voltaram a ser muito uteis depois de um pouco de tinta preta parecia ate que sairam de fabrica no super preto isso logicamente e um reparo temporario uma vez que eu ja consegui alguns cacos e outros espelhos — falta so alguma atençao e carinho e em breve ele tera de volta seus espelhos originais eletricos quando isso acontecer aproveito e refaço os parachoques que nao estao nada assim 100% legais mesmo meio que do nada tambem tivemos a sorte de localizar um jogo de rodas speedline necessitando de reforma que em breve retornarao ao carro descascadas sem nenhum parafuso original de acabamento mas ainda bem usaveis sem trincas ou empenos comprometedores os aros que vieram nele permanecem nele com um jogo de pneus usados bem menos ruins que os destruidos que estavam instalados na hora da compra deveriam ser mais ou menos assim mas era assim que estavam as marditas foram direto para a loja de rodas para um trato e uma viagem de volta aos dias de gloria neste 155 nao mexemos em cambio ele ainda esta ainda com a quinta curta original um esticador da correia de acessorios misteriosamente começou a chiar e temos ainda uma tampa de porta luvas que nao para fechada entre outros pequenos detalhes todos serao tratados de forma adequada em breve na medida do tempo disponivel e das aquisiçoes de peças necessarias sem drenar a conta corrente abaixo do zero alias este e sempre o grande desafio fazer as coisas acontecerem mas sem que a gente quebre no processo este 155 por ser um super ate torna ainda mais recompensadora a tarefa de nao deixar ele ir pro buraco na medida que e um carro bem bacana bem legal e merece alguem com gosto e carinho para que ele simplesmente nao suma na linha do horizonte mas mal tinha terminado esta aquisiçao e procedimentos pos compra achamos outro alfinha simpatico e diferentinho largado e implorando por uma casa melhor era um 145 1998 1 8 rosso alfa raladinho largadinho pneus carecas rodas nao originais alguns arranhoes e pequenos amassados e um preço bem convidativo pronto começamos mais uma bagunça o colega estava animado e pegou este tambem o mais interessante e que por ser um 1 8 tinha alguns itens mecanicos diferentes de todos os outros que tinha mexido que sao 2 0 na minha cabeça pelo menos so isso ja justificava a compra infelizmente nao tirei nenhuma foto antes para comparar com o final da guerra primeiro o 1 8 nao tem eixos balanceadores o cambio mantem as relaçoes de marchas close ratio como os 2 0 mas o diferencial e algo como 10% mais curto no fim nem os 33 km/h por 1 000 rpm em quinta se consegue ter fica em 30 e olhe la e ridiculamente e desnecessariamente curto — coisa de 4 000 rpm a 120 km/h e olhe la nesta toada a 180 km/h estaria a 6 000 rpm bom como tinhamos um motor que teve um historico de superaquecimento estava consumindo e vazando oleo desesperadamente e ainda arranhava segunda alem da retifica do motor veio uma troca de cambio na retifica uma cautela adicional ja que tinhamos bastante barulho no variador de fase foram trocados pistoes e aneis que sao exatamente os mesmos dos marea 1 8 juntas vedadores bronzinas e arruelas laterais de encosto do virabrequim o variador de fase original foi substituido por outro de um marea 2 0 cinco cilindros tirado de um cabeçote largado na retifica que funcionou quase que 100% bem e sem nenhum problema mas quando o motor esta em temperatura normal de funcionamento as vezes faz algum barulho ou seja em breve tratar de abrir o cabeçote de novo tirar o comando trocar o variador e vamos nessa lembrando que o correto seria ter comprado um variador de fase novo original mas como alem de ser dificil de achar e impagavel corremos o risco e fomos no usado deu meio ruim mas a diferença gasta anima a tentar novamente mas abrir e trocar o variador ou eventualmente um comando todo e mais um trabalho para ser feito com calma e paciencia por um velhinho que curte muito essa bagunça toda alias ate relembrando o mesmo fato ocorreu com o 145 qv que estava com o variador ruim arriscmos um reparo no variador e ficou barulhento uma troca posterior resolveu sem muita guerra ja o cambio eu peguei o que veio no 155 bianco toquei a quinta 37/35 por outra 37/31 e instalamos no carro coisa linda estava perfeito e funcionou exatamente como deveria de novo uma apostinha basica aqui eu nao tinha dirigido nunca o 155 bianco nem sabia como estava pusemos assim mesmo pagamos para ver e estava bom que otimo como o 145 tem pneus 195/55r15 ficamos sem milagres aqui tambem tudo como planejado e a 3 000 rpm em quinta esta raspando 120 km/h claro que ele nao se mexe nem com a desenvoltura e menos ainda com a alegria dos 2 0 mas chamar o carro de lerdo ou ruim de dirigir seria uma injustiça cruel o 1 8 e bem liso a injeçao e o sistema de igniçao e o mesmo dos 2 0 tem dupla alumagem de mentirinha como os 2 0 usa a mesma roda fonica dos 2 0 e isso e importante de se ressaltar na medida em que se alguem precisar trocar um virabrequim num alfa 1 8 ele e o mesmo dos marea mas se faz necessario mudar a roda fonica que no marea com a injeçao hitachi e totalmente diferente dos twin spark com bosch motronic o carro vai muito facil ate 120 cruza a 140 bem mas depois disso ja se nota nitidamente que o 2 0 e muito mais adequado a ele nao frustra nao irrita nao decepciona nem um pouco so nao e tao legal quanto os 2 0 um detalhe legal de comentar e que nos 145 qv e nos 155 super o padrao sao rodas de 15 polegadas de diametro que permitem freios maiores os 145 elegance como este 1 8 e os 155 elegance vem com freios menores discos de menor diametro e pinças igualmente menores desta forma freiam com menos veemencia que os qv e os super ainda que possam ter ou nao abs no caso do meu 155 grigio tem abs e neste 145 1 8 nao temos abs faz diferença no uso mais entusiastico os freios traseiros nos sem abs e com menos potencia nos freios dianteiros acabam travando as rodas traseiras com mais facilidade e dependendo da situaçao vem uma traseirada bem legal algo a se considerar no caso de uma aquisiçao onde usar com entusiasmo seja uma premissa basica inicial o carrinho tambem tinha um forte barulho na suspensao dianteira e como iamos tirar fora o motor para uma retifica descobrimos que o suporte do deslizante da homocinetica do lado direito do carro estava quebrado e uma peça que alem do eixo que sai do lado direito do cambio tambem suporta o alternador a direçao hidraulica e esticador da correia de acessorios e mais uma peça completamente diferente da usada nos motores 2 0 que tem outro alinhamento de acessorios pela presença dos balanceadores neste caso simplesmente usei uma tirada de um brava hgt 1 8 que achei num ferro velho em sobradinho e que por acaso acabou doando muitas outras peças que inclusive ajudaram muito na reforma do bravo hgt 2 0 no 145 comprei e aproveitei so o suporte para o bravo os dois paralamas dianteiros o capo que era o original de um marea turbo um retrovisor e mais uma coisinha ou outra como o vermelhinho estava feiosinho foi passar uma temporada no baiano e voltou bem mais bacaninha sem mossas ferrugens e amassadinhos e com uma pintura novinha em folha ficou muito mais legal de se olhar para ele ainda faltam alguns ajustes finos um melhor ajuste na tampa traseira e no parachoques dianteiro e uma revisao no ar condicionado mas mesmo assim esta infinitamente mais legal do que no dia que chegou aqui o 145 veio com um jogo de rodas esportivas de liga leve aro 15 mas com o offset errado para o carro que deixava ele bem estranho por acaso eu tinha sobrando um jogo de rodas do tempra stille do mesmo modelo que veio no 155 super preto montei os pneus novos nessas rodas e o alfinha ficou bem mais legal visualmente e dinamicamente tambem ja que essas tem o offset compativel com o carro e ao começar a rodar com ele no fim ainda achamos um amortecedor dianteiro seco sem uma gota de oleo que deixava ele bem estranho e por sorte ainda achei perdido numa loja um par de amortecedores dianteiros de tipo que sao identicos aos dos 145 como era uma peça ja antiga no estoque acabou saindo bem em conta nesse rolo todo o 155 super ficou com o meu camarada do banco mas como faltava acertar uma diferença de preço dele acabei eu mesmo pagando uma diferença para ele e o 145 1 8 ficou como meu novo veiculo de uso diario uma coisa legal e que o 1 8 com o cambio mais longo dos 2 0 mesmo com a quinta 37/31 ficou bem agradavel de estrada e de quebra veio um bom consumo tenho feito normalmente 11 km/litro que entendo ate legais para um carro com quase 140 cavalos e com um comportamento dinamico bem aceitavel e com isso mesmo eu tendo um outro 145 aqui 2 0 nao tem muita redundancia na medida em que este e um carro normal economico e bom de usar como neste meio tempo acabei me aposentando ficou um carro bem legal de usar viajar se divertir sem quebrar a conta na hora de abastecer as finanças ficaram assim o 155 foi comprado por r$ 6 000 incluindo documentos atrasados o valor da compra em si e o guincho de valparaiso para brasilia e de quebra o carro e emplacado aqui em brasilia na retifica do motor retoques de pintura embreagem suspensao dianteira rodas originais e um detalhe extra ou outro a conta aumentou em mais r$ 8 000 e o carro ficou em r$ 14 000 ainda temos detalhes menores mas e isso o 145 veio por r$ 7 000 contando com a compra em si mais transferencia de propriedade mais frete e um parabrisa novo ja que o que veio com ele estava quebrado o banho de tinta ficou em r$ 3 000 e gastei mais r$ 1 000 em um jogo de pneus 195/55r15 e r$ 4 000 na mecanica retifica completa do motor mais peças mais reparos de suspensao dianteira mais a troca do cambio e da quinta marcha alem dos amortecedores levando o total deste carrinho a salgados r$ 15 000 e ainda tem detalhes a fazer um tapinha no interior no ar condicionado e no som nos dois sons alias ja que o escape esta correto e sem furos ou vazamentos mas bate na carroceira em algumas circunstancias e o som mesmo na medida em que dirigir e curtir uma musica legal em um carro de uso normal e algo que nao se deve perder vale fazer os comentarios financeiros para que fique bem claro que essas bagunças sao muito legais mas nao sao de forma alguma barata ou simples de se fazer de novo faço aquele lembrete desagradavel mas plenamente verdadeiro se voce nao gosta de gastar nao pode tolerar carros que quebram isso ou aquilo na boa passe longe de alfinhas mareas tempras turbo etc por que neles isso e mais ou menos comum de acontecer alias neles e em muitos outros carros velhos antigos divertidos que fazem a alegria e trazem entusiasmo e diversao pura a muitos malucos entusiastas por ai como este que vos escreve abaixo os dois juntos ai ta tudo muito bom ta tudo muito bem mas realmente mas realmente eu preferia que nao aparecesse mais nada mas nunca e assim nao e mesmo continuamos o papo no proximo post ate la por alexandre garcia project cars #400
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